Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Webcam livre: médico francês escreve drivers para 235 webcams

O The inquirer entrevista Michel Xhaard, o médico francês que trabalhou com tecnologiasd de imagem (ultra-sonografia e doppler) ao longo de anos de sua vida, e agora que está chegando aos 60, resolveu se dedicar a produzir drivers livres para webcams.



Michel começou em 2003, quando percebeu que não havia driver Linux para a webcam que sua filha ganhou no Natal, e não parou mais, trabalhando em conjunto com o projeto gPhoto. Até o momento, os drivers já atendem centenas de câmeras, com vários chipsets diferentes, e na maioria dos casos sem qualquer apoio dos fabricantes. Na próxima vez que pensar em comprar uma webcam, consulte a lista do Michel antes!

Saiba mais (theinquirer.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Jousen
meu, que mancada... esse: meu, que mancada... esse senhor nunca foi medico. ele estudou eletronica.
Comentário de silveira
Nossa: Nossa mas que história. Dava um filme.
:)
Quem sabe minha câmerazinha já tenha suporte agora.
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de CWagner
Boa notícia para aqueles: Boa notícia para aqueles que questionam a ideologia do Linux e do Software Livre e o por quê destes não terem a hegemonia do "mercado" devido àquela.

Uma boa resposta seria: "o 'mercado' como conhecemos, ou como querm nos fazer acreditar, só tem o lucro como objetivo." Mas pelo que ando vendo, alguns profissionais das áreas contábeis têm consciência de que uma empresa pode ter objetivos sociais. E que algumas têm apenas o social como meta. Claro que sem descuidar das finanças, pois uma empresa não pode se manter sem investimento ou capital.

Graças a uma consciência e uma necessidade um médico, que tem conhecimento matemático e de programação suficientes não ficou reclamando da distribuição que usava em fóruns, blogs, revistas, jornais, etc... e foi fazer alguma coisa. E como se não bastasse, ele tem "apenas" quase 60 anos e foi capaz de agir. Totalmente diferente de muito usuário "novo" de computador, com idéias do final do século XIX (capital a todo custo e passando por cima de tudo).

Parabéns ao Michel Xhaard e que seja exemplo para muitos de nós que usamos este e outros espaços para destilar nossas frustrações sobre os desentendimentos dos outros a cerca do que preferimos em relação ao uso de computadores.

Agora vamos arregaçar as mangas e analisar, codificar, depurar, documentar, testar e utilizar.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de brain
Mancada dele mesmo?: Só se for erro de tradução do Francês pro Inglês, pelo repórter do Inquirer.

Segundo uma das respostas dele mesmo na entrevista, conforme texto original do Inquirer (reproduzido em pelo menos 3 outras fontes), ele é médico.Pude verificar que ele tem mesmo pós-graduação na área de eletrônica, mas uma coisa não necessariamente exclui a outra - ainda mais que ele mencionou que atua na área de imagens para diagnóstico (doppler e ultra-sonografia).
Comentário de Gustavo Melo
Minha webcam marca *diabo*,: Minha webcam marca *diabo*, continua sem driver

ID eb1a:2710 eMPIA Technology, Inc. SilverCrest WebCam
http://www.leenooks.com/Silvercrest%252fLidl+50946SC

Aliás diga-se de passagem nem em micros windows ela funcionou direito até hoje de tão ruim que é ...

Comentário de evandrofisico
erro mesmo: Observe, o erro aparente da tradução foi um falso cognato, confundiram physicien com physician, ou seja, físico com médico, um erro tão comum entre os falantes da lingua inglesa quanto o já classico erro de tradução de silicon para silicone em português.
Comentário de jobdrb
Uma pequena correção: Cuidado ao traduzir, o cara não é médico e sim Físico!

No Slashdot tb ouve este engano!
Comentário de brain
Parece ser mesmo: É possível, Evandro, mas lá continua constando como physician, que é médico. E como ele diz que trabalha com tecnologias de diagnóstico por imagem, a dúvida permanece.
Comentário de brain
Tradução original: Na tradução original, que se encontra publicada pelo Inquirer, ele afirma ser médico. É possível que seja erro do repórter, mas não há confirmação até o momento, inclusive porque ele afirmou que trabalha com tecnologias de diagnóstico por imagem.
Comentário de evandrofisico
O que inclusive piora a dúvida: porque boa parte do pessoal que trabalha com diagnóstico de imagens é ou médico ou físico ou físico-médico... dessa vez tá complicado!
Comentário de nemesis
é como o velho ditado: de médico e programador, todo mundo tem um pouco! :D

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nobody
Hello World: Criar um driver não é uma trivialidade, não é a mesma coisa que um printf("Oi mundio!\n");
"Apenas" sendo médico e escrevendo drivers ?
É muito milagre para o meu altar, tinha que ser da área de exatas também.
Comentário de Ricardo-NYC
Mancada: Mancada... Pra nao chamar de outra coisa.
Onde estao os milhoes de dolares investidos no Red Hat e na Novell? Teve que aparecer um cara com vontade pra criar os drivers dessas cameras.
Pense bem em outras coisas que essas grandes companhias estao deixando a desejar!
Comentário de popolony2k
Área de dopler e ultra-sonografia.....: ...podem não estar relacionadas a medicina e sim ao tratamento de imagens doppler e de ultra-sonografia.

