Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pindorama Linux

Richardson Lima (yhwhh1d3ncypherpunk@msn.com) enviou este link para seu fórum em início de operações e acrescentou: "Pindorama que dizer "Terra de Palmeiras" isso simboliza um paraíso não é? Então quero que seja amor a primeira vista, e se não existe isso quero que se torne realidade, você irá amar este projeto de Sociabilização do LINUX aqui em Pernambuco! Gostaria de uma oportunidade como o Marcelo Tosatti (mantenedor do Kernel 2.4) que por sinal é natural de Pindorama no Sul do Pais! Tenho 19 anos, sou Técnico em Hardware e Redes, administro Sistemas Linux e sou o desenvolvedor do "Pindorama Linux"! É um sistema operacional baseado no Kurumin de Carlos E. Morimoto, que por sua vez é baseado no Knoppix e Debian, mantém o mesmo sistema de detecção de hardware e atualização de pacotes (Apt-get)."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de JRR Tolkien
Quais as diferenças em relação ao Kurumin??: O kurumin está cada vez mais excelente!!! Neste aspecto, nao vejo muito porque ficar recriando ou remasterizando o kurumin... :-)

que tal explicar melhor quais melhorias ou diferenças voces pretendem para diferenciar do kurumin??

Tenta responder a seguinte questao, com dez argumentos: porque eu usaria o Pindorama ao invez do Kurumin??
Comentário de vmedina
Então antes me responda...: ... o que te faz usar o Kurumin e não o Knoppix? Ou o Kannotix? Gnoppix? Kalango?

E porque ele tem que provar por que se deve usar a distro dele?

Essa atitude é muito repressiva. Vai saber se este rapaz de 19 que começou a batalhar sua distro agora não vai ser o próximo Tosatti, Torvalds, Stallman e etc.? Antes de censura-lo pela sua iniciativa temos que agradecer que ele tenha feito isso, e incentiva-lo a continuar inserindo coisa novas na distro dele.

Mesmo que seja só pelos programas diferentes toda distro traz uma inovação. Se fossemos ficar reprimindo distros não teríamos as várias descendentes da Debian e nem das outras grandes distros. Quando a Conectiva fazia o "Conectiva RedHat Linux" será que ela não era descriminada por estar só modificando e não trazendo nada extremamente novo? E veja no que se tornou hoje.

Vamos com calma nesse papo viu!
Comentário de Flavio Moreira
Cada uma das distros citadas: Cada uma das distros citadas tem um foco , um objetivo.

No "forum" do "pindorama" consta apenas :

"O Projeto Pindorama pretende ser uma associação de indivíduos que têm
como causa comum criar um sistema operacional livre.
O sistema operacional que Richardson Lima < White_Hat > criou é
chamado Pindorama GNU/Linux, ou simplesmente Pindorama. "

E mais nenhuma informação relevante (participantes, desenvolvedores, abordagem, diferenciais, download, etc ) .

Acho que o Augusto poderia ser mais seletivo em divulgar este tipo de notícia. É só ver os bons exemplos do Dizinha, Kalango , TupiServer, KuruminGames etc ... apenas para citar algumas das excelentes remasterizações que "focam em alguma coisa" e dizem a que vieram.

Update :

também neste mesmo fórum Pindorama temos as seguintes áreas :

Abre aspas


Comentário de Anônimo
Os Script-Kiddies agora querem montar distro ...:
Só o já queima o cara. E colocar o
fórum no mesmo espaço de uma "Area Cracker"
( ah, essas crianças : ) ... ) já demonstra
a falta de seriedade.

Vai sumir mais rápido do q apareceu ...


Comentário de Anônimo
:
Só o "White_Hat" já queima o cara. E colocar o
fórum no mesmo espaço de uma "Area Cracker"
( ah, essas crianças : ) ... ) já demonstra
a falta de seriedade.

Vai sumir mais rápido do q apareceu ...

Comentário de leonardotsr
Calma lá, gente.: Concordo com tudos os argumentos. Que não trazx novidades, que é trabalho refeito, que não parece tão sério assim, etc. Só que eu acredito que se deve abrir espaço para esse tipo de distribuição porque:

1. Os "mantenedores" tem toda a liberdade de mexer, o que faz com que se abra a possibilidade de pessoal se qualificar.

2. De repente, se ele mudasse o anuncio para "criei um fork do Kurumin, assim eu posso mexer em tudo sem pedir bênção a qualquer um e disponibilizar para os outros", ninguém ia gritar.

