Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
+_+: Augusto, acho que comi bola no link para a lista PCLivre (http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/pclivre).
Pode consertar, por favor?
--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://marcocarvalho.homelinux.net:15080
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
"Talk is cheap, show me the code" LT
São coisas como essas que "q: São coisas como essas que "queimam" a imagem dos sistemas livres, pois quem não sabe de informática logo dirá ao analizar uma distribuição como essas: "O 'linux' não está pronto para os desktops"
Muita gente realmente concorda com essa frase, mas aí vai depender de o que você espera de um desktop, o 'linux' (por que não os BSD's?) está pronto para a maioria dos casos, somente funções muito específicas não conseguem ser feitas com qualidade nos sistemas livres.
Linux estar preparado ou não para Desktop!: Conheço o pessoal do Insigne e vejo que eles realmente se preocupam com os usuários finais, tentando deixar o mais amigável e transparente possível, além é claro de dar suporte diretamente!
Agora o motivo que me levou a escrever esse comentário foi com relação ao Linux estar ou não preparado para o Desktop, onde acredito que 90% dos casos com certeza! Pois na maioria dos casos o usuário final faz o que? Bom, ele utiliza operações básicas do sistema operacional, um navegador Internet, um cliente de e-mail, uma suite office onde no máximo utiliza o Processador de Texto, impressão, alguns joguinhos, recursos multimídia (som e vídeo), cliente P2P e só.
Neste aspecto o Linux está bem preparado, seja qual for a distribuição em questão e tudo que dizem ao contrário é pura falta de informação ou com medo do novo realmente. Dai geralmente vem a pergunta básica, eu vou conseguir instalar os programas que vem naquele CD da revista que compro na banca? Desde que a mesma seja específica para o Linux claro!
Muitas pessoas se esquecem que o programa ali armazenado muitas vezes são para a plataforma MS, onde poderia até testar usando o Wine, mas não seria nativo e portanto poderia apresentar problemas. Pelo menos existe soluções que executam programas da outra plataforma, veja se isso acontece ao contrário! NAO!
Já pensando no lado das empresas, ainda bem que inventaram a linguagem Java e logo isso deixará de ser um ponto desfavorável na adoção de soluções abertas, seja em casa, escola e escritório.
E é isso galera... agradeço a oportunidade Augusto!
Usuario comum: Um erro que muita empresa comete é pensar que o usuário comum só precisa de uma suite de escritorio, um navegador web, email e tocador de MP3.
O usuário comum quando compra um CD na banca quer colocar no computador e instalar da forma mais simples possível. E instalar programas ainda é um dos gargalos do Linux.
A oferta de jogos também é outro problema pra usuários comuns.
A Insigne até podia ter boas: A Insigne até podia ter boas intenções, mas o que ela fez com o empacotamento RPM dentro da distrô foi no mínimo anti-ético! A reportagem do Noronha comenta mais sobre isto.
Danou-se: Nos três últimos parágrafos ele aponta erros sérios da distro.
"Voltando à discussão técnica, no entanto, o sistema me pareceu inatualizável da forma em que se encontra. Não fiz testes mais profundos em nenhuma das ferramentas de configuração ou aplicativos. Minha olhadela superficial no Insigne GNU/Linux 3.0 me leva a concluir que o sistema ainda é bastante imaturo, bem longe dos padrões de qualidade que eu espero em uma distribuição voltada para o usuário final."
Sistema para usuário doméstico sendo difícil de atualizar e configurar... Queria saber porque escolheram esta distro... (eu não sei, se alguém souber por favor me diga)
Zino? Há uma defasagem aí...: Pelo exposto na matéria me parece que o sítio da Insigne está totalmente desatualizado, porque a solução que estamos utilizando é baseada na nova versão do Insigne que não é a Zino, e sim a Einstein.
Duvido que eles proporão o Zino para o PC Conectado ou qualquer outra situação, já que possuem uma nova versão do sistema bastante aprimorada com relação à anterior.
Em decorrência disso, a análise está olhando o passado, seria o mesmo que fazer uma análise do Conectiva 9 comparando-o com o desenvolvimento atual (lembremos que utilizando o synaptic "default" também era impossível atualiza-lo, somente mexendo no sources.list).
