Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais do mesmo: Microsoft diz que Linux viola 42 patentes, mas não diz quais são

A revista Fortune publicou em seu site um artigo afirmando que o Linux viola 42 patentes de propriedade da Microsoft. E não é só isso: interfaces gráficas em software livre violariam mais 65 patentes, o OpenOffice sozinho violaria 45, programas de e-mail violariam 15, e outros programas livres sortidos violam outras 68, em um total geral de 235 patentes da Microsoft alegadamente sendo desrespeitadas.

É mais um lance da guerra de FUD tipicamente associada a Steve Ballmer, e mais uma vez estão presentes as características essenciais: as patentes não são identificadas, e ninguém diz o que pretende fazer a respeito.

Mesmo assim, o artigo da Fortune conta com os leitores de títulos espalhados pelo mundo para entender mal e espalhar que a Microsoft está pensando em processar os usuários de software livre, muitos dos quais (especialmente no mundo corporativo) são também clientes da empresa - uma ponte que a MS nunca cruzou e que certamente não quis cruzar durante a entrevista que sustentou o artigo, nas palavras do próprio Ballmer, reproduzidas no texto.

O Groklaw traz um resumo da situação, lembrando que é apenas mais um lance, e que a ausência de descrição das patentes sendo violadas e de um curso de ação é mais uma tentativa de levar outros consumidores e distribuidores a assinar contratos sem nem mesmo ter de recorrer a custosas e demoradas medidas judiciais.

Saiba mais (groklaw.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ROliveira
É mais um claro FUD da: É mais um claro FUD da Microsoft. Mas o que eu não entendo é porque a FSF ou quem a MS acusa de violação de patentes não entra na justiça pedindo que a MS esclareça quais são exatamente as patentes violadas e, caso não haja violação, que pague os devidos danos morais causados pelo FUD (Na justiça americana isso poderia render milhões de dólares em danos morais)

Penso que essa atitude passiva por parte de quem a MS acusa de violação de patentes alimenta ainda mais o FUD e prejudica a adoção de toda uma gama de softwares livres.
Comentário de Rhobson
Para mim parece claro que a: Para mim parece claro que a M$ tá é fasculhando todo e qualquer código-fonte que ela encontra pela frente, pra ver se acha alguma coisa pra copiar (roubar?)....

Agora, o porquê de a M$ não revelar quais partes de código são essas, é porquê vai contra a própria política dela.

Provavelmente, se a M$ realmente entrar na justiça e alguém querer revidar, vai acontecer o mesmo que à um tempo atrás: a M$ vai ser obrigada a liberar um trecho de seu código-fonte...

(Embora eu duvide que alguém queira usar código-fonte buggado do Janelas pra alguma coisa... xD )
Comentário de Terramel
E a campanha Show us the Code?: E ai? Lembram desta campanha? Show Us The Code...

Até postei sobre isso no meu blog: http://terramel.wordpress.com/2007/02/25/sr-ballmer-mostre-nos-o-codigo/

Detalhe é que a campanha pedia para que eles MOSTRASSEM onde o Linux viola as patentes, mas eles simplesmente continuam falando que viola mas não mostram ONDE ou O QUE viola...

Isso só pode significar FUD! Acho que a melhor coisa é agora adotarmos a campanha de nos unirmos e gritarmos bem alto para todos ouvirem (e postarmos nos nossos blogs): Ah Micro$oft, vai se fuder!

o site Showusthecode: http://showusthecode.com/
Comentário de Copernico Vespucio
Responsabilidade dividida:

Mas o que eu não entendo é porque a FSF ou quem a MS acusa de violação de patentes não entra na justiça pedindo que a MS esclareça quais são exatamente as patentes violadas


É mais complicado que isso. Justamente porque, como a M$ não mostra o suposto código que quebra "suas" patentes, não se sabe quem está realmente sendo acusado e portanto esse(s) não pode se defender.

O código sob dúvida pertence ao Kernel? Então os "acusados" seriam o Linus e sua fundação.

O código é relativo às ferramentas básicas do SO? A FSF é uma das entidades responsáveis por ele hoje, mas todos os desenvolvedores que mexeram no código até hoje, inclusive os mantenedores das principais distros devem ser consultados.

