“Meu iPaq h3950 com 64 Mb de RAM, 32 de ROM e processador PXA250 400 Mhz estava caindo na obsolência em virtude do sistema proprietário que nele se encontrava. Agora está livre com o Familiar Linux v0.8.4, kernel 2.4.9 e a interface gráfica Opie. Também instalei o compilador C/C++, uma planilha de cálculo e outros atuais aplicativos que só o Software Livre proporciona aos antigos hardwares.
Vejam neste vídeo do YouTube o iPaq em funcionamento após o transplante de sistema!”
Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br) - referência (youtube.com).
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Alucinações, humilhações e contradições: Aff... o Cabelo sempre faz de tudo pra humilhar o Windows mostrando o poder do Linux. Isso não se faz. Daqui a pouco o Tio Bill vai estar fazendo terapia... hauhauhau
E o melhor é a música que o cara coloca. Onde eu posso encontra-la? Está licenciado sob a CC-GPL ou coisa do gênero?
Caramba. Depois que eu vi a quantidade de plataformas diferentes onde o Linux roda (descobri ontem que até em relógios), estou até achando que o laptop da xuxa roda Linux. Quem sabe até aqueles mini-games com 6.5x10²³ jogos em um também?
Brincadeira. Muito legal o vídeo mesmo. Todos os recursos do aparelho funcionaram bem com o linux, ou vc notou alguma diferença?
Obs: Por um momento eu vi um menuzinho iniciar no canto da tela do note ao lado. Por favor diga que foi uma alucinação ! ;-)
--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
massa: Que massa. Eu queria ter um haldheld com Linux, mas no momento não encontrei nenhuma alternativa viável (leia-se barata) por aqui.
Um compilador C++ na sua mão deve ser muito legal. Por enquanto eu vou com meu Nokia 6600 com Python, já me quebra um galhão.
Sem querer desmerecer o: Sem querer desmerecer o Cabelo, rodar linux no iPAQ e em vários handhelds com processadores StrongARM ou Xscale, que costumam vir com o sistema PocketPC ou sei lá o que a M$ chama agora, já é possível há muitos anos.
Eu mesmo tenho um iPAQ antigo, dos primeiros modelos ainda do tempo que a Compaq não era da HP, rodando o Familiar linux com o ambiente GPE há alguns anos.
Para quem está curioso, o site do projeto é
http://www.handhelds.org/
que tem uma lista de dispositivos suportados e vários projetos relacionados.
Mas eu sinceramente me arrependo hoje ter comprado um PDA. Fora o lado geek tem muito pouca utilidade prática para mim e com os preços baixos dos notebooks hoje é muito mais vantagem ter um, por pior que seja. Acho muito chato operar dispositivos por touch screen...
Mas Silveira, se você quer comprar um PDA para brincar com o linux, recomendo a compra de um iPAQ usado, que já pode ser comprado por um preço bem razoável por aí. Mas antes verifique a lista de compatibilidade no site que mencionei. Os modelos antigos geralmente até funcionam melhor com o linux por estarem mais estabilizados.
inclusive: no ML vc encontra o ipaq 2200 por algo em torno de 600-800 reais, e o familiar tb é 98% suportado nele (alguns probleminhas pequenos). Um amigo meu trocou o palm por um ipaq desses só pra rodar o Linux nele, e eu sou um orgulhoso done de um velho Zaurus 5500, que nativamente roda linux, rodando o openzaurus, distribuição que substitui a distribuição original cheia de software propietário ultrapassados (rodando coisas como kismet, firefox e cia).
openzaurus.linuxtogo.org
handhelds.org
estou interessado em fazer algo assim: mas o meu Pocket PC também é celular. Já tem algo assim funcionando bem?
Quais os programas de PIM que já estão adaptados para a plataforma? A sincronização dos dados de PIM (contatos, calendário, etc) já está boa e prática o bastante?
Ola pessoal, alguem sabe se: Ola pessoal, alguem sabe se tem como fazer tranferência de dados wireless ?
dá pra fazer um ssh ?
existe gnuplot ou xmgrace compilado pra ele ?
gcc, latex quem sabe ?
Muito show a apresentação,: Muito show a apresentação, isso mostra que o Linux ja deixou há muito tempo de ser um SO apenas para servidores.
Cara, e a musica ate q é legalzinha, gostei. =)
Download da canção:: Para quem gostou da música (sim, embora tenha ficado bem tosca, sabemos que o tosco é legal - vide chaves, chapolin, bob esponja, mamonas assassinas...), aqui vai a página onde pode-se encontra-la para download.
Obs: há várias versões, para todos os gostos, desde baladinha, acústico (na voz do próprio Stallman), ou mais heavy-metal... hauhauhau ;-). Só naum achei essa versão que o Cabelo usou.
quanto ao ssh: Quanto ao ssh via wireless, se o modelo funcionar com wireless sim (alguns como o zaurus tem slot CF que pode ser usado por cartão wireless), gnuplot tem no repositório do familiar, gcc tb, mas eu realmente não acho tão boa idéia tentar usar o pocket para produzir informação científica. Eu até consigo editar coisas com vim em latex, mas dependendo do tipo de gráfico a ser feito no gnuplot ou xmgrace você invariávelmente vai ficar sem memória dependendo do tipo de gráfico (os meus atuais já são grandes demais para máquinas com 1Gb de ram, agora com os típicos 64 ou 128mb é impossível).
Eles também disponibilizam o ambiente de desenvolvimento para ser usado com o bitbake, que é mais ou menos uma "receita de bolo" para a compilação da distribuição, e como o GPE inclui o X, é possível que qualquer programa que use o X funcione sem mudanças (e alguns com algumas mudanças).
Perifericos suportados: Também tenho um iPaq 3950, já até coloquei o Familiar nele , mas a falta de acesso ao cartão de memoria me fez voltar atraz.
Então, pergunto, como esta o suporte ao slot SD*?
E de players multimidia, música, videos?
Tem reconhecimento de escrita?
* O slot SD que existe no proprio aparelho, não via expansão, pcmcia ou cf.
Reconhecimento de escrita: Já o reconhecimento de escrita funciona melhor comparado ao sistema operacional nativo. Por exemplo existe até tutoriais no palm para o treinamento da escrita e tudo mais.
Trocar o papel de parede no Opie.: 1 - Entre na aba Settings;
2 - Clique no ícone Launcher;
3 - Entre na aba Tabs (3a aba);
4 - Selecione aba a ser alterada;
5 - Clique em Edit;
6 - Na aba Backgroud e selecione Type Image;
7 - Clique no botão Select;
8 - Selecione a imagem de fundo;
9 - Clique no botão OK.
O Cabelo ou alguém tem algum link (receita de bolo)?