Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançamento do Debian-BR-CDD 1.0 pre5

André Luiz Rodrigues Ferreira (andrelrf@gmail.com) enviou este link do Debian-BR-CDD e acrescentou: “É com grande prazer que vimos através desta anunciar o lançamento do Debian-BR-CDD 1.0 pre5. Depois de vários meses de desenvolvimento consideramos que estamos com um nível aceitavel de qualidade e com um grande número de melhorias e esses são os principais motivos para este lançamento. Várias melhorias foram feitas tanto no sistema quanto ao modo como o mesmo é desenvolvido pelo grupo de desenvolvedores do projeto. O Debian-BR-CDD é uma Custom Debian Distribution atualmente baseada na próxima versão estável do Debian (sarge) e voltada para usuários Desktops. Ela traz, além de todas as novidades desta versão, uma coletânea de pacotes especialmente feita para os usuários brasileiros, um instalador simplificado e um ambiente desktop amigável. A lista completa de alterações pode ser acessada aqui. Para instruções de como baixar o CD, acesse este link e se você quiser participar do desenvolvimento, acesse aqui.”


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de semente
Parabéns!: Parabéns ao pessoal do Debian-BR-CDD! Eu fiquei curioso foi com o novo logotipo (curiosidade estranha), como posso vê-lo?

--
Guilherme M. Gondim (semente)
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
"A propriedade é um roubo!" (Proudhon, Pierre–Joseph)
Comentário de Paulo Zambon
KDE - Quando?: Uma distro desta é realmente um sonho para quem gosta da Debian, principalmente para nós brasileiros, já que é personalizada. Para MIM o que falta é o KDE como padrão.
Comentário de Manoel Pinho
Debian para todos: Parabéns ao pessoal do CDD-BR. Tenho instalado as várias versões e acompanhado o excelente trabalho que estão fazendo.

Estamos numa situação hoje em dia em que temos dezenas de distribuições baseadas no Debian tentando adaptá-la melhor para uso em desktops e por pessoas com menor conhecimento de linux e ninguém consegue se unir nem entre as distribuições baseadas no Debian.

Só de distribuições baseadas no kurumin, que já é baseado no knoppix, que por sua vez tem uma base Debian, já são várias delas. Algumas começaram por insistência do kurumin em não colocar muitos pacotes no CD, como o OpenOffice. Depois, o próprio kurumin "inchou" e então não faz muito sentido manter uma outra distribuição por poucas diferenças cosméticas. Cabe aos desenvolvedores perceber isso e tomarem a iniciativa de abandonarem seus projetos em favor de outros mais populares.

Eu entendo que forks são uma maneira eficiente e rápida de propor e testar inovações, mas se elas não tentarem se fundir "trocando material genético", não vão passar de mutantes que acabarão morrendo ou tendo uma "população" de usuários ínfima.

Aproveitando a notícia de lançamento de mais uma versão do Debian CDD-BR, proponho que todos reflitam sobre o que falei acima e se unam para criar uma distribuição Debian apropriada para um desktop brasileiro, que tenha tanto o Gnome quanto o kde (porque os dois tem muitos adeptos) e também uma ou mais alternativas mais leve para micros antigos, como o Xfce, Icewm e blackbox. É importante também ter os mans trazudidos para pt_BR e os browsers/clientes de email/OpenOffice Mozilla, Firefox, Thunderbird e OpenOffice totalmente em pt_BR.

É importante ainda ter os disquetes e CDROMs sendo montados automaticamente nos vários ambientes, uma boa detecção de hardware, algum tipo de "painel de controle" que agrupe as várias ferramentas de configuração e instalação do sistema, um sistema de mirrors com boa capacidade para atualização do sistema, garantia de tempo entre lançamento de versões e de prazo de manutenção de atualizações de segurança, a opção de usar um instalador gráfico (sim, o do Debian Sarge não é difícil mas mesmo assim um Anaconda, como o que foi usado recentemente no Muriqui Linux e que é usado no Progeny) para atrair mais usuários e tornar a diferença menor em relação às distribuições baseadas em rpm (quase todas possuem tanto instaladores texto quanto gráficos, disparados pelo mesmo CD), suporte a mp3, fontes M$, win32codecs, freetype 2 com auto-hinting habilitado, etc.