O código seria relativo à interfaces gráficas? Quais?

Aproveitando-se disso, Balmer lança um FUD sobre o outro, confiante de que medidas judiciais tomadas por qualquer uma dessas entidades vão receber como resposta um "A difamação não existe, não acusamos diretamente vocês".

No entanto, as principais empresas que distribuem o sistema para clientes corporativos (como a Red-Hat), caso se sintam prejudicadas em seus negócios e contratos com o FUD, podem chamar a M$ (na verdade, chamar Balmer *pessoalmente*) à justiça para que ele prove suas acusações.

De qualquer forma, o mercado em geral está cada vez mais surdo aos perdigotos que o careca nojento anda espalhando por aí. Vai chegar o dia em que ninguém mais vai dar ouvidos ao covarde safado.
Comentário de Manoel Pinho
Outro FUD da M$: Outro FUD da M$ ?! Nesta semana o funcionário Bill Hilf, responsável pelo laboratório de linux e interoperabilidade da empresa, disse que o software livre está morto, que o linux não existe em 2007 e que mesmo o Linus Torvalds está empregado hoje em dia.

http://www.bangkokpost.com/090507_Database/09May2007_data05.php

Ele quer espalhar o FUD de que não existe ideologia nenhuma no software livre e que o linux e outros softwares livres são feitos somente pelas empresas inimigas da M$.


Comentário de Leonardo
não são 235 não ?:
No Slashdot a thread está interessante.
Muitos comentários sobre quando a IBM vai lançar uma resposta...

http://yro.slashdot.org/yro/07/05/14/0018242.shtml
Comentário de Copernico Vespucio
Oras...:

mesmo o Linus Torvalds está empregado hoje em dia


Eu realmente queria saber de quem vem a idéia de que alguém envolvido com software livre não pode trabalhar no mercado...


linux não existe em 2007


Oras, então o que é aquilo que está sendo distribuído pela HP e a Dell em suas máquinas? O que é aquilo que é distribuído por uma das empresas "parceiras" da própria M$? O que é aquilo que tem sido utilizado na inclusão de dezenas de países no mundo todo?

Puxa, eu jurava que era o Linux... :P


linux e outros softwares livres são feitos somente pelas empresas inimigas da M$.


Risível, mas...e se fossem? Quem faz não é importante. O importante são as liberdades dadas à sociedade, garantidas por licença. Elas são o motivo da qualidade e sustentabilidade desses softwares.

Bill Hilf = apenas mais um outro babaca no mercado, em uma turma já cheia deles.
Comentário de U.K. Nowle
Vou comprar uma camisa escrito "Eu já sabia": AHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA

Sabe qual é a piada mais cruel de todas? Não tem nem muito tempo, grandes "hackers" da comunidade brasileira fora falar com o sr. hiff. "Canais" como um dos que patrocinam este site foram passar a perna da organização do FISL para incluir um evento único de debate sobre interoperatividade. E o dono deste blog, muito intímo das partes da comunidade, BATEU PALMINHA!

Na época, quem era contra, quem estranho e quem desconfiou foi taxado de "radical". Apontaram o dedo e falaram: "pessoas como vocês, que são malucas, é que enfraquecem a comunidade!".

"DEMÊNCIA!", eles gritaram. "DEMENTES SÃO VOCÊS!!" respondeu os "bastiões" da comunidade.

Agora... vemos quem são os "amiguinhos", vemos quem são os "bastiões".

É uma piada! E a "comunidade" Brasileira é outra.

Para os radicalmente certos, basta fazer uma camisa com essa manchete e os dizeres: "EU JÁ SABIA!!!"
Comentário de Luiz Ricardo de Lima
Vamos entender o lado da micro$oft: Galera, windows e office sustentam a microsoft e a permitem que ela continue abocanhando novos mercados. O menor avanço que o linux tenha a microsoft vai fazer um puta estardalhaço.

Até porque é só isso que a ms pode fazer. Só isso.

Pensem comigo. O que mais a microsoft pode fazer?

No dominio windows, a microsoft tem dominio total sobre os usuários. a Ms sabe o que você baixa, controla o que você baixa... (vide msn e ie7). Já no linux é diferente.

