Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu Gutsy trará aplicativo de busca local similar ao Beagle

Chega via Digg a notícia dos novos pacotes que estão sendo incluídos no Ubuntu Gutsy, que será lançado dentro de alguns meses. A próxima versão alfa para desenvolvedores e testadores deverá incluir Gnome 2.19.6, ConsoleKit, fast-user-switch-applet, tracker por default e o novo KDE 4 beta 1.

GNOME e KDE são nomes conhecidos, mas os outros não são tão comuns: o ConsoleKit pode facilitar o gerenciamento de múltiplas sessões simultâneas (inclusive em situações em que há múltiplos consoles ativos) e o fast-user-switch-applet facilita as operações de troca quando você tem mais de uma sessão do X aberta, ou a abertura de mais sessões.



Já o Tracker merece um parágrafo especial só para ele: trata-se do MetaTracker, com funções de busca de arquivos (texto, músicas, imagens, documentos, código-fonte, logs do pidgin, etc.) em seus discos a partir de informações sobre o conteúdo dos mesmos, ou sobre seus metadados. Ou seja: funções similares às do Finder Spotlight (do Mac OS), ou às do Beagle (do Mono), mas feito em C e usando bem menos memória do que este último, conforme a análise da Free Software Magazine. Bem-vindo!

Saiba mais (gnome.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de LyX
Ubuntu, como sempre,: Ubuntu, como sempre, empacota os programas e leva toda fama.

Novell e Red Hat deveriam investir mais em marketing.



Comentário de laurocesar
Fama...: Ué, parece que uma das coisas boas do Software Livre é justamente não reinventar a roda e sim reaproveitar código ou softwares "prontos" para criar alternativas para o usuário final. Eu, por exemplo, tenho o Ubuntu instalado em três máquinas e esse "empacotamento" a que você se refere, que pelo que entendi da notícia é bem mais que isso (INTEGRAÇÃO), pode tornar muito mais fácil/prático/confiável instalar o tracker.
As pessoas são interessantes, cada uma com uma opinião completamente inversa da outra: Uns criticam quando alguma distro cria algum programa que já exista similar livre, dizendo que é reinvenção da roda etc, outros criticam quando se aproveita o que se já tem feito, como neste caso, dizendo que a Distro não cria nada.
Eu acredito que a maior qualidade do Ubuntu seja justamente aproveitar código existente, refiná-lo e adaptá-lo para que o usuário final tenha mais facilidade na sua convivência com o Linux.

Um abraço a todos.
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de viniciusfs
Concordo que uma grande: Concordo que uma grande qualidade do Ubuntu é justamente empacotar bons softwares livres na forma de uma distribuição fácil e agradável. Acho que esse é o caminho certo e sucesso pra eles.
Comentário de tenchi
Sem ressentimentos: Para quem usa o KDE, há vários "menus iniciar" alternativos ao Kmenu. Um deles, que possui recursos semelhantes ao exposto nesta notícia é o Tasty, que tem um campo de procura, mas acho que procura somente entre os programas e documentos recentes.
Também tem o baghira e o kbfx, mas não sei se fazem coisa semelhantes.
Mas eh uma boa idéia esta, mesmo que seja inspirada no OSX. Ao que parece há uma espécie de compartilhamento de idéias entre os Sistemas Operacionais. O Linux (tá ambientes gráficos baseados no X11) e o Mac. Quem sabe até o próprio Windows entre nessa turma, mas sempre tenta processar meio mundo. Não que seja um compartilhamento no sentido de um cooperar com o outro, mas um sempre acaba "copiando" algum recurso do concorrente. Normal.
Algum tempo após os ataques em Hiroshima e Nagasaki, a URSS já tinha seu pequeno arsenal de bombas atômicas.
Se você quer que não copiem sua idéia, não deixe que ninguém fique sabendo dela. Coloque num baú e guarde à sete chaves ;-)

Sem ressentimentos.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de liquuid
Spotlight: Não vai mudar a vida de ninguém, mas o programa de buscas do MAC não é o finder, mas sim o spotlight.

Pro inferno com o beagle e seu mono cheio de DLLs fedidas :P
Comentário de Doppo
Way to go, brodah.: Way to go, brodah.

Por causa de cabeças fechadas como essa que sua carreira não vai pra frente. Abra a sua cabecinha fechada com um machado e veja o sol lá fora, e aprenda de uma vez por todas que não existe tecnologia ruim, existe USO DE TECNOLOGIA EM LUGAR RUIM.

Enquanto vc gastaria tempo pra fazer um gerenciador de imagens em C, refinando erros de ponteiro, buffer overflow, tem gente fazendo o F-Spot emk linguagem de alto nível e se preocupando com funcionalidade, coisa que é vital pro cliente final, que tá pouco se fudendo se vc usou assembly.
Comentário de tzbishop
Admiro o Ubuntu por causa: Admiro o Ubuntu por causa disso. Não importa o que eles façam, importa que eles produzam e distribuam software de boa qualidade - e convenhamos que nesse quesito eles estão de parabéns.

São coisas primordiais para usuários desktop programas básicos como exibição de imagem, navegador, tocador de música e os softwares satélites que promovem a melhoria da experiência do usuário: interface, leveza do sistema, usabilidade (isso inclui os softwares interessantes de pesquisa Desktop).

Concordo com o amigo acima que disse que não importa como o software é feito, importa realmente como ele funciona. Se o F-Spot é rapido, simples, fácil e gostoso de usar, por que não usá-lo?

