Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Cesar Brod: "Minha opinião sobre o OpenXML"

Nos comentários das notícias anteriores sobre o processo de votação do OpenXML como padrão ISO ocorrido na ABNT, alguns leitores manifestaram interesse em saber a razão do posicionamento manifestado por Cesar Brod em seu voto informal. Satisfazendo a esta curiosidade dos interessados, ele publicou um artigo em que apresenta sua opinião sobre o OpenXML.

Saiba mais (dicas-l.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ini
“César Brod, o Miguel de Icaza brasileiro!”: “César Brod, o Miguel de Icaza brasileiro!”
Cada vez mais parece que sim!

--
DW...
Comentário de miguel
Evolução: "Confesso que, simplesmente observar que a Microsoft evoluiu do uso de formatos binários fechados de documentos para um formato que, descompactado, apresentava arquivos XML que poderiam ser processados como textos, já foi um grande passo."

Bom, não sei onde existe evolução, ou ele está muito desinformado ou fala isso com má fé. Não vejo outra explicação.

"The “Excel Macro-Enabled Workbook” option saves as an “xlsxm” extension. It is OOXML plus proprietary Microsoft extensions. These extensions, in the form of binary blob called vbaProject.bin, represent the source code of the macros. This part of the format is not described in the OOXML specification."
http://boycottnovell.com/2007/01/11/proprietary-open-xml-extensions-already/

"The specifications for the binary file formats -- the compatibility with which is the very reason given for the proposed standard -- are nowhere disclosed, which worrying appears to enable extending its existing office software monopoly to monopolize the migration of those binary formats to XML."
http://www.grokdoc.net/index.php/EOOXML_objections#Introduction_and_Summary

Confesso que não vejo diferença nenhuma nas práticas da Microsoft.
Comentário de José Pissin (pizza)
Estranha retórica:
Na verdade a posição apresentada me lembra muito o discurso daqueles executivos da Microsoft, principalmente aqueles que faziam parte de projetos livres e são contratados pela empresa. A desculpa é de que estão vendo mudanças na empresa em direção a padrões e a aceitação de alguns princípios do Open Source, e estão lá para ajudar e acelelar o processo.

Pura balela, desculpa para justificar a mudança de postura. O motivo todos sabem qual é.
Comentário de pm
será ques esta tão dificil: será ques esta tão dificil perceber que mais uma alma foi vendida pro diabo ?
Comentário de acassis
Faz me rir: Se a Microsoft estivesse realmente interessada em padrões, ela adotaria o ODF como padrão de seus aplicativos.

Como diz aquele antigo "velho deitado":

"Padrão é algo tão bom que cada um tem o seu!"

Att.

Alan
Comentário de joel Correa
Ele é apenas mais um funcionario da Microsoft: Vejam que nos ultimos 2 anos o foco dele e de outras pessoas que
faziam parte da comunidade de software livre mudou para o lado do
software proprietario. Nao vejo isto como um problema! Imagino que
aumentar os rendimentos seja interessante para maioria das pessoas. Mas tambem acredito que a imagem que se tinha destas pessoas como defensores do software livre, nao existe mais.
Portanto devemos tratar como tratamos as pessoas que sao contra o nosso movimento. Nao devemos abrir espaços em nossos eventos para tais pessoas assim como para os temas interoperabilidade ou coisas do tipo. Como jah disse no passado a M$ vai ser apenas mais uma distro de linux no futuro.
Comentário de joel Correa
Ele é apenas mais um funcionario da Microsoft: Vejam que nos ultimos 2 anos o foco dele e de outras pessoas que
faziam parte da comunidade de software livre mudou para o lado do
software proprietario. Nao vejo isto como um problema! Imagino que
aumentar os rendimentos seja interessante para maioria das pessoas. Mas tambem acredito que a imagem que se tinha destas pessoas como defensores do software livre, nao existe mais.
Portanto devemos tratar como tratamos as pessoas que sao contra o nosso movimento. Nao devemos abrir espaços em nossos eventos para tais pessoas assim como para os temas interoperabilidade ou coisas do tipo. Como jah disse no passado a M$ vai ser apenas mais uma distro de linux no futuro.
Comentário de nemesis
mau-caratismo: "the form of binary blob called vbaProject.bin, represent the source code of the macros"

