Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FirefoxIE pretende facilitar migração de usuários para o Firefox

Marcelo Andrade (mfandrade AT gmail DOT com) enviou este link e acrescentou: “Uma grande vantagem do Firefox, além de ser um pouco mais seguro que o Internet Explorer, é sua grande flexibilidade. Estas e outras vantagens estão fazendo que o browser, ainda que lentamente, ganhe mais popularidade. O FirefoxIE é um conjunto de plugins e temas além de customizações para o Firefox que permite deixá-lo com a cara do Internet Explorer, o que deve, sem dúvida, facilitar ainda mais a migração de usuários.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Eduardo RBS
O problema é outro: A interface do Firefox, com seus temas e tudo mais, é mais bonita, IMHO, do que o IE. O maior problema que enfrento na migração de usuários, são algumas páginas "melhor visualizadas em IE" que simplesmente não funcionam e nem abrem no Firefox. Até mesmo meu email na universidade onde estudo não abre no Firefox, embora abra no Opera e Konqueror. Não teria espaço para que os desenvolvedores fizessem algo em favor da compatibilidade com o IE? (sei que o IE não segue os padrões da W3C)
Comentário de Douglas Augusto
> Não teria espaço para que: > Não teria espaço para que os desenvolvedores fizessem algo em favor da compatibilidade com o IE?

Isso seria andar, aliás, correr para trás. O padrão W3C perderia o sentido se todos passassem a imitar as especificações aleatórias do Internet Explorer. Ademais, existem coisas que seriam virtualmente impossíveis de serem portáveis, como os ActiveX.

Por incrível que pareça, percebo essas "otimizações para IE" notoriamente nos sites brasileiros (as empresas de comunicação adoram!). Nos sites gringos me deparo com muito menos freqüência com essas incompatibilidades.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Douglas Augusto
Me parece que eles estão faz: Me parece que eles estão fazendo a adaptação sobre a versão 1.0 do Firefox. Será que eles adicionaram remendos de segurança ou estão promovento uma versão do Firefox com conhecidas vulnerabilidades?

Não gostei de terem mudado inclusive o logotipo do Firefox, substituindo-o pelo famigerado logotipo do Windows/IE.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Carlos Vitoriano
HORR: Não gostei....
Prefiro o velho Firefox.
Só faltam botar esse negócio no PC Conectado....
Comentário de Julio Nascimento
Que bestialidade: Ista adaptação é ridícula. Não acredito que migração de usuários está ligada ao visual do navegador. Está sim, ligada a facilidade de uso, segurança, estabilidade, etc.... Pra mim isso é um retrocesso.

Comentário de KaioRafael
Que lixo.... : Que lixo....

sem comentarios

[]'z
Comentário de xmanun
Eca...: Cara! Se isso é melhorar a popularidade, do Firefox é que não é!!!

É óbvio que os leigos sequer terão o trabalho de ver o programa como Firefox, eles pensarão que é um IE com as funcionalidades do Firefox...
ou seja, quem vai levar a fama é o IE...

Realmente acho que o melhor caminho para aumentar o uso de navegadores livres é uma campanha de esclarecimento junto aos Web designers, de que os padrões do W3C são a melhor escolha para seus códigos e que o uso dos mesmos não implicam em incompatibilidade com o IE... E de fato, acho que tem muita gente totalmente ignorante a respeito dos padrões do W3C, além de outros que sequer sabem da existência da organização...


Comentário de FreakaZZoiD
A atitude de criar um Firefox: A atitude de criar um Firefox com cara de IE, para mim, é a mesma coisa que ajudar uma pessoa gorda, preguiçosa a se levantar do sofá em que ficou a tarde toda assitindo TV.

Solução para pessoas preguiçosas. Como é muuuuito difícil de se acostumar com o visual do Firefox, façamos um Firefox com cara de IE.

Viva aos preguiçosos.
Comentário de ricardomoc
Feio?: Peraí! Dizer que é feio é um pouco demais. Aliás, uma das coisas que me impressionam positivamente no Windows é os detalhes gráficos. Apesar de achar o Mac OS X mais bonito, o Windows XP não fica atrás não. Ok, ok, o IE é uma caca, concordo com isso em número, gênero e grau. Agora, dizer que é feio, é complicado.
Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de tijucas
Feio Sim: O windows XP 'e bem mais feio que o Mac OS X. Mas ainda prefiro o enlightenment.
:)
No Flames.
Comentário de Patola
Estética é subjetiva: Acho tudo no Windows XP feio, menos a decoração das janelas (o tal "visual teletubbies"). Tanto que nos meus desktops faço questão de usar o tema XP para as decorações do Gnome (aquele que imita o Luna do XP).

Lembrem-se: antropofagia cultural! Aproveitar o que é bom, descartar o que é ruim.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de nemesis
eca!: "Uma grande vantagem do Firefox, além de ser um pouco mais seguro que o Internet Explorer, é sua grande flexibilidade"

Sempre pensei que a grande vantagem dos navegadores Mozilla fosse o fato de estarem na crista da onda das tecnologias web do lado cliente. Quero dizer, XUL, CSS, XForms, SVG...

