Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Livro de Sistemas Distribuídos: desenvolvendo aplicações de alta performance no Linux

Manoel de Nóbrega (manoel@fcvv.br) enviou este link da editora Axcel e acrescentou: “Lançado o livro 'Sistemas Distribuídos: desenvolvendo aplicações de alta performance no Linux'. No livro Sistemas Distribuídos: Desenvolvendo Aplicações de Alta Performance no Linux o leitor encontrará os conceitos básicos dos sistemas e os fundamentos da programação distribuída, com ênfase em suas principais características: criação, manipulação e comunicação entre processos e máquinas. Com a obra, o leitor será capaz de modelar, projetar e implementar uma solução utilizando a distribuição de tarefas, dentro de uma mesma máquina ou em várias. O livro, que oferece códigos-fonte explicados e diversos exercícios para treinamento, apresenta ainda – para os iniciantes – instruções sobre como utilizar o compilador GNU GCC, depurar programas com o GDB e customizar o Vi para programação. Por que ler este livro ? Este livro prático apresenta os conceitos básicos dos sistemas distribuídos e os fundamentos da programação distribuída, enfatizando suas principais características: criação, manipulação e comunicação entre processos e máquinas, com dezenas de programas e exemplos feitos em C++ para o Linux. Você vai ser capaz de modelar, projetar e implementar uma solução utilizando a distribuição de tarefas, dentro de uma mesma máquina ou em várias máquinas.” Mais detalhes abaixo.

Lendo este livro você será capaz de: - Criar um ambiente de programação em C++ no Linux com compiladores GNU; - Manipular processos visando a concorrência, paralelismo e compartilhamento de recursos; - Usar as primitivas fork(), exec(), system(), exit() e wait() da programação paralela; - Habilitar a comunicação entre os processos através de sinais, condutores pipe e filas de mensagens com as primitivas kill(), signal(), sleep(), popen(), pipe(), msgget(), msgsnd() e msgrcv(). - Criar um segmento de memória compartilhada com as primitivas shmget(), shmat() e shmdt(). - Evitar race conditions e deadlocks com o uso de semáforos e manipulação de regiões críticas com as primitivas semget(), semop() e semctl. - Usar semáforos binários de Dijkstra P() e V(). - Criar threads para fazer uso do potencial dos processadores Hyperthreading. - Alocar dinamicamente a memória com as funções calloc(), malloc(), free() e realloc(). - Utilizar a comunicação entre processos através de sockets. - Criar programas cliente/servidor com os protocolos TCP e UDP. - Criar programas que utilizam chamadas de procedimento remoto RPC. - Para os iniciantes, contém ainda instruções para utilizar o compilador GNU GCC, depurar programas com o GDB e customizar o Vi para programação. Super Didático: com vários códigos práticos explicados!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Clovis Sena
o link para o livro...: O link para o livro:

http://www.axcel.com.br/descricao.cfm?id_livro=303&comprar=1

Custa R$ 75,00
Tem 396 páginas.
Autor: Uira Ribeiro ( o mesmo do livro Certificação Linux )
Comentário de chatus
Pois é...: "Certificação Linux"...página 94...mas que diabos uma imagem do putty(um cliente Telnet/SSH) do Windows está fazendo num livro de certificação Linux ???
E...página 62...afinal de contas é umount ou unmount ???
Pessoal...na boa, pois eu sou usuário Linux também...mas esses autores que ficam publicando material sobre Linux (pois agora é moda..."the search for the lost money"...), eles são MESMO profissionais da área ???
Pergunto isso porque com 3 bilhões de links Web, basta ter cara de pau e sair coletando material e dizendo que é seu...quem iria verificar se não é algo do tipo "capitão copy & paste" ???
Pensem nisso, nós usuários Linux precisamos filtrar essas publicações para que não aconteça o mesmo que aconteceu com o Windows...tá cheio de bagulho nas prateleiras que prometem "desvendar" o Windows.
Não deixemos que isso aconteça com o nosso querido pingüim.

Comentário de Patola
putty existe para GNU/Linux!: Package: putty
Priority: optional
Section: net
Installed-Size: 640
Maintainer: Colin Watson
Architecture: i386
Version: 0.58-1
Depends: libc6 (>= 2.3.2.ds1-4), libglib1.2 (>= 1.2.0), libgtk1.2 (>= 1.2.10-4), libx11-6 | xlibs (>> 4.1.0), libxext6 | xlibs (>> 4.1.0), libxi6 | xlibs (>> 4.1.0), putty-tools
Filename: pool/main/p/putty/putty_0.58-1_i386.deb
Size: 286560
MD5sum: db25bbec1c5aac9d77c6329ae7428d79
Description: Telnet/SSH client for X
This is the Unix port of the popular Windows ssh client, PuTTY. It supports
flexible terminal setup, mid-session reconfiguration using Ctrl-rightclick,
multiple X11 authentication protocols, and various other interesting things

--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Ananias
Google: Como uma busca faz falta...
Comentário de chatus
Putty: Valew...: Esse programa é bem prático, para quem se interessar: http://the.earth.li/~sgtatham/putty/latest/putty-0.58.tar.gz

Mas eu continuo a ter muito cuidado com os "bois que parecem ser gnus"....
Comentário de MIchal
Faça melhor então: Aqui... não é por nada não, mas dor de cotovelo doi, né?
Pare de reclamar seu banana e faça você melhor!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004