Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Entrevista traduzida com Linus Torvalds no IDGNow


“Apesar de pegar uma pequena pergunta para dar um contexto inteiro a uma entrevista, o IDG Now publicou uma entrevista do Linus concedida a Computerworld onde ele fala sobre o surgimento do Linux, os primeiros passos do sistema, preocupações com propriedade intelectual, uso do Linux pelo governo brasileiro e outros pontos interessantes de sua vida e do sistema operacional que criou. Realmente vale a pena a leitura.”


Enviado por Antonio Rogerio Lins de A. Pessoa (antoniopessoaΘcreape·org·br) - referência (idgnow.uol.com.br).

A entrevista é interessante e tem temas variados. Extraí uma das perguntas, reproduzida abaixo:

CW - Muitos programadores fizeram milhões com as novas tecnologias, mas você preferiu permanecer desenvolvendo o Linux. Não acha que perdeu a chance de uma vida ao não criar um sistema proprietário?

Torvalds – Não, de verdade. Em primeiro lugar, eu vivo muito bem. Tenho uma casa de um bom tamanho e com um belo jardim, onde de vez em quando cervos surgem para comer as rosas (minha mulher prefere as rosas, eu prefiro os cervos, mas no fundo nós não ligamos pra isso). Tenho três filhos e sei que posso bancar a educação deles. Do quê mais eu preciso?

O ponto é o seguinte: um bom programador ganha bem. Um sujeito conhecido mundialmente ganha ainda melhor. Eu simplesmente não preciso criar empresa nenhuma. Além de esta ser a coisa menos interessante que eu possa imaginar para fazer. Eu ODEIO papelada. Jamais poderia tomar conta de empregados mesmo que tentasse. Uma companhia que eu criasse jamais teria sucesso – eu simplesmente não estou interessado! Então, ao invés disso, eu tenho uma boa vida, faço algo que realmente me interessa e que ao mesmo tempo faz a diferença para as pessoas, não só pra mim. E isso me faz bem.

Portanto, acho que teria perdido a chance de uma vida se NÃO tivesse tornado o Linux largamente disponível. Se tivesse tentado torná-lo comercial, ele jamais teria se saído tão bem, nunca teria sido tão relevante, e provavelmente eu estaria estressado. Estou muito feliz com as minhas opções de vida. Eu faço o que me importa e sinto que estou fazendo a diferença.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Tonho
Engraçado, eu penso a mesma coisa: Sempre me dizem para ser analista, projetista, gerente de projetos pq programador no brasil é tratado pior q estagiário.
Mas o q eu gosto mesmo é de programar, resolver problemas.
Esse papo de assumir a fama pelo trabalho dos outros não é comigo (isso é uma pedrada para analista q diz q qdo o sistema fica bom é mérito deles, quando sái errado, é culpa do programador)...

Não dá para ser programador e feliz ao mesmo tempo ???

Comentário de viniciusfs
Eu acho que o que falaram: Eu acho que o que falaram nesse trecho da entrevista é um pouco diferente do que você disse e acha ser a mesma opinião do Linus.
Comentário de a2gs
Da propria boca: Linus vai deixar um monte de linux-xiitas babacas orfãos após essa declaração (que é muito bem feita!):

"Existe um monte de fanáticos por software livre achando que tudo se resume nos desenvolvedores, e que interesses comerciais são “do mal”. Isso é estúpido."
Comentário de covarde anônimo
O que o CÚ tem a ver com as: O que o CÚ tem a ver com as calças?
Comentário de bardo
Sistema OperacionalLinux: ..."outros pontos interessantes de sua vida e do sistema operacional que criou"...

Só corrigindo o que já deve ter sido corrigido incontáveis vezes: Linus Torvalds não criou um Sistema Operacional inteiro, mas um kernel de Sistema Operacional. O kernel Linux!

P.S.: Chamar o SO de "Linux" dá nisso, veem? Linus acaba "virando" o criador do SO inteiro... Independente da ideologia, chamar o SO inteiro de Linux é impreciso e induz a esse erro.

--
"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de a2gs
DINHEIRO!: DINHEIRO!

