Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Voltando do fisl6.0

Hoje, ao retornar de Porto Alegre após passar alguns dias no maior evento de software livre do mundo, estou botando a casa em ordem e publicando as notícias que ficaram represadas pela cobertura do Fórum. As primeiras notícias oficiais após o término do evento informam que foram 4.414 participantes de 11 países e de quase todos os estados brasileiros, além de 12.305 que assistiram as transmissões via streaming.

Se você não pôde acompanhar a cobertura do BR-Linux sobre o fisl6.0 ou deseja revê-la, basta seguir este link para todas as notícias da seção "Direto do FISL". Veja também as fotos de sexta-feira, as de quinta e as de quarta.

Todos estão convidados a incluir nos comentários desta notícia suas opiniões sobre o evento e a cobertura do BR-Linux. Se você viu (ou publicou) links interessantes da cobertura de outros locais, ou principalmente para outras coleções de fotos, envie como indicação de notícia!

Agradeço mais uma vez a todas as pessoas, organizações, empresas, grupos de usuários e outras entidades que contribuíram, colaboraram e fizeram o possível para que a minha permanência no evento fosse a mais agradável possível. Obrigado, e espero reencontrá-los a todos no ano que vem!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Cacic: Augusto,

Você que foi sortudo de estar lá, sabe alguma coisa do lançamento do Cacic (inventário de software da Dataprev) ? Só sei que eles disseram que liberariam o código na quinta-feira no FISL 6.0 mas até agora não vi nada em lugar nenhum. Estou precisando de um software desses com urgência e queria avaliá-lo.

Outra coisa: fale alguma coisa para a gente sobre a disponibilização dos vídeos das palestras e debates. Eu pude ouvir um trecho que falava sobre a venda de DVDs, mas não consegui ouvir nada falando sobre liberação para download dos vídeos de forma individual.
Comentário de brain
Sim!: Sim, a liberação do Cacic ocorreu mesmo, e a página foi apresentada. Mas não sei o endereço, acredito que esta informação vá ser atualizada e melhor divulgada nos próximos dias, quando a equipe toda retornar.

Sobre disponibilizar o vídeo, sei que o grande entrave nos anos anteriores era o direito de imagem, que era sempre uma questão em aberto (e se algum palestrante resolvesse tomar uma medida posterior contra a divulgação?). Mas neste ano todos os palestrantes foram convidados a assinar um termo cedendo os direitos, portanto acredito que vá mesmo ocorrer esta disponibilização - tanto é que os anúncios da transmissão ao vivo informavam que as pessoas poderiam armazenar e redistribuir.
Comentário de Manoel Pinho
Vídeos: Eu até pensei em gravá-los para distribuir, mas os problemas nos primeiros dias principalmente acabaram inviabilizando a idéia. Só consegui assistir as palestras na sexta e sábado, e mesmo assim com várias quedas e trocas de servidores para conseguir ver o vídeo todo.

Ontem no chat estava conversando com o Patola e vários outras pessoas da comunidade e o pessoal perguntou como foi gerada a stream para o icecast. Nas pesquisas do Google acabamos encontrando uma página sobre isso (para quem estiver interessado em fazer o mesmo):

http://mcs.hackitectura.net/tiki-index.php?page=AL-JWARIZMI%3A+tools


Comentário de Henrique Ruiz Poyatos Neto
Parabéns!: Parabéns à todos os palestrantes de congressistas do maior evento de software livre DO MUNDO, são vocês que fazem deste evento um sucesso !

Um agradecimento especial à pessoal da TV Software Livre, que prometeu ao povo aqui disponibilizar as palestras para download.. estaremos esperando ansiosos! Tirando uns 'pipocos' que aconteceram na transmissão (coisa comum e aceitável), a transmissão foi IMPEC
Comentário de SS_Sputnik
Linux Magazine.: Uma boa idéia seria a LM disponibilizar esses videos numa edição como fazia a RevistadoLinux.
Eu, sinceramente, preferiria receber material do FISL a mais um live-cd que já baixei.
Comentário de Jonathan
GATA DA LINUX MAGAZINE: O Evento teve nota 1000. Novas tecnologias open source, discussões, esclarecimentos e grandes presenças.
Mas algo q não podemos esquecer de fazer no minimo um comentário, é sobre as gatas das bancas... Muita mulher bonita neste fórum.
Coisa meio difícil em ver nos fóruns de computação.

