Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Journal analisa o N800, handheld da Nokia rodando Linux

Doc Searls e Jim Thompson, da redação do Linux Journal, analisam e enchem de elogios o Nokia N800, com seu suporte a Wi-Fi, Bluetooth, tela de 4" 800x480, caixas de som stereo, webcam VGA, receptor FM, conectividade USB 2.0, 2 slots SD e 128MB de RAM.



O aparelho vem com o navegador Opera (com suporte a Flash), Jabber com suporte a VoIP e videoconferências, e vários outros softwares, e já inclui no seu roadmap o Samba, GTK 2.10, Skype, melhorias no cliente de e-mail e a capacidade de operar como um host USB, e não apenas como periférico.

O N800 é um web tablet, e não um smartphone. Entre outras coisas, isso significa que se você estiver fora do alcance de alguma rede Wi-Fi, terá que usar o bluetooth para acessar seu celular e fazer a conexão de dados a partir dele. Mas o danado é versátil, e segundo a análise ele vem sendo usado até mesmo como plataforma de gravação (e possivelmente edição) de podcasts.

Saiba mais (linuxjournal.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Sonolento
Me pergunto porque a Nokia: Me pergunto porque a Nokia não vende isso aqui no país. Será que somos tão ruins assim de mercado ?

O mais estranho é que há um centro de tecnologia da empresa no nordeste (Pernambuco, acho).

Os sortudos que trabalham lá tem o brinquedo. Já os pobres e comuns mortais ....
Comentário de Roger de Almeida
Uai!! Porque optaram pelo: Uai!! Porque optaram pelo Opera e não pelo Firefox? Será pelo consumo de memória?

Roger()

Comentário de Luiz Coura
talvez seja pq nossas: talvez seja pq nossas operadoras, visando o lucro, não ofereçam acesso gratuito a internet via os dispositivos que o aparelho oferece, como: bluetooth ou wi-fi. elas devem estar em negociação com a nokia para desabilitar algumas caracteristicas do aparelho.

o aparelho e62, tb da nokia, permite fazer negociação por ip, o que permite a conexão a internet, porem a claro pediu para a nokia desabilitar isso aqui no brasil, onde a internet via celular é paga.

Comentário de evandrofisico
exatamente: e se você verificar o pessoal da INDT aqui no brasil está trabalhando em um browser usando webkit, em sua versão GTK exatamente pela velocidade e uso de memória menores. Por exemplo,no meu zaurus tenho uma versão experimental desse browser e o firefox 1.0, e com toda a sinceridade o firefox é muito mais lento. No mundo embarcado pouca gente considera usar o firefox/gecko por causa de restriçoes assim.
Comentário de Sonolento
Concordo com o que disse,: Concordo com o que disse, essas operadoras são muito sacanas.

Isso vale em geral para essas prestadoras de serviço. Precisamos sempre estar "vigiando" pra ver se não estão nos sacaneando, tipo os Traffic Shapping da vida que as provedoras de banda Larga fazem. Coisas de país em que ninguém fiscaliza nada a sério.

Mas isso tudo não se aplica a esse aparelho, ele não é celular. Povo confunde por ser da Nokia :)




Comentário de Roger de Almeida
Não seria o caso de: Não seria o caso de configurar, ajustar o Firefox para diminuir o seu consumo de memória e/ou aumentar a sua velocidade? No DicasL há uma referência neste assunto abour:config

Roger()
Comentário de marcosalex
-- Mesmo assim. O Opera em: -- Mesmo assim. O Opera em produtos embarcados ganha disparado. A tecnologia dos cara é vilenta, o firefox tem que perder muita gordura ainda. Mas isso é positivo, gera concorrência saudável!

Haskell developer
Comentário de evandrofisico
na verdade não....: O problema é que mesmo fazendo essas mudanças o engine do firefox (gecko) é lento, em parte por ser feito em ECMAScript/javascript, o que mesmo com um mecanismo rápido como o spidermonkey/tamarin ainda é mais lento que uma implementação em c. (falo por experiencia de quem o roda com todas as optimizações possíveis em um processador ARM 200MHz, com 56Mb de ram é sofrivel).

A questão é que descontando o minimo (quase completamente abandonado) a mozilla foundation não dá muita bola pra a maioria das plataformas (infelizmente eles parecem estar focando na plataforma da maioria, Windows ).

Dentre as alternativas livres, a mais desenvolvida nos últimos tempos tem sido o webkit, que conta com times de desenvolvimento da Apple, KDE, Nokia, GNOME (sim, tem gente portando pra GTK/Gnome) e até do SymphonyOS, e o principal para uma empresa como a nokia, a licença é LGPL, que permite que browsers de código fechado utilizem esse engine livre (assim como o safari)
Comentário de Flávio Ribeiro
Primeiro que no Brasil os: Primeiro que no Brasil os pontos de acesso wi-fi (gratuitos principalmente) são raros. Segundo que no Brasil, andar com mais de 2 gadgets já se torna um absurdo, já que você andando só com um (seu celular) já tem um risco enorme de roubo. Eu sonho ter um bixinho desses, já brinquei com um 770 e achei fantastico. Vou esperar alguem da minha familia viajar e implorar por um desse. :}
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004