Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Plantão Info: Linux deve colaborar com Microsoft, diz Novell


“"O CEO da Novell defendeu que desenvolvedores Linux colaborem com empresas de software proprietário, sobretudo a Microsoft. O CEO Run Hovsepian fez as afirmações para uma platéia de programadores e usuários de software livre, durante a LinuxWorld Conference, que acontece esta semana em San Francisco.
Segundo Hovsepian, a Microsoft é uma realidade e sua predominância no mercado não pode ser ignorada."”


Enviado por Paulo Vanderley (paulovanderleyΘyahoo·com·br) - referência (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de fzero
Traduzindo...: ..."Resistance is futile. You will be assimilated."

Eu estou longe de ser um GNU/Xiita, mas atualmente Novell==Borg.
Comentário de CWagner
Não há nada melhor que uma: Não há nada melhor que uma boa injeção de ânimo$ para convencer os outros a falarem o que os outros não querem ouvir da tua boca.

Acho que isso tudo mostra duas coisas: 1º) alguém se vendeu bonito nessa história (e não fui eu), 2º) a mensagem na verdade veio na contra-mão, ou seja, a Novell, como porta-voz da M$ está dando o anunciando que a gigante precisa interoperar. Ou isso acontece ou ela falará somente com ela mesma, tal qual pessoas com desvios ou distúrbios de múltiplas personalidades.

À medida que o tempo passa, o Vista vai ficando mais distante das grandes corporações que estão procurando alternativas ao Windows. Linux, Mac OS X e BSD estão na lista, e como praticamente são todos Unices, "se falam" sem maiores problemas, mas quando você mete um Windão no meio da conversa tem que praticamente desenhar pra criatura entender uma língua que foi feita para todo mundo saber.

Ninguém sabe o que o futuro nos reserva, mas podem ter certeza que a festa será grande.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Dm7
Depois do acordo que a: Depois do acordo que a Novell fez, será que deveríamos esperar por outra postura?
Comentário de popolony2k
M$/Novell....: ....No Thanks !

Cooperar gratuitamente com a M$ para que a mesma fique cada vez mais estupidamente rica contribuindo assim para que a mesma amplie seus canais de marketing para espalhar FUD contra o Linux e SL ???

Definitivamente, NO THANKS !!


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Henry
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk
só pode ser piada de mau gosto. Me desculpe quem gosta de windows, mas... eh patético. rs

Comentário de terramel
Não é estranho ouvir isso: Não é estranho ouvir isso do CEO da Novell, a empresa que praticamente foi "comprada" pela M$. O cara tá chutando o balde.

"Segundo Hovsepian, a Microsoft é uma realidade e sua predominância no mercado não pode ser ignorada."

Acho que isso não é uma surpresa quando vem do cara que divide a cama com o Steve Ballmer O.o

Huaheuaehuaeheauhuaehuea!

--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de asfonseca
CItação: Aproveito para citar o filósofo Paulo Salim Maluf:

"Estupra, mas não mata."

--
ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com

Comentário de Cadu
Nossa...: Meu... sério mesmo... o que esse cara fumou?

"Atencão pessoal, agora pegem um pouco do seu tempo livre e ajudem a desenvolver software para a empresas de software proprietário, em especial a Microsoft!"

Ou o cara fumou ou ele comeu cocô.

(Eu nunca escrevo comentários desse tipo, mas esse mereceu)
Comentário de marcosalex
-- Na entrevista de Linus: -- Na entrevista de Linus Torvalds, ele tem uma visão muito parecida com a Novell.

Haskell developer
Comentário de Vicente
Desnecessario dizer isso: E a comunidade linux deixou de cooperar com a microsoft alguma vez?

Quem escreve os códigos para acessar os sistemas de arquivos FAT, NTFS, ou o samba para recursos compartilhados?

É o outro lado (microsoft) que não faz nada a favor do linux: se você usa o windows voce somente vê e fala com windows, mas se você usa o linux, você vê e fala com todo mundo.
Comentário de kaverna
Vejo tudo isso com muita cautela e até um certo temor: Acho que vocês não estão entendendo o real problema.