A beleza da moça que estava atendendo na banca da Linux Magazine, é algo inacreditável.
Por favor se a gata ver este comentário, entre em contato comigo.
hehe, duvido isso acontecer mas não custa tentar.
nemo_rs@hotmail.com
Ano q vem todos no 7º FISL
Abraços.
Jonathan Correia
Comentário de joel correa
servidores de streaming: Manoel, vc achou o lugar certo! o pessoal que colocou os srvs que geraram a stream são os mesmos do site que vc achou. são 2 espanhois.
eu ajudei e tivemos muito trabalho com alguns ajustes mas na metade do
segundo dia ficou OK.
Comentário de Maximous
Gata da Unisinos: HAHAHA
Belo comentário!

A gata da UNISINOS tb era mto boa :DD
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Linux Magazine: Olá,

Em Dom, 2005-06-05 20:27, SS_Sputnik disse:

Uma boa idéia seria a LM disponibilizar esses videos numa edição como fazia a RevistadoLinux.
Eu, sinceramente, preferiria receber material do FISL a mais um live-cd que já baixei.


Sugestão anotada! Vamos ver o que conseguimos fazer!

Abraços,

Rafael
Linux Magazine

Comentário de Henrique Ruiz Poyatos Neto
Apoio!: Apoio a sugestao, Rafael! Pensem com carinho!
Comentário de heliocastro
humm, isso não me deixou muito feliz: Sim, a beleza das moças era incomparável. Me lembrou muito o que via na Fenasoft e na Comdex. Entende a relação ?
Eu vou explanar melhor este assunto em um report em breve mas nós vamos ter que ajudar os expositores a rever logo esse assunto para que no futuro mesmos estas meninas não sejam apenas a "mulher objeto" que fica na frente do estande e proteger elas destes comentários.
As meninas do LinuxChix sabem bem do que estou falando.

Comentário de Pierre Freire
Videos, cobertura de outros orgãos.: Amigos,

Mais um ano passou e infelizmente não tive como ir a Porto Alegre e conhecer este grandioso evento. Em relação a cobertura pela tv do software Livre, infelizmente tive vários problemas e não conseguia assistir aos videos com qualidade. Acho que o problema era comigo.
Em relação a cobertura do BR-Linux, eu gostei bastante, acompanhei o tempo todo. Agradeço a todos os amigos da comunidade que contribuiram com seus relatos para que pudessemos saborear um pouco do evento mesmo a distância. em relação aos videos na Linux Magazine, será excelente. Rafael, dá um jeitinho ai de brindar aos que nao foram ao evento comeste presente.
O lado negativo mais uma vez foi outros orgãos da imprensa ignorarem o evento. O IDG Now foi um exemplo, eu inclusive entrei em contato e eles me disseram que não tinham estrutura e pessoa disponível para ir ao forum. Simplesmente triste esta noticia.
Mas enfim, o forum acabou, gostei bastante da cobertura.
Alguem poderia juntar todas as fotos possiveis e criar um album do evento, seria bem legal.
Um abraço a todos.

Comentário de Manoel Pinho
Cantada Nerd: Rapaz, por que você não deu em cima dela lá no fórum ? Esperar voltar do FISL e que ela te mande um email é coisa de nerd mesmo :-))
Comentário de Clovis Sena
Stand da Itautec no Fisl 6.0: Esta eu vi no UnderLinux e acho que merece comentar, afinal trata de mais uma distro: http://underlinux.com.br/noticia4924.html

A Itautec, através de uma parceria com o LAS (Laboratório de Administração e Segurança) da Unicamp, está lançando uma distribuição de linux baseada em Gentoo.


Linux sabor totalmente brasileiro. Tutoo Linux, um projeto desenvolvido por uma equipe do LAS - Unicamp em parceria com a Itautec, tem sua primeira aparição ao público. Uma distribuição linux que busca integrar as poderosas características do Gentoo e maior facilidade de uso e adaptação para o usuário menos experiente. O status atual do desenvolvimento já inclui:

- Sistema de instalação que envolve um livecd e o programa instalador em si.
- Ambiente de configuração de itens básicos de hardware, como placa de rede, vídeo, mouse e teclado.

