Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

WebInsider: Impressões sobre o PC Conectado

O WebInsider publicou um artigo de Ricardo Bánffy com impressões e opiniões sobre o PC Conectado. Trechos: “Na semana passada chegaram às minhas mãos (aos olhos, tecnicamente), dois vibrantes exemplos (Micro de programa PC Conectado tem configuração simplória e Linux complica operação de máquina do PC Conectado) da conspícua incapacidade da mídia especializada (que, como o nome diz, devia conhecer o assunto sobre o qual escreve) em sacar o que é, afinal, software livre. Pô... Não dá mais nem pra chamar software livre de novidade. Em ambos os casos, vemos um certo nível de "esquizofrenia" – ninguém parece saber direito pra quem é o tal PC Conectado – reclama-se de que a memória é pouca (e é) e que a compatibilidade é ruim. Não consigo entender porque ser compatível com minha webcam, com minha impressora ou com chaveiro USB é tão fundamental assim pro PC Conectado – e pro Linux que vem nele. O Windows XP, por exemplo, não é compatível com minha câmera digital. E daí? Eu me viro muito bem com um drive USB de cartões Compact Flash, que eu posso levar do Windows pro Linux pro Mac e todos entendem. O PC Conectado foi concebido para ser o primeiro micro de alguém. Se alguém não tem um micro, parece improvável que tenha uma impressora, webcam, scanner ou chaveiro USB. Se ele se destina a incluir pessoas que não têm micro, qual a diferença da interface dele parecer (e é parecida sim) ou não com o Windows? (...)

O PC Conectado não é isento de problemas – o hardware examinado não é exatamente o mesmo do definitivo, mas as escolhas de configuração do monitor me preocuparam um pouco. Já que se trata de uma configuração casada (devem estar vendendo o micro junto com o monitor, teclado e mouse), eu espero que seja feito um ajuste fino no sincronismo do monitor e na placa de vídeo. É risível que o jornalista responsável reclame que o OpenOffice não grava seus arquivos nos formatos doc, xls e ppt... Ele não entendeu que uma das virtudes do PC Conectado é que você não precisa de um Word, um Excel ou de um Powerpoint. Usar esses formatos fechados, secretos e proprietários acabaria por criar problemas de compatibilidade. Quando você receber um .sxw (é essa mesmo a extensão? ...não lembro de cabeça), vá até Openoffice.org e baixe um. Tem em português e é grátis (além de livre).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Douglas Augusto
> Se alguém não tem um micr: > Se alguém não tem um micro, parece improvável que tenha uma impressora, webcam, scanner ou chaveiro USB

E não deveria poder adquirir um desses componentes futuramente? Scanner ou webcam podem ser questionados, mas um computador sem impressora é parcialmente funcional para a tarefa a qual é destinado o PC Conectado.

> É risível que o jornalista responsável reclame que o OpenOffice não grava seus arquivos nos formatos doc, xls e ppt... Ele não entendeu que uma das virtudes do PC Conectado é que você não precisa de um Word, um Excel ou de um Powerpoint.

Me corrijam se estiver errado, mas a crítica do jornalista em questão foi ao computador da Positivo que, embora seja similar, difere em hardware e software da configuração do PC Conectado.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de ano@nimo.com
Positivo ! : Positivo !

A ideia é: se você quer um PC para jogar os ultimos lançamentos faça o que o pessoal que usa Mac faz: compre um PC turbinado (e caro).

Acho que o pessoal não entendeu que o que um PC com preço viavel não é para ser uma ferrari, nem um carro nacional de ponta. A ideia é ser mesmo um fusca de atigamente: barato, economico, confiavel, manutenção facil (todo mundo concerta) e duravel.

Mas é claro que não pode ser um fusca 71 !