Bom, como todos sabem, o sistema financeiro que impera no mundo hoje em dia, é o capitalista.

As empresas querem ganhar dinheiro, Novell (que comprou a SuSe, como se ninguém soubesse...)a Linspire e a RedHat entre outras existentes, querem lucro, pois são empresas, e acordos com outras empresas que façam gerar lucro, serão sempre bem vindos a estas empresas.

O meu medo é isso virar uma bola de neve que ninguém consiga barrar, ai o Linux e sua filosofia Free virará pó com o tempo.

Antes, todas as distros eram free, agora algumas já são pagas (emboram distribuam similares gratuitos, vide exemplo: RedHat enterprise, paga, e o seu similar gratuito o Fedora). Isso tá ficando igual aos produtos que iniciam gratuitos, mas que com o passar do tempo, quando se popularizam, passam a ser cobrados.

Será que o linux aos poucos irá nesse caminho? Bom, enquanto existir distros de comunidades livres como o Debian, acho que ainda temos uma luz no fim do túnel.....
Comentário de Elessar
=] Não tema: Só não entendi bem o fundamento do seu comentário, sendo que você perguntou e já respondeu =P

Mesmo que as empresas atuais resolvessem cobrar pelo Linux, teríamos a opção de continuar usando Free Software [free as in free beer also].
Se apoiar em licenças quando elas existem e são boas pra gente é uma coisa fantástica.
Não existirá um momento em que teríamos de pagar pelo Linux, muito menos um momento em que as empresas ou grande comunidades fecharão o source ou deixarão de precisar [e muito] do nosso apoio para continuarem existindo.

Acho que a única bola de neve que ninguém vai conseguir segurar é a [maravilhosa] tendência de abertura de código e de uma modalidade nova de colaboração de código e participação "no desenvolvimento" de comunidades e empresas que já anda acontecendo.

Abraços !
--

---
http://www.lsmod.net

Comentário de Elessar
Concordo: Concordo plenamente contigo neste aspecto, e ainda complemento:
Hoje em dia, empresas JÁ colaboram com a Microsoft, mesmo que seja uma contribuição indireta.
O Windows alguma vez já teve suporte a leitura de partições ext2 ? ext3 ? reiserfs ? Não né...
Pois bem, vá até o Google ou Sourceforge e em menos de 1 minuto encontre projetos que já o fazem, e com propriedade, estabilidade, maturidade.

A interoperabilidade já existe (pouco, ainda imatura) mas não necessariamente graças a MS.

--

---
http://www.lsmod.net

Comentário de pesantos
Tá, ok.: Tá, ok.
Desde que a recíproca seja verdadeira.
Comentário de Thiago F Pappacena
Capitalismo responsável: É, o objetivo é o lucro, mas imagem e marca são coisas muito valiosas no capitalismo. E nenhuma empresa consegue uma boa imagem denegrindo o meio ambiente ou ganhando a antipatia de uma fatia das pessoas que a ajuda a crescer.

Se não fosse assim, a Red Hat não teria o Fedora, a Mandrake não distribuiria o Mandriva gratuito e um certo banco não faria propagandas de seu fundo de investimentos que destina os recursos a empresas "verdes". Ser legal com as pessoas dá lucros. ;)

E não se preocupe: o código fonte de 99% dos programas que você usa no Linux está sob licença GPL/LGPL, BSD ou outra "OSI-approved". Então, na pior das hipóteses, você precisará compilar os programas na mão (ou usar o Gentoo... ;))
Comentário de passante curioso
ele fumou coco: ele fumou coco
Comentário de jczucco
Free != Grátis: É errado uma empresa visar o lucro ? Você vive de vento ? Ou recebe doações para comprar comida ? Isso não tem nada a ver com a notícia publicada.

Você ainda não sabe que Free não é grátis, e sim liberdade ?

Não consigo entender porque tanta gente acha errado ganhar dinheiro. Até o Linus disse na entrevista: "com o que eu faço, eu tenho uma boa vida, faço o que gosto, e posso pagar a educação de meus 3 filhos."

