Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Tutorial multimídia sobre Java e Eclipse no Sourceforge


“O Eclipse é uma IDE (Integrated Development Environment), um ambiente de desenvolvimento de sistemas muito popular. A popularidade do Eclipse se dá pelos recursos embutidos na aplicação, que facilitam sensivelmente a vida dos programadores em C++ e JAVA (principalmente). Além disso, o Eclipse é um software livre, com atualizações constantes, um bom nível de maturação e com versões para Windows, Linux e MacOSX.

Independentemente das velhas e conhecidas "discussões calorosas" entre programadores JAVA que utilizam o Eclipse e, aqueles que preferem o NetBeans; pessoalmente gosto muito da primeira opção (sem desmerecer a segunda, é claro), não só pelos seus atributos técnicos, mas também, por ser um projeto essencialmente livre.

Pois bem, o SourceForge.net mantém um excelente tutorial multimídia, desenvolvido em Flash (em inglês) por Mark Dexter e dividido em 16 lições, que vão de "Create Your First Java Class" até "Create main Method and JAR File"! O tutorial é muito interessante, bem ilustrado e com um conteúdo consistente. Certamente vale a pena baixar as lições e olhá-las com atenção. Para os que não são fãs do Flash, há também uma versão em PDF das 16 lições!”


Enviado por Jackson Laskoski (jackson_laskoskiΘyahoo·com·br) - referência (jack.eti.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de mchiareli
acho que o netbeans é um: acho que o netbeans é um software tão "livre" quanto o eclipse
Comentário de Ark
Além de ser o IDE: Além de ser o IDE oficialmente usado nos tutoriais, além de ter melhores plugins pra web, javaME, profiling, etc.
Comentário de Igor Cavalcante
Obs.: O eclipse em sua: Obs.: O eclipse em sua versão 3.3 está muito instável no linux, vide tópicos postados no GUJ BR.
Comentário de Jack
Desde 2000: Olá mchiareli!!!

Na realidade o Netbeans atualmente tb é um software livre. A questão é que a SUN só liberou a ferramenta para que a comunidade de software livre pudesse auxiliar na sua manutenabilidade a partir de 2000. Aliás, o NetBeans é uma "Sra. Ferramenta".

Enquanto o Eclipse nasceu com esta filosofia embutida em sua essência. Foi neste sentido o post divulgado logo acima! Pessoalmente gosto muito das duas ferramentas e, acho que elas se equivalem!!!

Abraços!

--

Jackson Laskoski
http://www.JACK.eti.br

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004