Tem que ser um fusca 2005 para pelo menos cumprir a regulamentação anti-poluição :)

E por falar em regulamentação. O pessoal do governo não vai pensar que vão deixar este pessoal da industria por um micro popular no mercado se valendo de renuncia fiscal sem que o produto traga uma etiquetinha garantido que o produto cumpre as regras minimas de usabilidade, resistencia e segurança necessarios. Existem dezenas de universidades publicas por ai que podem ajudar certificando os produtos. Em ultimo caso tem o INPM. Quer dizer nada de resolver o problema na "junta": "junta tudo e vende".

Não se pode tratar um assunto serio como este como sendo mais uma "esmola" do governo para o povão!


Comentário de Marco Carvalho
Gostei...: Em ambos os casos, vemos um certo nível de "esquizofrenia"
Esquizofrenia, essa é a palavra :)
--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://marcocarvalho.homelinux.net:15080
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
"Talk is cheap, show me the code" LT
Comentário de stpa
Universidade pública? De novo! Não...: "...etiquetinha garantido que o produto cumpre as regras minimas de usabilidade, resistencia e segurança necessarios. Existem dezenas de universidades publicas por ai que podem ajudar certificando os produtos."

Uma instituição que mereça o nome de universidade deve ter como objetivo principal gerar e transmitir conhecimento, não dedicar-se à esse tipo de atividade burocrática que a desvia dos seus propósitos mais importantes. Entre eles, nos livrar da dependência científica e tecnológica.

Além disso, por que por uma etiqueta só no PC Conectado e não em todos os outros PCs que estão por ai? Só se for para fazer marketing político -- uma nova modalidade bastante sutil de clientelismo. O projeto do PCC já prevê uma garantia de um ano, se não me engano (deveria ser de três). É só defini-la com cuidado e aplicá-la. Se o sujeito que vendeu não cumpre, PROCOM nele.

P.S. A Fusca foi uma das projetos mais querridas do Adolfo H. Aquele, da Alemanha, do meio do século passado. Já o Ford modelo T, foi um projeto do H. Ford, que não era nenhum santo, mas muito mais bonzinho do que o Adolf. Ele, o Ford, revolucionou (ou criou?) a indústria, e não só a automobilística, produzindo em série um carro durável e barato para as massas. O Ford queria ficar rico. Ficou. O Adolfo...
Comentário de stpa
Também...: Acompanhada de delírios...
Comentário de Renato
Comparar o modelo T, de Ford,: Comparar o modelo T, de Ford, com o fusca de Ferdinand Porsche? Duas épocas diferentes, duas condições políticas totalmente diferentes...

Será que vocês não conseguem imaginar a quantidade de pessoas leigas em computação, loucas para ter um primeiro computador?
Porque elas comprariam logo um pc turbinado? Para fazer o quê? Deêm um tempo a estes consumidores que eles, não só aprenderiam a usar o seu computador, mas também poderiam evoluir para uma máquina mais de acordo com as suas necessidades.
Comentário de minholi
Aí é só comprar direito: Se eu tenho um MAC eu não compro um periférico que só funciona em PCs com Windows certo? A mesma coisa se aplica ao Linux. Eu tenho 3 equipamentos dos quais 2 nem sequer tem windows instalado (nem em dual boot), sendo que o terceiro só o tem porque é utilizado para jogos, e nenhum dos periféricos que possuo tem problemas.

Costumo ser consultado por amigos e conhecidos sobre quais componentes devem pedir ao comprar um computador montado e costumo fornecer sempre uma lista daquilo que sei que funciona sem problemas em ambos os sistemas operacionais, o que acredito deva ajudar muito durante uma possível migração.

Assim sendo não acredito que incompatibilidade seja um problema para esses PCs, com um volume maior de equipamentos rodando linux no País é possível que fique inclusive mais fácil de encontrar hardware compatível (o que já não é difícil).
Comentário de samachado
Quem disse que OpenOffice nao: Quem disse que OpenOffice nao salva em formatos doc, xls e ppt ?

Quem disse que o Linux é incompativel com o USB etc ?

Como sempre estas reportagens usam o FUD, que por meios de mentiras procuram desvituar o Software Livre.