Sobre o assunto da notícia, a Microsoft é que tem que começar a cooperar com o software livre, e não o contrário.

--
Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com

Comentário de hamacker
Pedir à microsoft que: Pedir à microsoft que cessem os FUDs, GetTheFact, patentes e afins a Novell não pede, mas pedir que a comunidade Linux colabore com a MS... desculpa gente, especialmente àqueles que usam SUSE, mas cada vez mais fica realmente parecendo que a MS realmente comprou a Novell e está utilizando-a como porta-voz no mundo livre.

--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de Clésio Luiz
Como assim cooperar com a MS?: Como o colega disse antes, a comunidade já tem colaboração com a Máfi.., ops, com a Microsoft a muito tempo. Clientes de MSN, editores de texto que abrem .doc, players de WMV, WMS, O Samba, compatibilidade com sistemas de arquivos fat e ntfs, bootloaders compatíveis com Windows, drivers para o hardware proprietário da MS, etc. Não seria o contrário que teria que ocorrer, Mr. Hovsepian? Onde está o suporte a Ext3 no Windows? Onde está a compatibilidade sólida com os formatos Open Document? Cadê o codec Ogg Vorbis embutido no WMP? Qual é a colaboração da MS quanto a patentes? Porque o OpenGL tem queda de desempenho no Vista? E tantos outros casos semelhantes.
Quem tem que colaborar aqui é a Microsoft, pois a comunidade do SL já colabora a anos.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Fábio Prudente
Já temos o nosso caminho: O argumento do CEO da Novell é correto, e até um tanto óbvio: interoperabilidade é uma necessidade, e nenhum sistema pode ignorar a presença dos outros.

Durante muito tempo, a M$ ignorou a existência do Linux. Hoje não pode mais seguir nessa linha. A M$ tem muito a perder com o isolamento, pois sua hegemonia já está ameaçada.

Durante todo o tempo, o Linux desenvolveu-se ciente da existência do Windows, e sempre buscou a interoperabilidade. O Linux não tem nada a perder, pois nunca desejou a hegemonia.

Quanto à possibilidade de empresas lucrarem com o desenvolvimento de SW Livre, que pecado há nisso? Temos que lembrar que o "Livre" sempre esteve relacionado à liberdade para acessar o código-fonte, e não à gratuidade de sua distribuição. Aqueles que podem e desejam dedicar tempo para manter o seu próprio sistema, podem baixar o Fedora gratuitamente, aqueles que necessitam ou desejam um suporte profissional, podem preferir pagar pelo Red Hat Enterprise. Isso é liberdade de escolha. Não há mal nisso.

Já temos o nosso caminho. Basta seguir em frente.
Comentário de Legendário
É brincadeira, né?: O linux deve ser uma alternativa ao Windows e não um parceiro dele. Já basta o praticamente monopólio que Windows exerce, impedindo qualquer outra alternativa não-livre de se estabelecer. Atualmente o software livre se mostra o maior rival da Microsoft justamente pelo seu caráter não comercial e colaborativo.

Para que os programadores irão contribuir com a Microsoft de graça, se ela ganha rios de dinheiro e pode pagar por isso??? Se é para colaborar de graça, que seja a favor do Linux e não do Windows, ora!
Comentário de Fábio Prudente
Já temos o nosso caminho: Apenas para complementar:

Já temos o nosso caminnho. Não precisamos cooperar com a M$, ou atender a pedidos... apenas seguir em frente.
Comentário de Wallacy
Vejo esse comentário do CEO: Vejo esse comentário do CEO como totalmente desnecessário, mesmo que essa colaboração seja para que essas empresas possam criar softwares para Linux, que não seria nenhum mistério.

Só olhando por esse lado que vejo como uma boa iniciativa, mais nem assim vejo motivos para que se fale o obvio, pois como já citado aqui, pois o SL sempre colaborou com as empresas proprietárias, indiretamente é claro.