Valeu.
--
tzbishop2k
http://tzbishop.wordpress.com

Comentário de Ark
Linguagem de alto nível?: Linguagem de alto nível? Java? Ruby? Python?
Comentário de Elias Amaral
Alto nível, sim; Tecnologia porca, não: faz-me rir. mono foi a adição mais porca ao gnome nos ultimos anos. f-spot e tomboy são agradáveis e funcionais, mas são implementados na tecnologia errada. e o problema não é ter linguagens de alto nível, pra isso o gnome sempre contou com o python, que vai muito bem, obrigado. o problema são esses "padrões" escrotos da microsoft que são forçados goela abaixo nas instituições de "padronização" (vai dizer que estou mentindo?)
Comentário de linoxman
Grande comunidade....:
Sinceramente, que me perdoem os inocentes mas as vezes me da nojo esse pessoal que se diz usuário de linux.

Se o linux não tem um indexador, é ruim porque não tem, quando fazem um, é ruim, porque não é igual aquele outro.

E quando é igual ou melhor, é uma copia barata.

Putz...

Não tenho mais paciência pra essas coisas não.

Abraços, e desculpem o desabafo.

--
José Carlos Colzani

Comentário de dtiziani
Lógico que falo. Oq q foi: Lógico que falo. Oq q foi empurrado? Se vc fala que a tecnologia é porca, me desculpe mas vc tá sendo ignorante. Conheça antes de dar pitaco.

Comparar python com .NET é o cúmulo. C# foi uma linguagem muito bem modelada, bem semelhante ao java e com melhorias. O que vejo é um monte de fanático que fica babando "linux, linux linux. MS evil!", e esse tipo de gente nao progride muito. Falo com conhecimento de causa, ja fui assim.

Tecnologia tá aí pra ser usada, tem que analisar o problema e ver o que resolve o problema melhor. Se o python atende muito bem alguns problemas, o C#.net (Mono) atende outros. Se você acha que ser bom é ter mente fechada e ter preconceito contra tudo que vem de fora, lamento. Alguem passa por cima :)
Comentário de liquuid
Então né, vou trolar menos: Então né, vou trolar menos nesse post :

O beagle é lento e gasta muita RAM, e é pouco eficiente consumindo muitos megas (ou gigas) pra quem tem muitos documentos...
O problema nem é só dele, o sistema de arquivos tem um pouco de culpa, como a maioria dos fs disponíveis no linux não permitem metatags a gambiarra é escrever toneladas de arquivos com os índices...
Essa iniciativa do povo do ubuntu é bem legal, eles usam uma linguagem que gera binários bem rápidos, pequenos e tem por traz uma bibiloteca base bem testada e com muitas funções aperfeiçoadas por decadas... não tem como não dar certo.

Eu realmente espero que esse indexador do ubuntu se torne um padrão... E que permita que pessoas como eu que não querem DLLs híbridas estocadas no /usr não tenham que faze-lo apenas para ter um indexador no desktop.
Comentário de cego
Essa iniciativa do povo do:
Essa iniciativa do povo do ubuntu é bem legal...

Eu realmente espero que esse indexador do ubuntu se torne um padrão...


De onde é que esse povo aparece? Cara, não tem nada de iniciativa nem indexador _do_ ubuntu nessa história toda. Eles só estão anunciando que vão incluir coisas que estão aí em desenvolvimento e que também estão sendo incluídas nas outras distribuições.

O tracker até onde eu sei, não faz muito tempo era mantido por um único indivíduo e sem muito apoio de ninguém. Nem sei se as coisas já mudaram, mas uma coisa é certa, o ubuntu apenas passará a distribuir o tracker e outros pacotes na seção main e não há nada de exclusivo ou inovador nisso. Tratam-se apenas de soluções que vão sendo escolhidas ou abandonadas conforme a tecnologia evolui.

Só pra esclarecer vou colocar aqui links de como anda a situação destes pacotes na distribuição que eu uso. Não estou fazendo isso para dizer que ela é melhor ou pior que outra qualquer, apenas exemplificando com o que conheço. Estou certo que algo semelhante se passa com a distribuição de sua preferência.

fast-user-switch-applet
tracker
Consolekit
Comentário de laurocesar
Integração: Me parece que a iniciativa do "Povo do Ubuntu" é integrar estes programas ao desktop e vir tudo instalado e funcionando por padrão. Esse é o diferencial!!! O Debian é uma grande distro, mas não é focada no usuário final (leigo) como o Ubuntu, elas tem focos diferentes, mas infelizmente algumas pessoas sentem-se ofendidas e magoadas com a sua popularidade. ;)

Offtopic 1: tive que formatar minha máquina e perdi as instalações do Ubuntu 7.04 e Arch 0.80, instalei então o Fedora 7. Estou apanhando bastante para pôr o jdk e codec's multimídia pra funcionar. Realmente até hoje não encontrei nenhuma distro mais amigável que o Ubuntu, acho que isso se deve as escolhas feitas pelos desenvolvedores, gerenciador de pacotes (herdado do Debian), instalação default com um programa para cada necessidade, etc.
Offtopic 2: jaouvi muitas críticas ao gerenciamento de pacotes do debian e cia, mas nunca tive problemas de dependências com os repositórios do Ubuntu. Infelizmente minha experiência com dependências nas distros Mandriva, Suse e Fedora não foi tão boa... o problema deve ser incompatibilidade de repositórios, mas com o Ubuntu não tive tais problemas.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004