Estamos utilizando sua versão atualizada no Six-System que adquirimos com eles e não tem muito a ver com a descrição jutamente por não tratar-se do Zino. Sugiro ao analista um contato com o responsável pelo desenvolvimento da distro (teixeira@insignesoftware.com.br) para
baixar a nova versão e aí então fazer um comparativo, e sugiro isto porque, novamente comparando com a falecida, alguém que se aventurasse (como foi o meu caso comprando caixinha com suporte e tudo) a utilizar o Conectiva 9 e não tivesse tido a oportunidade de conhecer o Conectiva 10 não teria tido a oportunidade de ver os avanços que houveram com relação à merda anterior da distro levando-a à redenção. Foi uma extrema unção :-P
Em quanto vocês ficam discutindo e não colaborando com empresas nacionais como a "Insigne", e ficam tacando pedras a "Microsoft" vem crescendo em pesquisar de 1 a 2 % ao ano em desktop em nosso território nascional. Se o movimento de código livre é feito para compartilhar idéis, sugestões, copiar, modificar e mais, sem pedir autorização para quem quer que seja desde que o mesmo assim respeite os direitos de seus respectivos idealizadores, podendo melhorar e compatilhar, porque não o fazer?.
Fico com o sentimento de que muitos nesta lista são pessoas que ao invés de ajudar empresas de software livre que respeita as quatros liberdades querem que a mesma seja punida. Ora então viva a microsoft!, pois ela é proprietária e esta pouco se lixando para as liberdades deste movimento ou mais que o mesmo se acabe. Fico a pensar por quanto tempo pessoas que se dizem compartilhar conhecimento e tecnólogia no mundo Linux (da comunidade), vão continuar a se deixar levar por orgulho mesquinho e não colaborar com empresas que vem levando o sistema de código aberto a grande maioria da população.
Ou será que nós colaboradores do sistema código livre nesta postura estamos nós destruindo e fazendo com que a microsoft continue o grande monopólio mundial e nascional com crescimento.
Senhores, ajudem o linux a crescer e não a microsoft.
Pensen nisso, comentário que ofendam ou degridam imagem de pessoas ou de empresas, que vem lutando para o crescimento do software livre em nosso mercado nacional devem ser respeitados. Essa postura que vem sedo obaservada nesta lista vai apenas fortalecer mais e mais o mercado de software proprietário.
?: "5- programas importantes como o mozillão ta in english". Ué, e tu voltaste ao MDK 10.1? Lá acontece o mesmo com o mozilla, mais confuso, tá in portuguenglish!
1- O número de jogos ainda: 1- O número de jogos ainda é bastante restrito.
2- Por melhor que seja, a gecko ainda não é capaz de acessar todos os sites criados para IE (para um usuário normal, se algo funciona no IE e não no Mozilla, a culpa é do mozilla e não do site...)
3- O desempenho do Xfree em placas de vídeo não aceleradas é deplorável...
4- faltam ferramentas de edição de vídeo, imagens e animações, por mais que isso já esteja caminhando para ficar no passado.
5- falta uma aplicação office que tenha um bom desempenho e compatibilidade com os documentos do M$ Office.
6- falta plugins de melhor qualidade para os browsers. (pq que o flash do linux não dah para assistir AllTV nem ouvir a radio terra?)
7- falta suporte a alguns hardwares específicos, como winmodems.
existem muitos outros casos específicos que são complicadores para que todos passem a usar linux sem problemas...
Fico a pensar por quanto temp: Fico a pensar por quanto tempo pessoas que se dizem compartilhar conhecimento e tecnólogia no mundo Linux (da comunidade), vão continuar a se deixar levar por orgulho mesquinho e não colaborar com empresas que vem levando o sistema de código aberto a grande maioria da população.
A questao aqui nao é orgulho, mas sim fazer o trabalho bem feito, o que alguns se questionam é pq nao pegar um Kurumin ou Conectiva (Mandriva) --distros ja maduras e com o bom portugues brasileiro-- e fazer um fork adaptado ao PC Conectado?
Senhores, ajudem o linux a crescer e não a microsoft.