Apesar disso a maioria dos codigos que violam patentes podem ser reescritos. A comunidade opensource já faz um esforço tremendo para reescrever drivers e mais drivers linux para hardware, não teria problema nenhum em eliminar essas copyright issues.

Contudo gostaria de saber quais patentes seriam essas?

-----

O que você faz para divulgar o linux?

Comentário de U.K. Nowle
Não era...: O amiguinho da comunidade?

Hahahahahahah... a comunidade é uma piada mesmo.
Comentário de brain
Falso dilema: O dono deste blog continua batendo palmas para todo debate entre as partes, bem como para toda oportunidade de a comunidade perguntar diretamente a representantes da Microsoft sobre os seus posicionamentos. Acho que é uma atitude extremista ser contra os debates e as oportunidades de diálogo, quando as diversas partes atuam em um mesmo ecossistema.

Outras áreas da comunidade podem rejeitar todos os diálogos, entrevistas, debates e contatos que desejarem, mas por aqui eles continuarão ocorrendo sempre que a oportunidade surgir - e não ocorrem hoje porque tendo em vista a situação corrente, eu não tenho o que perguntar.

Note, entretanto, que quando foi aberta a oportunidade de diálogo com representantes da Microsoft com a mediação do BR-Linux, em 2006, havia o que perguntar - tanto que foram os próprios leitores do site que enviaram as perguntas, e depois comentaram e debateram as respostas recebidas.

Para completar, que eu saiba, nenhum canal parceiro da Microsoft patrocina ou patrocinou o BR-Linux.
Comentário de tenchi
Eu te Processo!!!!!: Alguém aí lembra da história da MS em processar quem usasse o duplo-clique? rsrs
Processem quem usa um ponteiro como cursor do mouse.
Processem quem usar os menus de controle dos programas no topo da janela.

É cada coisa que inventam....



--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de U.K. Nowle
Realmente existe algo de falso no ar.: Canal parceiro? Não disse isso! Mas canal financiado... bom... eu acho que o sr. deveria dar uma olhada a melhor! Se bem que... vai ver o sr. passou a frente na idéia e usou o conceito empresarial de parceria. Realmente... quem tem uma atividade comercial em conjunto, muitas vezes é considerado parceiro.

Que bom saber que sr. ainda vai bater palminha pra ver maluco dançar. Sem falar na boa atitude de sorrir pra quem sacaneia o SL.

Assim, teremos mais piadas amargas.
Comentário de void
Só acredito vendo: A microsoft gosta de fazer barulho e assustar os CEOs desavisados por ai. Para mim o fato dela não revelar quais patentes é uma estratégia dela para sempre ter uma carta na manga e evitar que a comunidade tenha a oportunidade de reescrever o código. Deixando assim a microsoft sem munição contra o software livre. Creio eu que os desenvolvedores e projetos envolvidos deveriam entrar na justiça para que a microsoft mostre quais patentes foram quebradas e por quem (isso é se realmente foram). Assim ela chantagia usuários e empresas ganhando dinheiro com esses boatos.

--
void
Comentário de brain
Nada disso: Nem patrocínio de partner da MS, nem de empresa financiada por ela, que eu saiba. Mas se usar o conceito de parceria comercial, aí acho que tenho vários, porque diversas das empresas de treinamento que publicam anúncio comercialmente no BR-Linux também são revenda ou parceiros de treinamento da MS, mas acho que não há nada de errado nisso, o negócio delas é treinamento, e elas oferecem bons treinamentos de software livre.

Você é livre para fazer as piadas amargas que desejar, e o espaço de comentários do BR-Linux está à disposição. Mas o BR-Linux vai continuar procurando ouvir o outro lado, e dar espaço para o diálogo e debate mesmo com os adversários, sempre que me parecer que há algo a ser perguntado.