3. Se ele quiser mudar as coisas e sair instalando em um monte de computadores (criando assim usuários), melhor que seja a dist. dele, porque ele teoricamente teria mexido e consequentemente aprendido.

E no mais, caramba. Deixa o cara.
Comentário de brain
Varrer para baixo do tapete: Eu tento ser inclusivo no que diz respeito a publicar anúncios de projetos nacionais que me procuram para obter divulgação - desde o mais humilde script para gerar configuração do iptables ou remaster do knoppix, até geradores de relatórios, linguagens e o que mais aparece.

Com isto, dou a vocês oportunidade de verificar, avaliar, comparar, debater. E ao autor do projeto, a possibilidade de eventualmente aprender algo com a reação do público, e no mínimo de saber como a comunidade reagiu à idéia.

E, como afirmei nas duas palestras que fiz no FISL, torço para que muitos destes autores tenham a capacidade de resistir às críticas. Quando o br-linux estava começando a crescer, procurei a opinião de outras pessoas da área (mantenedores de um site que era popular e que hoje é um fóssil vivo), e só ouvi comentários negativos: redundante, desnecessário, devia ser em fontes serifadas ao invés de sem serifas, e por aí vai. Felizmente resolvi insistir.

Não sei qual a motivação do rapaz que me mandou o anúncio do Pindorama Linux, e não tenham dúvida de que notei que o site dele mistura diversos temas que não combinam. Mas não vejo como uma possível decisão minha de não publicar a nota poderia levar a resultados melhores do que publicá-la e permitir que todos debatam - e dêem feedback a ele.
Comentário de Elessar
Wow...: Caramba ! O Augusto sempre tem as melhores respostas né ! Não estou tirando sarro não, eu acho isso mesmo.
Esse jeitinho sutil de mostrar a verdade e "o outro lado da moeda" para os que adoram criticar, e até mesmo o lado negativo as vezes, para os que adoram elogiar. Legal pacas !

No mais, desejo sorte, luz e sucesso para o rapaz que inicia agora com sua distribuição Linux ! Na pior das hipóteses, merece os parabéns por se interessar, estudar e querer divulgar ainda mais a palavra do Software Livre por aí ! Valeu !!
Comentário de bebeto_maya
Isso mesmo. . .: __Exatamente, conversei com O Richardson pelo telefone, ele é jovem e comprometido com o SOftware LIvre.Muito mais que alguns "petardos" que postam por aqui. O linux tem que se segmentar mesmo, "só" as mutações poderão fazê-lo crescer mais adaptando-o a meios especificos.O projeto Pindorama é Pernambucano, e se der certo vai impulsionar um pouco nosso estado, que anda bem "arranhadinho" em Linux!
Comentário de RichardsonLima
Meu Deus, que atirem Pedras !: Olha só " Comunidade Open Source",é apartir de agora que este projeto vai ser levado MUITO a sério por mim, o Pindorama Linux será um fator que vai gerar a Popularização do Software Livre em Pernambuco o GNU/Linux vai detonar aqui!
Olha só sei que existem Clãs ( fãs de Distros ), que ótimo, não quero um clã do Pindorama Linux, que a Popularização do Linux aqui, pos estou cansado do tal software proprietário aqui e no mundo, presciso sa ajuda da TAL comunidade será que dá ? Somos uma comunidade ? Sim ou Não ? olha se tenho amizades com Grupos de DEFACER´s o problema é meu ,afinal por que os ADMINS dos Portais e Sites não estudam ? Quero estudar até MORRER! quero Liberdade, por isso uso Linux!
Meu Deus eu estou querendo um HOST para hospedar a ISO do Pindorama !!!!!!!!!
Comentário de vmedina
Onde hospedar?: Repostando o que foi moderado:
Meu Deus, que atirem Pedras !
Publicado por RichardsonLima (não confirmado) em Ter, 2005-02-01 04:13.

