Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

YaST2 para o Debian

Rodrigo Romano (rodrigoATculturabh.com.br) enviou este link e acrescentou: “ Essa é para quem é aficionado pelo Debian ou pelo Suse .Neste link mostra com instalar o Yast no Debian .Não são todos os módulos do Yast disponíveis , mais uma opção gerenciar o Debian. :)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Grande notícia: Grande notícia ! Depois que portaram o Anaconda e agora o Yast para o Debian, as principais vantagens (para algumas pessoas, pois isso é muito pessoal e relativo) das distribuições derivadas do Red Hat estão desaparecendo.
Comentário de Carlos E._Morimoto
Quem quiser testar os configu: Quem quiser testar os configuradores usados no Kurumin, pode instalar este pacote:

http://www.guiadohardware.net/linux/kurumin/download/icones-magicos.deb

Instale também o pacote gnome-system-tools, que inclui algumas ferramentas do fedora.
Comentário de GM
Show de bola, Debian cada vez: Show de bola, Debian cada vez melhor!!!! Vou testar...
Comentário de Thiago Vinhas
Acho isso engraçado... copia: Acho isso engraçado... copiar tudo das distros baseadas na RedHat fará o Debian superior? O que o Debian tem de melhor que o Suse?
Já sei, um monte de nerds de óculos que se acham espertos por só usar o console...
Comentário de Manoel Pinho
Debian x Suse: O Debian é uma distribuição não comercial, que suporta mais arquiteturas do que nenhuma outra e um repositório enorme de pacotes.

Se conseguir equacionar o problema do ritmo demorado e incerto de lançamento de novas versões e complementar adequadamente a distribuição com boas idéias de outras distribuições, como o Yast, tem tudo para ser a #1 disparada.

E antes que pergunte, eu uso outras distribuições também e não sou debian-maníaco.
Comentário de Pikachu
"parece ser bastante interess: "parece ser bastante interessante - senão pelo aspecto da aplicação"

Poizé. Pra que uma ferramente de gerenciamento integrado, se a gente pode editar tudo manualmente no vi? Pra que facilitar? Assim, muita gente vai poder administrar o linux, e vou perder meu emprego de nerd, e principalmente, meu status de superior porque sei usar coisas que os outros não sabem.
Comentário de romano
É por que não copiar ?: É por que não copiar ?
Para que reinventar a roda ,se você pode utilizar um aplicativo que funciona ?
Acho que o debian só tem ganhar . Na hora este projeto integrar o
Yast com Apt ,até o Suse tem a ganhar. Já que "copiaram" o apt do Debian
para Suse . :)

Rodrigo Romano Moreira
Comentário de Thiago Vinhas
Putz, bem típico...: Putz, bem típico...
Comentário de Thiago Vinhas
Exatamente por ser uma distro: Exatamente por ser uma distro não comercial (ou melhor, um brinquedo) não serve para o ambiente corporativo.

Em relação ao repositório, o Suse tbem tem vasto repositório de arquivos.

Em relação as arquiteturas, isso é uma característica do kernel do linux, e não da distro. Mas sinceramente não dou a mínima para isso, contanto que rode no x86, que é o padrão hoje, está perfeito.

Em outras palavras, o Debian não tem nada de melhor. Muito pelo contrário, já que não pode ser usado seriamente em um ambiente corporativo como desktop.
Comentário de brain
Outro lado: Pois é, Pikachu. Se você não acha interessante pelo aspecto da aplicação, talvez possa achar interessante pelo aspecto do processo de portar. Eu acho interessante por ambos os aspectos.
Comentário de Kalashinikov
integração: Acho interessante a troca de idéias que dão certo, pois isso apenas mostra que em breve (acredito), que acabará esse negócio de Eu sou usuário novato, tenho que usar a distribuição A,B ou C, pois a D é para usuários avançados.

O ideal que elas se tornem 1 (tenham as mesmas funcionalidades), mas que através de pacotes torne-se a cara de quem a utilize.

Isso fará o Linux se tornar um SO para Desktop.
Comentário de Webmarlin
Viva o avanço e a liberdade!: Pra mim, a turma do console é anti-progresso. Eu uso SuSe e acho o Yast Maravilhoso. Quanta tempo se ganha com aplicativos assim! Mas para uns, o propósito de um sistema operacional é proporcionar alguns momentos de masturbação nerd, configurando vídeo, som etc...

Imagine só o diálogo:
- Este fim de semana eu pesquisei na internet artigos para minha tese de mestrado, terminei um site que eu vinha desenvolvendo, comecei um projeto em Kylix, assisti a um vídeo, escutei umas mp3...

_ Hã? Eu? Ah! No fim de semana, finalmente consegui configurar meu vídeo. O próximo passo é configurar o som.

Pessoas que se interessam pelos pormenores do sistema, são bem-vindas e necessárias para um suporte técnico, coisa e tal. Mas... já pararam para pensar que nem todo mundo tem o propósito e nem quer ficar tendo trabalho com o trivial, fora dos seus objetivos? Deixa o pessoal usar o Yast, pô! Será que podemos? Temos a sua permissão? Fica lá no teu console fazendo tudo na unha e deixa a gente em paz. Caraca! São críticas infundadas, baseadas só no mundinho em que vivem. Já encheu o saco isso, não é não?
Comentário de CWagner
O Yast parece ser um ótimo ": O Yast parece ser um ótimo "Centro de controle", assim como control-panel era no princípio, ou pelo menos acreditava-se ser assim, até que surgiram outras, como o linuxconf, o webmin, etc.

Graças a Deus e alguns privilegiados, temos a liberdade de escolher se vamos usar uma ou outra ferramenta de configuração ou varar noites em claro procurando um tutorial para configurar aquele teclado com trocentas teclas, ou mesmo a minha placa de vídeo, que na outra distro é reconhecida e configurada automaticamente.

Mas imagina o trabalho que seria configurar todo um sistema com todas as possibilidades possíveis! Já viram a quantidade de opções de arquivos de configuração como o o Apache, Postfix, Squid, regras de iptables, etc...?

Ainda bem que esses programas não têm como prerrogativa uma LINDA interface de configuração, pois se assim fosse, eles nunca ficariam prontos, ou se ficassem, ainda assim teríamos que editar uma ou mais opções em um arquivo .conf para aumentar o seu desempenho ou segurança (assim espero).

Sou do tempo do TK-2000 e TRS-80, e de certa forma acompanho a evolução da informática no país, e não tenho nada contra o ambiente gráfico e suas janelas, mas não abandono o terminal em modo texto e um editor (pode até ser o mcedit :). No ambiente gráfico me sinto um pouco prisioneiro e sinto uma vontade enorme de abrir as janelas que impedem de ver o mundo como ele é, com todas as suas opções, possibilidades e limitações.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004