Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Absolute Linux: "um Slackware mais leve e fácil de usar"

Absolute é uma distribuição leve, baseada no Slackware, e que acabou de lançar sua versão 12.0. Ela inclui o Linux 2.6.21.5, IceWM e Fluxbox, e diversas ferramentas de configuração gráficas e textuais. Sua meta é oferecer um Slackware mais leve e fácil de usar, apropriado tanto para recém-chegados quanto para usuários experientes. É feito pensando em velocidade e desempenho mas não deixa de lado a estabilidade e a segurança. O Linux.com publicou uma análise bastante positiva sobre esta versão, que você confere clicando no link abaixo.

Saiba mais (linux.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ednei_Pacheco
Tal como diz o ditado, "tal: Tal como diz o ditado, "tal pai, tal filho..."

Comentário de eje del mal
Zenwalk: Me parece mais bem acabado que este ...
Comentário de evandrofisico
Não parece ter muita novidade: Pelo que li no review e no site deles não parecem haver muitas mudanças em relação ao slackware original, além da inserção do icewm, pois algumas das "melhorias" citadas, como hal e dbus já foram inseridas no slackware.

Parece algo mais na linha "facilitando/customizando o slackware" que muita gente também está adotando em live-cds (estilo slax e o goblinX), adicionando ferramentas "ao seu gosto".

O interessante via ser examinar as ferramentas (que no bom e velho estilo slack são em bash algumas em python) que possam ser aproveitadas nas distros "irmãs".
Comentário de Connochaetes Taurinus
Realmente, o Zenwalk parece: Realmente, o Zenwalk parece melhor acabado, mas o Absolute tem um requerimento mínimo de hardware menor. Pede um PII e 64Mb de RAM contra PIII e 128Mb do Zenwalk. Certamente pesam aí as diferenças entre o IceWM e o XFCE e as otimizações diferenciadas (i586/i686) para um e outro.

Verei como rodam num K6II que tenho por aqui, em que estou usando Slackware 12+XFCE.
Comentário de Psycho Mantys
compatibilidade: Gostaria e que ainda ficassem compativeis os dois sistemas, slack e outro. E nao a mesma coisa que acontece com o ubuntu ou kuruminn com o debian.

--
L.U. 450347
Comentário de Connochaetes Taurinus
Em princípio, sim.: O Absolute é uma customização do Slackware e o responsável afirma haver compatibilidade com este. Só tem de ver isso na prática.

A instalação foi "simplificada", não havendo seleção de pacotes a instalar, simplesmente é feita uma instalação completa. Há somente duas opções de gerenciamento de janelas: IceWM ou Fluxbox.

Sobre a instalação básica do Slackware foram retirados e/ou adicionados alguns softwares e só. A configuração é feita através de scripts em Bash ou Python, mas nenhum deles substitui a forma tradicional de configurar-se o Slackware.

Hoje vou conferir isso.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004