Sim, é isto que queremos! Mas veja bem, nao olhe criticas ao Insigne 3.0 como sinonimo de ajudar a Microsoft a crescer. Como o Patola dizia, isto é um Falso Dilema.
Pensen nisso, comentário que ofendam ou degridam imagem de pessoas ou de empresas, que vem lutando para o crescimento do software livre em nosso mercado nacional devem ser respeitados.
Eu concordo com vc que criticas destrutivas nao ajudam em nada, mas se vc olhar bem vera aqui criticas construtivas tb. Eu nao vou atacar pedras nesta distribuicao pelo fato dela ser antiga e talvez nao sera usada no PC Conectado. Mas concordo totalmente com o comentario acima que foi anti-etico mudar os pacotes rpm para .ipak.
_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?
Leonardo nao há logica no se: Leonardo nao há logica no seu comentario.
Vc quer carro esportivo rapido, confortavel e economico para fazer rally numa montanha nublada e esburacada? Nao seria mais logico ter um carro ou pickup 4x4?
Nao vou me prolongar, mas a maior parte do que disse é culpa do criador do jogo, site, drives de video, etc...
_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?
Culpa: Ninguém está buscando culpados. Foi perguntado qm quais funções não se encontra qualidade, e o fato é que para jogos não existe qualidade. Um jogo ou outro dentre os modernos rodam no Linux, mas é só.
Pouco importa para o usuário se a culpa é do criador do jogo, ou da comunidade do SL. Eu sei que é do criador do jogo, você também, e, quem sabe, até o usuário em questão saiba. Mesmo assim, se ele quiser jogar um jogo que só rode em Windows ele vai ter que ter o Windows instalado, seja lá a culpa de quem for.
O fato de a ausência de jogos não ser "culpa" da comunidade do SL não significa que isso não seja uma desvantagem do SL.
Isso vale não só para jogos, mas também para driveres, Photoshops e etc.
ping-pong: "- tente escutar uma musica no noatun, percebera que ela fica acelerada, mais rapida, fora do normal."
Tente escutar então no XMMS, uma opção bem melhor e mais madura.
"- o KDE Control Center falta um monte de opções"
Que opções seriam essas exatamente? Lembre-se por favor que o _KDE_ Control Center não tem pretensão de ser um similar ao Windows Control Center, já que ele é um configurador para o _KDE_, não o S.O. como um todo...
"- O menu do GNOME ta completo, mas o do KDE falta um monte de atalhos"
Use o Gnome, então. Nada como a variedade e alternativas que o software livre proporciona, não? :)
"- Os configuradores do insigne (iguais os do red hat) não funcionaram"
Aí é um problema que eles precisam resolver, realmente.
"- programas importantes como o mozillão ta in english"
Baixe o Firefox em português, então. Não é tão pesado ( mesmo para dialup ) e provavelmente vai estar mais atualizado do que a versão que vem na distribuição, de qualquer maneira...
Ademais, visto que propósito de um navegador é simplesmente ser um visualizador de páginas web, há alguma razão realmente excepcional e urgente para as opções estarem em português? Uma vez devidamente configurado, o usuário ( principalmente o leigo ) mal vai se dar conta do software em inglês, desde que as páginas pelas quais navegue estejam em português...
"- O número de jogos ainda é bastante restrito."
E provavelmente sempre será. O governo não está bancando o projeto com o propósito de financiar um videogame. Se o usuário vai utilizar o PCC para seu próprio benefício e evolução pessoal ( como deveria ser o objetivo de um projeto desse tipo ) ou vai apenas ficar vendo sites pornô e jogando Paciência ou Mahjonng, não é da conta do governo...
"- Por melhor que seja, a gecko ainda não é capaz de acessar todos os sites criados para IE"
Nem nunca será, já que seu objetivo é ser um navegador moderno, seguro e compatível com padrões, não uma emulação de um remendo de software obsoleto, cheio de extensões proprietárias e repleto de falhas de segurança.
"- O desempenho do Xfree em placas de vídeo não aceleradas é deplorável..."
KDE3.2 e Gnome rodam bem razoável aqui na minha TNT2, então vou chamar de bullshit.