foda, né? um formato binário para embutir o código-fonte das macros Basic em um documento *texto*... patético... nada aprenderam com a web e html + javascript...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
ingenuidade?: "Existe cerca de 40 bilhões de documentos armazenados em formatos binários da Microsoft. Estes documentos, abertos com novas versões do Office e salvos em formato OpenXML passam a ser acessíveis por uma série de aplicativos"

contanto que:
1. novas versões do Office consigam abrir formatos de documento obsoletos da própria M$
2. novas versões do Office salvem os velhos documentos no novo formato
3. novas versões do Office não façam como páginas web feitas em Flash, onde há só uma tag html e uma object contendo todo o binário do website em flash...

não conto com isso.

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Anonimo covarde
O engraçado é que não: O engraçado é que não adianta o vivente ser o responsável pelo surgimento do maior e melhor software - de código livre - de gestão acadêmica e de bibliotecas do país e do primeiro repositório de projetos nacional. Não adianta ajudar a colocar o país na vitrine do software livre no mundo, nem ser escolhido como um dos que mais contribuíram para a disseminação do SL no mundo.
Daí vem um cidadão que levaria três vidas para fazer algo parecido pela liberdade de software, e usa este espaço para criticar o cara porque ele defende a liberdade de cada um poder escolher o padrão que melhor lhe convier. E a justificativa é porque o tal vivente, por ter uma visão um pouco mais ampla do assunto, vende sua assessoria - como expert no assunto - para uma empresa (from hell) que quer começar a desenvolver softwares de código aberto para ver se é viável como modelo de negócio.
Ou vocês acham que o cara trabalha lá em Redmond desenvolvendo aplicações para o Vista, ou ainda batendo de porta em porta oferecendo caixinhas do SO da Micro$oft para vender?
Mesmo que o Window$ se transforme numa distro linux no futuro, uma hora essa migração tem que começar, e provavelmente vai começar pela ação de pioneiros, que serão muito criticados por pessoas de visão estreita e limitada...

Pronto, podem me moderar negativamente.

Comentário de popolony2k
Faz horas que ...: ...o Cesar Borg já passou para o lado da M$ !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de laurocesar
Não precisa...: ...moderar. Como você não se identificou, por padrão, sua mensagem já está bloqueada!

Um abraço.

Que o papai Noel lhe traga muitos presentes, até os ovinhos de páscoa que o coelhinho não lhe deu.
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de lagaz
ele desenvolveu?: o que foi que ele desenvolveu?
Comentário de joaoemanuel1981
Leia a licença BSD e depois: Leia a licença BSD e depois vem comentar sobre produtos abertos.
Comentário de nemesis
visões: "ele defende a liberdade de cada um poder escolher o padrão que melhor lhe convier."

e ele mesmo já fez a escolha mais acertada: ficar em baixo das abas da empresa líder do setor.

"vende sua assessoria - como expert no assunto - para uma empresa (from hell) que quer começar a desenvolver softwares de código aberto para ver se é viável como modelo de negócio."

ou para aprender sobre o inimigo.

"Ou vocês acham que o cara trabalha lá em Redmond desenvolvendo aplicações para o Vista, ou ainda batendo de porta em porta oferecendo caixinhas do SO da Micro$oft para vender?"

bem, ele parece implementar seus sistemas usando a cartilha e tecnologias M$:
http://www.codeplex.com/NDOS/Wiki/View.aspx?title=OXML%20e%20Interoperabilidade&referringTitle=Home

então, digamos que é um revendedor... :/

"Mesmo que o Window$ se transforme numa distro linux no futuro, uma hora essa migração tem que começar, e provavelmente vai começar pela ação de pioneiros, que serão muito criticados por pessoas de visão estreita e limitada..."

aquelas pessoas que nunca conseguem se adequar ao status quo e que resolveram criar seus próprios sistemas e compartilhá-los com outros...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de samurai_jeca@email.org
"E se a Microsoft optasse: "E se a Microsoft optasse por continuar usando formatos binários? E se usasse o XML mas não publicasse seu padrão? De fato, eu vejo como uma grande oportunidade esta abertura."

