Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Elio Gaspari comenta o notebook de $100 e o PC Conectado do governo

Daniel Filho (drcfilho@hotmail.com) enviou este link e acrescentou: “Segue abaixo trecho da coluna de Elio Gaspari sobre o momento atual do Projeto Pc Conectado: 'Lula está diante de uma bela decisão de política pública, daquelas que só os presidentes podem tomar. Trata-se de definir a ossatura do programa PC Conectado, que pretende colocar um ou dois milhões de computadores nas mãos dos brasileiros de baixa renda. As primeiras máquinas deveriam estar na rua desde dezembro passado. Depois falou-se em março. Felizmente, junho chegou e o governo não tomou uma decisão que, por megalomaníaca, pode virar um mico.'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ano@nimo.com
O melhor descrição da situa: O melhor descrição da situação do "PC Conectado" que já foi escrita. Do inicio do texto até o ponto final !

Se o governo está serio a respeito do "PC Conectado" terá de levar em consideração tudo o que foi dito no texto.

Decisão dificil.

Solução há, mas não do tipo simplista.

Sugestão: TRANSPARÊNCIA e DIALOGO.
Comentário de nemesis
concordo...: ... apesar de usar Mac ( ou talvez por isso mesmo ), Elio Gaspari é um sujeito bastante esclarecido na questão do software livre...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de José Diniz
Notebook de $100, bom. PC Conectado, melhor.: Lula está diante de uma bela decisão de política pública, daquelas que só os presidentes podem tomar.

Soltar um megaprograma de financiamento de PCs que custarão R$ 1.400, quando a máquina de R$ 240 talvez esteja logo adiante pode ser uma leviandade. Travar o PC Conectado à espera do laptop do MIT pode ser uma imprudência.


A solução para esse dilema presidencial é fácil: PC Conectado na cabeça.

Enquanto o Notebook de $100 pareça uma proposta tentadora, são $100 que se vão e nunca mais se vê um centavo desse dinheiro por aqui, como cansou de nos ensinar John "Maddog" Hall em suas palestras. Além de ser apenas um vaporware cuja aceitação pelos consumidores é mais que incerta.

Já o PC Conectado, apesar de aparentemente mais caro, além de ter uma arquitetura mais que aceita, provada e testada, vai GERAR EMPREGOS LOCAIS e prestigiar a indústria nacional que paga uma carga tributária pesadíssima.

Dinheiro do governo, antes de mais nada, deve ser usado para movimentar a economia local, não a dos outros países.
Comentário de João Dias
As falácias contra o PC Conectado: É interessante como todos os argumentos contra o PC Conectado se valem da falácia do apelo às conseqüências: "O governo não deve adotar o PC conectado senão [ponha aqui sua especulação catastrófica favorita]".

Negroponte e o MIT tem muito prestígio, mas interessante é como menção de uma simples idéia de Negroponte, que nem sequer saiu do papel, seja capaz de empacar um projeto líqüido e certo, de importância social, econômica e tecnológica tão urgente como o PC conectado.

O governo não deve ter dúvidas: deve se valer de argumentos fortes para rebater as falácias, definir o momento político propício e não perder seu tempo, mas principalmente o do povo que aguarda ansiosamente para ser digitalmente incluído, e partir para a iniciativa.
Comentário de Vicente Rao
No Brasil abundam formadores de opinião, mas faltam líderes.: Se o Negroponte acordar um dia de manhã e contar que teve um sonho em que todos os computadores eram feitos de geléia Royal, é capaz de todo mundo parar projetos importantes para ficar discutindo interminavelmente.
Comentário de José Antonio Meira da Rocha
Vaporware bem intencionado: Gaspari pisou na bola, nessa. O PC de 100 dólares é só uma intenção do MIT, apesar de ter gente séria como o sul-africano Seymour Papert envolvida (o criador da linguagem Logo). Mas o MIT sequer definiu como será a tela do micro, imaginem o resto. Não sabem se usam cristal líquido ou "tinta eletrônica", uma tela que não é usada em nenhum produto comercial até agora. E um AMD de 500MHz não consegue dar conta de vídeo digital, por exemplo. Ou seja: dificilmente se fará um laptop de 100 dólares dentro dos próximos três anos. Mas a idéia de um micro pessoal pros estudantes levarem pra casa é muito boa. Evitaria o roubo de PCs em escolas, que é o que provavelmente vai acontecer...
Comentário de Ulisses Campos
Responder Duvidas: Estou vendo que a maioria esta sem informaçoes sobre o asunto, o notebook nao e assim bem de 100 dolares, e um projeto, visando algumas coisas, a primeira e que devem ser feitos mais de 5 milhoes de unidades pra se alcancar o preço de 100 dolares, dividindo da seguinte forma, um notebook normal de 800 dolares tem metade do preço em destribuiçao propaganda e lucro, dos 400 restantes metade mais da metade quase 300 dalares e a tela o resto e software e hardware, este professor que deu esta ideia tem um projeto de tela de 30 dolares, menos o windows, que oem nao e tao caro, deve ser uns 30 dalares, o preço de produção cai bastante e pode chegar a 100 dolares, a porposta e que 1 milhao de pecas seja produzido e comprado pelo governo do brasil, ao preço medio de 100 dolares, o direrencial e a tela, e reduzir o custo de uma tela de lcd e so reduzir a resolução no lcd cada pixel sao tres trasistores, sendo assim uma tela de 1024*768 tem 786.432 * 3 que da 2.359.296 transistores, uma de 640*480 tem 307.200 que *3 da 921.600 bem menos. mais a nova tecnologia de produção deste profesor pode realmente dar certo e uma maquina que funcione bem, outra coisa e tirar o hd de 20 gb e colocar um pendrive de 256 mb, que funciona bem um linux com pacote de escritorio e muito mais,


entao pensem, nao sera viavel, eu acho que sim.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004