Comentário de Roger
Software utilizado.: Vamos aos fatos:
O Hardware sim é pobre, precisaria realmente de 256Mb de memória pra pessoa não ficar esperando muito. Mas levando em consideração o micro que o publico alvo tem (ou seja, nenhum) e essa configuração com 128Mb, já quebra o galho pra inclusão.
O Software utiizado pela Positivo foi uma distribuição de uma tal de Insigne, que passa longe dos mais utilizados nos desktops pelo mundo - Mandriva (Mandrake + a brasileira Conectiva), Red Hat, Debian - sem contar com uma distro brasileira que promete ter o foco na educação (inclusão digital + educação?), que é o Muriqui Linux.
Agora resta aos técnicos de cada empresa escoherem bem a distribuição, já que eles que tem que dar o suporte.
E eu tenho o Debian instalado em casa e reconhece até uma folha de papel se eu colocar em algum slot/plug/drive do micro...
Não pode repassar o descaso do fabricante do micro com o consumidor (pq o interessante pra ele é vender o Hardware, não software) pro sistema operacional. Se bem instalados, pra um usuário final, ambos sistemas são satisfatórios.
Comentário de vmedina
Combata este FUD.:
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1116980866.html

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de hamacker
alguem que tem email @oglobo poderia colar a noticia completa ?: ------------------------------------------------------------------
Comentário de stpa
Essa é a idéia...: Comparar o produto industrial e de sucesso popular em duas sociedades diferentes em momentos políticos diferentes. Comparar as razões e idéias que os geraram. Comparar iniciativas que tornaram acessíveis produtos que antes só uma elite podia adiqüirir. Refletir sobre as semelhanças e diferenças com o PC Conectado, se é que há.

Sou radicalmente a favor de produtos bons e baratos e à busca para torná-los acessíveis a todos. Só acho importante discutir como é melhor fazê-lo.




Comentário de nemesis
O Globo: "O GLOBO: PC Popular ou populista?"

O Informática Etc do Globo é um dos mais tendenciosos cadernos de informática do país. Dentre outras coisas, a Editora-Chefe, Cora Rónai gosta de chamar o Bill Gates de "Tio Bill". Eu poderia imaginar que é apenas sarcasmo, ainda mais levando em consideração que ela já almoçou com o Richard Stallman e tal. Mas, dado o conteúdo do caderno, acho que é apelido carinhoso mesmo. Me lembro da época em que a campanha pela adoção do Firefox fervia, que o bicho já tinha passado de 10 milhões de downloads em poucas semanas, e nem uma palavra sequer, nem nota de rodapé nem nada, foi publicado no caderno. Foi tão patético e escancarado esse "esquecimento" proposital que parei de ler o Globo.

"Não consigo entender porque ser compatível com minha webcam, com minha impressora ou com chaveiro USB é tão fundamental assim pro PC Conectado"

Exatamente, disse tudo. Seu público-alvo dificilmente vai ter renda pra comprar pendrives ou outras babaquices tecnológicas que fazem a festa dos novos-ricos, como as câmeras digitais e handhelds que a Cora publica com tanta paixão em seu caderno de publicidade...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Hélvio Mota
Sei não, colega...: Acho que não é por aí.
Veja bem, essa é apenas a minha opinião, mas não acho que um pendrive possa ser classificado como babaquice tecnológica (não sou novo-rico; nem velho-rico. Nem rico, na verdade). Acho, sim, um instrumento muito útil seja para o profissional, seja para o leigo.
Imagino que, com o tempo, vai acontecer com câmeras digitais, pendrives e afins o mesmo fenômeno que ocorreu com os celulares (redução de preço). Quem _não_ tem celular hoje em dia?
Saudações.

