Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada a versão 1.0 do Skype para Linux e Mac OS X

Rafael Peregrino da Silva (rperegrino@linuxmagazine.com.br) enviou este link e acrescentou: "A versão 1.0 para Linux e Mac OS X do cliente de tecnologia voz via Internet (VoIP) e de troca de mensagens instantâneas Skype está disponível gratuitamente para download. A especificação mínima de hardware para rodar o programa nos dois sistemas é um processador de 400 MHz de freqüência e 128 MB de RAM. A nova versão não oferece ainda todos os recursos da versão para Windows®, a 1.1. Segundo a lista disponível no site do projeto, a versão 1.0 para Linux e Mac OS X contém todos os recursos da versão correspondente para Windows®."

"O Skype é um sistema proprietário que permite realizar telefonemas gratuitos via Internet dentro de sua rede privada, bem como ligações pagas para usuários da rede de telefonia fixa. O custo de ligações feitas com o Skype para a rede de telefonia fixa depende da localidade: para aquelas onde há cobertura da rede de telefonia fixa pela empresa, o custo é de 20 centavos de dólar por minuto, independente de onde se esteja ligando. Em localidades que não dispõem dessa cobertura --- o Brasil é uma delas --- são cobradas taxas individuais cujos valores dependem, entre outras coisas, da proximidade de uma localidade com cobertura. Ligações para redes de outros provedores VoIP não são possíveis. Também não é possível telefonar para um usuário de Skype a partir de uma conexão da rede de telefonia fixa convencional.   O programa também trabalha diretamente com modems. Para ligações dentro de sua rede privada a largura de banda, responsável pela qualidade do áudio das ligações, supera a da rede de telefonia fixa mesmo com uma conexão discada de baixa velocidade, desde que não haja perda de pacotes nem atrasos na conexão IP entre os dois interlocutores.   O sistema Skype funciona segundo o modelo ponto-a-ponto ("peer to peer") e usa para telefonemas e mensagens instantâneas um sistema de codificação, que emprega um algoritmo AES com uma chave de 256 bits. A negociação das chaves simétricas ocorre via algoritmo RSA com uma chave de 1024 bits."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Luc
20 centavos de dólar??!! Nã: 20 centavos de dólar??!! Não é isso tudo não. São 0,028 centavos de dólar por minutos para os EUA! Menos que uma ligação local da Teleafônica. Ligar para São Paulo custa a mesma coisa.
Comentário de Mandark
Uma pena ser fechado: Uma pena o software ser fechado, mas de qualquer forma, eu uso muito Skype, é uma excelente ferramenta e vem sendo bem mantida para Linux.
Comentário de alepaes
Vendo a banda passar...: Se você colocar o IPTRAF ou outra ferramenta para bisbilhotar o consumo de banda do Skype, verás que ele não consome a média alardeada de 13 Kbps. Aliás, a qualidade usando-se o asterisk/IAX e um codec como o iLBC(o mesmo do Skype) por exemplo, é muito superior. E no fritar dos ovos, eles consomem os mesmos 30 kbps... :)

Alexandre de Arruda Paes
Comentário de Douglas Augusto
Alternativa: Existe também o FaleSOL (http://www.falesol.com.br/), uma empresa brasileira de VoIP que usa um software de conversação (SjLabs SoftjPhone) que também possui uma versão GNU/Linux.

--
FLTK fltk.org (C++ GUI Toolkit)
Comentário de João Del Valle
Moro em Moçambique e uso Sky: Moro em Moçambique e uso Skype para falar com amigos e família no Brasil. É ótimo esse esquema da ligação local. Para ligar de Curitiba para cá, por exemplo, meus pais gastariam mais de USD 1,50, e com o Skype só gastam USD 0,18. E podem ligar a hora que quiserem para meu telefone normal daqui. Quando conseguimos combinar direito para ligar de Skype para Skype, é ainda melhor, pois, além de ser grátis, a qualidade da ligação é impressionante (tenho cable modem aqui e eles tem ADSL/256 lá). Você ouve todos os barulhos no quarto da pessoa, em uma definição ótima.
Ainda não testei a versão para Linux, vou fazê-lo em breve. Um passo a mais para o Linux no Desktop.
Comentário de Mandark
Correto: Ele consome 13 Kbps mesmo, mas são 6.5 de download e 6.5 upload, o que não é tão mal.

Outro detalhe: ele gera MUITO pacote UDP. Todos as aplicacoes VoIP fazem isso, mas o Skype é exagerado.
Comentário de Job
O Skype não é la essas cois: O Skype não é la essas coisas qto a consumo de banda, pois teria de usar protocolos pagos para isso. ele usa uma rede propria para resolver o problema de NAT, vez ou outra trava sua rede.
A vantagem é que tem pra linux e windows e é bem conhecido.
Desvantagens, não tão eficiente, não possui lista central de contatos, não pode-se ligar pra Ele de fone fixo, como o StanaPhone. O stanaPhone, (só Windows) vc recebe um numero de fone (USA) e vc pode receber ligaçoes, caso não esteja on-line, grava e envia um email avisando que receu ligação. Acho que esse é o caminho, a GVT ja oferece esse serviço.
Comentário de Luc
Nota zero!: Totalmente reprovada a versão Linux no meu Slack! Não completa as ligações, quando recebe não atende, e travou cinco vezes. Nas duas últimas, deixou um "zumbi" e nem o 'kill' matou o processo.

No meu Windows, funciona bem. Só é meio pesado. No meu Linux, só o chat funcionou. Nota zero!
Comentário de Leandro.SS
Nota zero!: Para quem não sabe instalar/configurar.
Comentário de Luc
É um tarball. A gente descom: É um tarball. A gente descompacta e executa um binário. Nada de instalação ou configuração.

Imbecil.
Comentário de André Simões
Zero não sei para o que...: ... eu também uso o Slack e já tem um bom tempo que eu uso o Skype e nunca tive problemas, como não tem muito o que configurar pode ser que tenha algo no Slackware que precise ser configurado e não no Skype.

André Simões -- alsimoes arroba gmail com

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social." -- Manuel Castells

Comentário de Mandark
Simples: Uso o Slackware 10.0 com a instalação completa.

Simplesmente descompactei e executei o binário. Nunca travou.
Tive alguns problemas quando rodava ele com o Wine (antes de sair pra Linux) e nas primeiras versões. Tem um bom tempo que não dá problema.
Comentário de Fernando Fraga
Skype não funciona direito: Sou usuário de Debian há 7 anos e somente a troca de mensagens de texto funcionou. Estou há 3 dias tentando fazer uma seção com voz sem sucesso. Bem, infelizmente terei que parar (não há fontes), e me resignar e achar que somente a versão windows funciona completamente por hora.

Alguém teria alguma dica extra ?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004