Comentário de santo
Coisas do Mundo Microsoftâno: Concordo com a mairia que diz que o codigo livre foi produzido em sua maioria de cafe, sangue e suor dos membros da comunidade, que produziram ou doaram codigos que eles possuiam, e com certesa não deve haver ex-funcionarios da Microsoft que salvaram codigos da empresa em pendrives e depois resolveram coloca-lo no linux sem autorização.
O Problema é que se vocês pensarem como advogados e pior ainda como advogados norte americanos verão que não quebra de patantes vão alem de codigos escritos, só para lembrar nos Estados Unidos engenharia reversa é proibida e portanto não juridicamente aceitavel que alguem crie algo compativel com qualquer outra coisa sem a autorização do criador e dai que vem.
A Microsoft deve estar se referindo as patentes que permitem ao linux e outros softwares livres lêrem,gravarem e comunicarem com sistemas que utilizam padrões propietarios, o samba é um exemplo disto pra MS se o linux consegue conversar com a rede windows sem pagar patente é uma violação, outro exemplo são os sistemas de arquivos NFS, os formatos WMV e WMA, e quanto aos sistmas gráficos devem ser coisas tipo plagio algo como "o menu iniciar no canto esquerdo inferior da tela é nosso" ou "esta forma de exibir o menu é nossa" e é claro "o duplo clique é nosso" e por ultimos quanto a aplicações ela pode alegar que o wine é ilegal pois o projeto não tem autorização para construir um sistema que faz plagio do sistema dela.
Se houver uma guerra judicial provavelmente a MS irá nesta direção e conhecendo a justiça norte americana será bem capaz que a Microsoft ganhe boa parte desta disputa que não necessáriamente passa por codigos fontes. Pra mim a boa noticia são duas uma é que só no pior caso a MS irá ganhar direito sobre todas estas patentes e grande maioria vai ser reconhecida como dominio publico e segundo mesmo que ela ganhe todas o maximo que ela vai conseguir fazer é exigir que o linux não se comunique nem leia nada que a MS produzir com quando eu utilizo o linux eu quase nunca uso coisas da MS isto não vai fazer muita diferença.
Comentário de jczucco
Era isso que Microsoft queria:: Era isso que Microsoft queria:

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2007/05/14/idgnoticia.2007-05-14.1193491933

Para vocês verem que não dar pra ir atrás de tudo que o IDG escreve...


--
Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com

Comentário de jczucco
Era isso que Microsoft queria:: Era isso que Microsoft queria:

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2007/05/14/idgnoticia.2007-05-14.1193491933

Para vocês verem que não dar pra ir atrás de tudo que o IDG escreve...


--
Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com

Comentário de silveira
Que absurdo. Eu gostaria que: Que absurdo. Eu gostaria que mais pessoas soubessem desse tipo de atitude nojenta da MS.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Peter Parker
Sobre advogados americanos: Sobre advogados americanos, leia este ótimo texto que eu traduzi (não vou falar o autor, pois muitos vão criticar o autor, enquanto o texto é muito bom):

http://www.raelcunha.com/packages/blog/pages/index.tpl.php?post=96

--
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de Wilton Lazary
Difamação deveria ser um crime tambem.: Imgino eu que se eu difamo alguem eu tenho que provar isso, porque nao chega uma empresa como a IBM e acusa a microsoft de violar a GPL e faz eles mostrarem o codigo que eles tanto escondem, imagino que se voce pegar algum software regido por qualquer outra licensa e ver essas patentes da M$, vai ver que ja existe o suposto codigo com criaçao antes da M$ registar a tal patente, então na minha conclusao a patente nao e valida ou so e valida nos "estados unidos", eu não sou norte americano e não sou obrigado a concordar com oque eles falam tambem nao sou regido pelas leis norte americanas.
Comentário de Copernico Vespucio
Amiguinho?:

O amiguinho da comunidade?


"amiguinho"?

Aí eu creio que vc. está exagerando...

Não é porque a comunidade *aceita conversar* com alguém de fora que faça "amiguinhos" automaticamente.

Se não houvesse conversa, seríamos o que todo mundo acusa por aí: um bando de xiitas.

Agora, o que os M$-Boys por aí não entendem: não é pq as pessoas da comunidade estejam dispostas a conversar que vão engolir qualquer lorota.

Uma dessas "mentirinhas" é uma empresa baseada em soft proprietário, famosa pelas "rasteiras de anão" que dá em todos àqueles que se metem com ela, parceiros ou não, dando a entender que está interessada no cliente e nos desenvolvedores e que tudo vai acabar bem.

Ainda que esteja elaborando estratégias (ainda desastradas) para conquistar seu lugar no mercado aberto (por estar finalmente sendo sufocada pelos concorrentes mais espertos), ela mantém as mesmas práticas e é *competidora* de tudo aquilo que não é forjado dentro dela.