"- faltam ferramentas de edição de vídeo, imagens e animações"
Quando edição de vídeo for algo tão corriqueiro e barato a ponto de estar ao alcance de qualquer usuário leigo, veremos mais disso. Por enquanto, é tão nicho quanto software para controlar instalações nucleares ( bem, ok, talvez sem tanto exagero )...
"- falta uma aplicação office que tenha um bom desempenho e compatibilidade com os documentos do M$ Office."
Porque você acha que a maioria dos desenvolvedores de software livre estariam interessados em desenvolver software para perpetuar o monopólio da Microsoftware ao dar suporte para seus padrões proprietários? Só quem realmente faz isso é o OO, inflacionado pela Sun e seu desejo de ser a M$.
Fora a compatibilidade com o M$O, há bons softwares por aí que provêem planilhas eletrônicas e processadores de texto com bom desempenho e recursos. Mais do que um usuário leigo jamais vai precisar, aliás.
"- falta plugins de melhor qualidade para os browsers."
Navegadores web trabalham com tecnologias abertas da web: http, html, xml, svg etc. Flash não é uma tecnologia web: é um cavalo de Tróia com apresentação visual vibrante, feita com o propósito de se desvirtuar desse propósito de uma web aberta. Outra que vem aí, cortesia da M$, é sua plataforma Longhorn e aplicativos escritos em XAML.
"(pq que o flash do linux não dah para assistir AllTV nem ouvir a radio terra?)"
Porque não pergunta para a Macromedia?
"- falta suporte a alguns hardwares específicos, como winmodems."
Ah, é! Falta dar suporte a ainda outra tecnologia específica do Windows. Lamento, mas o usuário que compre um modem de verdade, ainda mais se quiser um mínimo de performance...
"existem muitos outros casos específicos que são complicadores para que todos passem a usar linux sem problemas..."
Enfim, para que possam usar o Linux exatamente como se fosse um Windows. Então, aqui vai mais uma sugestão: por favor, façam o sistema menos robusto e seguro, para torná-lo mais atrativo para desenvolvedores de vírus, worms, spywares e trojans e seus parceiros do campo dos anti-vírus...
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")
"vulgo troll Eu": Você fala isso como se fosse o primeiro a perceber que eu sou o troll "Eu". Acontece, meu amigo, que eu deixei bem claro, desde o início dessa nova fase do br-linux que eu sou o eu. Veja o email que eu cadastrei, por exemplo. Em nenhum momento tentei esconder isso.
Quanto a questão da culpa, repito: pro usuário, não existem culpados ou inocentes. Existe o que o funciona, e o que não funciona. O usuário não vai aceitar um produto menos funcional simplesmente por que a falta de funcionalidade não é "culpa" do programa, e sim de outros.
Historicamente falando, foi o Netscape que começou com essa história de aceitar HTMLs mal formados, ainda na época em que não existia Internet Explorer. Então, se hoje o Explorer aceita HTMLs mal-formados que o Netscape/Mozilla não aceita, isso é "culpa" - já que você busca os culpados - do Netscape, que desde o seu início ensinou que era aceitável construir páginas HTML que não seguiam extritamente o padrão. (e todo mundo sabe disso)
Ok: Lembre-se por favor que o _KDE_ Control Center não tem pretensão de ser um similar ao Windows Control Center, já que ele é um configurador para o _KDE_, não o S.O. como um todo...
Olha, faz tempo que eu não uso o KDE, e as coisas podem ter mudado, mas, pelo o que eu me lembre, o KDE Control Center oferece configurações de controle de bateria, configuração de hardware, entre muitas outras coisas que não são exclusivas do KDE.
há alguma razão realmente excepcional e urgente para as opções estarem em português?
"Você está prester a sair de uma conexão segura. Tem certeza que deseja continuar?" é uma das mensagens importantes que o browser exibe para o usuário, e é fundamental que ele seja capaz de entendê-la.
Navegadores web trabalham com tecnologias abertas da web: http, html, xml, svg etc. Flash não é uma tecnologia web: é um cavalo de Tróia com apresentação visual vibrante,
O padrão W3C prevê o uso da tag "EMBED" para a inclusão de plugins em uma página Web, e, na especificação do padrão HTML do W3C, como exemplo, usa-se o Java, Flash e ActiveX. Acho que você deveria enviar um email para o W3C dizendo que eles estão errados.
mas o usuário que compre um modem de verdade, ainda mais se quiser um mínimo de performance...
