Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada a nova versão do Livecd FeniX

Flavio de Oliveira (flavos@terra.com.br) informou: “Esta versão é feito usando como base a versão 10.2[Full] do Sistema FeniX e traz kernel 2.4.30, diversos novos drivers para impressoras, detecção automática de dispositivos USB, abrindo um programa gráfico quando o usuário insere um dispositivo, instaladores melhorados, diminuição de algumas pastas para melhorar a performance, e um tanto mais. A Prolinus, desenvolvedora do Sistema FeniX, estará desenvolvendo em breve uma versão com kernel 2.6 e ainda uma versão GPL do livecd. Download (ISO)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Revoltado
:
Pq pegar uma cópia velha se posso usar o ORIGINAL novo : Kurumin 5beta !

FeniX : não vi e não gostei !
Comentário de Zé
só o live cd? se o sistema t: só o live cd? se o sistema têm o kernel do linux, não seria proibido restringir o seu uso? pelo que ouvi falar o usuário dessa distro não pode instala-la no seu hd. isso é legal? ao meu ver o usuário deveria ser proibido de usar somente as ferramentas que não estão licenciadas pela gpl e sim por essa empresa ai que distribui o fenix. e cabe processo, não?
Comentário de brain
GPL: Mas que processo? O direito de quem foi desrespeitado? A GPL não exige permitir instalação no HD, ou algo assim. Se você pegar um programa GPL e incluir nele restrições artificiais de sua escolha (por exemplo, se pegar o squid e alterar o código dele para que ele sirva apenas a máquinas cujo endereço IP seja ímpar, e possa ser instalado apenas em servidores cujo hostname comece com a letra Z), mas continuar a distribui-lo sob a licença GPL (dando o código fonte para quem receber o executável, e atendendo às demais exigências da licença), me parece que não há nada a criticar - pelo menos sob o ponto de vista da licença. Se fosse criada uma restrição contratual que impedisse a cópia para o HD, a coisa seria diferente, mas acredito que não é o caso.

Tem diversos Live CDs que não permitem a instalação no HD e incluem o kernel do Linux, como você diz. Isto é comum e não infringe a GPL, embora nem todo mundo aprecie.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004