Olha só " Comunidade Open Source",é apartir de agora que este projeto vai ser levado MUITO a sério por mim, o Pindorama Linux será um fator que vai gerar a Popularização do Software Livre em Pernambuco o GNU/Linux vai detonar aqui!
Olha só sei que existem Clãs ( fãs de Distros ), que ótimo, não quero um clã do Pindorama Linux, que a Popularização do Linux aqui, pos estou cansado do tal software proprietário aqui e no mundo, presciso sa ajuda da TAL comunidade será que dá ? Somos uma comunidade ? Sim ou Não ? olha se tenho amizades com Grupos de DEFACER´s o problema é meu ,afinal por que os ADMINS dos Portais e Sites não estudam ? Quero estudar até MORRER! quero Liberdade, por isso uso Linux!
Meu Deus eu estou querendo um HOST para hospedar a ISO do Pindorama !!!!!!!!!


Richardson, use o códigolivre.org.br! Eles são muito legais lá e tem um link muito bom.

Parabéns pelo seu projeto!
Comentário de Clovis Sena
Meus 2 cents: bom dia,

acho que todo novo projeto é bem vindo, mas sempre é bom e salutar ter clareza nos objetivos, até para delinear melhor os contornos ou caminhos a serem trilhados. Realmente no forum nao esclarece muita coisa, mas vou dar algumas ideias simples para se começar um novo projeto:

- atender a uma necessidade específica ( quais?? )

- não vir com o kde e sim com o xfce ( fica mais leve )

- não vir com o kde, nem gnome, nem xfce, nem nada, mas vir somente com o X, e tentar conectar num servidor X da rede ( por exemplo, o kurumin, tem opção que ativa o xdmcp ) -- seria tipo um terminal X

- vir com uma ferramenta groupware pre-instalado ( por ex o MoreGroupware ) para demonstração.

- ter um conjunto e temas/wallpapers/icones com temas brazucas e um design bem profissional

- vir com as ferramentas openldap pre-instaladas, podendo ser usado tanto como server, como cliente, permitidindo melhor integração em ambientes heterogêneos

- montar o hd, e compartilhar pelo samba logo apos o boot

- etc etc etc


e outra coisa: por favor, considere mudar o site de lugar, pois o cjb.net é um criadouro de virus/spam/trojans e mais porcarias. Boa parte dos sistemas de bloqueio e controle web tem restrições de acesso a este domínio.

Tem o www.codigolivre.org.br, o www.sf.net, o http://colaborar.softwarelivre.gov.br/ e o http://www.hostnacional.com/ anunciado aqui mesmo no br-linux, além da hospedagem comercial.

t+

Clovis
Comentário de Anônimo
l33t crax0rz 4r3 teh rulerz0rx: Haha a distro de 9 em cada dez ricers?
Comentário de Flavio Moreira
Será que é um novo "copião" como o LinuxIT ?: Será que é um novo "copião" como o LinuxIT ?

Vejam que
http://www.forumgratis.com.br/forum/viewtopic.php?t=29&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=&mforum=richardson
foi copiado SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS de
http://www.dgol.com.br/modules.php?name=Sections&op=printpage&artid=51

... é o William da Rocha fazendo escola !

... assim é fácil !


Comentário de Osho
vmedina, o que faz o autor de: vmedina, o que faz o autor de O Senhor dos Anéis usar Kurumin ao invés de Knoppix eu não sei, mas o que me faz usar é que ele é em português. E reconhece meu winmodem. E o Knoppix não.

O cara só perguntou qual seria o diferencial da distro, sem a intenção de agredir, ao contrário de você, que com seu comentário agrediu a todos que querem uma discussão mais rica e proveitosa nos comentários do BR-Linux. Você começou a bagunça. Vergonha.
Comentário de Aloisio
Faça por merecer.: "Gostaria de uma oportunidade como o Marcelo Tosatti..."

Ora bolas, se ele quer uma oportunidade como a do Marcelo:

1) Comece a programar
2) Aprenda inglês
3) Participe do desenvolvimento do kernel
4) Participe do desenvolvimento do kernel
5) Participe do desenvolvimento do kernel

Então, se ele for bom e se destacar, quando a oportunidade aparecer ele vai ser lembrado.

