Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Prevenindo a tendinite e ganhando tempo com dicas do Bash

O site deadman.org publicou um texto detalhando algumas dicas interessantes, conhecidas mas relativamente pouco divulgadas sobre o uso da shell padrão da maioria das distribuições de Linux.



São formas variadas de digitar menos ao usar comandos repetitivos, repetir (com ou sem modificações) comandos anteriores, reaproveitar parâmetros de comandos anteriores, e outras operações similares. Vale a leitura e até mesmo uma parada para praticar e tentar decorar de vez alguns truques a mais ;-)

Saiba mais (deadman.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de acassis
Outros atalhos...: Ao invés de digital !$ (você precisa pressionar três teclas Shift + 1 + 4) pode-se utilizar apenas ALT + . que também retorna a última palavra digitada do comando anterior.

Para retornar um comando já digitado pode-se utiliza ALT + p que, ao contrário do !xyz, retorna o comando digitado independente da posição onde "xyz" estiver (!xyz retorna apenas comandos começados com xyz).



Comentário de nemesis
que pena!: claramente o autor é um fã de vi e deixa escapar alguns dos melhores atalhos de teclado do bash, que foi criado por emacseiros.

O mais importante e melhor desses sendo CTRL+r, que ativa a busca reversa no histórico: digite qualquer palavra e os últimos comandos com aquela palavra aparecem. Vá digitando CTRL+r sucessivamente para selecionar a entrada desejada.

Os poderosos comandos de edição de linha-de-comando (sic) são providos pela biblioteca gnu readline, que por sua vez foi desenvolvida por emacseiros e usa os mesmos paradigmas e keybindings para as mesmas funções: CTRL+a e CTRL+e para ir para o início ou fim da linha, ALT+f e ALT+b para mover de uma palavra para frente ou para trás e por aí vai.

E, claro!, não poderia faltar o utilíssimo kill ring buffer com as últimos textos deletados: apague a partir de certo ponto com CTRL+k ou apague uma palavra com ALT+d e insira uma das entradas do killring com CTRL+y. Se quiser selecionar outras entradas do killring, imediatamente após soltar o CTRL+y, digite sucessivamente ALT+y até achar a desejada...

eu mesmo me tornei mais fã do vim do que do emacs, mas o killring buffer é imbatível! :)

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ricardo Carvalho
Se eu não me engano dá: Se eu não me engano dá para personalizar a configuração da readline (eu só não lembro o arquivo) e os atalhos de teclados a lá emacs podem ser usados em outros programas que usam a biblioteca ou que a emulam (amulecmd, bc, links, mutt, mc). O zsh tembém tem a opção de se personalizar os keybinds no .zshrc
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004