Diferença de perfomance entre hard e softmodems? Só se você estiver utilizando um 286. Um softmodem, com driver bem escrito, usa uma capacidade mínima do processador, comparado à capacidade dos processadores atuais. O que limita a perfomance de um modem, seja ele hard ou soft, é a linha telefônica. O fato de usar o processador poderia ser um fator limitante, se você fosse transmitir alguns gigabytes por segundo, mas 56 kbps não chegam nem perto de fazer com que o processador seja um fator limitante, então pare de falar besteira, garoto.
Nao Ananias, falei vulgo trol: Nao Ananias, falei vulgo troll Eu pq vc continua e vai continuar trollando. Nao que vc nao fosse ele ou esta escondendo.
E eu Carlos Roberto nao alimento os troll. Vai passar fome desta vez. :P
_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?
Usuário comum: Rapaz, eu sou um usuário comum de informática. Gosto e dou aula sobre Linux, mas me considero um usuário comum. E tudo que eu quero fazer no Linux consigo sem maiores atropelos. E, ao contrário do que dizem, como aqui em casa utilizamos a internet só pelo Linux, até mesmo por questões como segurança, o pessoal aqui de casa já está consciente que o problema não é com o firefox ou mozilla, mas com os sites mal feitos. Ok, posso entender um pouco mais de informática, mas duvido que conseguiria convencer minha esposa disso se ela não quisesse. Ela, que só utiliza o computador para acessar a internet, já sabe diferenciar o bom e o mau profissional de internet. Isso é que deve ser divulgado, e não que o IE é melhor por conseguir exibir alguns site.
Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
foo: "'Você está prester a sair de uma conexão segura. Tem certeza que deseja continuar?' é uma das mensagens importantes que o browser exibe para o usuário, e é fundamental que ele seja capaz de entendê-la."
Bem, concordo. Felizmente, no entanto, o padrão no FF é exibir essa mensagem apenas uma vez ( só sendo muito paranóico para querer vê-la sempre ), com a opção de que sempre exiba. O IE, ao contrário, confundiu segurança com estupidez e, por padrão, sempre pergunta, com a opção de desabilitá-la...
"O padrão W3C prevê o uso da tag 'EMBED' para a inclusão de plugins em uma página Web, e, na especificação do padrão HTML do W3C, como exemplo, usa-se o Java, Flash e ActiveX. Acho que você deveria enviar um email para o W3C dizendo que eles estão errados."
O padrão ao qual você se refere é o do HTML4.01. Ele é bastante velho e, desde então, muitos novos desenvolvimentos interessantes ocorreram.
A W3C têm se dedicado a reiventar uma forma mais verbosa das s-expressions de Lisp, na forma de XML. Todas suas tecnologias atuais referem-se a criação, integração e interoperabilidade entre aplicações XML.
Por outro lado, uma pequena empresa americana virtualmente desconhecida, chamada Eolas, resolveu de repente começar a processar empresas ( começando pela M$ ) com base no argumento de que detem uma patente de software que cobre exatamente o processo que plugins desenpenham.
Moral da história, a arquitetura de plugins no navegador está com os dias contados. O futuro são tecnologias integradas e interoperáveis baseadas em XML, como XForms, SVG e outras vindouras.
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")
2- Por melhor que seja, a gec: 2- Por melhor que seja, a gecko ainda não é capaz de acessar todos os sites criados para IE (para um usuário normal, se algo funciona no IE e não no Mozilla, a culpa é do mozilla e não do site...)
Por favor, eu peço que não corte minhas frases pela metade para parecer que eu disse o que eu não disse!!!
De fato...: Sim, eu não comentei isso no meu html, mas falei na mensagem de email em que o anunciei o seguinte:
Algumas informações importantes: eu imagino que a versão que está sendo
usada no computador que foi citado na reportagem da folha não seja a
mesma que eu testei. Eu tinha descoberto no site "current" deles a
versão 4.0beta e estava baixando MUITO lentamente (nem 1K/s) o primeiro
iso quando eles simplesmente sumiram de lá:
kov@alface:~/Desktop/Downloads$ for i in `seq 1 5`; do wget -c http://oraculo.insignesoftware.com/current/4.0Beta/Einstein/bin-media-${i}.iso; done
--13:56:48-- http://oraculo.insignesoftware.com/current/4.0Beta/Einstein/bin-media-1.iso
=> `bin-media-1.iso'
Resolving oraculo.insignesoftware.com... 200.204.53.40
Connecting to oraculo.insignesoftware.com[200.204.53.40]:80... connected.