Burro (por nao perceber a relacao! ESSE (DINHERIO) é um dos pilares dos discursos dos linux-xiitas!!), covarde e sem educação!
(eu estou mentindo em te qualificar assim?)
Comentário de marcosalex
-- Resumindo a entrevista: -- Resumindo a entrevista dele, o cara está feliz programando e não está preocupado com as brigas politicas ou entre empresas ao redor do Linux.
Faz um bom tempo que ele sustenta isso.
Haskell developer
Comentário de dupotter
muito bom o estilo de vida do Torvalds: Linus mostra nessa entrevista que vive a vida, não perde tempo com xiistimos desnecessários, não faz ataques a Microsoft e apenas lamenta pela postura insana que esta empresa apresenta com relação ao software livre.

Muitos enchem o saco do acordo da Novell, muitos encheram o saco quando a Red Hat lançou o projeto Fedora, outros tantos acham que distribuição Linux é apenas Slack, Debian e todas as outras que são mantidas por comunidades e não empresas. Linus mostrou sua opinião, muito sensata por sinal, ele vive a vida e considera importante a participação de usuários, programadores, comunidades, empresas, enfim, ele tem visão de que o Linux não pode ficar restrito a meia dúzia de pessoas que acham que dinheiro nasce em árvore.

O cara não se preocupa em ser milionário, mas também não importa em ganhar dinheiro, ele ganha o suficiente para viver bem!

Parabéns ao Linus!
Comentário de llp
Distribuição Linux == Um: Distribuição Linux == Um cd com o código fonte do linux? rsss. Distribuições GNU + Linux, FreeBSD e outras são mais eficientes... rsss.
Comentário de nemesis
segundo uma visão: segundo uma visão acadêmica, o kernel *é* o SO em si. É ele quem fatia tempo de CPU entre os programas userland, gerencia a memória para tais programas usarem e faz a verdadeira interface de baixo nível com a máquina para o benefício dos programas userland e seus usuários.

é claro, do ponto de vista do usuário, Gnome, KDE ou o shell gráfico do Windows e do Mac *são* o Sistema que lhes permite Operar a máquina...

é questão de ponto-de-vista...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
"Muitos programadores: "Muitos programadores fizeram milhões com as novas tecnologias, mas você preferiu permanecer desenvolvendo o Linux."

Vou falar agora a diferença entre o Bill Gates e o Linus, ok? E ela vem de um excelente livro de ficção científica disponível online:
http://www.accelerando.org/

"Manfred está no auge de sua profissão, que consiste essencialmente em inventar loucas, mas funcionais, idéias e dá-las a pessoas que farão fortunas com elas. Ele faz isso livremente, de graça. Em retorno, ele tem virtual imunidade contra a tirania do dinheiro; dinheiro é um sintoma de pobreza, afinal de contas, e Manfred nunca precisa pagar por nada."

O comentário de Linus sobre seu padrão de vida parece cair como uma luva na idéia acima... aliás, o mesmo se aplica ao autor do livro, Charlie Stross.

Bill Gates é um velhaco do século passado...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de maiconfaria
azeitados: Como ele disse, existem vários grupos com vários ideais e interesses, "azeitados" segundo a tradução.
De fato, vejo estes grupos como complementares, muitos desenvolvedores e usuários são motivados por esta questão xiita que você se refere.
Sem eles o software livre seria mais fraco,e quanto à isto não tenho dúvidas.
Talvez nem existisse SL hoje ...

Só pra constar, repudio a sua falta de educação, -1 para você !

--
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com

Comentário de maiconfaria
Finlândia: Se eu fosse finlandês, também pouco me preocuparia com dinheiro. hehe!
--
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com

Comentário de escovadordebit
Concordo.: Aliás, este tipo de "correção" é um assunto bastante desgastado e polêmico.

Costuma gerar discuções interminaveis onde cada um defende o seu ponto de vista.

--
Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."

Comentário de ZatrazZ
Antes de criticar alguém,: Antes de criticar alguém, procure saber melhor sobre essa pessoa. Bill Gates é um dos maiores filantropos atuais (http://news.bbc.co.uk/2/hi/business/3913581.stm) e criou uma empresa que, apesar de uma discutível atuação no mercado de tecnologia, ajudou a popularizar o uso da informática e é considerada ainda umas da empresas de maior reputação no setor (http://wsjclassroomedition.com/archive/06feb/bigb_reputation.htm).
Comentário de nemesis
A filantropia dele consiste: A filantropia dele consiste em dar uns trocados pros mendigos que ele pôs nas ruas. Tendo um imenso mercado de viciados em suas mãos e cobrando o preço que bem entende, ele pode se dar a esse "luxo".

