Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Virtualização: Como instalar e configurar máquinas particionadas dentro do Xen


“Como não achei nenhuma documentação sobre instalação de Máquinas particionadas no Xen utilizando Debian Etch 4.0 em português e em nenhum wiki ou site, acabei escrevendo como fazer isso e deixar a sua máquina virtual melhor configurada. Acredito que poderá ajudar muitas pessoas. Por isso estou publicando meu relato de instalação de máquinas. Espero poder ajudar de alguma forma.”


Enviado por Caio Candido (caio·candidoΘgmail·com) - referência (caiocandido.wordpress.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Eriksen Costa
Muito bom o tutorial, essa: Muito bom o tutorial, essa série tá ajudando muita gente!
Comentário de Eriksen Costa
Muito bom o tutorial, essa: Muito bom o tutorial, essa série tá ajudando muita gente!
Comentário de msinhore
Maneiras de particionar VM's no Xen: Olá Caio,

Outro caminho que te possibilita o particionamento de maneira que vc possa migrar uma vm de paravirt pra full-virt é particionar o dispositivo de blocos, usar o kpartx para acessar as partições dentro no dispositivo de blocos (o LV) e usar o grub pra escrever a mbr. Para paravirt, vc pode usar o pygrub para fazer a leitura da mbr e carregar o kernel na partição que vc definiu como /boot na sua tabela de particionamento. Se por algum motivo, vc precisar utilizar hvm, vai ser muito mais simples a migração já que bastará apenas alterar o /boot/grub/menu.lst dentro de sua vm.

Quero tb aproveitar e te convidar pra participar do grupo de usuários xen-br. Temos poucos braços e tenho certeza que vc poderia nos ajudar a fomentar o uso de virtualização. Nosso wiki está em wiki.xen-br.org (é aberto para escrita após cadastrado um usuário) e tb temos uma lista de discussão e um canal irc na freenode ##xen-br

--
Marco Sinhoreli

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004