Eu mesmo conheço algumas pessoas que trabalham com isso sem ao menos ter passado na frente de uma faculdade de medicina.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
O correto é ...: ...de médico e louco todo mundo tem um pouco....mas louco == programador.....logo vc está certo.

#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de adilson
Qual o problema?: Não vejo nada de errado nisso, eu também faço cirurgias e prescrevo medicamentos aos amigos.
Para quem não percebeu, isso foi uma *piada*, ok? ;)
--
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de lost
Segundo seu site ele estudou: Segundo seu site ele estudou na ECE e é Doutor em Eletrônica.

É bastante improvável que ele seja um médico sem ter diploma de medicina ;)
Comentário de Roger de Almeida
Há "trocentas" webcam's: Há "trocentas" webcam's contempladas pelo driver criado pelo médico-que-quis-ser-programador. Infelizmente, a "093a:2600 Pixart Imaging, Inc." vendida pela Braview que dá o nome de 840 SS não é suportada. A diferença é sutil mas devastadora!!!

Muitas vezes a fala de informação gera um desagrado muito grande. O modelo citado não dá referência ao usuário se é ou não é suportada, ou seja, tem que testar na prática: descobrir o fabricante do chipset e demais componentes.

Em outras palavras, a maioria dos "fabricantes", aqueles que colam o nome no equipamento utilizando o sistema OEM - Original Equipment Manufacturer, não coloca na descrição do produto, a chave por exemplo: 093a:2600 - fabricante:modelo. Se colocasse, ficaria muito mais fácil comprar uma webcam.


Roger()

Comentário de brain
Médico: A notícia faz ambas as afirmações: que ele é médico E que trabalha com doppler e ultra-sonografia.
Comentário de brain
De fato: Mas o site não traz uma lista completa de seus diplomas, apenas menciona uma instituição em que estudou, e o seu grau de doutorado. Curiosamente, a área de pesquisa e desenvolvimento diagnóstico por imagem é uma das áreas em que há bastante interação multidisciplinar, entre médicos, engenheiros, físicos e outras áreas científicas e tecnológicas.

No texto da entrevista publicada anteontem pelo Inquirer, entretanto, ele afirma ser médico. A entrevista continua no ar, sem qualquer alteração. Se for publicada alguma errata por lá, vou reproduzi-la aqui com o maior prazer, mas até então creio que devo considerar verdadeira a declaração do entrevistado reproduzida pelo site que o entrevistou.
Comentário de adilson
Talvez isso ajude: Ubuntu Satanic Edition :)

--
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de popolony2k
Ok ele é médico.....: ...dos bits !!!

#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Gustavo Melo
235 ou 352 ?: no slashdot diz que é 352 ...

http://linux.slashdot.org/linux/07/04/30/209201.shtml
Comentário de nemesis
redundante como sempre,: redundante como sempre, hein? ;)

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Lembrando que ......: ...Doutor != Médico !!!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Anonymous
Alguém me ajuda: Da minha parte, já vou iniciar o desenvolvimento do driver da minha camera (Oregon DS9660, aquela da promoção do carrefour de 5 MP).
Tem um chip STK1210 e "cospe" YUV 2:2:4 (acho que é isso) pela USB...

Se alguém já souber de um driver ou quiser me ajudar, "tamos aê"...

Comentário de Roger de Almeida
Quando conectar a sua webcam: Quando conectar a sua webcam digite lsusb e veja a numeração dada, talvez necessite de ser "root" para isso, e procure no endereço http://mxhaard.free.fr/spca5xx.html o fabricante real e o produto, ou seja: "Vendor Id" e "Product Id".

Se você tiver outros dispositivos USB, dê o comando lsusb primeiro e anote os produtos para depois conectar a sua webcam.

Caso a codificação não seja classificada como suportada, como no meu caso, então é hora de desenvolver um!!

--
Roger()

Comentário de Jeff
Médico de eletrônicos :-): Acho que o site do "doutor Webcam" diria com destaque isso caso fosse formado em medicina (http://mxhaard.free.fr/apropos.html).

Pelo jeito, ambos os Xhaard (sobrenome de Michel e Sylvie se dedicam à informática. :-)

Foi mesmo uma troca. Alguns outros sites no mundo reproduziram o engano.


Comentário de Lucas_Panurge
Alguem pode pedir pro: Alguem pode pedir pro tiozão fazer um driver 3d decente pra SiS? xD
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004