HTTP requisição enviada, aguardando resposta... 404 Not Found
Com somente um ISO acho bastante improvável que eu consiga instalar um
sistema para teste, levando em consideração que na versão 3 foram-me
pedidos todos os 4 CD's que baixei. Talvez eu siga seu conselho e entre em contato com os caras pra ver se eles me liberam os outros isos. =)
__Não dá para se discutir m: __Não dá para se discutir mais no Br-Linux, este fórum era vibrante e rico, agora transformou-se no ópio dos ignorantes, patrocinado por gente como o Falecido Eu, agora ressurgido como Ananias. Estão dizendo que não tem programas de vídeo para Linux, jogos, que o usuário não vai gostar, porque, pasmém, não conseguirá ouvir um mp3, ( essa desinformação é proveniente do medo ou da burrice??). Pois bem, gostaria de elucidar as mentes ociosas que só para vídeo temos: MainActor, Cinelerra, Jashaka. . .Estes tRês bem profissionais, se alguém quiser algo simples pode tentar o Avidemux, pra vídeo. . .Para MP3, não sei que resposta seria boa suficiente, pois temos muitas:
Amarok
gqmpeg
XMMS
Mplayer
Xine
__E pelo menos mais um 10 players de áudio. Lembrando que instalando o w32codecs, você consegue assistir todo tipo de bicho exótico e conteúdo multimídia disponível na Internet.
__Quanto a questão das traduções, isso é o cúmulo da ignorância e Hipócrisia, estou usando o Kurumin 4.0, que inclusive vem com corretor ortográfico e com traduções em todos os programas. Lembrando que o Windows só traduz o cálice sagrado da M$, se você pôr outra coisa, provavelmente em Inglês, vai ser tão ruim quanto instalar um programa em Inglês no Linux ,(é tão díficil enxergar óbvio quando se está cego pela estupidez).
__O Kcontrol é completo, permitindo uma total reformulação do Ambiente, com até configuração de Hardware: COmo pl. de vídeo, Impressoras e
nah...: Se fosse pra mostrar que eu conheço eu talvez tivesse usado a sua forma. A minha é menos eficiente porque tem 5 fork()'s a mais que a sua. fork() é uma operação cara, como você sabe. Por que fazer desse jeito? Costume acho. Vou lembrar da sua sugestão na próxima. Valeu!
Antes eu era assim, vivia discutindo e defendendo o SL, hoje não faço mais isso. Cansei de discutir com pessoas "ignorantes" (burras não). Todos estão corretos em sua afirmações, cada um defendendo o seu ponto de vista, as vezes de um leigo outros de um hacker.
Hoje não me importo que as pessoas iram ou não saber trabalhar com Linux e no fundo até não quero que venham a trabalhar, gosto da maneira que esta.
Em casa, todos já passaram por varios S.O./Plataformas do Apple II GS, OS/2 passando por Windows e hoje em Linux, todos sabem o necessario para executar suas tarefas (checar e-mail, escrever um texto e etc), utilizam o computador como uma ferramenta restrita.
Estou pensando em lançar um campanha pela não popularização do Linux. Sei que existem pessoas que pensam desta forma, gostaria de saber a opinião de vocês. A minhas são as seguintes:
- Não quero gente que nem sabe o que é um diretorio vir trabalhar com GNU.
- Se nas outras areas do conhecimento humano, como na engenharia, existem ferramentas que só quem as opera sabe realmente o que esta fazendo, não quero que alguem que nem sabe programar um video-cassete mechendo com computador.
- Acredito no ditado, "se não sabe, não mecha"
* Já estava esquecendo, se a Insigne fornece o linux binario (ISO) ela é obrigada a passar o codigo fonte tambem. Ou seja, se distribui na net a ISO ela é obrigada a distribuir os fontes tambem, isso junto com as alterações (dependendo de quais sejam)
"se não sabe, não mecha": Se o mesmo valesse para a Língua Portuguesa, você deveria parar de usá-la nesse mesmo momento. O correto é "mexa", e não "mecha".