Sempre será. É a única empresa até hoje que conseguiu jogar tão, mas *tão* sujo com os concorrentes e com muitos parceiros a ponto de criar um sentimento de aversão a ela na maior parte da comunidade de informação.

"Nosso rapaz" é apenas um exemplo desse tipo de atitude. Mais um peão jogando sujo pelo concorrente. Não é nenhuma novidade.
Comentário de Jaguar Bravo
Quem é a Microsoft?: A Microsoft diz que Linux viola patentes! Ora vejam só! Um Violador querendo se passar por mocinho no filme! Quem diria, e tem troxa que ainda acredita na microsoft!

Um Amigo disse e concordo com ele que Microsoft é uma quadrilha de salafrarios! Agora quer culpar o Linux? Que é um sistema operacional verdadeiro, que não nega nada a ninguém, que todas as crianças do brasil podem ter acesso! Aquem querem enganar?

Jaguar
Comentário de The Darkness
Apesar do incomodo que traz,: Apesar do incomodo que traz, esse tipo de ação da M$ pode vir a ser benéfica a longo prazo.
Pelo que sei sobre a legislação de patentes se você sabe que uma patente sua está sendo violada e não tmo nenhuma atitude legal contra isso, você perde depois de algum tempo o direito de fazer isso. Se alguém souber mais detalhes por favor comente.

Isso já aconeceu antes e pode vir a acontecer de novo em grande escala.

Como já foi dito aqui isso é apenas barulho para assustar CIO's desavisados. Porém o números desses elementos vêm diminuindo ao longo do tempo. E esse tipo de ação causa cada vez menos estrago no curso do LINUX e do SL.
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de Copernico Vespucio
+ coisas:

nos Estados Unidos engenharia reversa é proibida e portanto não juridicamente aceitavel que alguem crie algo compativel com qualquer outra coisa sem a autorização do criador e dai que vem.


Tecnicamente o termo "engenharia reversa", conforme é citado na EULA, se refere a um trabalho realizado *a partir do produto*, desmontando as partes integrantes do mesmo para chegar a sua essência.

A técnica empregada pelo Samba (assim como a utilizada pelo StarOffice e os projetos Jakarta POI e Jakarta HSSF) é analisar as entradas e saídas de um produto e escrever software compatível com as mesmas. Ela não caracteriza quebra de patentes e já era usada muito antes disso pela indústria (proprietária, mesmo) como recurso de compatibilidade.


o menu iniciar no canto esquerdo inferior da tela é nosso" ou "esta forma de exibir o menu é nossa" e é claro "o duplo clique é nosso"


Não, vc. não pode patentear uma *idéia*. A Apple teria comido a M$ com farinha no passado (pq Palo Alto não havia patenteado algumas das suas invenções, mas a Apple sim) se isso fosse possível.

Caberia um processo de plágio (e não de quebra de patente), caso se conseguisse provar que houve a chamada "apropriação temática" (isso é comum entre artistas gráficos).

Por isso, creio que empresas que imitam a tela do windows em suas distros até poderiam estar sujeitas a sanções. Mas tem um detalhe engraçado nisso: Uma vez que a famosa tela de parede do Windows não é um desenho ou logo, e sim uma fotografia, fica mais difícil comprovar apropriação temática. :)

Em um caso não muito "famoso", a Apple mandou recolher todas as cópias de uma implementação de PLAF do Swing (Plugable Look And Feel: é uma técnica do framework Swing, disponível em Java, que faz com que sua aplicação assuma qualquer "cara" e comportamento, mesmo durante a execução) que geravam uma interface gráfica idêntica a de uma versão do MacOS.

Depois disso, hoje as PLAF que imitam a UI de um sistema tem uma verificação interna que as fazem funcionar só dentro desse sistema. Ou seja, a PLAF do Windows XP só funciona no Windows (embora isso seja contornável por qualquer bom programador da plataforma, mas não vale a pena para distribuir pq aí o plagiador é vc.).


o wine é ilegal pois o projeto não tem autorização para construir um sistema que faz plagio do sistema dela


Mais uma vez cabe o fato de que o Wine não foi construindo usando ou desmontando qualquer produto da M$.


os formatos WMV e WMA


Creio que isso cabe na técnica já discutida. Outra forma é escrever uma camada de compatibilidade para os codecs desses formatos, o que não é ilegal. Vc. só precisa respeitar a licença do codec.


