Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Jonathan Schwartz quer discutir licenciamento com Linus Torvalds no jantar

Em mais uma acalorada discussão sobre licenciamento na lista dos desenvolvedores do kernel Linux, Linus Torvalds fez uma longa análise do posicionamento dualístico da Sun em relação ao código aberto, considerando perspectivas históricas (a erosão do mercado de Unixes para plataformas de hardware proprietários, para a qual o suporte a código aberto em plataformas commodity foi fator importante, por exemplo), a grande quantidade de anúncios que a Sun já fez no passado sem cumpri-los imediatamente, e seu interesse difuso: ao mesmo tempo em que deseja poder incorporar drivers de código aberto já existentes, ela não desejaria que tecnologias como o ZFS sejam incorporadas pelo Linux.

Linus conclui que a Sun não está interessada apenas em incorporar drivers abertos existentes - ela quer atrair os desenvolvedores de drivers de código aberto, e a forma de fazer isso realmente é se posicionar de forma cada vez mais aberta. Mas a chave para interpretar este posicionamento, segundo Torvalds, é buscar interpretar o que a Sun NÃO fez. Por exemplo: quando ela lançou o OpenSolaris sob uma licença aberta, quais tecnologias de sua propriedade ela deixou de fora?

E ele complementa: é normal a Sun agir motivada por seus próprios interesses. É o que todos fazem em um mercado sadio, e ele não está criticando, apenas está analisando e também respondendo a quem se ilude pensando que a Sun age baseada na motivação de ajudar os outros. Ele também acha que Jonathan Schwartz tem tido uma posição positiva, espera que ele seja sério com relação aos posicionamentos que anuncia, e acredita que a disponibilização do OpenSolaris como GPLv3, se acontecer, será positiva, ainda que o código vá fluir numa via de mão única apenas.



Mas Jonathan Schwartz não tem nada de bobo, e respondeu em seu próprio blog, elegantemente respondendo a diversas das afirmações, e convidando Linus para jantar na casa dele, para que ele possa dizer pessoalmente que não pretende esconder o ZFS (nem o dtrace, nem o Crossbow) atrás de licenças mais restritivas, nem usar truques com patentes - e que ambos os lados estarão melhores se não agirem como inimigos.

É um grande jogo de xadrez, e o código aberto pode sair ganhando. Vamos acompanhar!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
A Sun, como uma empresa....: ....de raízes em software proprietário, até que está sinalizando positivamente com o SL, mas não significa que devemos baixar a guarda !!!

E pessoas como Linus, Richard Stallman & CIA estão aí para impor respeito ao SL !!!


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de marcosalex
-- É difícil para uma: -- É difícil para uma empresa baseada em tecnologias proprietárias abrir o código de uma vez. A Sun até mesmo pela sua situação delicada, vem tentando gradualmente abrir suas tecnologias e vem conseguindo com relativo sucesso.
Haskell developer
Comentário de deysonthome
O Linux tem um invejável: O Linux tem um invejável time de competentes desenvolvedores.....é isso que atrai,,,,abrem algumas coisas e deixam o mais importante fechado

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info

Comentário de popolony2k
E quem sabe após o jantar....: ...e algumas bebidas a mais não vem uma conversa e de repente até rola um clima entre os dois.......

.....para tratar da GPLv3 é claro !!!

Tava pensando sobre o que eu estava me referindo ?????

#.D
#.D
#.D
#.D
#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Joel Cesar Zamboni
Muito estranho: Estranho isto do Linus, por que está se incomodando com a Sun? A Sun sozinha é reponsável por dezenas de projetos opensource e talvez bilhões de linhas de código aberto. Pra que ficar brigando? Uma coisa é muito clara: a comunidade OpenSolaris é muito mais organizada. E ficar chorando que o Linux não tem ZFS, DTrace ou qualquer outra tecnologia é no mínimo falar que o OpenSolaris faz melhor. De qualquer maneira, não é legal que a comunidade se quebre ao meio e o Linus não deveria ficar inflamando-se por pura vaidade pessoal.
Comentário de acassis
Piada nerd ;-): Acho que a cozinha do Schwartz só roda aplicações Windows, e pra não passar vergonha ele irá tentar rodar os aplicativos no Linux, por isso ele pediu ao Linus pra trazer o emulador (Wine), tsc tsc tsc.
Podre!

hehehehe
Comentário de marcelo costa
ZFS , dtrace etc.., ja tem: ZFS , dtrace etc.., ja tem sim em código livre , só dar uma examinada no freebsd, portanto muito mais livre que a tal gpl seja lá qual for a versão
Comentário de Manoel Pinho
Sun: Creio que a Sun seja uma empresa muito menos proprietária do que a própria IBM, a Novell e outras tantas. Basicamente a empresa nasceu e fez sucesso vendendo HARDWARE de boa qualidade e, na época inicial, de relativo custo baixo graças à utilização de muitas tecnologias de hardware padronizadas e usadas em outros equipamentos e computadores. Conseguiu fazer uma excelente arquitetura de microprocessadores (para a época) e através do uso do Unix criou workstations e servidores confiáveis e relativamente baratos (em relação à concorrência) e por isso cresceu muito com a internet, vendendo muitos servidores para provedores e datacenters.

Quando a tecnologia Sparc comeu poeira com o avanço dos processadores da Intel e AMD e com o linux comendo o atrativo do Solaris, a empresa tem que se posicionar mesmo e aproveitar o ainda o bom conhecimento técnico de hardware e Unix para se reinventar.

Se houvesse um merge das melhores coisas do linux e do Solaris, quem sabe criando um Linux 3.0, a coisa iria ficar muito legal.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004