Ah, entao o "padrao" da MS deve ser aceito pelo que eh mencionado acima?

Como eh mesmo o nome disto? Extorsao? Black Mail? Terrorismo? Coaçao?


"Trabalho com Linux desde 1993, com softwares abertos desde muito antes."

Ah entendi, esta desinformado, ja que nao usa produtos da MS.

Eh a MS! Nao eh uma empresa qualquer! Eles sao muito grandes! Muito! Por causa disto eles podem "roer as cordas" quando lhes for conveniente e sobreviverem a opiniao publica. Alias, o que eh opiniao publica diante de um bom "marcheteiro"?
Faz muito pouco tempo a MS conseguiu anular uma decisao judicial que mandava que ela fosse dividida! Se ocorrer que o "padrao" da MS seja aceito, eh so questao de tempo que ela destrua o ODF diante do mundo inteiro. E ela eh grande (possui um monopolio) o suficiente para sair disto ainda mais poderosa! Tem aquela fabula da tartaruga e o escorpiao:

Houve uma enchente! Numa pequena ilha que estava preste a ser coberta pela agua havia um escorpiao! Passando por ali, ia uma tartaruga nadando. O escorpiao gritou: hei, tartaruga, me da uma carona ate num lugar seguro? A tartaruga disse: eu daria, mas voce eh o escorpiao, voce vai me picar na primeira chance que tiver! O escorpiao disse: que nada, eu to na pior, nao vou te machucar! A tartaruga nao queria dar carona para o escorpiao, mas boa e inocente que era mudou de idea>. O escorpiao subiu nas costas da tartaruga. Quando estava quase chegando na margem de um lugar seco com o escorpiao nas costas a tartaruga sentiu uma picada na nuca. Ja meio tonta a tartaruga soh viu quando o escorpiao deu um salto de cima de seu casco na direçao da margem seca. Ja começando a afundar a tartaruga olhou para o escorpiao e disse: porque me picou escorpiao, agora eu estou condenada? Voce nao tem piedade, eu te salvei! O escorpiao respondeu: sinto muito tartaruga, nao eh nada pessoal, mas esta eh a minha natureza!


Comentário de emanuelsan
Qual é a desse cara?:
Esse Cesár Brod fica se lamentando por uma base de documentos instalada que será incompatível!! Mas acho que esse choro é sem razão.

Pela minha experiência passada um M$ Office antigo não consegue abrir um documento feito numa versão mais nova.

As versões mais novas conseguem abrir os das versões antigas, com o detalhe de quando modificam o documento, ao salvar eles são transformados para versão mais nova. Assim usuários da versão antiga passam a não lê-los mais. Como isso se criava dois fatores de pressão para alavancar a adoção da versão mais nova: insentivar a curiosidade no usuário pela versão mais nova e a impossibilidade do usuário da versão antiga de ler os novos formatos.

Digamos que a M$ se dobre (aposto que isso vai acontecer) e faça um Office que suporte ODF nativamente. O que vai acontecer é a mesma coisa que descrevi no parágrafo anterior. Então não há motivos para chorar pelos documentos nos formatos antigos.






Comentário de daa
Ele escolheu seu caminho: Tomara que a Microsoft seja generosa e retribua, mantendo e expandindo as relações comerciais com o Cesar, porque agora definitivamente seu filme está queimado perante aqueles que lutam por padrões abertos e interoperabilidade.
Comentário de popolony2k
Se ele não tiver um bom ....: ...acordo com a M$ é bem capaz que ele tenha se "enforcado" no meio tecnológico e junto aos seus.

Hummm...analisando pela história da humanidade, tive uma leve impressão de "Dejavu".

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Manoel Pinho
Microsoft Office XML Formats? Defective by design: No Slashot saiu hoje uma notícia sobre como existem muitos binários e armadilhas no OOXML

http://developers.slashdot.org/developers/07/08/25/2219202.shtml

http://www.arstdesign.com/articles/OOXML-is-defective-by-design.html

http://www.codeproject.com/cs/library/office2007bin.asp


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004