Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

AMD/ATi apontando para soluções de problemas com comunidade


“Depois de inúmeras atitudes menos afortunadas com a comunidade, a AMD/ATi está voltando atrás e considerando seriamente desenvolver drivers para sistemas de código aberto. Pelo menos é o que indicou o VP Executivo e Diretor de Vendas e Marketing da AMD, no Red Hat Summit 2007, Henri Richard, segundo relatos de Christopher Blizzard. O blog Doses Diárias também traz mais informações.”


Enviado por Fabio A Mazzarino (fabio·mazzarinoΘloghost·com·br) - referência (dosesdiarias.seucaminho.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Copernico Vespucio
É a AMD...: ...correndo atrás do prejuízo e tentando derrubar a Intel em todas as frentes.

Ultimamente a empresa tem demonstrado uma energia impressionante no mercado de processadores. Espero que use essa mesma energia para melhorar a qualidade, hoje sofrível, dos drivers oferecidos em sistemas livres.
Comentário de hamacker
Por um lado a noticia é: Por um lado a noticia é boa, no entanto, é terrivel uma empresa "falar" e depois "desfalar" porque ou mentiu da primeira vez ou tá mentindo agora.

Na minha opnião não passa dum engodo, até que ela prove que realmente está comprometida a incluir bons drivers para linux, vou continuar acreditando que fará exatamente o que a ATI vinha fazendo, isto é mantendo em banho-maria o desenvolvimento de drivers para linux, só para satisfazer aluns linuxers;
Comentário de caprinus
eu queria muito poder ter em: eu queria muito poder ter em casa ATI + AMD, no entanto por culpa do péssimos drivers da ATI, tenho AMD+NVIDIA.

Só acredito vendo!!!
Comentário de Copernico Vespucio
Eu também...: ...estou na mesma situação que você... :(

E tem um detalhe a mais que vale considerar: tem sido muito mais fácil encontrar placas ATI em notebooks do que placas NVidia.

Normalmente as que aparecem são ATI ou Intel. O driver da ATI para Linux é proprietário, desatualizado e sofrível. O driver da Intel é aberto, mas um pouco meia-boca...

O driver proprietário da NVidia hoje reina sozinho no mundo Linux. Se a AMD/ATI partir para a escrita de drivers livres, isso pode até incentivar a rival a fazer o mesmo...

Com drivers de vídeo abertos, empresas montadoras como a Dell e a HP já poderão incluir essas placas nas máquinas que fornecerão com distros Linux como o Ubuntu.

Um último apelo muito off-topic aqui: Há alguma dúvida de que não devemos aceitar que montadoras como a Dell nos empurrem goela abaixo o SUSE da M$-Novell?
Comentário de hamacker
A ATI havia liberado as: A ATI havia liberado as especificacoes antes para suas placas, mas voltou atrás e fechou-as. Se pelo menos fornecessem bons drivers...

É uma empresa que não leva a sério o mercado para Linux. Isso só mudará quando mais e mais computadores forem equipados com Linux, aí eles reverterão essa idéia; Achei que com a AMD lidando com o assunto, essa gestão mudaria, mas não mudou.

Pessoalmente acho que a ATI é comprometida apenas o mercado de games e bons drivers para o directx, apenas isso.

Pois é, notebooks mais em conta vem com ATI ou INTEL.
A unica linha que voce encontra NVIDIA com maior facilidade são os notebooks fabricados pela ASUS. Mas tem da DELL e HP também, no entanto, não são baratos;

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004