"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows and an Apache inside..."
Comentário de nemesis
"Quem _não_ tem celular hoje: "Quem _não_ tem celular hoje em dia?"

eu! e com muito orgulho! :P

rapaz, que assinatura fenomenal! :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Carlos Roberto
Eu tb nao tenho :D : Eu tb nao tenho :D

E com muito orgulho, usando meu P2 400Mhz com 128Mb com KDE 3.4. Uma verdadeira carroça velha, mas que funciona!

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de -alexandre-
O projeto é politico, populi: O projeto é politico, populista e fadado ao fisaco.

Voces não aceitaram o windows capado pq queriam garantir um sistema completo para o usuario. Agora capam o hardware e a unica justificativa e que pobre não pode ter camera digital.

Esse discurso de liberdade e inclusão digital me parece muito demagogo, isso sim.

Aqui onde moro eu compro sem esse protocolo todo um PC com uma configuracao muito melhor pelo mesmo preco. "ah mas a nota eh fria", eh provavel que seja. mas tem a de balcao que eu nem vou suspeitar que eh fria e a loja ainda vai me dar um impressorinha hp. e garantia de 6 meses. e nao vai me descriminar pelo fato de eu ser liso!

Enquanto o SL no brasil ficar correndo atras de governo, querendo enfiar o linux na casa dos outros via decreto, ele não sai do canto. nos deviamos deixar de criar site sobre linux, distro baseada no knoppix e grupo de usuario e passar a contribuir com codigo, documentação, divulgacao etc.
Comentário de nemesis
eu não concordo: "Voces não aceitaram o windows capado pq queriam garantir um sistema completo para o usuario."

Conversa fiada! Sistema completo significa: ferramentas de software completas e funcionais para usuários leigos. Processadores de texto, editores de imagem, players de áudio e vídeo e um sistema operacional robusto e seguro que possibilite ao usuário levar adiante seus afazeres. O hardware vem pouco ao caso e 128MB é pouco, mas _suficiente_ para o caso.

Agora, imagine só se além do hardware pequeno o PCC também viesse com o WXP Starter Edition... Acha que se viesse com ele o hardware seria diferente?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Marco Aurelio
o windows tem vantagem histórica: Esse lance de compatibilidade não vai ser resolvido assim de uma hora pra outra. É claro que muitos equipamentos já estão saindo de fábrica com drivers para windows e gnu/linux mas temos que levar em consideração a vantagem histórica que o primeiro tem sobre o segundo (não levem a mal eu estar chamando o windows de primeiro). Um dia o windows também foi difícil de mexer para os iniciantes, tinha problemas de compatibilidade de hardware, etc.
O que não pode aconter é achar que gnu/linux tem que funcionar igual ao windows. Se assim fosse não haveria razão para estar fazendo toda essa campanha, vederia-se pc sem sistema operacional e o comprador se encarregava de arrumar um "piratão de déis real".
Acho que acima de tudo temos que ter personalidade e vestir a camisa do software livre, do código aberto, da informação para todos. Uma vez que o software livre passe a compor uma fatia considerável do mercado, os fabricantes vão se adaptar à nova situação.
A meu ver, para uma pessoa que nunca usou um pc, começar com windows ou começar com o gnu/linux exige a mesma dedicação.
Comentário de Tércio Martins
A notícia do jornal O Globo: Aviso: Não se impressionem, pois ela é uma grande reportagem especial :) Possui críticas fortes ao PC Conectado a partir de um modelo "similar" vendido pela Kennex (falaram mal até do WordPerfect 8...). E o fim do último texto mostra uma sutil vitória do SL!

-> PC popular ou populista?

André Machado

O governo anunciou há duas semanas o projeto do PC Conectado, com uma configuração básica: 128Mb de memória RAM, 40Gb de disco rígido, monitor de 15 polegadas, drives de disquete e leitor de CD-ROM. Mas o projeto ainda precisa passar pelo crivo do Congresso. O coordenador do programa, César Alvarez, informou em nota oficial que está se preparando um projeto de lei a ser encaminhado ao Congresso ainda este mês, para o qual solicitará urgência urgentíssima.

