Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Quando abrir o código fonte?


“Publiquei uma análise sobre esse assunto e parece que gostaram. Trecho: "E softwares que implementam funcionalidades de uso genérico como o de um sistema operacional, servidor de arquivos, webserver, etc, graças ao mundo pequeno que a Internet nos ofereceu já dominam seu escopo inclusive em termos de ecossistema, e ninguém mais se arriscará a criar um concorrente de código fechado. A excessão aqui é o Microsoft Windows, único sistema operacional proprietário e de código fechado, que ainda detém um ecossistema gigante.

Já estamos vivendo uma época em que a decisão de abrir o código fonte não está mais no âmbito da infraestrutura. Nos próximos anos provavelmente vamos ver middlewares populares terem seus códigos abertos. Open Source está avançando nesse setor, e a capacidade dos gestores dessas áreas em tomar decisões inovadoras será o que vai diferencia-los da concorrência.

Isso acontecerá num ritmo natural. Não se pode mudar os nove meses de uma gestação. São idéias que naturalmente estão amadurecendo no mercado."”


Enviado por Avi Alkalay (avixΘbr·ibm·com) - referência (avi.alkalay.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de adamantina.rodrigo
O Porque do Windows?: Porque você não leva seus amigos á sua casa, quando a cozinha esta para lavar, ou mesmo quando não limpamos o banheiro, e principalmente quando a casa esta uma zona total? Exatamente por isso que a Microsoft também não abre o seu código, para que ninguém descubra a grande coxa de retalhos que esta o código do Windows.

Imagina mostrar a todos o quão porco é o trabalho, ou o quanto ainda é utilizado das versões anteriores no Windows Vista, eu dúvido se não há muitos procedimentos até do extinto windows NT.

Então Srs, não fiquem com medo caso vejam na estrutura de código do Windows, algo referenciando ainda o Windows 3.11 !!! Imaginem também a repercusão quando programadores começarem a demonstrar que o código esta todo quebrado (pedaço de instruções do Windows 98 + Windows NT + Windows Me, Windows 2000) = Windows Vista. E demonstrem por A + B que o windows Vista na verdade é um novo sistema que foi criado com instruções dos outros velhinhos da microsoft.

A Microsoft tem muito o que aprender ainda, e principalmente que:

"Inovação se faz, mostrando quem é, que onde veio, e como é que funciona, e viva o free code"
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004