O desenvolvimento teve início em novembro de 2004 e as "isos" da versão beta logo estarão disponíveis para download no site:

http://tutoo.las.ic.unicamp.br

Para maiores informações e screenshots do instalador acesse o link acima.
Comentário de Manoel Pinho
Totoo: Valeu pela notícia. Eu assisti o final dessa palestra pela tv fisl e não tinha ouvido o nome nem sabia o site dessa nova distribuição.

Os slides dessa palestra foram disponibilizados em

http://tutoo.las.ic.unicamp.br/docs/Slides.pdf

Eles devem ter aproveitado o instalador Anaconda portado para o Gentoo pela distribuição Vidalinux (de Porto Rico se não me engano). Só gostaria de saber como vão resolver o problema da necessidade de compilação para um sistema que, aparentemente, será para desktop (portanto usado por pessoas menos experientes em linux geralmente).

Estranhei também a base Gentoo, pois na Unicamp o pessoal gosta muito do Debian.


Comentário de Patola
Você só pode estar brincando: PROTEGER dos comentários? Você só pode estar brincando. Estamos no século XXI, não na Inglaterra do século XIX. MULHER-OBJETO? Tsssss... Usar estes termos hoje em dia - isso sim é machismo.

--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Mulherada: Hehehehe, o povo de fora ficou impressionado com a quantidade de mulheres que tem aqui em PoA. Imagina se esses malucos tivessem aparecido no X-Summit que aconteceu na noite da quinta passada. De repente o Rigues poderia escrever um "depoimento" sobre este "evento paralelo" ao FISL, afinal de contas ele estava lá. :D

[]s

lmvaz
Comentário de Clovis Sena
muito provavelmente trabalhan: muito provavelmente trabalhando com pacotes pre-compilados em cima de uma plataforma de hardware Itautec. Ou seja, com os pacotes pre-compilados para uma hardware especifico, fica facil pra qualquer usuário instalar.

Isto para os programas do sistema básico, coberto pelo suporte e tal. Se algum usuário quiser instalar algo extra, ai é com ele, que deve procurar na net um pacote já pronto, ou mesmo compilar ele próprio. O que por sinal, é a mesma coisa no MS Windows.


Comentário de adilson
Como palestrante, não sei se eu volto.: Eu fui para o FISL como palestrante "voluntário" ou seja, por minha conta, assim como uma boa parte do pessoal que palestrou.
Não sei se foi o sentimento geral mas eu me senti "largado". Não teve uma pessoa da organização pra me dar um "bem vindo", me falar alguma coisa, perguntar se eu precisava de algo, nada.
Acho que ao menos alguma cortesia com quem faz um esforço e paga do próprio bolso para contribuir com um evento destes seria bacana.
Se voltar agora, e provavelmente irei, vai ser como participante apenas.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Kimie
legal a tua visão Helio! Por: legal a tua visão Helio! Porém, acho q as gurias q ficam nos stands são uma coisa - mulheres bonitas p chamar a atenção p o stand do anunciante - e as meninas do LinuxChix são outra: programadoras, administradoras de sistemas, usuárias e apoiadoras de Software Livre que, tal como a parcela masculina do evento, podem ser bonitas ou não, pois o q importa (ou deveria importar) é o seu conhecimento técnico e/ou atuação na comunidade.
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Atenção e assistência aos palestrantes...: Eu entendo o que você quis dizer, mas acredite Adilson, não foi só você que reclamou. Vários palestrantes (entre eles o Eric Raymond) falaram que não haviam pessoas para ajudá-los por lá. Você fala Português e está em casa, agora imagina quem não é daqui? O fato é que existem muito poucos voluntários na organização e que eles se desdobram em 1000 durante cada edição do FISL que aumenta a cada ano. Conversei com o Mario Teza e me ofereci para ajudar no próximo ano cuidado dessa parte. :)

[]s

lmvaz

Ps.: Você não pode reclamar muito pois convidei-o pessoalmente para a X-Summit e para o Churrasco. :D
Comentário de Dutch Schultz
Quero me casar com as LinuxChix - TODAS: "As meninas do LinuxChix são outra: programadoras, administradoras de sistemas, usuárias e apoiadoras de Software Livre."

As Chix são tudo de bom: lindas, charmosas, inteligentes e, como se não bastasse, são entusiastas de Linux e sabem organizar um evento de SL como ninguém.

