JT Smith escreve no OnLamp sobre os comentários a respeito de o Perl ter morrido ou estar morrendo, geralmente em comparação com outras linguagens que recebem mais cobertura hoje, como PHP, Java, C#, Ruby, Python, or [insira sua linguagem atual favorita]. Segundo ele, há milhões de programadores Perl em atividade hoje, o Perl 5 está sendo ativamente mantido e o Perl 6 está em desenvolvimento. Mais de 3000 módulos Perl foram lançados em 2006, e mais do que o dobro devem ser lançados este ano.
E ele vai mais longe em sua argumentação a favor da vitalidade do Perl: há grande número (milhares) de vagas abertas todos os meses para desenvolvedores Perl no mercado dos EUA. O uso do Perl cresceu 700% nos últimos 5 anos, mesmo com o grande número de outras opções de linguagens que vêm se estabelecendo. A lista de sites que hoje se baseiam ou incluem extensivamente o Perl em suas fundações tem nomes como Yahoo!, Amazon, TicketMaster, Departamento de Estado dos EUA, BBC, Slashdot.
Ele conclui que o Perl está vivo e em boa saúde, e continua sendo uma boa escolha para grande variedade de projetos devido à sua flexibilidade, poder e base de código extensa. Longa vida ao Perl, e também às demais linguagens que fazem a popularidade do LAMP!
Saiba mais (oreillynet.com).
eis um interessante insight por um dos ex-programadores da Amazon:
http://steve.yegge.googlepages.com/ancient-languages-perl
Eu acho Perl legal, mas Ruby a ultrapassou e deixou na poeira faz tempo. E Perl 6 está em desenvolvimento há 7 anos +-!
No meio tempo, até Haskell se revela mais concisa que Perl e muito mais robusta... tanto é que um dos compiladores para P6 é escrito nela.
--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")