Ainda Insigne: Cara, a questão é que o PC Conectado foi feito para um certo tipo de usuário que tem necessidades próprias. Tudo que você falou pode ser verdade para usuários pelo menos intermediários.
- CD de banca cheio de TRIAL é ruim? Então você está excluindo do público alvo as pessoas que gostam (é um direito delas gostar).
- O Linux não pode ter um bom plugin pra Flash? Então quem usa, precisa ou gosta de sites com flash também não podem usar Linux.
- Os player de MP3 linux pra você já são muito bons? Quem precisa de algo mais também não pode usar Linux.
etc,etc.
Excluindo todas as pessoas que tem necesidades que o Linux não cobre, devem sobrar uns 3% do mercado, mais ou menos o que o Linux tem hoje.
Se o Linux precisa ganhar mais mercado pra substituir o Windows ele precisa avançar sim nessa série de outros recursos. Fechar os olhos para os defeitos não vai ajudar em nada o SO a crescer e aperfeiçoar.
Criticar o Insigne Linux não tem caráter de diminuir a distribuição, mas sim apontar os erros para que eles sejam corrigidos e fazer a distro crescer.
__Você está sendo simplista: __Você está sendo simplista.Pois os programas do Linux cobrem exatamente as necessidades de 90% dos usuários, você simplesmente inverteu essa lógica. E falo por experiência própria de quem trabalha na área.. Agora se Macromedia,Adobe e Microsoft não desenvolvem para Linux, acho que você está postando no fórum errado. E sim nos temos o Plugin do Flash, no meu computador está funcionando muito bem em 99% dos casos, estranho que não no seu.E com as versões atuais do Wine você roda com bom desempenho até o Internet Explorer (para os toxicomanos).Me lembrei do juk, que busca conteúdo de música no teu PC e já faz uma playlist de MP3, muito bom. . .E do apollon, que usa três redes, enquanto o Kazaa parece transporte público: Sempre lotado. Não há mais o que discutir. Pega o Kurumin logo, ou o Big Linux, ou qualquer Knoppix da vida. São muito bons pra usuários iniciantes.
Linux? Só para quem já nasceu sabendo?: Sua idéia de não popularizar o Linux não faz sentido. Um disparate total. É tão absurda que pode ser sincera, apesar de cheirar a "troll". Mesmo quem é engenheiro, teve que fazer um curso para sê-lo, pois antes disso não sabia nada de Engenharia (com "E" maiúsculo). Ganha um doce quem me provar que saber mexer (com "X") com um computador (ou com o Linux) é um dom inato, já programado nos genes do felizardo. Infelizmente, num ponto você está certo. Exitem criaturas que concordam com as suas platitudes.
Mas ele está certo: Pode ser que 90% das necessidades *reais* do usuário iniciante sejam cobertas pelos programas para Linux. Eu diria que menos, uns 70-80%. Mas, depois que o usuário deixar de ser iniciante e começar a querer ou precisar de mais, ele vai ficar limitado. Ninguém permanece iniciante a vida toda, ou, pelo menos, uma parte não.
Os programas para o Linux avançaram bastante, mas ainda falta o que fazer para alcançar ou ultrapassar a concorrência (MS e Apple, p. ex.). Achar que tá bom assim mesmo, já chegou lá, não promove a evolução da plataforma. O Wine é fantástico, mas não roda o Access ou o Encarta, por exemplo. Interface amigável para os bancos de dados, você diria que tem o Knoda e Rekall, mas esses *ainda* não oferecem o que fornece o Access. Comparar a oferta de jogos, ainda não dá, apesar do Linux ser uma plataforma mais estável e confiável. Quem é usuário profissional de produtos da Adobe, não troca o Mac pelo PC, quanto mais por um PC com Linux. É óbvio que não dá para incluir esses últimos na categoria iniciantes, mas isso ilustra até onde dá para o iniciante avançar.