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ZatrazZ
Se você ler o artigo verá: Se você ler o artigo verá que gastou vários milhões de dolares em programas de erradicação de doenças contagiosas na África, entre outras coisas. Eu acho isso muito diferente de "luxo".
Comentário de nemesis
Esses vários milhões ele: Esses vários milhões ele recupera em uma noite de sono tranqüilo enquanto sua empresa esmaga a concorrência e põe mais dependentes nas ruas. Ser reconhecido como um benfeitor humanitário é sonho de todo ditador sanguinário.

putz! tou inspirado hoje, me perdoem...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de sergio dias
Linus Torvalds: Como socialista fico muito feliz com as opiniões expressas por Linus Torvalds. Realmente ninguem precisa ser rico para ser feliz e viver bem. De fato há muita gente atualmente que acredita nisso e prefere tocar a sua vida com o necessário e supérfluo.
Comentário de gates
Não que eu me incomode com: Não que eu me incomode com o lado filantropo do Bill, pra falar a verdade não me incomodo nada com ele, mas já que recomendou alguns textos, talvez você queira ler outros e depois voltar aqui após alguma reflexão e com valiosos comentários que tenho certeza irão enriquecer a discussão.

Recomendo também passar aqui, aqui e aqui e ter atenção aos números. Faça de conta que está lendo a Caras. Fortuna pessoal do Tio Bill, salário anual, de onde vem o dinheiro da fundação, coisas do gênero. A princípio pode parecer tudo muito chato, mas ainda é melhor deixar perpetuar todo esse deslumbramento juvenil.
Comentário de Lucas_Panurge
filantropia ¬¬: ja li por aí que o grupo de filantropias q o Mr Gate$ investe no aborto
--
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!

Comentário de Edison Borges
Ele é o Cara: O pensamento e as atitudes dele são coniventes e
o resultado esta ai...
Não tem oque se falar, muito menos oque se dizer.
Leia tudo e entenda que o resultado é isto.
Nas entre linhas. Esqueça o resto.
É um ótimo exemplo pra o "The Secret"
Uma mente visionária que modificou o mundo.
Usou o segredo e esta bem e feliz...

Comentário de dtiziani
Visão academica?: SO é SO, kernel é kernel.
Kernel por definição é o NUCLEO do SO. Nucleo != Todo.

O Sistema operacional é o GNU/Linux. Existe um SO sem um sistema de arquivos? Só o kernel rodando? Pare e pense, apesar de vc gostar de ser polêmico (e acho que seu unico objetivo aqui é ser polemico em vez de apenas dar a sua visão).
Comentário de popolony2k
Meeeeeesssss....: .....treeeeee !!!

#.D
#.D
#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Elias Amaral
Na sua cabeça.: Na sua cabeça. Reforçando o ponto do nemesis (acho que é esse :P), o nível de máquina virtual chamado "sistema operacional" abstrai a memória em memória virtual, disponibiliza o sistema de arquivos, realiza a interface com dispositivos externos, provê o time-sharing entre os programas e controla o acesso indevido à dados alheios. E faz o que mais lhe der na telha, mas isso são extras.

O Linux faz tudo isso.

Na verdade eu chamo Ubuntu e outras distros de "sistema operacional" (algo que eles mesmo dizem na documentação) e Linux de "kernel de vários SO". Mas por motivos puramente mercadológicos e históricos. É de bom gosto um sistema operacional vir com pelo menos um utilitário extra, uma shell, que permita a invocação arbitrária de programas e consequentemente a criação de novos programas, mesmo que tecnicamente esses utilitários não sejam necessários no nível de SO, e exista em um nível um pouco acima, na chamada 'userland'.
Comentário de terramel
Por que o comentário do: Por que o comentário do Lucas foi moderado negativamente? Ele falou certo. O grupo de filantropia$ do tio Bill realmente investe no aborto -.-

"Some social conservatives also criticize the foundation for its support of organizations that promote abortion rights and contraception, including the International Planned Parenthood Federation, Guttmacher Institute, the United Nations Population Fund and the World Health Organization."