Cada uma que me aparece viu...
Comentário de HAmc
Imaturo: Sem dúvida a idéia e o projeto são imaturos mas a disposição do autor é enorme.
Infelizmente não dou o meu apoio mas espero que cresça.
Comentário de Desenvolvedor do Pindorama Linux
Karaca desculpa COMUNIDADE Linux do Brasil: ~`O cara só perguntou qual seria o diferencial da distro, sem a intenção de agredir, ao contrário de você, que com seu comentário agrediu a todos`` .

Olha só primeiro quero dizer que o Pindorama Linux Detecta todo o Hardware inclusive SoftModens e é todo em Portugues,outra coisa é que me senti mal em ver alguns serem muito frios em relacao ao Projeto de Popularizacao do Linux aqui em Pernambuco, e mais uma Hacker é uma coisa Cracker é outra isto nao é para voce Osho e sim para os que ainda nao abriram a cabeca realmente, eu apoio as técnicas Hackers !
Comentário de Desenvolvedor do Pind... Linux
Muito obrigado pelo apoio VMEDINA: Olha vmedina muito obrigado pelo apoio, e saka só eu postei que gostaria de uma oportunidade que nem a que o marcelo tossati teve , mais meu Deus os amigos da comunidade me entenderam mal, eu admiro muito o Macelo Tossati desde meu início com o Linux, nao quero ser ele quero ser o Richardson Edson de Lima Desenvolvedor do Pindorama Linux ( Pind Linux ) tbm admiro o Linus D+++,a oportunidade que eu falei é algo com o que está acontecendo agora, que no momento estou disponibilizando minhas idéias para comunidade assim como o Linus fez , só isso , a oportunidade é ESSA.
Abraco, Valeu.
Comentário de Pindorama
Voce me conhece, como diz que nao sei programar .....: Olha olha voce nao me conhece, nao sabe se estudo liguaguens de programacao, nao sabe se eu falo ingles, por favor amigo , ajude pelo amor de Deus, quero Popularizacao do Linux e vc ...........
Comentário de vmedina
Bom pra você...: ...mas o que te faz pensar que a princípio o Kurumin tinha de TÃO diferente do Knoppix? DEZ motivos? Sinceramente, eu não me lembro de comparar as primeiras do Kurumin e o Knoppix eu só via um motivo: Ser em português.

Se você me achou agressivo eu descordo. Só acho injusto quando alguém faz uma distro baseada no Kurumin todos virem reprimir o criador. Fazer o que boa parte das pessoas aqui está fazendo é matar o projeto no berço!

"Recriar o Kurumin", como disse o "Autor", é ridículo! Então deveríamos dizer "Parem de recriar o $DISTRO" para projetos de sucesso como Debian-BR-CDD(a minha escolha pessoal para distro) e tantos outros que são versões do Debian, como o próprio Kurumin, o SLAX( que é derivada do Slack) e muitos outros.

Todo projeto tem a sua validade e você nunca sabe aonde eles vão terminar. Citando o próprio Augusto: "Quando o br-linux estava começando a crescer, procurei a opinião de outras pessoas da área (mantenedores de um site que era popular e que hoje é um fóssil vivo), e só ouvi comentários negativos: redundante, desnecessário, devia ser em fontes serifadas ao invés de sem serifas, e por aí vai. Felizmente resolvi insistir.". E se essa Pindorama rebater o Kurumin mais tarde? Como você tem o direito de reprimir um projeto quando ele e o seu criador podem ter tanto potencial?

Seria melhor que ao invés de disperdiçar energia rechaçando e achando defeitos no trabalho do Richardson, tentassem aconselhar e ajuda-lo a entender melhor os conceitos que querem passar.

Claro que você vê os meus comentários como bagunça, afinal sou um dos poucos que está fora do tom aqui, pois estou em defesa do projeto. Também, ao contrario de você e do "Autor", eu sou um usuário registrado o BR-Linux e todas as minhas opniões são com meu pseudônimo verdadeiro. Eu posso garantir que se saiu com o nome vmedina fui eu que disse, já outros...
Comentário de Kid-X
Muito bom o seu projeto!: Olá Richardson! Muito boa a iniciativa! Isso mostra que nós jovens também somos capazes de levar a comunidade pra frente!
Eu também pretendo realizar logo os meus projetos open source! Tudo isso contando com vocês e a competência dos desenvolvedores, eu sozinho não conseguiria fazer tudo, por isso somos uma comunidade open source!
Comentário de Carlos
Oh moleque, aprende a escreve: Oh moleque, aprende a escrever em português corretamente.
Só pra começar e tal. Dai você pode querer algo mais.