Se houver uma guerra judicial provavelmente a MS irá nesta direção e conhecendo a justiça norte americana será bem capaz que a Microsoft ganhe boa parte desta disputa que não necessáriamente passa por codigos fontes


Eu duvido. Já há jurisprudência disponível lá fora que nega esses argumentos.
Comentário de The Darkness
O problema nem é em: O problema nem é em reescrever códigos.
O probema é que eles patenteiam idéias (loucuras do sistema de patentes americano).

Como citado abaixo eles tem a patente do duplo-clique. Absurdo ou não o sistema permitiu que eles tivessem isso e permite que eles possam usar isso.

Se um dia eles quiserem usar isso, vamos ver a quem o sistema está interessado em defender: A sociedade ou o dinheiro ???

--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de Jaguar Bravo
A Aple que o diga !: Quem lembra do 3.11 será que acham dque o tempo iria apagar essa maracutaia? O 3.11 só mudando o nome, é propriedade da Aple!

Onde a Mafia do Império M$ comecou!
Comentário de hamacker
quando alguém fala assim: quando alguém fala assim "é só entrar na justiça", dá-se a impressão de que a justiça é acessivel, rápido e especialmente barato.

Se uma simples batidinha de carro é melhor sair no prejuízo, imagine ir contra uma multinacional.

Desculpa a direta, mas eu já perdí a esperança na justiça faz tempo.
Comentário de Periophthalmus modestus
Apesar do incomodo que traz,:
Apesar do incomodo que traz, esse tipo de ação da M$ pode vir a ser benéfica a longo prazo.
Pelo que sei sobre a legislação de patentes se você sabe que uma patente sua está sendo violada e não tmo nenhuma atitude legal contra isso, você perde depois de algum tempo o direito de fazer isso. Se alguém souber mais detalhes por favor comente.


Isso não é algo específico sobre lei de patentes, mas uma característica na lei americana para prevenir que alguém jogue m* no ventilador só para mudar o comportamento de terceiros e depois volte atrás quando o evento deixar de ser interessante. (http://en.wikipedia.org/wiki/Estoppel)

Acho que você deve estar se referindo, na verdade, à trademarks (outro tipo de 'propriedade intelectual') que se não for defendido a toda hora, pode virar nome genérico e perder o seu significado como símbolo associado a um produto/empresa etc.

A priori, tanto copyright quanto patente não precisa desse tipo de proteção, até porque essas expiram. Mas trademarks podem durar a vida toda, desde que o seu dono continue pagando a um órgão regulador a manutenção do nome (e continue a defendendo, é claro).
Comentário de Copernico Vespucio
Me recordo agora...: Que se o negócio é registro de idéias, creio que a Sun, onde nasceu o projeto Looking Glass (http://www.sun.com/software/looking_glass/), teria algumas palavrinhas a dizer sobre o Windows Vista... :P
Comentário de popolony2k
NFS .....: ...não é da M$ e sim da Sun.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
É o típico caso....: ....do sujo falando do BEM lavado.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de César
Cruzes!: Quer dizer que o Linux e seus programas possuem código porco dentro deles? :-D
Comentário de Manoel Pinho
Revisão: Vamos rever as últimas jogadas da M$ para deter o linux:

1- Pagou a SCO para difamar o linux e a IBM com aquela ação ridícula contra a IBM alegando que o linux viola seus supostos direitos sobre suposto código Unix enxertado no linux.

2- A Novell entrou no meio da briga da SCO com a IBM porque acha que o direito sobre Unix é dela. A empresa também quer (ou queria) o sucesso do linux porque atualmente tem uma distribuição.

3- Os argumentos da SCO vão indo para o buraco e M$ percebe que tem que sofisticar mais as estratégicas.

4- A M$ começa esse papo furado de interoperabilidade, contrata o tal do Bill Hilf na sede e cria o tal laboratório de linux na M$ e cria o portal port25. No Brasil coloca o Roberto Prado, que já apareceu por aqui defendendo essa nova postura da M$, num cargo semelhante.

