Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Plantão Info: Novell admite temor sobre GPLv3


“Nova versão da licença para software livre pode impedir Novell de ter acesso a inovações da comunidade Linux. A Novell enviou para a Securities and Exchange Commission (SEC), em Nova York, um documento de 144 páginas detalhando seus planos de negócios e acordos comerciais. No documento, a Novell admite que pode sofrer perdas em função do novo texto da licença GPL, que está sendo definido pela comunidade de software livre. A SEC é o órgão regulador da bolsa de Nova York, como é a CVM para a Bovespa.

Segundo o documento, reproduzido pelo site australiano ZDNet, a Novell alerta seus acionistas para futuras perdas no médio prazo, caso a Free Software Foundation mantenha o atual texto da GPLv3. Pelo atual texto, ainda em discussão, ficariam proibidos acordos como o que Novell e Microsoft assinaram em 2006. As duas empresas firmaram uma parceria para criar maior interoperabilidade entre a solução Linux da Novell e o Windows, da Microsoft. Segundo o novo texto, qualquer nova tecnologia desenvolvida sob licença GPLv3 não pode ser usada neste tipo de acordo. Logo, a Novell ficaria fora das próximas inovações feitas pela comunidade de software livre.”


Enviado por sharles (sharles·saΘgmail·com) - referência (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
M$/Novell.....: ...No Thanks !!!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de hardware
Espero que sim: se isso realmente acontecer, acredito que todas as demais empresas passaram a olhar com mais atenção o fenomemo open source, pois estarao cientes de que não bastará se usurpar de códiogo fonte ou adquirir uma empresa que desenvolve software aberto ou comercializa software aberto, sem que haja retorno para a comunidade. Veremos o nacimento/consolidação de uma nova forma de negócio onde todos ganham compartilhando e não só uma dúzia ficam ricos e milhonários e tratam os outros como se fossem idiotas (essa é especialmente para o Steve Ballmer :-), ou retiram o acesso a informações ou a liberdade.
Comentário de nemesis
por favor: vamos boicotar essa nova SCO FUDeira e sua mecenas...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Márcio H. Ferreira
link relevante: Bem, esse é o link ao qual a notícia da uol se refere:
http://news.zdnet.com/2100-3513_22-6187127.html

Este é um outro link do site Ars Technica, que trata da mesma notícia:

http://arstechnica.com/news.ars/post/20070529-microsoftnovell-agreement-may-exclude-patent-protection-for-wine-openoffice.html

Reproduzo do link anterior aqui:

"Despite what some critics seem to believe, these references to potential GPL 3 threats in the SEC filing don't really validate or confirm the theory that the GPL 3 will affect Novell's business in the suggested manner. The SEC filing is addressing all perceived threats regardless of the credibility of those threats. For instance, the same page that discusses the possibility of GPL-related threats also acknowledges that "a lawsuit filed against [Novell] by SCO could result in a substantial judgment against [Novell] and adversely affect [Novell's] revenue and business plan if SCO is successful." We all know that SCO isn't going to win, but the possibility is listed anyway. Clearly, the references to GPL-related threats in Novell's SEC filling should not be interpreted as evidence that Novell is concerned about the GPL 3."

Resumindo, diz que o documento lista todos os possíveis cenários futuros possíveis, inclusive os relacionados à GPLv3, mas que isso não quer dizer que ele estão extremamente preocupados que isso vá se concretizar. Quem discordar, traduza o texto por conta própria.

Até mesmo porque, e agora faço um comentário pessoal, pelo que li do último draft da GPLv3 ela não impedia a distribuição de código GPLv2 e GPLv3 pela Novell. Ainda mais porque se isso tivesse acontecido, acho que nessa data atual nós já saberíamos pela mídia dessa notícia, com um belo escandâlo de primeira grandeza...

Outro link relevante é para o documento referenciado, o "sec filling". Foi meio difícil de achar, mas aí está. Pretendo dar uma lida, se tiver um tempinho sobrando:

http://www.secfilings.com/sec-filings/companies/758004/Novell-Inc.aspx

Bem, as notícias são bem especulativas e em certos pontos parciais em mostrar o problema de forma apocalíptica, mas é a agenda atual, e não posso dizer que fiquei surpreso...

Comentário de mp
O segredo do acordo: O segredo do acordo Novell/Microsoft é revelado
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1180489502.html
Comentário de U.K. Nowle
Quantos boas notícias logo de manhã.: "a Novell alerta seus acionistas para futuras perdas no médio prazo, caso a Free Software Foundation mantenha o atual texto da GPLv3."

comentário 1: Oras, essa era a intenção. Mas um bom trabalho realizado pela FSF.

comentário 2: Mais uma boa razão para uma migração em massa para a v3.

