O NewsForge publicou uma
manifestação de Richard Stallman sobre a recente disponibilização de patentes da Sun para desenvolvedores que adotem a nova licença CDDL (veja mais detalhes:
1,
2). Stallman, que é fundador da Free Software Foundation e do Projeto GNU, traça um paralelo entre a recente disponibilização pela IBM de 500 de suas patentes para uso por desenvolvedores de software livre que adotem qualquer licença reconhecida como aberta pela Open Source Initiative, e o anúncio da Sun de que disponibiliza 1600 de suas patentes exclusivamente para desenvolvedores que adotem sua licença CDDL.
Apesar de fazer as costumeiras ressalvas de que patentes de software são em si uma má idéia, e que a IBM não faz só coisas boas em prol da liberdade de software, Stallman conclui que a atitude da IBM é um passo real, enquanto a da Sun não faz sentido. Segundo ele, além de misturar os conceitos de copyright e patentes como se fossem a mesma coisa, o anúncio da Sun oferece vantagens apenas aos desenvolvedores que adotam a CDDL - que no momento se concentram na própria Sun. Além disto, ela não disse que não processará outros desenvolvedores livres que aproveitem as mesmas idéias em seu código.
O texto apresenta um panorama dos perigos das patentes de software para todos os desenvolvedores (e não apenas os de software livre), e conclui com um agradecimento à IBM pelo seu primeiro passo, um convite à Sun para que esclareça sua oferta e dê à FSF motivos para agradecer também, e um alerta de que estas medidas são apenas iniciais, pois remover algumas minas do campo minado das patentes é positivo, mas não é uma solução definitiva.