Acho muito importante o CDD-BR usar os pacotes do Sarge, em vez de ficar fazendo misturebas de pacotes do unstable, stable e testing de forma inconseqüente em termos de poder haver quebra de dependências. Também acho muito importante não partir para soluções como a do Ubuntu, que gera um repositório paralelo ao do Debian e que pode acabar prejudicando o próprio Debian.

Eu mesmo venho testando o Progeny e o CDD-BR, vejo as qualidades de cada uma delas e penso que falta muito pouco (apenas a união sensata das boas idéias) para termos um Debian para uso em desktops que não deixe nada a desejar a um Mandriva, Suse ou Fedora em termos de praticidade e viabilidade para um grande número de instalações (fazer um desktop legal com qualquer linux é mole, mas replicar a solução não).
Comentário de ricardomoc
Concordo: Rapaz, você falou tudo! É tudo que precisamos para ter um bom sistema para o usuário final. A única coisa que eu acho que fará falta, e muitos acostumados com Windows sentirão falta, é a execução automática de cd (o lycoris possui essa facilidade), para abarrotar as bancas com aqueles cd's cheios de programas. Sim, existe muita porcaria neles, mas pelo menos são mais fáceis de instalar. Podemos pensar nisso. Um abraço.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Patola
Sexo entre distribuições: ...eu entendo que forks são uma maneira eficiente e rápida de propor e testar inovações, mas se elas não tentarem se fundir "trocando material genético"...

No jargão da biologia, o que você está propondo é que as distribuições façam sexo entre si. Suruba total!

Conectiva e Mandrake já entraram nessa, embora pareça que vai haver bem mais genes da Mandrake do que da Conectiva... =)
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Manoel Pinho
Sexo: É exatamente isso :-)) A reprodução sexuada foi o segredo da rápida evolução e sobrevivência de todos os animais superiores, incluindo o home.

Mas falando sério, o Debian tem tudo para ser excelente tanto nos servidores quanto no desktop se souber se adaptar às exigências de usuários de desktop. É preciso ter um ritmo razoável de lançamento de novas versões (nem muito lento nem muito rápido), ter a alternativa de um instalador gráfico (sim, isso pode não ser importante para nós mas para usuários e pessoas que já conhecem outras distribuições linux é importante), os principais programas, helps e manuais em pt_BR, detecção de hardware automática durante a instalação e após (para detectar pen drives e dispositivos USB plugados por exemplo), suporte a winmodems e outras porcarias infelizmente comuns, etc.

Onde trabalho instalamos centenas de máquinas desktop com linux e tenho que ficar fazendo scripts para instalar e configurar automaticamente coisas que as distribuições linux já deviam trazer prontas. Acabo escolhendo distribuições que estão mais próximas do que eu preciso para diminuir a enorme carga de trabalho.

Porém, sou contra qualquer implementação que imite o windows no que tem de ruim, como criar usuários com poderes de root ou sem senha, instalação de pacotes no estilo Instalshield (com instaladores individuais para cada programa), clonagem perfeita do visual do windows e algumas coisas que vemos nas distribuições feitas supostamente para usuários que vêm do windows. Não é por aí que vamos convencer ninguém a sair do windows. Usuário não é tão idiota quanto se pensa e normalmente está querendo algo que funcione e não dê problemas, justamente o que não acontece no windows. Querer imitar isso é chamar o usuário de ameba. Para aqueles usuários pseudo-avançados de windows que se recusam a tentar o linux por causa da falta de Corel Draw, Photoshop e outras coisas piratas que costuma usar, não adianta fazer nada pois eles não mudam mesmo, só enchem o saco.
Comentário de Alessandro
Acho o visual do windows bonito: Acho o visual do windows bonito, e algumas facilidades também, acho bom tirar idéias boas de outros sistemas operacionais, pois os mesmos investem e muito no que fazem, além de ter pessoal altamente qualificado (ta certo que no caso do windows nem o dinheiro da conta), mais tem coisas boas nele também. Num tópico aqui no site sobre clientes de EMail visualmente o Outlook da um banho tanto no Evolution como no Kontact, apenas um exemplo, e gosto é gosto e isso não se discute.

