O Linux em micros populares já é uma realidade concreta (embora não muito difundida), e o projeto PC Conectado tende a torná-la bem mais comum. Mesmo os usuários que atualmente contam com Linux que veio pré-instalado em seus micros já têm dúvidas, como atestam as mensagens que recebo diariamente pelo formulário de contato do BR-Linux. Não tenho como responder a todas as dúvidas, e nem mesmo tento (embora responda a algumas), mas acredito que na comunidade há muitas pessoas com disposição e disponibilidade para responder a estas questões, que de modo geral são simples e comuns (configuração de impressoras, internet, compatibilidade de arquivos e programas...).
Portanto, como um primeiro passo na direção de melhor atender a estas dúvidas, convido: se você tem interesse em ajudar a responder usuários com pouco conhecimento de Linux e de informática, independente da qualidade do hardware e da distribuição que eles adotarem, e sem criticá-los por não usarem PCs mais avançados e com distribuições mais de acordo com o seu padrão de qualidade, ou por não lerem o howto, o faq, o histórico, o manual, o help e uma lista antes de perguntar algo que "todo mundo sabe", escreva para
queroajudar @ br-linux.org e eu o adicionarei a uma lista de discussão reunindo os interessados a participar deste projeto interminável, tedioso e restrito a resolver necessidades imediatas dos usuários, enquanto outras organizações (espera-se) cuidam dos aspectos estratégicos. Não haverá resposta individual ao e-mail de inscrição, mas eu lerei a sua mensagem e enviarei o convite para participar do grupo de e-mail (cortesia do Google Groups). Se mais tarde você quiser deixar de participar, basta usar os recursos do próprio servidor de listas do grupo.
Quando surgirem dúvidas, eu as enviarei para a lista dos "respondedores", que se encarregarão de responder individualmente, com cópia para a lista. Naturalmente, esta não é a organização ideal. Mas é um primeiro passo, e os envolvidos no processo de responder podem aperfeiçoar a rotina conforme for surgindo a demanda, e coletar experiência valiosa enquanto isto.
Minha idéia é que o conjunto de "respondedores" torne-se autônomo e crie seu próprio fórum, lista e site (com apoio do BR-Linux, é claro) assim que se julgar apto a isto. Pretendo limitar a estes primeiros passos a minha contribuição, e o restante é com vocês!
Embora prefira que os interessados façam suas inscrições exclusivamente pelo e-mail acima, sintam-se à vontade para enviar sugestões para o projeto na área de comentários desta notícia. Não se limitem a apontar as deficiências (que são muitas. Por exemplo, o usuário pode receber mais de uma resposta, e até respostas conflitantes), mas indiquem como vocês acham que o sistema poderia funcionar melhor. Se desejarem contribuir com recursos ou conhecimento (por exemplo, com a hospedagem do fórum ou confecção do site), inscrevam-se como colaboradores e debatam na própria lista do projeto, entre os demais colaboradores. Se conhecerem outros projetos similares que substituam ou tornem desnecessária esta iniciativa, informem também, para que os interessados considerem a idéia de participar destes outros projetos, e eu possa direcionar para lá as perguntas que recebo ;-)
Atualização: inseri nos comentários algumas
informações adicionais sobre o procedimento de inscrição, importantes para quem quiser saber o que ocorre após você enviar seu e-mail para o endereço
queroajudar @ br-linux.org. Peço especial atenção dos usuários que usam filtros de e-mail, para que evitem perder as mensagens de inscrição.