O WebInsider publicou um
artigo de Ricardo Bánffy com impressões e opiniões sobre o PC Conectado. Trechos:
Na semana passada chegaram às minhas mãos (aos olhos, tecnicamente), dois vibrantes exemplos (Micro de programa PC Conectado tem configuração simplória e Linux complica operação de máquina do PC Conectado) da conspícua incapacidade da mídia especializada (que, como o nome diz, devia conhecer o assunto sobre o qual escreve) em sacar o que é, afinal, software livre. Pô... Não dá mais nem pra chamar software livre de novidade. Em ambos os casos, vemos um certo nível de "esquizofrenia" ninguém parece saber direito pra quem é o tal PC Conectado reclama-se de que a memória é pouca (e é) e que a compatibilidade é ruim. Não consigo entender porque ser compatível com minha webcam, com minha impressora ou com chaveiro USB é tão fundamental assim pro PC Conectado e pro Linux que vem nele. O Windows XP, por exemplo, não é compatível com minha câmera digital. E daí? Eu me viro muito bem com um drive USB de cartões Compact Flash, que eu posso levar do Windows pro Linux pro Mac e todos entendem. O PC Conectado foi concebido para ser o primeiro micro de alguém. Se alguém não tem um micro, parece improvável que tenha uma impressora, webcam, scanner ou chaveiro USB. Se ele se destina a incluir pessoas que não têm micro, qual a diferença da interface dele parecer (e é parecida sim) ou não com o Windows? (...)
O PC Conectado não é isento de problemas o hardware examinado não é exatamente o mesmo do definitivo, mas as escolhas de configuração do monitor me preocuparam um pouco. Já que se trata de uma configuração casada (devem estar vendendo o micro junto com o monitor, teclado e mouse), eu espero que seja feito um ajuste fino no sincronismo do monitor e na placa de vídeo. É risível que o jornalista responsável reclame que o OpenOffice não grava seus arquivos nos formatos doc, xls e ppt... Ele não entendeu que uma das virtudes do PC Conectado é que você não precisa de um Word, um Excel ou de um Powerpoint. Usar esses formatos fechados, secretos e proprietários acabaria por criar problemas de compatibilidade. Quando você receber um .sxw (é essa mesmo a extensão? ...não lembro de cabeça), vá até Openoffice.org e baixe um. Tem em português e é grátis (além de livre).
E não deveria poder adquirir um desses componentes futuramente? Scanner ou webcam podem ser questionados, mas um computador sem impressora é parcialmente funcional para a tarefa a qual é destinado o PC Conectado.
> É risível que o jornalista responsável reclame que o OpenOffice não grava seus arquivos nos formatos doc, xls e ppt... Ele não entendeu que uma das virtudes do PC Conectado é que você não precisa de um Word, um Excel ou de um Powerpoint.
Me corrijam se estiver errado, mas a crítica do jornalista em questão foi ao computador da Positivo que, embora seja similar, difere em hardware e software da configuração do PC Conectado.
--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)