Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Índia vota contra a transformação do MS OOXML em padrão ISO

Na quinta-feira a Índia decidiu colocar seus polegares para baixo em relação à proposta da Microsoft de transformar seu formato OOXML em um padrão ISO. O comitê responsável pela padronização do país decidiu pelo voto 'não, com comentários' após uma tensa reunião final.

Não houve necessidade de votação. "Concordamos unanimemente com a desaprovação do OOXML com comentários. Este voto será submetido à ISO", declarou o chairman após o evento, que durou 6 horas.

Saiba mais (economictimes.indiatimes.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
blz! um país gigante: blz! um país gigante contra para fazer frente a outro gigante possivelmente a favor... não entendo como um país comunista como a China pode estar tão dependente da M$! Mao deve estar se revirando no túmulo, lembrando da dependência química chinesa de antes da Revolução...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
China & Índia: Simples. Há muito tempo que o governo americano pressiona a China para respeitar os seus supostos direitos à "propriedade intelectual". Com isso o governo chinês está aumentando a repressão aos piratas de software, de roupas e tênis de marca, etc . A ameaça americana é de aumentar as alíquotas de importação de produtos chineses, embargos comericiais e outras coisas.

Como o governo chinês não tem dinheiro para regularizar as milhões de cópias piratas usadas nos órgãos governamentais, a M$ e outras empresas americanas vendem ou doam licenças de software a preços simbólicos e em contrapartida exigem a fidelidade às empresas. Por isso a China está dividida e enquanto de um lado se fala em Red Flag linux e outras distribuições, o governo faz esses conchavos com a M$.

Fiquei surpreendido positivamente com a atitude da Índia, que sempre foi muito cantada pela M$ e grandes empresas de software para implantar centros de desenvolvimentos no país, "gerando empregos". Na verdade usam a barata e boa mão-de-obra indiana na área de informática.
Comentário de nemesis
pois é!: "Na verdade usam a barata e boa mão-de-obra indiana na área de informática."

e sempre que tem notícia no slashdot sobre algum outsourcing maciço no setor de TI, vê-se que os americanos ficam em polvorosa...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Clésio Luiz
Batalha ganha, mas não a guerra: A votação final ainda não está definida e mesmo países de peso como os EUA e Índia votando contra, se a maioria dos outros membros votarem a favor (e são mais de 100 os membros da ISO) o OOXML ainda pode passar.
Caso a MS perca essa batalha, a guerra ainda não estará perdida. Ela poderá perfeitamente adotar o ODF e aos poucos, ir adicionando códigos baseadas no MS Office. Por exemplo, uma futura versão do Word irá salvar um documento .odt que só abrirá 100% correto no próprio Word. Como o Office é a suite mais utilizada, os usuários menos avisados (a maioria) irá pensar que o OpenOffice.org é que está abrindo errado o documento, que ele é incompatível com o ODF!
Não faz muitos anos que ela reverteu o resultado da guerra dos browsers dessa maneira, matando o Netscape.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004