Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dois artigos lançam luz sobre o desenvolvimento do Firefox

O Slashdot publicou links para dois textos de Blake Ross sobre aspectos internos do desenvolvimento do Firefox que podem interessar aos fãs da família Mozilla e aos que pensam em administrar um projeto livre de grande porte. No primeiro texto (mirror) Ross esclarece alguns pontos sobre a política de recrutamento de desenvolvedores do Firefox, que o comentário do Slashdot aponta como controversa por aceitar membros apenas na base de convites que partem dos atuais desenvolvedores, buscando formar efetivamente uma meritocracia (definida pelo Houaiss como o predomínio numa sociedade, organização, grupo, ocupação etc. daqueles que têm mais méritos - os mais trabalhadores, mais dedicados, mais bem dotados intelectualmente etc.) - o que não impede o projeto de receber e analisar contribuições de código de terceiros interessados em colaborar.

Na verdade esta atitude é similar à política de ingresso de novos membros de projetos como o Apache (veja descrição) e, pelo que consta, à do Gentoo - embora contraste com a política do kernel do Linux (que ocasionalmente abre vagas para mantenedores e permite que pessoas se ofereçam para ocupá-las) ou ao procedimento formal definido pelo Debian.

Deixando de lado a meta-controvérsia, o artigo é interessante por mostrar aspectos interessantes da administração de um dos mais visíveis projetos de software livre. E é neste mesmo sentido que o segundo artigo (mirror) , intitulado "Neverland" (Terra do Nunca) também se torna interessante ao explicar como o Firefox, apesar de crescer e se desenvolver em alta velocidade, não busca se transformar em um "projeto adulto", sob determinados aspectos.

Ainda sobre o Firefox, Luiz Gustavo (lgustavo@MyFreeBSD.com.br) enviou este link e acrescentou: "Foi anunciado, no dia 29 de janeiro, o atraso do release da versão 1.1 do navegador Web o Firefox. Confira as principais novidades esperadas neste lançamento no link acima."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Santo
Sobre selecionar os desenvolvedores do Firefox: Acredito que é certo a descisão do pessoal do firefox de manter apenas uma "elite" de desenvolvedores com os principais desenvolvedores do firefox, afinal para se manter um projeto é importante que se tenha um minimo de confiabilidade coisa que fica muito dificil se o codigo for mantido por varios qualquer uns e sem falar que o codigo é aberto se houver alguem que não esta feliz com o desenvolvimento do projeto pode-se criar um fork com base no codigo original ou criar uma versão paralela.
Comentário de Damarinho
Firefox no Wikipedia:
(*_*)

1 - Documentação completa sobre Firefox ; comentários de Insegurança no Internet
Explorer e as soluções frustradas da Microsoft.


MOZILLA Firefox - Wikipedia, the free encyclopedia
... technically strong. [edit]. Naming. The Firefox (source (http://www.mozilla.
org/products/firefox/buttons.html)). The project which ...

LINK:
[en.wikipedia.org]
...

//damarinho ::
[geocities.yahoo.com.br]
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004