4- A M$ paga a Novell para aceitar o FUD de que o linux tem patentes M$ e que só a distribuição da Novell teria a benção da M$, tentando colocar o mercado com medo de usar uma distribuição desautorizada e tentando cobrar royalties via licenças linux à Novell.

5- A M$ diz agora diretamente que o linux viola patentes suas e que o linux no fundo não é escrito por voluntários desinteressados, mas por seus arqui-inimigos (IBM, etc).


Próximos passos (especulação minha):

6- A M$ move ações contra as grandes distribuições comerciais americanas de linux (Red Hat pelo menos) alegando a violação de patentes. Ela sabe que vai perder mas servirá para espalhar mais FUD por muitos anos e dar prejuízo à empresa.

7- A M$ acaba de comprar a Novell e lança sua distribuição Microsoft Linux, a única distribuição linux autorizada por ela e a única a ter uma implementação completa do .Net e outras aberrações, digo, tecnologias da empresa. Terá uma versão Starter edition, que roda 3 processos de cada vez, uma versão home, uma versão professional, uma versão server e outra chamada Advanced Server, todas com WGA e licença cobrada por instalação, diferenciando-se pela capacidade de endereçamento de memória e número de CPUs suportadas.

Comentário de Avelino de Almeida Bego
FUD 2.0 Enterprise Server: A M$ deve estar cortando gastos: em vez de pagar a SCO, tá fazendo sozinha o lançamento do FUD 2.0 Enterprise Server.
Aliás, ela quer fazer bastante barulho pra pegar um monte de empresa fraquinha das idéias e muito pouco informada pra arrastar pra debaixo de sua asa "protetora".
Já tá fazendo acordos contra "processos".
Não duvido que vai ter gente dizendo:
"A M$ vai processar o Linux!!!"

E lá vamos nós a mais um torrente de besteiras e processos sem fim, tal qual a SCO.

Comentário de popolony2k
Suas especulações....: ...não são nada fantasiosas, conhecendo a empresa do mau como a conhecemos e sabendo de suas táticas maléficas, corrosivas e destruidoras.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de eje del mal
Bicicleta Voadora: Alguém se lembra do Santos Dumond e dos irmaos Wright. Pois é, vamos passar a perna nos americanos...
Comentário de timm
haha: Vamo, vamo, vamo quebrá tudo! Vamo, vamo, vamo quebrá tudo, sai de perto do Ratinho...

hehehe, quem lembra?


----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de saddan
A microsoft não mostra o: A microsoft não mostra o código dela porque deve tá cheio
de código livre inserido nele. Aí ela é que vai tomar um processo. Então ela só pode ficar nas ameaças mesmo. Mas
uma empresa que patenteou a genial, a brilhante, a magnífica
idéia do duplo clique não pode ser levada a sério mesmo.
Comentário de Venom
No futuro...: Eles v
Comentário de Venom
No futuro...: Eles vão lançar uma versão Microsoft Linux com DirectX.
Quem quer apostar?
Comentário de jacubranco
Se todos pensarem como voce,: Se todos pensarem como voce, estaremos perdidos.
Ainda bem que ainda existem os que acreditam na justiça.
Comentário de Burro Demais
Ei Augusto vale também: Ei Augusto vale também nesta matéria a foto dos teletubbies.
Comentário de Burro Demais
Discordo perante a: Discordo perante a distribuição, pois a Microsoft não seria burra ao ponto de lançar uma distribuição. Porque ela usaria código licenciado pela GPL e seria muito fácil processá-la.
Comentário de timm
hehe.: (cometnário infame)

Por um momento eu lembrei da montanha de código Linux que era patenteado da SCO, eles não mostravam o código sobre hipótese alguma. Agora que estão mostrando, tudo o que já foi exposto eram comentários. Seriam as novas patentes violadas pelo software livre, agora na Microsoft?

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de amsanchez
Gostaria de fazer somente um comentário !: Para resolver essa questão eu acrescento somente um comentário: Mostre-nos o código ! Qual código e como ele viola sua patente ? Abra seu código assim não faremos a mesma porcaria que vocês fazem !!!!
--
Alex Maia Sanchez
Comentário de popolony2k
Se todos pensassem...: ...como ele, a justiça já tinha saído da inércia e começado a funcionar faz tempo.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Burro demais, .....: ...não existe nada específico na GPL que cite que a M$ será processada ao fazer uso de um código GPL, desde que a mesma respeite TODAS as cláusulas da GPL.