Que beleza!
Comentário de Bernd Siegel
Acordo Novell: Nossa quanta asneira se escuta dos Xiitas Linuxista. Para mim livre também significa livre para fazer negócios com a minha liberdade. Isso é dor de cotovelo da "comunidade livre" por não conseguiram o acordo que a Novell foi capaz de criar.
Continuam assim vão polarizando cada vez mais até o Linux morrer.
Comentário de edemilson gonçlves
Espaço democrático: Aqui é um espaço democrático onde todos tem a sua voz, o único que pareceu perder a razão e a noção foi você.
Comentário de Bernd Siegel
Será que mesmo?: Será que mesmo?
Comentário de Critico
A cara real dos verdadeiros ditadores: começam a aparecer os verdadeiros ditadores do mundo real do software. Um deles certamente se chama eben mogle. a gpl 3 é uma aberração, priva a concorrencia e quase orbiga empresas a revelarem segredos criticos dos seus sistemas para uma suposta comunidade de 'inocentes' que apenas querem aprender e nao tao nem ai para a espionagem industrial.
Comentário de emanuelsan
Mantendo a liberdade e continuar existindo:
Para mim livre também significa livre para fazer negócios com a minha liberdade.


Nós estamos aqui empenhados em construir/manter/disseminar um sistema justamente por acreditarmos manter a liberdade do usuário! De qualquer usuário, não só a sua.

É justamente por não pertencer a nenhuma empresa é que o GNU/Linux cresce. Se vc não gostar do Suse, têm o Ubuntu, senão têm o Debian, RedHat, Mandriva, Kurumin, Gentoo, etc. Aqui têm concorrência e ao mesmo tempo colaboração, pois o software é compartilhado pela GPL, inovações de uma distribuição podem ser aproveitadas pelas outras.

Como esse acordo o Sr. Ballmer de tempos em tempos lança FUD com suas ameaças de patentes dando a entender que só os clientes da Novell/Suse é que estão a salvo de suas ameaças.

O acordo quer tirar a liberdade do usuário de escolher o fornecedor do qual mais se agradar, amarrando-o com algo fictício como essas patentes de software inexistentes ou que eles não dizem quais são para não serem desmoralizados (quero ver ele processar alguém por dar 2 cliques em qualquer coisa que seja!)

Se o software livre ficar só na mão da Novell/Suse, ou pior, da M$ (que seria como deixar a raposa cuidando do galinheiro), aí sim estaria perdido. Se ficar só na mão da Novell vêm a M$ e compra, dá no mesmo.

A intenção da GPL v3 é continuar garantindo a liberdade do usuário (e das outras empresas) continuarem utilizando o software sem temer processos sobre patentes de quem quer que seja. Se estiver sob a GPL v3 está livre, se tiver alguma patente não liberada para uso de qualquer um não pode ser GPL v3, négocio simples e ao mesmo tempo poderoso.

Se a Novell perder dinheiro com isso, problema dela, antes ela do que a nossa liberdade. Se querem fazer négocio, façam, quem quiser comprar deles, que compre, não temos nada com isso. Só não venha nos tirar nossa liberdade pois somos livres e queremos continuar assim.




Comentário de emanuelsan
Que privação da concorrência?:
Como privar concorrência? Software livre estimula a concorrência. Ofereça o melhor suporte, ofereça o melhor equipamento, uma maior integração, enfim, ofereça o melhor serviço pelo melhor preço e venderá muito, não têm segredo. O software livre já contribui nisso, sendo aberto para quem quiser ver e usar.

Nós como usuários de serviços e compradores de hardware não estamos nem aí mesmo para esses segredinhos dessas empresas, queremos é oferta, concorrência, é isso que faz baixar preços e é disso que (todos) gostamos, nisso vc têm razão.

O driver da Nvidia, por exemplo, o que é que têm nele que a ATI já não saiba? Nvidia, libera esse driver como GPL e vc terá melhor penetração e suporte no Linux. ATI, a Nvidia já têm o melhor driver que funciona bem no Linux, vc têm que fazer melhor, dá o driver e deixa eles para trás! Intel, enquanto esses 2 não se decidem, ...

Agora se o software é GPL e vc usa e é uma grande empresa, pq não contribuir? A intenção do Eben Moglen era colocar na GPL v3 algo que obrigasse a contribuição, e ele não conseguiu, então vc tá reclamando de quê?