Só para citar o Corel Draw e o Photoshop são excelentes programas, e não tem similares o que dificulta e muito a migração de usuários para o Linux, isso não é desculpa e sim necessidade.

Quanto ao Debian acho que é a única distribuição que realmente representa o Linux como software livre, com um grande grupo de desenvolvedores que trabalham sem fins lucrativos.

Parabéns ao pessoal do Debian-BR-CDD, que trabalham para facilitar o uso do Debian em Desktop e em nossa língua mãe.
Comentário de Manoel Pinho
Visual bonito: O visual teletubbies do windows XP é horrível e a primeira coisa que faço quando sento numa máquina com XP é colocar o visual no modo clássico, configurar o explorer para mostrar as extensões dos arquivos e arquivos ocultos, além de tirar aquele efeito de esconder parte dos menus.

Quanto à necessidade do Corel Draw e Photoshop eu só vejo em quem trabalha especificamente na área gráfica. Eu sou um usuário avançado, com muitos anos de estudo, trabalho usando uns 3 computadores por dia e nunca usei ou precisei usar um destes programas. Aliás, nem sei como usá-los. O gimp é mais do que suficiente para mim.

Concordo plenamente que o Debian é o linux com o maior espírito do software livre e torço para que se torne muito mais popular.
Comentário de Renato
Boa pergunta!: Por que tanto se fala em corel draw e photoshop? Quem usa? Que eu saiba designers gráficos, em sua maioria. E o resto do povão, precisa deles para que?
Este é um péssimo argumento para criticar o linux ( ainda que tenhamos o gimp e outros). E falando em windows, a pior interface que eu já usei é justamente o xp, e olha que eu comecei com win 3.11, mas por graça do destino hoje sou um usuário linux!
Comentário de Alessandro
Visual windows: Também não gosto do visual do windows xp, prefiro do win98, mais acho elegante o estilo dos ícones e dos programas da microsoft, janelas e outros itens.

Quando me referi ao corel draw e photoshop, foi porque o Manoel Pinho comentou sobre eles, mais na minha opinião o que falta mesmo no Linux são programas para a área comercial (contabilidade, estoque, faturamento...) qual empresa não usa um programa desses? Mais dai entramos em outra questão, que ja foi comentada aqui no site, e foge um pouco do tópico em questão.
Comentário de Luc
Encher o saco: Que comentário imbecil. É muito fácil dizer essa besteira quando não se precisa de um ou mais programas que só rodam bem no Windows **para trabalhar** e ganhar o sustento. Pelo seu raciocínio, também "não mudam mesmo e só enchem o saco" aqueles que insistem em usar martelo para bater prego ou faca para cortar queijo.

Por que é tão difícil entender que nada é ideal para todo mundo? Por que tanto fanatismo? Por que é tão difícil para o ser humano aceitar os gostos ou necessidades dos outros?
Comentário de Luc
Mais um pitaco: Eu detesto Debian, mas acho que se o pessoal gosta tanto dele, deveria investir mais esforço em apenas traduzir o Debian original para o português e pronto. No máximo, investir em coisas como o "Clica Aki" do Kurumin, que facilita muito o uso. Ficar fragmentando desse jeito (Knoppix, Kurumin, Kalango, Ubuntu, etc. etc. etc.) é ruim para o próprio Debian e, em longo prazo, para o Linux.
Comentário de Alessandro
Projetos Debian: Mais estes projetos que você citou usam o Debian como base mais só isso, não pode se confundir o Debian com eles (Knoppix, Kurumin, Kalango, Ubuntu, etc. etc. etc.), claro que estes projetos são ajudados pelo o Debian e também ajudam o mesmo com correções de bugs.

Pelo que eu entendi o projeto Debian-BR-CDD este sim é Debian de verdade, com enfoque mais para o Desktop e para o português, não mudando em nada a estrutura do mesmo.