Importante ressaltar, que muitos programadores que trabalham em empresas de software proprietário, acaba criando "mini-soluções" de código aberto baseado nos softwares de sua própria empresa , e que entregue a comunidade é melhorado e complementado, o que faz com que empresas se enfureçam com o mundo do SL. (Vide Microsoft)

Sendo assim, analisando esse comentário apenas nas entrelinhas (pois na literal chega a ser tosco). Onde colaborar possa ser ajudar as empresas a criarem sofwares para o mundo linux, ou não levar tecnologia para fora (em contrapartida criarem eles mesmo a versão para linux), bem isso poderia ser uma boa coisa..

Porem pela repercussão (mundial), ou este CEO é um tolo e acha que alguém vai ajudar empresas como a M$ crescer, ou precisa seriamente aprender a se expressar!


(..usei o SuSE por um bom tempo, mais depois que veio o openSuSE nunca mais, e bem, agradeço muito, pois a comunidade fez coisas incríveis, como os conhecidos compiz , xgl, entre outros)
--
Para aquele que controla o próprio pensamento, tudo o resto se torna simples jogo de crian
Comentário de Rafael Timbra
Tambem pra que. Não há: Tambem pra que. Não há nada pra ver nesta bosta de Linux shit
Comentário de augusto.ferronato
E a Microsoft?: Só existe uma classificação para isso (ou essa, como preferir):

Ridiculo!


Como diz um velho ditado "Quem tem...tem medo" :)

Abraços
______________________________________________________________
"Segurança da Informação se faz com tecnologia, processos e pessoas, e a formação destas exige mais que uma seqüência de treinamentos. Porque você treina macacos. Pessoas,você educa."

Comentário de José Pissin (pizza)
Nós jácolaboramos.. e muito..:
Olha só a quantidade de colaborações paracom a Microsoft:

1) Fizemos eles acordarem do sonho de se acharem os únicos no universo (isso não tem preço)
2) Ajudamos eles a prestar mais atenção na qualidade de seus produtos
3) Ajudamos eles a tomar mais cuidado com a segurança
4) Mostramos a eles como se escreve um servidor web
5) Mostramos a eles como se faz um Sistema Operacional
6) Mostramos a ele o que é trabalho em grupo e colaboração
7) ensinamos a eles técnicas de desenvolvimento a distância
8) Mostramos códigos de inovações tecnológicas
9) Mostramos que não adianta empacotar códigos mal acabados, nem esconder documentação porque a engenharia reversa existe
10) Mostramos a eles o que é realmente um padrão aberto

Quais os resultados:
- Olha só a qualidade do VISTA, com muitos conceitos e códigos (BSD) retirados da comunidade SL
- Melhorar considerável do IE
- Grande melhora do IIS

E os resultados para o consumidor em geral:
- Veja como os preços dos produtos da M$ baixaram nos últimos anos

O que mais nós precisamos colaborar???????

Esse discurso da Novell me lembra o de uma outra empresa que recebeu, por baixo dos panos, capital da Micosoft. Lembram-se da SCO?
10) Mostramos que
Comentário de terramel
Ei Popolon...: Ei Popolon, parece que os emos que moderam negativamente nossos comentários não o fazem dessa forma por causa do conteúdo dos mesmos e sim por quem os escreve ;)

Resumindo... Não estão moderando os negativamente nossos comentários e sim a gente ;)

Ah, seu comentário foi excelente! Ponto positivo para você (e sim, acabei de te moderar positivamente).

Abraços,
do Terrinha

--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de Xis
Depois dessa, não to nem: Depois dessa, não to nem mais interessado na pergunta que fiz p/ eles...

Ser parceiro da MS é uma coisa. Desenvolver com seus programadores e os deles uma interoperabilidade, é uma coisa.

Pedir que a comunidade de desenvolvedores SL usem seu tempo para colaborarem *PRINCIPALMENTE* com a MS ?

Desisto !

Não to nem mais ansioso pelas respostas das perguntas que o BR-Linux enviou.