Vou traduzir pra você:

Pow Manow, naum t curti D+++ naum!!! Fazer remaster do Kuruma naum eh l33t, vc naum eh mó hackerzão nervoso, ow mundow naum precisaw de mais distro, isso naum eh r0x.
Comentário de Flavio Moreira
Faça Primeiro, Mostre DEPOIS: Faça Primeiro, Mostre DEPOIS !
Comentário de Lucas
newba: tava conversando com esse kra pelo msn, ele eh muito newbie, mal sabe programar e ja quer criar uma distro de linux ( ou melhor ripar uma ) e na minha opiniao esse cara eh louco, minha nossa, quando eu perguntei o que ele entendia ele veio querer fazer jogo de perguntas comigo, mas era perguntas idiotas do tipo:
"Quem criaou o Slack e qual o seu estado atualmente?" ( isso pq eu disse que usava o slack )
Bem, minha opiniao eh essa, acho que se for pra fazer uma melhoria no sistema pode sim lançar um diferente baseado nele, mas no caso do pindorama eu nao sei nao, acho que nao vai ter melhoria nenhuma. Mas recomendo ao seu "criador" que nao desista, ele estah no caminho certo mas como uma visao muito curta ainda, a medida que ele caminhar irá ver melhor.
Comentário de Flavio Moreira
Pois o que eu NÃO ENTENDI (n: Pois o que eu NÃO ENTENDI (na boa mesmo) foi porque não fazer a difusão do linux em Pernambuco com o Kurumin (kalango, debian, suse, fedora, etc)

O que Pernambuco tem de diferente que não possa usar um Kurumin-like ?

Essas perguntas NÃO SÃO provocações !

Será que é necessário adaptar a um dialeto falado naquele Estado ?
Será que lá tem algum serviço de internet que exija algum protocolo diferente ?


Comentário de Zericardo
Pindorama: Sabe este é um dos maiores problemas que o Linux enfrenta chama-se "Preconceitos",eu posso falar porque conheço e me correspondo com o Richard de longa data ,este carinha tem tudo para ser uma das melhores cabeças em Linux no Brasil então porque em vez de criticar todos não ajudam ele a desenvolver sua "Distrô",porque cada comentario maldoso s/ o Linux faz o Tio Bill morrer de tanto rir.
Comentário de Neno Molina
Pindorama: Toda distro, por mais pequena, iniciante, remasterizada ou não, tem o seu valor.

Se fôssemos falar dos "filhos do Kurumin", entrariamos numa lista enorme, por ordem cronológica, quase sem fim, além das remasters pessoais, que nunca chegam á público.

É preciso ter humildade para chegar neste conceituado e pioneiro site sobre linux (br-linux), avisar sobre o início de sua contribuição, e pedir ajuda á pessoas experientes, e que a maioria de nós conhecemos pelos fóruns afora (Flávio Moreira, vmedina, bebeto_maya), pessoas estas que contribuem e muito pelo SL no Brasil.
Tenho admiração por vocês, mas tenhamos calma : isso é apenas o início. Se tem uma idéia, bote em prática.
O Morimoto já falava sobre aquela velha história de "prá quê reinventar a roda?", que a maioria de nós conhecemos. Se esta distro ou outras por vir, irão melhorar o atual cenário do SL no Brasil, só o tempo dirá. Quem está disposto, colabore com o que aprendeu, com os erros e acertos do Kurumin e seus filhos.
Não vamos degradar a distro ainda, é um projeto, e se quisermos, ajudamos.
E lembrem-se : o próprio Morimoto incentiva a criação de distros baseadas no Kurumin, através de seus
Comentário de Flavio Moreira
Minha questão continua "no a: Minha questão continua "no ar" e até agora não foi respondida :

Pq o kurumin não serve para Pernambuco ?

Deveremos ter um remaster para o Rio de Janeiro,

outro para Santa Catarina , outro para o Acre, etc etc etc ???

No forum do Pindorama ele cita as caracteristicas do sistema :

Ser em portugues e detectar os softmodens ...

Isso o Kalango e o Kurumin já fazem .

Vejam ... não estou "contra" o projeto ... só quero entender (!?)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004