Outro projeto que merece atenção é o Ubuntu, que tem uma boa comunidade em volta do mesmo e tem a opção de usar tanto o GNOME como KDE como Desktop padrão. Antes que falem que qualquer distribuição possa usa-los, falo em um Desktop mais polido com estes ambientes, ao contrário do Debian-BR-CDD que tem o foco mais voltado para o GNOME.
Comentário de Manoel Pinho
"Que comentário imbecil. É: "Que comentário imbecil. É muito fácil dizer essa besteira quando não se precisa de um ou mais programas que só rodam bem no Windows **para trabalhar** e ganhar o sustento. Pelo seu raciocínio, também "não mudam mesmo e só enchem o saco" aqueles que insistem em usar martelo para bater prego ou faca para cortar queijo."

Acho que imbecil foi o seu comentário, pois se você leu todas as minhas mensagens neste tópico ficou bem claro de que estou falando de pessoas que não são profissionais gráficos mas insistem em usar esses programas para fazer coisas que até um Paint do windows resolveria.

E pelo jeito você deve ser uma dessas pessoas....
Comentário de Netto
Debian-BR-CDD: Estou usando o Kubuntu e vejo que estamos próximos de chegar ao desktops com uma solução boa e funcional. Dei uma olhada nos screenshots do Debian-BR-CDD achei muito atrativo. Para o que se propõe aparenta ser muito boa. Baixei o iso, vou testar e espero que seja um grande pulo rumo a uma distribuição para desktops (seja totalmente debian ou não). Mas quanto a juntamos esforços para o desenvolvimento do linux creio que este é o caminho, seja suruba ou não. Temos que nos unir ao redor do que é bom e está mais maduro, e o debian é um exemplo disto pois não é atoa a diversividade das opções em cima dele. Mas essa galera está de parabéns pela iniciativa e espero que seja surpreendido ao testar o Debian-BR-CDD.
Comentário de Douglas Augusto
Isso aí, o Debian-BR-CDD é: Isso aí, o Debian-BR-CDD é exatamente um Debian, não é derivado, apenas um "subconjunto" Debian adaptado/direcionado para os brasileiros. Mantém total compatibilidade com os repositórios Debian (no caso o Sarge) e, talvez mais importante, herda toda a política e filosofia do Debian, principalmente o Contrato Social.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de so
No jargão da biologia, o que você está propondo é que as dis: "No jargão da biologia, o que você está propondo é que as distribuições façam sexo entre si. Suruba total!"

Eu acho que o correto seria: Inseminação artificial. Agora falando sério
esse desespero por um linux desktop, é uma viagem... Todos nós sabemos que no Brasil, o que impede o avanço do linux é a pirataria, esse negócio de querer desktop bonitinho é coisa de "windows maniaco".
Se o sujeito quer usar o autocad, photoshop, etc., ele vai usar uma plataforma que suporte os ditos cujos, essa é a realidade nua e crua.
Eu uso linux porquê gosto de linux, e imagino que essa insistência boba pelo desktop é que bloqueia ainda mais o seu avanço. Eu fico imaginando porque esse pessoal que fala tanto em desktop não parte pra
algo mais produtivo e concreto...
Comentário de Manoel Pinho
Desktops linux: Isso é porque você provavelmente deve ser um usuário doméstico de computadores.

Experimente trabalhar em qualquer empresa ou instituição séria (isto é, que se importe em não usar cópias piratas de software) e verá que usar linux em grande parte dos desktops, que geralmente são usados para operações básicas como ler email, navegar, escrever pequenos documentos, acessar sistemas através de emuladores de terminal, é uma tremenda economia e muitas vezes é a única alternativa viável economicamente.

Lógico que nem sempre dá para migrar certas máquinas, mas se você for inteligente pode otimizar a sua distribuição alocando algumas máquinas windows para serem usadas exclusivamente para rodar certo programa ou usando soluções como o serviço de terminais do windows para rodar eventualmente algum software windows. Eu faço isso e posso garantir que funciona.

O que é inviável é tentar regularizar a situação caótica que certos usuários e empresas infelizmente se acostumaram. Eles geralmente querem que um determinado software esteja instalado em todos os computadores, mesmo que seja usado raramente ou mesmo nunca seja usado. Vai usar Photoshop ? Então compre uma máquina windows e entregue-a ao seu designer gráfico, mas não vá querer instalá-lo na máquina da secretária, do boy ou do chefe que mal sabe usar windows.
Comentário de so
Isso é porque você provavelmente deve ser um usuário domésti: "Isso é porque você provavelmente deve ser um usuário doméstico de computadores."