Comentário de Bernd Siegel
Isso é tão hipocrita!: Isso é tão hipocrita! Parece manifesto do partido comunista a 100 anos atras. Quem disse que com esse acordo as outras distribuições ou a sua liberdade ou de qualquer outro seja ameacado???
Este site alias é hipocritca, pois qualquer um que deixa comentarios contrario a opinião dos "Linuxers" é colocado com aquela marcação que tem que clicar para ver o comentario.
Este site já deu que tinha que dar. A comunidade Linux não suporta critica só sabe bater na concorrencia em vez de mostrar do que é capaz por isso não vai para frente.
Comentário de brain
"Xiitas linuxistas": Oi, Bernd Siegel! Me parece que os seus comentários estão aparecendo de forma diferenciada pelo fato de você não ter feito login no site, e não por qualquer outra razão.

Registrar-se é simples e gratuito, a URL direta é http://br-linux.org/linux/user/register

Mas me parece que quando você inicia um debate dizendo a frase "Nossa quanta asneira se escuta dos Xiitas Linuxista", a sua atitude também não está sendo construtiva e nem tendendo a um diálogo positivo.
Comentário de popolony2k
O que vc acha ....: ....da seguinte postura ???

Tenho um sistema operacional dominante e a zézinho software cria um Player de Música excelente para o meu Sistema e começa a ganhar dinheiro com ele, mas ao ver que esse Player é "estratégico", eu crio um similar e adiciono gratuitamente no meu sistema, acabando assim com a zezinho software. Afinal, a bola é minha e ninguém brinca se eu não deixar.

O mesmo acontece para um sistema de mensagens instantâneas, Office, Navegador de internet e assim minha atitude "xiita" de impor a minha vontade à população vai se expandindo.

O que vc acha dessa postura ?????????

Leia com todas as letras em maiusculas !!!!

M$/NOVELL NO THANKS !!!!!!


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Terramel
Para Bernd Siegel: CALA A BOCA MEU IRMÃO QUE TU TÁ DEFECANDO PELA BOCA!
Comentário de Terramel
GPL3 é linda: A GPL é feita já se preocupando com o Software Livre. Não apenas em dar a liberdade, mas em MANTER a Liberdade!

Você está bravo com ela só porque ela não permite o monopólio da sua empresinha favorita? Só porque ela nao permite que empresas picaretas usem o copiar-colar nos códigos?

Critico, vocês que amam a M$ reclamam dos amantes do Software Livre e falam que são comunistas! Dê graças a Deus por isso! Imagine se mais linuxers e amantes do Software Livre fossem uns FASCISTAS como EU? Pra mim o SL deve ser enfiado goela abaixo nos ignorantes.

Felizmente para vocês, ninguém na comunidade pensa como eu ;)
Comentário de emanuelsan
Cadê os argumentos?: Seu Bernd Siegel, o sr entra aqui xingando todo mundo e não quer ser moderado!?! Não se cadastra no site e quer ter privilégios? Quer nos convencer que estamos errados, mais não trás argumentos, só xingamentos. É bom assim, todos vêem logo que você tá errado do início ao fim.

Pq não rebate os argumentos?

Governos do Japão e Alemanha não são comunistas, a Dell não é comunista, a IBM não é e, com certeza, a Novell também não. Linux é uma ferramenta que pode ser usado por qualquer um, seja de que ideologia for, até vc.

Anticapitalista é uma certa empresa monopolista (vive perdendo processos nos Estados Unidos e na Europa, por conta disso) que joga sujo, destrói concorrentes, bloqueia a competição, quer impor seus padrões proprietários quando o mundo quer padrões abertos, diz que é inovadora mais copia tudo de todos (vide Xerox Palo alto, Apple, Sun Looking Glass, etc). Ameaça quem não lhe der dinheiro com patentes inexistentes e quer patentear como suas coisas que foram inventadas por outras empresas.

Porque ela não se preocupa em caçar e ameaçar os usuários piratas de seus produtos? (eu não tenho estatísticas formais, mas chutaria que 90% dos usuários caseiros são piratas). Aposto que são bem mais do que todos os usuários linux existentes no mundo, agora estes linuxers podem ser poucos mais são todos legais (com duplo sentido).



Comentário de Bernd Siegel
Obrigado: Obrigado, não esperava nada mais do que isso de um "Xiita".
Comentário de Bernd Siegel
Isso é capitalismo. Ou: Isso é capitalismo. Ou Darwin ou como você quer chamar. Se o Player for realmente muito bom (Vide Firefox) o grande não vai conseguir engolir tão fácil. Espero que entende.
Comentário de Bernd Siegel
Xiita: Se o problema for cadastro será resolvido já. O problema acredito seja outro. Quanto as palavras usadas, elas são uma adequação ao nível da discussão. Ver as respostas minhas a outros comentarias. Ou veja o recado do retardado abaixo: CALE A BOCA VOCÊ ESTÁ DEFECANDO PELA BOCA. Bonito ne. Me desculpe sei que em outra ocasião você já me ajudou, quero deixar bem claro que nada tenho contra Linux ou outros sistemas operacionais tão pouco a favor. O que não consigo entender são estas reações absurdas sobre certos assuntos. Ainda acho e tenho certeza que estou certo, que não foi inventado o almoço grátis, então porque tanta raiva se alguem consegue encher o bolso de grana?
Comentário de JCCyC
Ahá! Eu sei quem você é!: Você é o Mauro Sant'Anna!

http://www.unidev.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=21555
Comentário de Andi
Mais do mesmo: "Ainda acho e tenho certeza que estou certo, que não foi inventado o almoço grátis..."