Duvidam? Então dêem uma olhada: http://en.wikipedia.org/wiki/Bill_%26_Melinda_Gates_Foundation

Abraços
do Terrinha
--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de gates
As preocupações do Linus: As preocupações do Linus são simplesmente outras. Só quer seguir tocando o desenvolvimento do kernel e não tá dando a mínima ao que se passa a volta. Contanto que os cervos continuem a comer as rosas do seu jardim tá tudo bem.

Se a Novel quer dar uma de esperta e fazer acordos nebulosos com a MS, não é o Linus que vai dizer algo. O tipo de interoperabilidade prometida não lhe afeta. Promessas de não agressão com disputas sobre violações de patentes que ele nem acredita existirem, afeta menos ainda. Ao final das contas são apenas estratégias de negócio e será o mercado a dizer se de sucesso ou não. Quem tem que se preocupar é mesmo a Redhat, Ubuntu, Mandriva, que competem no mesmo nível pela preferência dos usuários e são estes que em última instância arcam com as consequências das próprias escolhas.

Mas o que me chamou atençao foi entrevistador do início ao fim abismado com o fato de o Linus não querer assumir o posto de homem mais rico do mundo, de não ter medo que lhe roubem o trabalho. Mais um pouco e ele perguntaria: Aqui entre nós, me conta a verdade, não vai me dizer que você é um monge franciscano?

Pra terminar, que fique claro, software livre também pode ser software comercial. A maioria que defende de maneira aguerrida os fundamentos do software livre entende perfeitamente isso. Diria até que é justamente por acreditarem tanto no software livre que compreendem que é viável comercialmente.
Comentário de avelino
Visão real!: Bom, o sistema de arquivo está dentro do kernel do Linux. Creio que o que você quis dizer é "do que vale o kernel sem os aplicativos", não?

Até hoje eu aceitava o nome Sistema operacional GNU/Linux, apesar de não gostar do nome, mas, pensando melhor identifiquei um grande problema na definição que nos faz usar esse nome: se pegarmos a definição que o Sistema Operacional é a composição do Kernel mais os aplicativos, então se eu usar o Gimp no Windows, então não estarei mais usando o Sistema Operacional Windows, mas sim o Sistema Operacional GNU/Windows.

Pesquisaneo na Internet encontrei estas definições:

"An operating system (sometimes abbreviated as "OS") is the program that, after being initially loaded into the computer by a boot program, manages all the other programs in a computer."
http://searchsmb.techtarget.com/sDefinition/0,290660,sid44_gci212714,00.html

"An operating system (OS) is a set of computer programs that manage the hardware and software resources of a computer. An operating system processes raw system and user input and responds by allocating and managing tasks and internal system resources as a service to users and programs of the system. ..."
http://en.wikipedia.org/wiki/Operating_system

Comentário de viniciusfs
Cara, eu não sei em que: Cara, eu não sei em que mundo você vive mas o que eu nasci e vivo é capitalista. E capitalista selvagem, infelizmente. Não é do jeito que eu gosto mas nesse sistema selvagem as empresas tendem a competir e matar as outras mesmos. Porque a do Bill Gates deveria ser diferente?
Comentário de ZatrazZ
Creio que por colocar um: Creio que por colocar um assunto delicado e controverso (legalidade ou não do aborto) em momento fora de contexto.
Comentário de laurocesar
Por que poderia.: Isto é livre arbítrio... Felizmente pessoas são assim, diferentes... e "livres" para escolher seu caminho.
Linus, por exemplo, percorre outro caminho. Ele também vive neste mundo capitalista a que você se refere, desfruta dele, mas não é dominado por por ele ou tenta manipulá-lo. Por que ele deveria ser diferente?
PS: Não sou comunista/socialista mas acredito que todos deveríamos ter uma vida confortável e sem excessos, pois o que sobra (e muito) para alguns, com certeza falta para outros.
Um abraço.
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de escovadordebit
Sistemas menores: Acho que a gente tem sempre uma tendência a levar o SO para o conceito de grandes sistemas (file systems, virtualização, etc.)

E o como ficaria a definição de SO sob a ótica de sistemas embarcados, por exemplo (painéis de carro, telefones celulares, etc.)?

Será que nesses casos o SO não se aproxima realmente da definição do kernel?