Utopias a parte, vamos tentar encarar a realidade. Eu tenho configurado muitos servidores, em micro e grandes empresas e o que tenho visto é o seguinte: Ninguém, mas ninguém mesmo, deseja usar outra coisa que não seja o windows... Essa é a verdade nua e crua. As pessoas no brasil, desde tenra idade são catequizadas no janelas. Quer um exemplo ? Você mesmo com esse desespero por desktops, não consegue imaginar um mundo sem janelas, botões, facilitadores e essas coisas inúteis. A dona do janelas conseguiu o império que possui, não foi tornando as coisas mais fáceis... Se você consegue imaginar um usuário médio instalando o seu próprio janelas, é porquê não vive em um mundo real. A grande sacada do tio B. foi evangelizar as pessoas, e isto ele conseguiu com certeza. Agora vocês querem criar instaladores de distribuições sacais, para quem instalar ? A vóvó, o titio, a amiguinha da escola ? Realmente eu nunca vi um usuário nem tentando a proeza de rodar um fdisk, pois até onde eu saiba o janelas até 98 não facilitava essa tarefa... Eu continuo imaginando que as pessoas perderam a noção do porquê o GNU/Linux existe... Com certeza não é pra jogar counter e nem encher o desktop de quinquilharias nojentas, de revistas ditas especializadas. Vamos acordar do sonho e esquecer o janelas, vamos seguir em frente com um sistema e oportunidade únicas em nossas vidas... Esqueçam o usuário desktop, pois esse jamais vai perceber o valor imenso, que é possuir um conjunto de softwares tão rico como o que existe no mundo GNU. As possíbilidades, o conhecimento, tudo a sua disposição, basta desejar e ser feliz.
Comentário de Manoel Pinho
Desktop: "Ninguém, mas ninguém mesmo, deseja usar outra coisa que não seja o windows"

Errado. Ninguém (com exceção de uns poucos masoquistas) quer usar o windows e sim os milhares de programas que existem, proprietários (afinal eles geralmente não pagam mesmo) ou não, para essa plataforma. E a culpa disso tudo é de toda a indústria de informática recente que se deixou seduzir pelo canto da sereia do Tio Bill e Stve Balmer "developers, developers, developers". Milhares de pessoas gastaram tempo e dinheiro em cursos e ferramentas para desenvolver programas para um sistema que não lhes pertencia e que não tinham nenhum poder de controle.

Mas a maioria das empresas de informática estão caindo na real e já perceberam que cairam num buraco negro, que lhes suga toda a energia e os engolirá algum dia. Hoje ela é parceira e amanhã ela as compra ou as quebra usando o seu poder monopolista do desktop.

Temos duas alternativas diante disso: ou encaramos esse fato como uma verdade universal e que não podemos fazer nada para deter ou tomamos uma atitude e buscamos alternativas.

"Esqueçam o usuário desktop, pois esse jamais vai perceber o valor imenso, que é possuir um conjunto de softwares tão rico como o que existe no mundo GNU."

Não existe apenas um tipo de usuário desktop, mas vários deles. O usuário doméstico é o mais difícil de convencer e eu tenho a certeza de que, assim como ele começou a usar o windows porque teve contato com ele na escola ou no trabalho, o mesmo acontecerá quando ele tiver que lidar com linux nas escolas e no trabalho, instalados por alguém com maior conhecimento e consciência.

Eu estou falando justamente do usuário desktop em empresas, intituições ou escolas. Esse normalmente tem sempre uma "babá" que lhe presta o suporte e faz as instalações do sistema e dos programas para ele. Esse é o meu trabalho e acredito de muitos que acessam esse site.

Como eu tenho mais de 30 anos e passei por todas as gerações de microcomputadores e algumas de computadores de porte maior, não vejo esse domínio do império Microsoft como eterno não. Basta que o elo que realimenta esse monopólio seja quebrado e isso vai acontecer no dia em que a indústria de informática começar a portar e fazer novos produtos para o linux e outras plataformas. Isso já aconteceu várias vezes em menos de 20 anos e, apesar da situação atual ser mais difícil, o fato de termos um sistema como o linux, baseado nos mesmos conceitos do Unix de 30 anos atrás, fazendo sucesso é sinal de que a lavagem mental que a Microsoft fez no mercado não foi tão eficiente assim.
Comentário de so
baseado nos mesmos conceitos do Unix de 30 anos atrás,: "baseado nos mesmos conceitos do Unix de 30 anos atrás."