Na mesma nota, César disse ter percebido que o projeto já levou a um movimento de queda dos preços nos computadores. O motivo é simples: o mercado — que sempre tem muito mais pressa que o governo — rapidamente aproveitou o marketing gratuito sobre os PC populares e começou a oferecer máquinas com perfis semelhantes ao do PC Conectado. Os preços variam entre R$ 1.300 e 1.600 divididos em “suaves
Comentário de bebeto_maya
__Bom, se a impressão de que: __Bom, se a impressão de que PCs POulares no Brasil são ruins porque são caros e ruins (redundante, mas com sentido), pegar, ótimo. POrque é verdade, PC Chips é um lixo e 128 MB de memória era o que se dava em 2001, portanto 4 anos atrás. O Windows Starter é uma coisa anômala e esse Linux da Insigne é inferior a todas as boas distros brasileiras: De Mandriva a Kurumin, passando por Big Linux e mesmo o Freedows (arghhhhhhh. . . ). A boa nova é a de sempre: Por trás de todo o burburinho o PC Conectado, pró-inclusão, ou seja lá que porra for, não pegou ainda, pra todo canto que olhamos vemos XP e MS Office e preços extorsivos!

__Um bom projeto teria que ter uma boa engenharia por trás, uma boa pesquisa de mercado e preferências do usuário. Um PC bonito feito para ser barato ( e não apenas ¨montado¨ por tubarões engravatados e gente gananciosa), que teria o envolvimento de universidades e jovens de talento, um incipiente cerébro por trás, ou o conjunto de muitos deles. Um grande dedo e um punho cerrado para a Microsoft, ou mesmo a Cobra informática, até mesmo a IBM, que seja. Pois Já está mais do que provado que esse pessoal do governo é especialista em fazer caridade engordando os ricos e seus cofres!

__O Bom PC e popular teria um papel de parede elegante, ícones para os pricipais programas bem distribuidos pela tela, um gabinete chamativo, um ¨menu K¨ simples e funcional, uma boa compatibilidade com hardware e uma detecção automática habilitada no Boot, ( o Big Linux faz isso muito bem).Um gravador de CDs é essencial hoje em dia( baratinho também. . .), bem como 256MB de memória.Suporte completo a vídeos com o w32codecs e associação de arquivos antigos do MS Office com o Open Office, sendo interessante um assistente de conversão para o padrão aberto. O Inkscape 0.41 já está bem maduro, quem conhece sabe que ele é suficiente para grande parte dos usuários do Corel, o Gimp também, quando bem utilizado e com todas as extensões em Perl, Python e com o GAP. O Apollon ajuda muito para p2p. e o AMSN com suporte a WebCAM(ainda na versão CVS) é imprescidivel. E o principal: O automount para CDROMS e disquetes. Seria interessante um Wizard para configurá-lo no boot, de acordo com o fim: Escritório, estação gráfica, Programação e um sistema de ïcones mágicos, tipo o do Linspire e Kurumin. . .

___Quanto a distro, poderia ser o Kurumin ou um fork dele, tá certo muito criticado pelos elitistas, mas foi o único Linux que pegou no Desktop, o sis brazuca, ou o Fênix, muito mais bonito que o Insigne, Mandriva, Debian. . .Uma distro 100% livre e maleável com repositórios On-line, voltada para o público leigo e configurada para os principais hardwares e periféricos vendidos no país!

__Acho que isso com uma boa logistica por trás e interesses genuínos e humanos, pelo menos um pouco. Ajudaria o PC COnectado a deslanchar e ser um sucesso. . .Infelizmente não é o que está para acontecer. Lamentevelmente, não temos mão de obra pro Linux, sofremos sabotagens pró-MS e de seu curral ( ITAUtec, Dell, PSDB, PFL, Folha On-line, Revista Veja Microsoft), e ainda temos que suportar os sucubos que se dizem nossos ¨amigos¨.COmo a tal dama do Software Livre!

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004