Sou apaixonado por todas elas.
Comentário de Giovani Gronchi
Atendimento VIP ao palestrante: Não sei se foi o sentimento geral mas eu me senti "largado".

Por conta de um conflito de agendas, não pude ir ao FISL, mas fui palestrante num outro evento na mesma data. Como todos os outros, era "voluntário", mas fui extremamente bem tratado.

Já na entrada do evento, havia um guichê separado dos guichês para recepção dos participantes, com uma atendente exclusiva para palestrantes. A moça imediatamente encaminhava o palestrante para a sala VIP. Lá o palestrante recebia todas as instruções e materiais e era apresentado a um staff que se punha a disposição dele, entre atendentes e técnicos. Havia uma sala de estar, algumas salas de reunião, computadores ligados à Internet, uma máquina de fax e um bufê permanente em que ele podia se servir comes e bebes.

Se servir de parâmetro, taí uma sugestão de modelo de organização para que o palestrante se sinta assistido e à vontade.
Comentário de adilson
Pois é...: Aliás, agradeço os convites, não fui ao X-Summit (só geek pra bolar um nome destes :) ) mas o churrasco tava muito legal. Valeu mesmo!
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Deivi
Atendimento VIP ao palestrante: Pessoal,

Valeu a dica, vamos tentar montar um esquema melhor para o ano que vem.

De qualquer forma o FISL teve 154 palestrantes e pelo menos 100 coordenadores de mesa para um pouco mais de 20 organizadores. Com certeza não tinha como ter um atendimento especial para cada um dos Palestrantes.

Porém vocês podem ter certeza que todos nos desdobramos para tentar fazer o melhor possível.

abraços!
Comentário de adell
Assinatura: Rafael, tive a intenção de fazer a minha assinatura e fui até o seu site e constatei que somente com cartão de credito ou fazendo um deposito único, e te pergunto:

Por que não fazer também em quatro vezes com boleto? Perder acredito que não sejá o caso, afinal pagando uma mensalidade já teria pago 4 revistas, certo?
Comentário de Darth Sidious
O underground do FISL avisa..: O underground do FISL avisa... http://jedireturns.blogspot.com/
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Underground!!: Parabéns pelo excelente post! É bom saber que não estamos sozinhos nesta batalha! :)
Comentário de Quero-o-cacic
Alguém sabe onde foi disponi: Alguém sabe onde foi disponibilizado o Cacic ?
De onde podemos baixar e testar ?
Comentário de Corinto Meffe
Comunidade CACIC: Caro Manoel Pinho,

Como o Augusto disse a página está no ar desde quinta-feira, dia 02/06, e para acessar basta entrar no endereço http://www.governoeletronico.gov.br/cacic

Primeiro deve ser feito um cadastramento muito simples para acesso aos arquivos de instalaçãoe depois o mesmo caminho para o código.

O cadastramento não tem restrição alguma.

Comentário de Manoel Pinho
Comunidade CACIC: Corinto,

Muito obrigado pela informação ! Vou testar.

Estava lendo o site e pelo que vi ainda não há agentes para linux. Eu preciso disso pois já estamos bem adiantados hoje na migração e windows lá é minoria :-)

Estou analisando um outro software com função semelhante chamado ocsinventory (ocsinventory.sf.net) e algumas pessoas já fizeram scripts que reunem as informações do linux e enviam ao servidor. Vou dar uma olhada na documentação do CACIC e, caso seja possível, vou tentar adaptar/implementar os agentes do ocsinventory para ele.

Comentário de Andre LS Meirelles
Sobre os comentários acima: Sim, trabalhamos com pacotes pré-compilados para o processo de instalação, mas não temos nenhuma particularidade sobre hardware. A compilação é feita com base nas configurações de hardware mais comuns no Brasil, se é Itautec, Dell ou Santa Ifigênia, não importa. Instalar qualquer coisa extra é uma coisa muito fácil usando o portage do gentoo. Também vamos manter pacotes na árvore do portage, por questões de acertos de segurança ou de língua, ou sei lá.
Dá uma conferida na página.

PS: num compara com windows não que magoa :)
PS2: na unicamp se usa muito fedora, todos os laboratórios tem fedora instalado, debian é fetiche de poucos.
PS3: a gente deu uma conferida no código dos caras do VidaLinux, mas é muito porco, a gente refez tudo, o código deles é muito limitado.

Valeeww
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004