Desculpe, mas o correto seria "padrões". Nunca houve arquitetura unix livre ( livre, não grátis ), até o advento dos BSD. O problema que eu tentei levantar não é o domínio do janelas, mas o conceito de software pago, tipo: "Se é pago é bom, pois têm toda uma estrutura por trás." na realidade o problema maior se perpetua, como você mesmo colocou: "e isso vai acontecer no dia em que a indústria de informática começar a portar e fazer novos produtos para o linux e outras plataformas." ou seja, se continuarmos dependentes dessa "Indústria" nunca seremos livres de verdade. Só pra completar ai vai um exemplo: "Java", vamos nos enforcar com a imensa corda jogada pela Sun.
Comentário de Leonardo Rocha Dias
Leia essa matéria: Leia essa matéria do site Webinsider - Quem paga a conta do software livre?

O que fiz foi enviar essa notícia para alguns amigos onde vejo o interesse pelo GNU/Linux!

essa não tem muito haver mas é muito boa também:
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2453
Comentário de Hugo
Discordo quando ouço as pess: Discordo quando ouço as pessoas pedirem (ou quase ordenarem) os donos do projeto X e Y a abandonar seus projetos em favor do projeto Z pelo fato de todos terem o mesmo objetivo e o projeto Z esta mais evoluido.

Vocês tem que aprender a deixar a lei da natureza evolucionista fluir... o que é bom sobrevive, o que não é desaparece com o tempo, isso faz parte da evolução... se todos pensassem dessa maneira de abandonar projetos em favor de outros hoje não teriamos GTK, FLTK, etc... pois já existia a feia Motif, nínguem faria o bash, pois ja existia o sh, nínguem faria nenhum gerenciador de janelas, por que ja existe aquele horrivel que vem no XFree/Xorg...

Outra coisa que acho muito errado é a Windows fobia, o Windows tem muita coisa ruim, mas convenhamos que também tem muita coisa boa... e pior ainda é quando a windows fobia faz surgir outras fobias como a Qtfobia e a KDEfobia... =/

Computador foi feito para facilitar sua vida, por consequência, fácil de usar.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de TON
Não consegui instalar a versão anterior: Olá Pessoal
Antes de postar meu comentário sobre o lançamento da nova versão
desta distro debian br, gostaria de dizer que faz pouco tempo que
sigo os comentários neste site. Leio mais às notícias.
Neste ímterim, tenho apreciado os posts do Patolla, Manoel Pinho,
Neno Molina, Brain, Vmedina pela clareza da redação na relação
texto,contexto,com qualidade de clareza para interpretar-se bem
vossas mensagens. Possivelvente outros membros deste site também
o fazem (peço minhas desculpas antecipadas a quem sentir-se olvidado) mas estes nomes citados são os que estão mais frescos
na minha cabeça neste momento.Quanto a erros de ortografria todos
nós os cometemos e nenhum comentário a esse respeito.

Sou usuário de Linux de nível iniciante ainda. Nestes últimos dois
meses já intalei umas 15 (quinze distros nos meus computadores).
No momento, estou somente com duas instaladas mais o Windows.
Nunca tentei instalar Slackware, Suse, Debian,(puro), Gentoo ,
turbolininux, para citar as mais famosas.

Devo dizer que a única distro que não consegui instalar foi esta.
Debian-br v-4. Fiquei chateado porque gostaria muito de conhecê-la.
O X não entrou de jeito nenhum. Tentei duas vezes em duas máquinas minhas no modo comum (enter) ou expert. Tentei alguns recursos
dentro da minha limitação mas infelizmente não foi possível.
Talvez tenha sido por causa das placas NVidia Ge Force fx5200, não
sei.Espero que nessa nova versão eu consiga. A instalação desta distro com apenas um cd que é parecida com o Muruqui Linux. Demora um
pouco descompactando tudo. Depois do Gnome vem Xfree86 e vai para
texto e daí no X não se consegue entrar. Bem o que importa foram os
cometários bem favoráveis a ela. Tentarei novamente com a nova versão.