Uma das conseqüências do fato de alguém poder usar um programa GNU/Linux sem gastar nada, é que, em teoria, pode-se instalar aplicativos cujos eqüivalentes da concorrência são caros. Ou seja, um iniciante curioso pode aprender a lidar uma variada oferta de aplicativos sem gastar nada, o que o estimularia a procurar por mais alguma coisa. Não está gastando nada mesmo... Portanto, quanto maior a oferta de aplicativos mais fáceis de usar e mais avançados, maiores serão as possibilidades do usário se desenvolver para deixar de ser um iniciante. Transformado em um usário avançado, o ex-iniciante vai querer mais. Se o Linux não o satisfizer...
OS cara são louco...: Caramba , dei uma olhada no artigo do kov e tal e percebi que os cara são louco , dá última vez que peguei um CD do insigne ele nem instalou um que veio com a PC master , masa dei uma fuçada nos CD's e lembro-me que os ipak eram simples pacotes tgz e tbz agora já são rpm ????
eu até coloquei com descompactar no meu artigo sobre descompactação de arquivos...era tão simples :-) bastava um ar -x como os deb e depois destarrear o conteúdo...
Ix quero ficar bem longe desse insigne :P
Não sei mesmo: Avanis, por isso mesmo que não sou um escritor ou um professor de português, se eu soube-se muito bem o nosso idioma, estaria ensinando. Quantos de vocês nunca tiveram dúvida sobre a grafia de alguma palavra que jogue a primeira pedra.
Não sou um troll, apenas cansei de ver os mesmo argumentos antigos contra o linux:
- Ninguém acha o fontes;
- Preferir o Windows por estar acostumado;
- Software feio, não faz este e aquela função.
Realmente, ultimamente não ligo se o pessoal vai adotar/adorar ou não o sistema. O utilizo por causa da "Liberdade" que me oferece, por isso larguei o bom e velho OS/2 da plataforma Intel.
Apenas contando um pouco da liberdade obtida com o surgimento do FSF. Eu altero os programas a vontade, mando as alterações que acho valido para o mantedor, se aceitarem ou não, problema. Minha parte eu faço!
A maioria das pessoas, não desenvolvedoras, não sabem o esforço necessário no desenvolvimento de algo...
Agora aparece alguém e ainda reclama do software desenvolvido por outros, acha ruim e ainda reclama, quero mais este pessoal longe. Reclamar por reclamar acho muito fácil, quero ver é ajudar ou ao menos fazer uma sujestão/reclamação construtiva.
Tenho nada contra ninguem pois é apenas meu ponto de vista.
Não é bem assim...: Vocês se esquecem que a maioria dos usuarios de PC NÃO são entusiastas digitais que vão querer apreender sobre PC tudo que puderem.
A GRANDE MAIORIA quer o básico (visitar sites da Ana Maria Braga\ Conferir o resultado a loteria\ Votar na enquete do fantastico\ Fazer os trabalhos escolares\ Receber email com fotos pornograficas\ Baixar a música do latino). E é isso mesmo, a grande maioria serão ETERNOS INICIANTES. E isso é no Windows, no Linux e no MAC (Aqui no Brasil não por causa do preço proibitivo).
E pra esses o Linux está tão ou mais que preparado qualquer outro, e se pode ter isso de graça. pq não?
concordo com o Cristian... Eu: concordo com o Cristian... Eu sempre usei Mac,mas o precinho dele acabou me assustando...Minha única opção era o windows, que eu nunca gostei. Com o amadurecimento do Linux, apareceu uma opção de verdade...Aqui fora o Mac é muito usado por usuários domésticos e pqs empresas, principalmente escritórios, que usam o Filemaker pra gerar relatórios e etc... Mas no Brasil isso é inviável...Só discordo qdo dizem que existem coisas mais importantes do que ler e-mail, acessar o site da ana maria braga e etc, já que pro usuário comum, se o servidor XXX ou o BD YYY é o melhor ou mais rápido, pouco importa... Eu já deixei de instalar Linux na máquina dos colegas por falta de suporte a uma webcam no msn...Mas estamos avançando, e logo até esse problemão,pra nós aqui, vai estar solucionado...
Pode consertar, por favor?
--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://marcocarvalho.homelinux.net:15080
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
"Talk is cheap, show me the code" LT