--
Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."

Comentário de viniciusfs
"Não sou:
"Não sou comunista/socialista mas acredito que todos deveríamos ter uma vida confortável e sem excessos, pois o que sobra (e muito) para alguns, com certeza falta para outros."


Concordo mas o mundo como ele é parece ser o desejo da grande maioria e o que podemos fazer? Só lamentar.
Comentário de dtiziani
Não: Ou sistema embarcado roda somente o kernel?

Respondendo aos comentários de cima, o sistema de arquivos não está NO kernel, ele pode ser compilado com o kernel (nativo ou módulo), e existem outros sistemas de arquivos a se adicionar ainda.

O que não cabe é falar que o nucleo é o todo, o nucleo é o nucleo. Chamar de linux e entender que é gnu/linux que está usando (kernel linux + toda a gama de apps do gnu) é um sistema operacional. Tire a GUI E o shell e me diga se fará algo com ele.

Se eu te der uma máquina com o SO linux do jeito que vcs estão falando, se eu te der a maquina com um kernel bootavel, vc tem um sistema operacional? Dificilmente. Entendo que a fronteira entre sistema e kernel se confundem, mas como disse neste exemplo, se vc tem um SO, vc tem que ter um sistema operacional usável. Imagine deixar o windows só com o kernel na memória. Feche o explorer, feche o GUI, feche o shell.

Agora, falar que usar o GIMP no windows ja viraria GNU/Windows é demais, toda a infraestrutura é fornecida junto com o windows para se ter, DE FATO, um SO. Aplicativos extras, como GIMP e outros não compoe o SO, assim como quando questionaram se o IE deveria vir nativo no SO (o que na época foi um rebuliço).

Com o SO rodando, vc deve ter o minimo para montar um CD, montar discos, enfim, acessar a infraestrutura que a máquina lhe permite, para que depois você instale aplicativos não essenciais, como Browser, Editor gráfico GIMP, etc.

É a minha visão de SO, acho que justifiquei bem o meu ponto com os exemplos, e quem discorda por favor me diga se é usavel um sistema operacional só com o kernel rodando.
Comentário de Jack
Sonho de consumo...: Realmente, o Torvalds se mostra absolutamente satisfeito com a sua vida profissional e, entre nós, não poderia ser diferente. É claro que ele fez por merecer, mas que desenvolvedor não gostaria de "viver bem" (profissional e financeiramente falando) fazendo basicamente o que gosta, trabalhando com o que lhe dá mais prazer???

Sucesso = Conseqüência!


Abraços!

--

Jackson Laskoski
http://www.JACK.eti.br

Comentário de Manoel Pinho
Indulgências: No tempo da escravatura muitos senhores de escravos no Brasil também doavam muito dinheiro para a Igreja para tentar aliviar seus pecados e comprar um lugar no céu.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Indulg%C3%AAncia


E garanto que o Bill Gates deduz tudo no IR...
Comentário de escovadordebit
Outro ponto de vista: "Tire a GUI E o shell e me diga se fará algo com ele."

Isso mostra como você está ligado a sistemas de nível de complexidade mais alto e por isso você considera que SO é definido assim.

Veja bem a definição que foi postada:

"An operating system (sometimes abbreviated as "OS") is the program that, after being initially loaded into the computer by a boot program, manages all the other programs in a computer."

Segundo esta definição, shell, GUI, etc., são apenas apetrechos que determinados níveis de aplicação necessitam. O SO deve atuar como um gestor da máquina, fornecendo condições para que os processos possam executar as tarefas para as quais foram concebidos.

A coisa é mais ou menos assim: Façam suas tarefas que eu (SO) forneço os recursos.

Qual a diferença entre um teclado ou botões de comando e um shell, sob ponto de vista de fornecimento de dados e comandos a um SO? Porquê, se não existe shell o SO passa a ser somente Kernel sob essa ótica?

--
Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."

Comentário de dtiziani
Simples...: Use um kernel com teclado e botoes SEM Shell e me conta como foi ;)

O minimo, o BASICO (e nao incluo o GUI como básico, é apetrecho), mas shell e ferramentas GNU para linux compoe o SO.

Se o Kernel do linux é um SO, pq é chamado de nucleo? Se alguem achar alguma definição RESPEITADA falando que Nucleo de um SO é um SO, paro por aqui.

