Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançamento do sistema operacional Web de código aberto EyeOS 1.0


“Que a tendencia são os programas irem para a Internet, todos nós já sabemos. Que opções de sistemas operacionais web (on-line) começaram a surgir aos montes, também é fato, mas o diferencial do EyeOS é ser uma plataforma aberta, OpenSource. O sistema escrito em AJAX, possui editor de textos, pastas e diversas funcionalidades. De qualquer computador com acesso a Internet se torna possivel acessar seu sistema e editar seus arquivos. E caso voce seja daqueles paranóicos com privacidade e nao queira salvar seus documentos em um computador alheio, é possivel baixar o sistema e instalá-lo em um servidor residencial para acesso remoto ou hospedá-lo no seu servidor web. O EyeOS é escrito em PHP e requer banco de dados MySQL e servidor Apache.
Por curiosidade, o sistema possui um browser proprio, o EyeNav que é acessado de dentro do sistema e se mostrou compativel com todos os sites visitados; envio esta notícia apartir dele!”


Enviado por hardware (mark13Θmail·com) - referência (eyeos.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de alsampaio
Testo o EyeOS há um bom: Testo o EyeOS há um bom tempo já. Fico feliz em ver uma notícia sobre ele aqui, num sítio brasileiro.
Por mais que seja uma bela aplicação, pergunto-me: Qual a utilidade prática do EyeOS, frente aos demais aplicativos desenvolvidos sob o conceito de web 2.0?

Minha intenção não é criar flames, mas apenas encontrar uma razão que por mim não consegui.
Comentário de guaxinim
EyeNav: "Por curiosidade, o sistema possui um browser próprio, o EyeNav que é acessado de dentro do sistema e se mostrou compatível com todos os sites visitados; envio esta notícia apartir dele!"

Não é nada mais que um iframe, ou seja é o seu próprio browser ali, o que faz o EyeNav usar a engine do seu browser hospedeiro, Firefox, Internet Explorer, etc. O que faz da compatibilidade com outros sites uma questão um tanto complexa.
Comentário de Cadu
Nossa...: Sistema Operacional? hehehe...

Bom, para quem tem paciência de usar um negócio desses, parece ser uma boa idéia.

Eu não tenho.
Comentário de hardware
vendo a frente: consegui ver no sistema uma plataforma para um futuro onde acessaremos de um dispositivo móvel com conexao sem fio o sistema remotamente de qualquer lugar onde estivermos. Como o processamento será no servidor, bastara uma banda larga e um gadget - pode ser até o laptop de U$200,00 da ASUS ou o de EU100 da OLPC. Não será necessario um hardware poderoso e como acho que entre 3-5 anos todos terao um mixto de celular com laptop de menos de 10" - tipo o aparelho da Nokia no filme 'Duro de Matar 4.0' (disponivel no sistema P2P de sua preferencia :-) - fica fácil imaginar a explosão do uso de WebOS's.

Pra mim soa por demais interessante pois como já pago um servico de hospedagem americano que me fornece 10GB de espaco e trafego mensal de 250GB, seria muito mais seguro deixar tudo hospedado lá do que nos servdores do Google (Documentos e Planilhas), já que não gosto da politica de privacidade (ou a falta dela) da ferramenta de busca.

Caso o desenvolvimento do EyeOS caminhe a passos largos e os aplicativos que hoje preciso como editor de HTML, PHP e imagens estejam disponivies, poderei cogitar de abandonar meu notebook e comprar algo mais portatil como o celular da Nokia citado.

Na verdade vejo muito mais possibilidades no EyeOS do que no Second Life, por exemplo...
Comentário de hardware
mesmo?: não tinha pensado nesta possibilidade. Realmente procede...
Comentário de Cadu
Falta de Política de Privacidade?: Eu diria que o que falta é vontade de olhar no rodapé do site do Google pelo link com a política de privacidade deles:

http://www.google.com.au/intl/en/help/privacy_fusionph.html
Comentário de Ricardo Barboza
Sistema Operacional?: Acho que as pessoas estao esquecendo a definição de Sistema Operacional e confundindo aplicativo com isso. Não consigo conceber um sistema operacional que dependa de outro Sistema Opracional e de Outro Aplicativo para poder ser executado.
Ja vi muitos destes (não sei que nome dar) conjunto de aplicativos funcionando em cima de navegadores sendo chamados de Sistema Operacional. Bem ou teremos que mudar o Conceito do que é um Sistema Operacional, ou estes (não sei como chamar) terão que mudar de nome.
Comentário de laurocesar
Concordo...: ... plenamente!
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de afonso
eyeos: O programa pode ser usado em terminais, construidos com máquinas obsoletas e acessado a partir de um servidor.
Vi que há pacotes para o windows,logo firmas que têm medo do linux poderiam usar este programa para criar desktops remotos.
Comentário de LKRaider
Shell: Está mais para um shell gráfico ou window manager do que um OS.

Na verdade, o Gnome estaria partindo para algo nesse sentido, de integrar o desktop com a web (claro, não tão drástico a ponto de usar PHP+MySQL para isso).
http://online-desktop.org/wiki/Online_Desktop

O problema do eyeOS é que ele fica limitado a somente apresentar aplicações que possam ser exibidas em um browser. É um ótimo conceito, mas não será muito prático a não ser exclusivamente para aplicações com interface web.
Comentário de Wallacy
Pode ser util para algumas: Pode ser util para algumas pessoas, dei uma olhada na pasta "public" e vi muitos arquivos de vários usuários, pelo visto tem bastante gente usando!

--
Para aquele que controla o próprio pensamento, tudo o resto se torna simples jogo de criança
Comentário de Jack
Concordo com o Ricardo: Sou obrigado a concordar com o Ricardo. De fato o conceito de "Sistema Operacional" é muito mais abrangente do que uma aplicação for web. Quer dizer, se o EyeOS tem como pré-requisito um servidor HTTP com suporte a PHP e um SGBD (MySQL) e, estes por sua vez, tb tem seus pré-requisitos, conceitualmente chamá-lo de sistema operacional pode ser, no mínimo, prematuro!

Abraços!

--

Jackson Laskoski
http://www.JACK.eti.br

Comentário de nosklo
Falta de Privacidade da Política: Caio, acho que o que ele quis dizer é que a política de privacidade não tem nenhuma privacidade envolvida :P

--
Nosklo
Comentário de hardware
correto: exatamente isso!
Comentário de nemesis
sério?!: "Não consigo conceber um sistema operacional que dependa de outro Sistema Opracional e de Outro Aplicativo para poder ser executado."

java ;)

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004