Aposto que esse aí vai fazer tanto sucesso quanto aquele antigo gerenciador de janelas do Linux que imitava a interface do Win95... e só.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Marcelo Andrade
Popularizar o Mozilla Firefox ainda mais: De certa forma concordo com a analogia da pessoa gorda no sofá. Na empresa onde trabalho, comecei a instalar o Firefox na máquina dos usuários e tentei doutriná-los a utilizá-lo em virtude da segurança, robustez, e etc etc... Mas há usuários com uma resistência velada que teimosamente insistem em utilizar o IE. Nestes casos que este "hack" do FirefoxIE ajudou e muito.

Com relação aos sites compatíveis com o IE, imagino que um grande passo seria dado se o Mozilla Firefox pudessem implementar outras linguagens de no cliente como o JScript e o VBScript. Vale lembrar que não existe linguagem client-script padrão para o W3C. Gostaria de saber dos desenvolvedores do Firefox qual a dificuldade em fazer uma implementação desse tipo para o browser.

Comentário de Ranieri
Ta ruim mas ta bom: A iniciativa de facilitar a migração eh boa, mas acho q isso deveria ser apenas um theme, assim funcionaria em qualquer versão do firefox e nao um firefox separado. Outra coisa q deve ser discutida e muito trabalhada eh as atualizações de segurança do firefox, ter q baixar o firefox inteiro, remover o anterior e instalar a nova versão completa eh um saco, deveria existir apenas pequenos patchs de correção, como acontece com o windows update.
Como nosso amigo acima disse, aproveita o que eh bom e joga o ruim fora.
Comentário de so
Themes... Themes...: "Acho tudo no Windows XP feio, menos a decoração das janelas (o tal "visual teletubbies"). Tanto que nos meus desktops faço questão de usar o tema XP para as decorações do Gnome (aquele que imita o Luna do XP)."

Eu sabia! O patola, adora o janelas... Tema Luna do XP... Fala sério.
Comentário de nemesis
não: "aos sites compatíveis com o IE, imagino que um grande passo seria dado se o Mozilla Firefox pudessem implementar outras linguagens de no cliente como o JScript e o VBScript."

O problema com sites "compatíveis com IE" não está na linguagem utilizada -- JScript, que é o termo que a M$ usa para não fazer referência à tecnologia rival -- mas sim no uso que tais sites fazem de tecnologias específicas da plataforma Windows -- ActiveX -- e de extensões do DOM exclusivos do IE. Enfim, sites que não usam tecnologias abertas e independentes de plataforma, que é o que a web deveria ser...

Se fosse pra implementar uma linguagem de script client-side, que fosse algo melhor do que javascript ( VB nem pensar! ), como Python ou TCL...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Hugo
W3C...: A W3C não especifica linguagem de script, especifica apenas que você tem que por o mimetype do script para que o navaegador possa saber se ele suporta ou não tal linguagem, como o JavaScript é padronizado pela ECMA, por conta disso, por questões históricas e de base instalada faz com que seja a linguagem mais recomendada para uso em páginas Web.

As extensões por um lado fazem a coisa evoluir, pois quer queiram quer não qualquer padrão faz a tecnologia estagnar um pouco, por outro lado fazem essa bagunça que vemos hoje em dia.

Apesar dos males a evolução técnologica causados pelo estabelecimento de qualquer padrão eu continuo a apoia-los, contanto que esses mesmos padrões evoluam, o que creio ser o caso dos definidos pela W3C até o momento.

Lembrando que a Microsoft também faz parte do W3C.
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Marcelo Andrade
Popularizar o Firefox sim: Discordo de você. Existem muitos usuários que têm receio de utilizar algo desconhecido. E não apenas usuários leigos. Quando falo com amigos em editoração gráfica que o Gimp pode ser tão bom quanto o Photoshop, eles discordam dizendo que não se habituam ao Gimp. Neste caso, pode ser útil o GimpShop, que deixa os menus, atalhos e nomes de efeitos do Gimp similares aos do Photoshop.

E complementando a notícia do browser, também existe um conjunto de temas e extensões que deixam o Firefox parecido com o Opera, que, como de se esperar, chama-se FirefoxOpera.

Liberdade para poder alterar o seu software da forma como melhor lhe convier. Software livre é isso, galera!

Comentário de Marcelo Andrade
É apenas um theme: O navegador é o bom e velho Firefox. Isto tudo é apenas um theme (Luna Blue) e algumas extensões.
Comentário de Douglas Augusto
É o velho Firefox, mas prova: É o velho Firefox, mas provavelmente não é o bom Firefox. Eles utilizam a versão 1.0, que é relativamente antiga e possui conhecidas vulnerabilidades.

Acredito que a adaptação deles tenha sito mais invasiva. Se fosse apenas um tema e algumas extensões, seria muito mais racional colocar esta roupagem na última versão do Firefox.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004