[http://www.webopedia.com/TERM/k/kernel.html]
"Kernel

The central module of an operating system. It is the part of the operating system that loads first, and it remains in main memory. Because it stays in memory, it is important for the kernel to be as small as possible while still providing all the essential services required by other parts of the operating system and applications. Typically, the kernel is responsible for memory management, process and task management, and disk management."

A parte de "central module of an OS" fala tudo, é a parte central do SO (e nao ele inteiro), é o cerne, núcleo, ou melhor, KERNEL.


[http://en.wikipedia.org/wiki/Kernel_%28computer_science%29]

"In computer science, the kernel is the central component of most computer operating systems (OS). Its responsibilities include managing the system's resources (the communication between hardware and software components).[1] As a basic component of an operating system, a kernel provides the lowest-level abstraction layer for the resources (especially memory, processors and I/O devices) that application software must control to perform its function. It typically makes these facilities available to application processes through inter-process communication mechanisms and system calls."

Novamente, "central component". Parte != Todo.

E para poupar mais comentários do mesmo tipo: [http://www.google.com.br/search?q=define%3A+kernel&btnG=Pesquisar&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial]
Definições de Kernel.

Entendo que fica obscuro a separação entre o que compõe um SO, e o que é "extra", mas considerar apenas um kernel COMO um SO pra mim, é ser minimalista, excluindo tudo que forma um SO.
Comentário de nemesis
"eu não sei em que mundo: "eu não sei em que mundo você vive"

no cyberespaço, oras!

"nesse sistema selvagem as empresas tendem a competir e matar as outras mesmos."

ótimo, é bom haver esse equilíbrio ecológico, com predadores se encarregando dos mais fracos e impedindo esses de acabarem com os recursos naturais.

Infelizmente, não é esse o caso no mercado de PCs, em que só há um predador gordo e jurássico e não há competição que se arrisque a roubar seu prato, preferindo ficar com as sobras. Se alguém acha essa situação normal ou saudável, obviamente sofre de síndrome de Estocolmo...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
Quando eu disse: Quando eu disse academicamente, é pq, quando vc estuda SOs em um curso superior, vc estuda o kernel. Vc tem um curso chamado "Sistemas Operacionais" e nele vc encontra: scheduling de CPU, gerenciamento de memória, sistemas de arquivos e pouco mais que isso. Não se fala sobre shells, utilitários , servidores nem de nada que, embora útil e necessário para usuários modernos, se compõe basicamente de programas userland.

O kernel *é* o sistema que deixa a máquina operável para programas de usuário, para que elas não tenham de criar suas próprias rotinas lowlevel para comunicação com hardwares os mais bizarros.

Infelizmente, o kernel não é diretamente sentido pelos usuários, de forma que partes interessadas em vender SOs foram agregando utilitários, bibliotecas, servidores, shells e aplicativos e vendendo o pacote todo como um Sistema Operacional. Non-sense: o sistema efetivamente operando o hardware é o kernel.

Lamento para a FSF, mas ninguém vai chamar suas máquinas Windows rodando cygwin de GNU/Windows só pq são as ferramentas GNU + kernel do Windows...

Pessoalmente, esses flames sobre kernel/SO são um pé-no-saco. Me chamem de novo quando formos discutir o kernel/SO de um robô e seus recursos builtin para AI...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de escovadordebit
Ô sisteminha versátil: "Use um kernel com teclado e botoes SEM Shell e me conta como foi ;)"

Foi 10. Gerenciou os processos que controlam a lógica de funcionamento de um elevador, rotinas de leitura do teclado e botões de funções especiais ,acesso a memória, sistemas de comunicação serial,chamadas e rotinas de display.

O legal do Linux é isso. Versatilidade.

--
Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."

Comentário de dtiziani
Sério?: Gerenciou os processos que controlam a logica? Quais processos? Rodar um kernel pra ver ele funcionando, sem gerenciar nada, afinal vai gerenciar o que? Ele mesmo?

Sinceramente, isso sim é distorcer tudo. Um kernel é o todo, muitos queriam que fosse, assim como o Linux vs Hurd, muda-se o cerne, continua usando as ferramentas de apoio para um SO.