Vamos lá MS, vê se dessa vez da o bote direito e afunda a Novell p/ sempre... na outra vocês ainda deixaram eles escapar, nessa eles merecem ser enterrados !
Comentário de Manoel Pinho
Software Livre != Software gratuito: E desde quando o único atrativo do linux ou de qualquer software livre é ser gratuito ? Eu por exemplo uso uma distribuição de linux comercial, paga com prazer e por um preço que acho mais do que justo. E tenho conhecimento em linux para usar uma distribuição gratuita se quiser.

Uso linux pela qualidade e já gastei muito mais comprando várias versões de linux do que quando usava windows (sabem por que...).

E mesmo que todas as distribuições não comerciais acabassem você sempre teria a opção do Linux From Scratch para fazer sua própria distribuição. Essa é a beleza do software livre. Você paga pelo serviço, não por uma licença de uso de um binário.
Comentário de Psycho Mantys
Ta enchendo o Saco moderaçao de troll: O que eu disse no titulo. Mas correria o risco de ser codificado se colocasse aqui.
Esse negocio nao foi legal. Nao podia parar so colocando o moderar negativamente?
Que alias e uma otima iniciativa ao contrario do moderar como troll.



--
L.U. 450347
Comentário de terramel
A moderação contra troll é necessária!!!!!!: Eu sei que pode ser chato e atrapalhar! Mas a moderação contra troll é necessária para não ofender emos que são criaturinhas muito sensíveis e delicadas que choram por qualquer coisinha e as vezes existe até risco de se cortarem ou tentarem suicídio. Alguns comentários devem ser marcados como troll e serem codificados pois se alguns miguxos lerem, pode acabar acontecendo uma catastrofe como tentarem suicídio ou então, pior ainda, tentarem formar uma banda como Simple Plan onde eles choram falando dos caras malvados que fazem comentários ofensivos no BR-Linux. (espero que não me moderem como Troll por isso, pois este comentário é meramente informativo!)

--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de Lucas_Panurge
onde é que se assina?: acho q isso deveria ser somente ativado aos "crítico" da vida
--
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!

Comentário de eulo
Correção: É isso aí Manoel, só uma pequena correção...

Você paga pelo serviço, não por uma licença de *meio-uso* de um binário. :-)
Comentário de Lucas_Panurge
fora do tema...: isso aqui tá uma palhaçada já, tá parecendo corretor de redação...
--
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!

Comentário de VagnerFarias
Novell, compiz e xgl: (..usei o SuSE por um bom tempo, mais depois que veio o openSuSE nunca mais, e bem, agradeço muito, pois a comunidade fez coisas incríveis, como os conhecidos compiz , xgl, entre outros)

Realmente a Novell é muito ruim de marketing. :-)

Tanto Xgl quanto compiz tiveram o desenvolvimento liderado pela Novell. (http://en.wikipedia.org/wiki/Xgl)
Comentário de nemesis
me pareceu que a visão dele: me pareceu que a visão dele é mais a de um hacker pragmático: ele não está nem aí para politicagens e cruzadas morais. Mas igualmente não aceita o FUD da M$.

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Wallacy
Pois é.. isso é verdade, o: Pois é.. isso é verdade, o projeto é da Novell.. Na época o OpenSuSE ainda era só considerado um "laboratório" para o SLED por isso meio difícil ter um projeto que não saiu da "nave mãe", porem tanto o XGL e o Compiz só estiveram "completos" após essa saida dos braços da Novel, e incluir implementações da comunidade( até a Red Hat entro no meio) ... Lembro-me que o projeto estava bem mais "parado" antes do opensuse. Pois é, errei o comentário, mais nem tanto hehe..

Voltando ao tema rapidinho... Quando a Novell fez o acordo com a MS sinceramente achei que ela tinha planos por traz para "derrubar" a "concorrente", porem, com comentários como esse (do CEO) minha esperança meio que caiu por agua abaixo! Alguém ainda acha que a Novell tem alguma carta na manga para se aproveitar dessa parceria ou realmente virou uma "filiada" a MS!!???

--
Para aquele que controla o próprio pensamento, tudo o resto se torna simples jogo de criança
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004