Mas a M$ respeitar alguém ????

Não me faça rir.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Periophthalmus modestus
Não são as licenças que: Não são as licenças que processam. Empresas processam quando a licença não é seguida. E eu queria ver a microsoft perder o direito de distribuir software GPL por não cumprir os termos que estão escritos nela (mas não acho que ela vai chegar ao ponto de fazer uma distro).
Comentário de brain
foto: eu cheguei a separar outra foto para este post, mas depois removi porque possivelmente boa parte dos leitores iam achar ofensivo. Era com personagens tb, mas não eram infantis.
Comentário de tenchi
É a mãe!: Está é uma das vantagens da descentralização que o SL promove.
Muitos desenvolvedores (boa parte independentes), se forem individualmente, processar a M$ por danos morais, não daria em nada. A M$, como uma das empresas mais ricas deste planeta, massacraria qualquer pessoa nos tribunais. Mas os desenvolvedores do GNU e do Linux (e tantos outros projetos) juntos (não me pergunte como, quem sabe por videoconferência...) são uma força maior que a M$ (isso sem contar com as grandes empresas que participam no desenvolvimento do SL, como as empresas de F1, a NASA, o Exército Estadosunidiense, a IBM, RedHat, (Novell? -- acho que naum), google (esses dias msm liberou o código que criou para o MySQL).....
E também porque estas grandes empresas nem ganhariam nada processando a MS. A não ser que xingassem a mãe do google... rsrs.
Por isso acho melhor deixar a MS latindo sozinha.


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tenchi
Mais do mesmo... Legião Urbana: Hey menino branco
O que é que você faz aqui
Subindo o morro pra tentar se divertir
Mas já disse que não tem
E você ainda quer mais
Porque você não me deixa em paz?....

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Augusto
Que eu saibam estes aqui: Que eu saibam estes aqui eram os "códigos" da SCO:
http://br-linux.org/linux/a-montanha-de-codigo-de-326-linhas

Vai ver, colocaram o nome "Microsoft" em algum comentário :)

Flws
Comentário de hamacker
jacubranco, "perder a: jacubranco, "perder a esperança na justiça" e "acreditar na justiça" são ambiguidades que se convivem.

Mesmo que voce ganhe ou perca a causa, não significa que tenha sido feita a justiça.

Como foi dito num certo epsódio de "Shark" por um juiz de acusação : "Justiça é com Deus, nosso negócio é ganhar."


Comentário de hamacker
Afinal, quem ganhou a briga: Afinal, quem ganhou a briga ?
Até hoje fico em dúvida.
Comentário de hamacker
Sinto dizer pessoal, mas já: Sinto dizer pessoal, mas já achei uma patente infringida do Linux :
Já achei o "TODO" no código fonte a arroto. :)
Comentário de popolony2k
Até mesmo porque ......: ....cachorro que late não morde.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Mas utilizar os .....: ...teletubbies com notícias de uma empresa que caminha mais próximo do SL, pode né ??

Hummm, não me decepcione. :.P

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Dureza é que .....: ...se trata de algo essencial para o funcionamento do sistema.

#.D
#.D
#.D
#.D
#.D


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de brain
Ofensivo: A imagem dos Teletubbies em si não é ofensiva, são personagens de uma história para crianças, e exprimiam bem a minha idéia sobre uma série de eventos.

Já a imagem que eu selecionei a princípio para ilustrar esta notícia também era bastante expressiva, mas tinha outro tipo de característica visual, e foi por isso que optei por deixá-la de fora da versão final.
Comentário de CWagner
Puts... a M$ conseguiu: Puts... a M$ conseguiu patentear o comentário em código de Software Livre?

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de hamacker
fiz uma pequena pesquisa e: fiz uma pequena pesquisa e achei alguns paralelos interessantes, postei no meu blog:

--
http://hamacker.wordpress.com

Comentário de Felipe Raposo
Imagem: E qual era?
Felipe Raposo

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004