Não adianta explicar mil vezes, vocês nunca entendem. Almoço grátis eu não sei, já "almoço livre" (se é que posso chamar assim).... Afinal não sou obrigado a ir no mesmo restaurante para almoçar, e com certeza eu posso fazer o meu almoço em casa também.

PAZ
--
--------
Anderson R. Livramento
---------

Comentário de Bernd Siegel
Mais do mesmo 2: Vai pagar pra alguem mesmo assim ou ta plantando as verduras e o arroz na sua casa? Fora da carne também ta criando?
Por isso que falo que é hipocrisia. Deixa ganhar dinheiro quem sabe ganhar.
Comentário de JCCyC
Não, e também gasto dinheiro comprando CD-Rs, usando banda etc.: E aí?
Comentário de jcfl1970
No caso citado pelo amigo: No caso citado pelo amigo acima me pareceu mais um regime ditatorial do que capitalismo.

--
Usuário iniciante Linux Ubuntu.
Paz, amor e fraternidade

Comentário de JCCyC
A respeito do troll com o mesmo sobrenome de um dos criadores...: ...do Superman: procurem o nome dele completo, entre aspas, no Google, selecionando só "Páginas do Brasil". É um grande espetáculo de humor não-intencional (e gratuito!)
Comentário de hardware
Chutando: Nao li nada que o cara escreveu mas pelos comentarios deve ser mais um funcionario desempregado da Microsoft.... hehehehe
Comentário de Andi
Mais do mesmo: a missão: Se você ler nas letras miúdas, vai perceber que eu não falei que meu almoço é grátis, mas que posso comer onde eu quizer, o que eu quizer, inclusive em casa, e, digamos que eu faça um "rango" bom, posso abrir o meu próprio restaurante....


Deixa ganhar dinheiro quem sabe ganhar.

Tipo a Red Hat? Ou, sem ir muito longe, a Solis? Essas ganham dinheiro desenvolvendo software livre, que estranho né?

Chega de metáforas e analogias, não adianta explicar mil e duas vezes, no final você vai dizer, "Ah! mais isso ou aquilo não é de graça". Parece até um episódio do Pink e Cérebro que eu vi uma vez:

Cérebro mostrando o desenho de uma borboleta: Felícia, o que é isso?
Felícia: Bolo de chocolate!
Cérebro agora mostrando o desenho de um carro: E isso?
Felícia: Bolo de chocolate!

PAZ
--
--------
Anderson R. Livramento
---------

Comentário de nobody
Desempregado da M$ ?: Me lembra muito o nazista desse blog

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/

Digo isso não pelos comentários políticos que o sujeito faz, mas tudo nele me lembra nazismo, Auschwitz...
Comentário de Bernd Siegel
Mais do mesmo: O Retorno: Você não avisou que tem ler nas letras miúdas, alias não as achei!
Quer dizer ganhar dinheiro com Software livre é legal ganhar dinheiro com Software proprietário não é legal? Então também não pode: Symantec, McAfee, Autodesk (Autocad), etc.
Só que que pena não tem um Autocad para Linux como eu faço. Também não tem um Eplan (Software para desenvolvimento elétrico) para Linux e ai, vou morrer de fome só porque ganhar dinheiro com Software proprietária não e legal? Essa filosofia não enche a barriga de ninguém.
Comentário de popolony2k
Você é .....: ....ingênuo ou novato nessa de tecnologia ???

A M$ é monopolista e não é segredo algum que a mesma possui API's não documentadas em seu sistema operacional que apenas ela conhece e que otimizam seus produtos em seu projeto de sistema operacional, ampliando assim sua vantagem contra a "concorrência".

Também é conhecido que em 1998, softwares da M$ vasculhavam por informações na máquina do usuário e as enviavam para um banco de dados na M$, afim de saber se existiam produtos piratas e quem sabe até montar estatísticas próprias de que tipos de softwares de terceiros estavam instalados em seu sistema.

Isso não tem nada a ver com comunismo ou capitalismo. Tem a ver com carater .....ou a falta dele.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Terramel
Não sou xiita -.-: sou fascista
Comentário de Bernd Siegel
Não esperava outra coisa.: Não esperava outra coisa.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004