Não gosto de debates sobre qual o melhor Os, melhor distro etc..
Cada um deve escolher o que pensa e que seja melhor para si mesmo.

Então, Mamnoel Pinho, e Patola (sou gozador também) são vocês
que vão organizar esta suruba? Vocês ficam inventando estas coisas
depois quero ver quem vai virar de costas quando o circo estiver
armado. Kkkkkkkkkkk!!!! Eu estou fora.

Luc, li seu post sobre a distro Debian no teu site. Sobre teus
comentários sobre o Slackware foram bons mas depois senti que você
tá mais chateado do que revoltado. Tente o Debian mais uma vez mas
deixe passar mais um tempo e continue no slack também. Tente evitar
coisa do tipo como tenho asco de... isso fará bem a você. Abraços.

Sobre o assunto que se debateu aqui no tocante a unir-se forças
em torno de uma distro (no caso esta aqui em questão) penso que seria
muito sensato. Agora e o outro lado da moeda. Seria uma maldade,
falando num sentido mais de criatividade e busca de conhecimentos
por parte desta rapaziada do Linux. Para suas futuras carreiras
como profissinais, do que para mim que já estou nos quase nos 36 e
minha vida profissional não depende de tantos conhecimentos de
informática. Apenas uso computador. Sem paternalismos e para fechar
desejo a essa distro muito sucesso, mais eu sou favorável a outros
projetos pararelos também. Até gostei desta história de instalar
muitas. De alguma forma aprendi coisas e meu hd está muito bom.

Flávio, adorei a distro GobliX.(baseada no slack). Espero que a
próxima versão, venha com umas molezinhas em modo gráfico e um
jeito de instalar mais programas no hd, mas creio que o tamanho
da distro não deva aumentar. Uniosfs é para usar como live Cd.
Pense um pouco mais nos usuários mais comuns. Valeu! Visual Show!

T+ abraços a todos.












Comentário de Ednei Pacheco
-//-: Discordo quando ouço as pessoas pedirem (ou quase ordenarem) os donos do projeto X e Y a abandonar seus projetos em favor do projeto Z pelo fato de todos terem o mesmo objetivo e o projeto Z esta mais evoluido. -- Perdoe-me a sinceridade, Hugo, mas me diz um bom motivo para desenvolver 2 ou 3 projetos se apenas 1 atende satisfatóriamente às necessidades?

Vocês tem que aprender a deixar a lei da natureza evolucionista fluir... o que é bom sobrevive, o que não é desaparece com o tempo, isso faz parte da evolução... -- Pois é... uma evolução retardada pela perda de forças que poderiam ser melhor aproveitadas.

se todos pensassem dessa maneira de abandonar projetos em favor de outros hoje não teriamos GTK, FLTK, etc... pois já existia a feia Motif, nínguem faria o bash, pois ja existia o sh, nínguem faria nenhum gerenciador de janelas, por que ja existe aquele horrivel que vem no XFree/Xorg... -- Argumento ainda fraco. Que eu saiba, cada biblioteca gráfica atende à uma necessidade específica: GTK para desenvolvimento em C, a Qt igualmente C++/OOP e a FLTK, como o próprio nome diz, "Fast Light". Em suma: cada uma para uma necessidade específica.

Outra coisa que acho muito errado é a Windows fobia, o Windows tem muita coisa ruim, mas convenhamos que também tem muita coisa boa... e pior ainda é quando a windows fobia faz surgir outras fobias como a Qtfobia e a KDEfobia... =/ -- Não entendi essa questão da Qtfobia/KDEfobia... pode ser mais claro?

"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!" -- Concordo! Realmente somos muito poucos! &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Ananias
Tá bom...: Que eu saiba, cada biblioteca gráfica atende à uma necessidade específica: GTK para desenvolvimento em C, a Qt igualmente C++/OOP e a FLTK, como o próprio nome diz, "Fast Light". Em suma: cada uma para uma necessidade específica.

