Stands de grupos de usuários da Argentina e Uruguai, e ao centro Cláudio Filho (do OpenOffice.org.br) a caminho da lanchonete para buscar a água quente do chimarrão.
À esquerda, o stand do KDE, onde montei minha base de operações mas que estava sempre 100% lotado. Só o notebook do Pizza, que pesa 25kg e vem com um carrinho de mão de brinde, já ocupava uns 95% do espaço... À direita, dois momentos da área das LinuxChix.
Eric Raymond, presidente emérito da Open Source Initiative, em 3 momentos: dando entrevista, conversando com o lmvaz e assistindo a uma partida de Go.
Stands da UnderLinux (que está transmitindo imagens do evento com uma webcam), da Opens e da Java Magazine.
Entrei no stand da LPI Brasil para cumprimentar os amigos (e tirar uma foto meio fora de foco), e acabei conhecendo o Evan Leibovitch (presidente da LPI International), que está ao meu lado na foto do centro. À direita, eu e Júlio Neves, o shell man, vestido a caráter.
Entusiastas do Gentoo, Poseidon Linux e Slackware.
O stand do GUS-BR, e as novidades em gravatas e adesivos do pessoal da Erro404, cujas camisetas já estão acabando. Eu já garanti a minha, e amanhã vou ser mais um a andar pelo evento fazendo propaganda de uma linguagem de programação livre.
Stand de entusiastas do Perl, instante na palestra de Eric Allman (criador do Sendmail e pai do e-mail da Internet na forma como hoje conhecemos), e o lmvaz fazendo propaganda do churrasco desta sexta - os interessados devem reservar suas vagas no stand do Slackware amanhã!
Fotos do Insigne Six System, sobre o qual publiquei notícia durante a tarde. A CPU à esquerda tem 6 placas de vídeo (1 AGP e 5 PCI), e está ligada a uma série de hubs USB conectados a conversores PS/2-USB (para teclado e mouse). Os usuários (à esquerda) usam os 6 consoles como se estivessem em estações de trabalho tradicionais. Usei durante alguns minutos para tarefas triviais (navegação web, abertura de documentos...) e não notei nenhuma perda de desempenho. Perguntei a alguns usuários (como os da foto à esquerda) do conjunto de 6 consoles se eles haviam notado alguma diferença, e a maior parte nem sabia que estava usando algo diferente do usual.
À esquerda, um flagrante de atualização no BR-Linux a partir da minha invasão ao stand desocupado dos amigos da Cristhom, Kroma, Propus e Prodesk. Depois de algumas invasões não autorizadas, acabei levando um flagrante dos proprietários, e a partir deste momento passei a ser oficialmente convidado a usar sua mesa, tomada e ponto de rede ;-) Ao centro e à direita, parte dos nossos amigos da UFSC após uma apresentação de palestra deles que eu perdi.
Três visões (mais ou menos) panorâmicas da área dedicada aos stands da comunidade.
Eu e os amigos que circulam nas imediações do stand do KDE, o adesivo que os assinantes ganham de brinde no stand da Linux Magazine e o meu crachá já decorado com pins de diversos grupos de usuários.
Vou ver se dou um pulo por aí pra apertar as mãos de vocês.
Abraços.