Daniel Petrini (d.pensatorARROBAgmail.com) enviou este link e acrescentou: Nokia anuncia produto com Linux para uso de Internet em redes wireless junto com a plataforma de desenvolvimento Open Source Maemo. Veja detalhes no link do site oficial.
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Maturidade não é suficiente: O Gnome foi escolhido pela qualidade, acredito eu.
O fato de algo, o Qt no caso, ser maduro não significa que seja bom, embora o fato de não ser maduro geralmente comprometa a qualidade. A questão é: ser maduro não é suficiente. (embora seja necessário)
Concordo: Geralmente, quando olho empresas que suportam um ou outro ambiente, constato o seguinte: empresas americanas ( Sun, RedHat ) suportam o Gnome, empresas européias ( Suse, Mandrake ) privilegiam o KDE. No geral, posso claramente identificar o famoso complexo americano "Not invented here" como combustível para o contínuo suporte de um sistema que não era tão maduro e usável ( Gnome ) quanto o concorrente europeu. Além da desculpa original de que Qt não era licenciado sob a GPL, claro ( embora o próprio GTK seja licenciado sob a LGPL ).
Perceba que estamos falando de desenvolvedoras de tecnologia. Simples usuárias como Conectiva ou Nokia têm uma visão mais pragmática e escolhem a tecnologia mais adequada a seus interesses. A Conectiva ia de KDE porque era efetivamente mais avançada e pronta para usuários finais do que Gnome.
No caso da Nokia, acredito que ela está dispensando todo o bloat do visual e do código C++ do Qt em favor de um visual mais clean e econômico ( tela menor, lembre-se ) e da maior rapidez e menor footprint de memória do GTK ( a base do Gnome ).
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")
Qt: Eu só não entendi como até agora nenhuma companhia americana comprou a Trolltech (companhia norueguesa que faz o Qt) para tornar a Qt totalmente GPL (até para desenvolvimento comercial). Facilitaria as coisas para todo mundo.
Embora a GTK+ seja uma boa biblioteca, o destino do Gnome está meio incerto até por causa dessa disputa entre grandes empresas em torno dele. A Novell, que comprou a Ximian, vai fazer tudo para empurrar o Mono (C#) no Gnome. A Red Hat já mostrou que está fazendo vários desenvolvimentos no gcj (Java) para colocar no OpenOffice e, provavelmente, no Gnome.
Enquanto eles brigam entre C# e Java e no final o GTK+ é feito em Ansi C, os pragmáticos europeus do KDE fazem as coisas em C++ mesmo, que é também orientado a objeto (desenvolvimento mais intuitivo e rápidos de GUIs) e não tem os problemas de desempenho e consumo de memória de linguagens interpretadas.
Eu tenho um iPAQ com linux instalado e já usei o Opie (Qt) e o GPE (GTK+) e o primeiro está muito mais funcional para este tipo de aplicações.
re:: "Eu só não entendi como até agora nenhuma companhia americana comprou a Trolltech (companhia norueguesa que faz o Qt) para tornar a Qt totalmente GPL (até para desenvolvimento comercial)."
Pra começar: por que diabos uma empresa iria comprar outra para abrir sua propriedade intelectual?
Em segundo lugar: Qt é ( hoje ) licenciada sob a GPL e uma licensa comercial. A licensa comercial é para aqueles que desejam criar aplicações com Qt, mas sem necessariamente abrir o código. GTK usa a LGPL, que igualmente permite aplicativos de código fechado usarem a biblioteca.
Em geral, a GPL não é uma boa licensa para bibliotecas compartilhadas...
"Embora a GTK+ seja uma boa biblioteca, o destino do Gnome está meio incerto"
A relação entre Gnome e GTK é apenas esta: a primeira depende da segunda. Não o contrário. GTK é uma biblioteca bastante popular e seu futuro independe de Gnome. São projetos separados.
em tempo: GTK é o Gimp ToolKit, e é essa sua principal aplicação e motivo de desenvolvimento...
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")
Talvez em 1995: e é essa sua principal aplicação e motivo de desenvolvimento...
Hoje, o Gimp não é a principal aplicação da Gtk+, nem é o motivo do seu desenvolvimento. O Gimp FOI o principal motivo do desenvolvimento da Gtk+, quando ela surgiu. Mas desde então as coisas mudaram, embora o nome permaneça o mesmo.
Veja o que diz a página www.gtk.org: GTK+ was initially developed for and used by the GIMP, the GNU Image Manipulation Program. Therefore, it is named "The GIMP Toolkit", so that the origins of the project are remembered.
"Pra começar: por que diabos: "Pra começar: por que diabos uma empresa iria comprar outra para abrir sua propriedade intelectual?"
Para alavancar seus negócios. A Sun não comprou o StarOffice e abriu o código ? A Red Hat comprou o servidor LDAP da AOL/Netscape e agora vai abrir o código com licença GPL para complementar a sua oferta de produtos GPL. A GPL protegeria o copyright da empresa que abrisse o código, evitando também que alguém se apropriasse do código para fechá-lo.
"Em segundo lugar: Qt é ( hoje ) licenciada sob a GPL e uma licensa comercial. A licensa comercial é para aqueles que desejam criar aplicações com Qt, mas sem necessariamente abrir o código. GTK usa a LGPL, que igualmente permite aplicativos de código fechado usarem a biblioteca."
Sim. O KDE só não tem quase a unanimidade de preferência por causa desse porém da licença que exige o pagamento de licenças para desenvolvimento comercial.
"Em geral, a GPL não é uma boa licensa para bibliotecas compartilhadas..."
Para isso criaram a LGPL...
""Embora a GTK+ seja uma boa biblioteca, o destino do Gnome está meio incerto"
A relação entre Gnome e GTK é apenas esta: a primeira depende da segunda. Não o contrário. GTK é uma biblioteca bastante popular e seu futuro independe de Gnome. São projetos separados."
E não foi o que eu disse ? A GTK+ é boa e independe do Gnome. E o Gnome está tendendo a cada vez mais depender de coisas como o Mono e, talvez, Java também por causa da guerra dessas grandes empresas que escolheram o Gnome como base justanmente por causa do problema da licença do Qt para desenvolvimento de programas não GPL.
Depende...: "E o Gnome está tendendo a cada vez mais depender de coisas como o Mono e, talvez, Java também por causa da guerra dessas grandes empresas que escolheram o Gnome como base..."
Não é bem por aí. As discussões não são para o Gnome depender de Mono ou de Java. As discussões são sobre dar apoio para quem quiser desenvolver aplicações em cima desses frameworks. Ou pelo menos é para onde as discussões estão tendendo, acredito que depois do GUADEC as coisas ficarão mais claras.
Não é um PDA amigo, é um s: Não é um PDA amigo, é um sistema móvel para internet. Pode parecer uma questão menor, mas esse produto da nokia é único, um novo conceito.
Vamos lá comunidade, vamos nos manifestar contra as patentes de software!!!
Eu também queria ver a comunidade protestando contra a nova patente absurda da Sony de um sistema Matrix-Like (1, 2)