A GTK é escrita em C, mas não é feita para ser utilizada em C. Ela pode ser utilizada em C, C++, Java, C#, Python, ou qualquer uma das linguagens aqui. Veja que além de C, as linguagens C++, Java, Perl e Python fazem parte do pacote "oficial" da GTK.

O mesmo vale para Qt, wxWidgets, Tk e até mesmo FLTK. Todas elas tem bindings para as mais diversas linguagens, muitas delas em comum.

A questão é: os toolkits não têm propósitos diferentes, como você diz. Todas elas têm atendem à mesma necessidade.
Comentário de si0ux
X: TON,

Na realidade o sistema foi instalado mas o X não iniciou corretamente porque o sistema não detectou a sua placa.
Acesse o nosso FAQ[1] e veja como resolver este problema.
Se, com todas as dicas, não conseguir resolver o problema, cadastre-se em nossa lista de discussão[2] e nos relate o seu problema. Além disto, poste um ticket[3] também...:)

Abraços!

Links:
[1] - http://cdd.debian-br.org/project/wiki/FAQ
[2] - http://listas.cipsga.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/debian-br-cdd
[3] - http://cdd.debian-br.org/project/newticket
Comentário de PP
De novo essa historinha de qu: De novo essa historinha de que Java é só da Sun?
Comentário de TON
Obrigado por reponder: OLá siOux
Bene?

Obrigado pelo seu post de resposta.

Já fiz o download ontem da versão 5, lançamento. Conferi tamanho
e md5sum e tudo ok. Agora na hora do almoço, fiz o cd pelo k3b
e depois instalou tudo normalmente sem problemas. Uso Gnome.

Bom, já testei algumas coisas e tudo bem. Meu único problema
agora é que configurei minha adsl com adsl pppe configuration.
Conecta mas não navega porque só foi me pedido provedor e senha.
è necessário colocar o dns primário e secundário nestes casos
no /etc/resov.conf. Então eu já fiz alguma errada porque fui ao
terminal como root e abri gedit /etc/resolv.conf.
Tinham dois dns lá que não eram do meu provedor. Não anotei os
números que estavam lá e os substitui por os dns do meu provedor.
Neste caso caso agora, se eu não consegui resolver vou ter que
pedir suporte para isso. Quero atualizar o apt-get e instalar
mais programas e mais algumas coisinhas. Gostei bastante deste
gnome. Muito charmoso e bonito. apesar que gosto muito do kde.

Uma coisa muita boa desta distro, entre outras claro, é que ela
já deixa o menu para iniciar tudo pronto. Editou minha duas
distros (partições e nomes) que estavam no hd e também o WinXP.

Quando ligo o micro é só escolher. Só falta configurar impressora
agora. A que eu tenho nunca falha no Linux.

Não tive problemas com reconhecimento de hardware. Kernel 2.6.8-2

Valeu? Logo mais à noite vou tentar ver a conexão adsl novamente.
Se não conseguir vou ao suporte. Apanho os links aqui depois.
Mais uma vez muito obrigado.

Parabéns pelo vosso belo trabalho.

Abraços. :)

Comentário de TON
Beleza, tudo em cima. : Beleza, tudo em cima.

Saiú...siOux
Meus comentários sobre não consguir entrar em modo gráfico
foi na versão 4. Esta versão 5 está show!
Estou escrevendo este post para finalizar de minha parte.
O problema que relatei no posterior anterior, conecta mas
não navega, resolvi assim:
Um paliativo
terminal como root - route del default
...................- route add default ppp0
Este paliativo, já rolou em alguns fóruns.
Estou escrevendo neste momento conectado pelo Debian-br.

Por fim, quero enaltecer mais qualidades do sitema.
As opções de boot para soluções e escolha são muitas e nunca
tinha visto antes em outra distro, tantas variedades.
Vai de f1 a f10 - todas com explicações específicas.
A tela de login é caprichada (design) e funcionalidade.
Também já tem como instalar programas clicando no ícone
do desktop. Abre o Synaptic. Mas o básico e melhor já vem
instalado. Agora a gente quer sempre um programinha preferido.
Então, instalá-se. Salvei também os links para suporte.

Valeu.




BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004