Mas ainda bem que vc desistiu de comentar, assim ambos nao perdemos tempo, certo? ;)

O fato é que no final, ninguem (nem o almighty tanembaum) possui uma definição final sobre o que é um SO. E na minha visão, generalizar o kernel como UM SO não tá certo e pra vc está. Ponto final.
Comentário de brain
SO gerenciando aplicativo: No caso do exemplo em tela, de um kernel Linux gerenciando os processos que controlam o elevador, me parece que é uma situação de sistema operacional gerenciando o aplicativo, não?

No caso mais amplo, de se usar o nome "Linux" para referenciar o conjunto do kernel mais outros componentes vistos como sendo parte do sistema operacional, há bom número de ocorrências deste emprego. Errôneo ou não? Depende da referência, e dos conceitos adotados.
Comentário de nemesis
"é uma situação de: "é uma situação de sistema operacional gerenciando o aplicativo, não?"

correto. Se só tem um programa userland rodando, o kernel vai continuar divindindo tempo de CPU e memória entre os programas, no caso, apenas um. Meio desperdício para um kernel multiusuário de tempo compartilhado, mas roda.

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de escovadordebit
Esse é o ponto: Sim, mas esse é o ponto. O Kernel do linux pode ser adaptado para o caso de aplicações de tempo real. Acho que a NASA faz isso em alguns sistemas que gerenciam os ônibus espaciais.

Não conheço e não sei se tem teclado com Shell nestas naves.

Ainda assim podem haver sistemas muito simples e com múltiplos processos (aplicativos) gerenciados pelo SO (pode ser só o kernel mesmo) e ainda assim será Linux.

Ou será que pra ser Linux tem de ser grande?

Concordo...essas discussões sobre Kernel realmente são cansativas.

--
Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."

Comentário de cwars
Discordo, pois ai o Windows: Discordo, pois ai o Windows não pode ser considerado um Kernel, já que ele possui um kernel e se chama Kernel32, já no caso do Linux esse sim é um Kernel (e o próprio Linus dar suporte a isso apenas), dessa forma como o kernel é o nucleo do SO então o primeiro sistema operacional era denominado de GNU/Linux (assim que também já ouve uma tentativa para o Hurd/Linux (contudo o Hurd é meio que uma idéia absurda e de difícil implementação)), mas depois acabou surgindo outros sistema como o Debian/Linux, Suse/Linux e passaram a ser distribuições já que se fosse considerar como sistemas operacionais não seria tão lógico, já que não há emulação de execução de aplicações entre eles (diferente dos Windows, onde estes são sistemas operacionais distintos e funcionam de forma emulada para programas de outro Windows).

E sobre o analista que ganha créditos e o programador por errar a idéia é bem simples: O analista cria a idéia e planeja o projeto de forma a que seja semelhante ao que foi definido, para se ter uma idéia projetos de alto nível sendo independentes de analistas (que dizer projeto e coordenação) se tornam geralmente desorganizados e sem iniciativas e muitas vezes acabam se tornando gambiarras que seus códigos são úteis apenas para serem deletados (a exemplo disso estão os programas de inicitiva não planejada que vão desde proprietários a softwares livres), desta forma até os softwares livres são planejados e definidos antes de serem iniciados (ou acham que eles são feitos com apenas a vontade de serem feitos? Eles também são documentados e geralmente tem modelos UML para suas construções).

--
O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam.
Comentário de cwars
Você nesse caso deve levar: Você nesse caso deve levar em consideração ao tipo de SO, pois basicamente o que foi citado é jusatmente o Sistema Operacional Monoprogramável quer dizer o kernel e o SO são a mesma coisa (no caso do DOS), a vantagem desse tipo de sistema é que geralmente as aplicações são mais rápidas de serem executadas já que o SO todo está na memória, contudo qualquer mudança significaria recompilar o SO, já o Linux, Windows e BSDs da vida são SO Multiprogramáveis, quer dizer são modulares e por isso precisam de um núcleo central com as necessidades basicas (no caso comunicação com o Hardwares, Drives e execução de aplicativos), mas isso não se refere a bash, X e outras aplicações que nesse caso com o SO e não o seu Kernel, para que ficasse mais modular sua manutenção, o que resulta em uma certa perda de desempenho, mas uma melhor capacidade de manutenção e reuso de suas bibliotecas.

--
O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004