Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

XO: Percy Cabello analisa o browser do OLPC, baseado no Mozilla

O MozillaLinks traz uma interessante matéria de Percy Cabello sobre o navegador web incluído em versões correntes do sistema do XO, o popular laptop de 100 dólares.



Trecho: Como você pode ver na screenshot, ele oferece botões de retroceder, avançar e parar/recarregar, uma barra de localização que também age como barra de progresso, e uma barra de título que mostra o endereço web quando você move o cursor sobre ela. É isso. O que está ausente é uma lista mais longa: abas, extensões, auto-completar, histórico, menus de contexto, armazenamento de senhas, anti-phishing e verificação ortográfica estão todos de fora.

Não é a versão final e tudo pode mudar.

Saiba mais (mozillalinks.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Deixando a roda quadrada: Tá, mas para quê modificar o que já existe só para este projeto? Retirar um monte de recursos legais do programa? Tá parecendo a Microsoft com o Starter Edition...
Poderiam pegar o que já existe, e funciona, e é leve, como o Galeon, que também é baseado no gecko, mas anda meio parado, e só dar uns retoques, deixar mais estável e leve (se livrar das libs do GNOME) mas sem tirar nenhum recurso importante, como as abas, etc...
Eu já não entendi para quê criar uma nova interface (Sugar), mas acho que estão querendo reinventar coisas demais neste projeto. Deste jeito as coisas não vão sair nunca...
Foram só críticas que expressam minha opinião.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Andre Nascimento
Projeto OLPC: Olá amigo,
sem querer parecer rude, mas você não procurou se inteirar mais sobre o XO, a interface, que parece meio pobre tem um objetivo prático, as crianças (lembre-se isso é um computador infantil) muitas vezes não saberão ler ou saberão muito pouco, essa interface tem como objetivo ser o máximo possível intuitiva e padronizada com toda a interface gráfica.
O fato do Sugar ter sido contruido do zero tem também outra finalidade, ele ser em Python, uma linguagem interpretada, o que na teoria deixaria a tarefa de modifica-lo muito mais fácil para que tivesse um XO (até mesmo uma criança).
E por fim, uma coisa que eu trabalhando com o XO percebi (na verdade qualquer um percebe), é que ele para ficar barato e consumir pouca energia ele fica devendo poder de processamento e memória ram, por isso o que der para ser removido dos programas será retirado, apesar que abas não iriam mal.
Comentário de lucasarruda
Dificil de entender?: Parece difícil de se entender os porquês desse tipo de projeto.

Primeiramente, o projeto visa a área de educação, com o apoio de um laptop, e este deve ser o mais barato possível e ainda sim trazendo o benefício da tecnologia, aproveitando cada recurso da melhor maneira possível. Para isso, é preciso um sistema operacional e programas totalmente adaptados, de forma a consumir a menor quantidade destes recursos, que são escassos numa máquina com processador de 500Mhz e 128 de Ram. Isso tudo justifica uma gama de produtos feitos só para ele, de modo a serem bem eficientes, cumprindo seu papel.

Além disso, temos também o quesito da usabilidade. Não é fácil para crianças pequenas usarem um navegador com abas, extensões, um monte de botões numa tela minúscula (7,5") e sem a menor experiência.

Para finalizar, vale destacar a conotação de educação do projeto. Não é preciso de nada muito complicado, diversos recursos como abas, extensões, java, etc. Só é preciso que haja uma preparação dos professores para lidar com esta tecnologia (sim, a maioria mal sabe usar um computador) e que haja bons aplicativos voltados para esta área.


Então, é tudo questão de focar o produto para quem vai consumir, podendo deixar o laptop mais barato e com a mesma eficiência.
Comentário de tenchi
Antes que tudo desabe: Tá, o que eu quis dizer é:
Pegue, por exemplo, o Classmate, da Intel. É um sistema feito para a educação. Que sistema eles estão usando? Windows e Linux (Mandriva?). Tá, os sistemas em questão devem ser ligeiramente adaptados para a sua função - auxiliar na educação das crianças. Mas são praticamente os mesmos SOs que você usa no seu computador. Parece que o pessoal do XO está transformando o computador num "Laptop da Xuxa"? A interface dos programas que já temos hoje é muito usável, e é o que as crianças estão acostumadas a usar. Não é com um monte de animaçõeszinhas e mouses coloridos que vão melhorar a educação das crianças. Acredito que há muitos pontos positivos no projeto, como o uso da rede mesh, mas... fico por aqui, antes que as coisas piorem ;-)

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de André Nascimento
XO vs Classmate: Olá novamente,
agora eu tenho que discordar de você, eu fiz teste com o classmate, e a conclusão é a seguinte, o classmate só parece um notebook infantil (a carcaça aparenta isso), mas na verdade é um notebook pequeno e principalmente ele NÃO é adaptado a tela, o linux dele é o Metasys, que não difere em nada de um linux com KDE normal, um GRANDE problema do classmate é que eles esqueceram que a tela tem 7", isso deixa os textos terríveis para ler (no XO os ícones e os textos são aumentados para suprir essa demanda), ademais ele não tem nenhum programa educacional, bem diferente do XO.
Outro ponto é o número de "frescuras", o Sugar não tem animação nos ícones nem coisas coloridas, muito pelo contrário, ele é um gerenciador de desktop bastante limpo, BEM diferente do KDE com todas as "frescuras" ativadas.
A minha sugestão pra você, e pra todo mundo do BR-Linux, é instalar o Sugar no computador, ele dá MUITO trabalho, mas usar vai fazer você mudar a sua opinião sobre o Sugar.
http://wiki.laptop.org/go/Setting_Up_a_Sugar_Development_Environment_on_%2AIX_OSes
Comentário de Roberto
Comentário sobre o SO: Só um comentário sobre o fato de ser SO conhecido: O objetivo de uma criança, ou usuário mesmo, utilizar um microcomputador/laptop é acessar e aprender informações, e não treinar como usar um computador com windows como o que é feito em muitas escolas atualmente. Uma ferramenta de educação não precisa ter muitas coisas que um KDE da vida tem, mesmo também pelo tamanho reduzido da tela (ou você vê utilidade em janelas para um Palm por exemplo?).

Há uns 5 anos atrás poucos eram os que usavam abas para navegar na internet, sentiam-se a vontade com diversas janelas abertas e então foi feita uma mudança e colocadas abas até no IE. Há alguns anos navegar na internet era apenas acessar páginas estáticas, hoje temos dinamismo e assemelhação até mesmo com aplicações desktop. Há algum tempo ningúem queria saber de multi-touch, e hoje já está começando a pegar no mercado. Ou seja, as coisas mudam, as vezes para melhor ou para pior, mas sempre tentando ser mais fácil.

Se você não conseguiu visualizar, tenta imaginar então como seria você pedir para uma criança abrir a calculadora do Gnome/KDE que não sabe ler (e nem entender nomes de programas como é feito muitas vezes, afinal o que é um Firefox?) e redimensionar ela (?!) numa tela de 7.5" com 1200x900 de resolução.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004