Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o Netscape 8.0

Cárlisson Galdino (Bardo) (bardo@swissinfo.org) enviou este link e acrescentou: “Saiu o Netscape 8! Nesta versão, apenas navegador (sem e-mail, composer...). Apesar de aparentemente tomar como base o Firefox com um tema sofisticado (algo esperado até, se é que alguém esperava um NS8 :-p ), traz algumas características interessantes, como a MultiBar (pareceu-me uma mistura de Monitor RSS com SysTray). Não pude testar ainda, mas me parece interessante.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Prejudicial ao software livre: Para mim esse netscape 8.0 é prejudicial ao software livre e linux. O diferencial desse browser é ter 2 renderizadores, o gecko e o IE, e esse último só pode ser usado no windows, além de servir somente para diminuir a escala de adoção do Firefox e, conseqüentemente, manter o estado atual das páginas que somente funcionam no IE. Precisamos do sucesso do Firefox para windows para forçar os webmasters ignorantes e/ou preguiçosos a fazer páginas que obedeçam aos padrões web e que possam ser acessíveis a qualquer plataforma.

Além do mais, isso quebra a tradição da Netscape de fazer browsers multiplataforma. Atualmente no site do browser há somente versões windows para download e, se disponibilizarem alguma versão linux/unix mais tarde, não terá o referido diferencial, sendo apenas um Firefox maquiado.

Devemos boicotar esse browser. Não é o fato de ser baseado no firefox que faz com que ele seja benéfico para o software livre.
Comentário de ricardomoc
Concordo: Em número, gênero e grau.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de bardo
Anakinscape...: Alguém mais percebeu que o lançamento foi no dia do lançamento de StarWars Episódio 3? :-0 http://bardo.cyaneus.net/node/160

"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de Ricardo NJ
É sabotagem?`: Só pode ser.
Como pode a AOL, uma das maiores companhias do mundo, ter engenheiros capazes de pegar um Firefox, que é um excelente navegador, e transformá-lo "naquilo"?
Não tem resposta que explique.
Só lançaram um versão pro Windows? Tem coisa aí...
Comentário de hamacker
provavelmente...: Anos atras a AOL tentou fazer o Netscape ser o browser de acesso dos assintantes ao portal, porém sem nenhuma justificativa ela desistiu.
Agora, provavelmente a idéia retornou. Acho que 100% do site deles é compátivel em todos os browsers, não sei o porque dessa insistência no IE, com um browser siamês (2 cabeças num mesmo corpo) talvez ache que conseguirá vencer as difuculdades que teve no passado.
Comentário de Wconserta1
Nenhuma novidade: esta versão não passa do firefox mais o plugnis para abrir usando motor do IE isso ja tem no firefox faz tempo o que a Nescape fez foi apenas colocar por padrão o plugins e maquiar o navegador , e diga de passagem pouca gente vai puxar ele , hoje apenas firefox e opera podem encarar o IE mais nenhum navegador.

é claro até google mostra praque contratou programadores tanto do IE como Mozilla e até hoje ninguem sabe o porque desta contratação ao que tudo endica o google deve esta preparando um belo navegador
Comentário de glaydsonlima
Começou bem: Já saiu a versão 8.0.1

Trechos do site: "Ele é baseado no popular browser Firefox de código aberto. A diferença é que esqueceram de incluir as atualizações do Firefox 1.0.4, que também surgiu como update de segurança."

"foi apontado por críticos como a combinação das vulnerabilidades dos outros dois browsers."

Comentário de semente
Dúvida: Antes de mais nada, concordo completamente com o primeiro comentário.

Agora, tenho uma dúvida, como é a licensa desse navegador? Uma vez que se baseia no Mozilla Firefox.

--
Guilherme M. Gondim (semente)
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
"A propriedade é um roubo!" (Proudhon, Pierre–Joseph)
Comentário de tijucas
nao eh o contrario? : nao eh o contrario?

Comentário de Manoel Pinho
O dobro de furos de segurança: Vejam só o que dá combinar dois renderizadores html e feito por uma empresa que costuma largar os consumidores na insegurança:

http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/SegurancaInterna.aspx?GUID=D9226A41-41C0-4B78-BFC0-2500DBF41185&ChannelID=21080105

Netscape 8 apresenta 40 falhas e ganha update
Sexta-feira, 20 maio de 2005 - 11:22
IDG Now!
O AOL/Netscape publicou uma atualização de segurança para seu mais recente browser, o Netscape 8.0, poucas horas depois de seu lançamento. O update visa consertar as 40 falhas apresentadas pelo aplicativo.

O browser vendido "como um carro híbrido, que mescla a usabilidade do Internet Explorer(IE) com a segurança do Firefox", segundo Andrew Weinstein, assessor da AOL/Netscape, foi apontado por críticos como a combinação das vulnerabilidades dos outros dois browsers.

...

A crença de Kristensen é embasada pelo histórico do browser. Dados da Secunia mostram que o Netscape 7.x teve 52% de suas falhas ignoradas e não corrigidas, o que também ocorreu com 14% das falhas apuradas no Netscape 6.x.
Comentário de Luc
Sabotagem?: Existem formas bem mais sutis e eficientes de se fazer sabotagem. Por exemplo, tenho notado ultimamente uma tendência muito forte de links em Javascript que se abrem em janela nova/separada. Principalmente no Brasil, que sempre morreu de paixão pelo Flash, Javascript e tudo que é frescura. Antes só se usava isso em sites de imagens (principalmente pronô, é claro). Mas agora deram para fazer isso com qualquer link de qualquer coisa. Esse tipo de navegação é ideal para o Internet Explorer, que só mostra uma página por janela. Se todos os links forem assim, a possibilidade de navegação em "tabs" vai ficando meio esquecida porque somos obrigados a abrir várias janelas, como no IE. Esse tipo de link cria um hábito: de achar que abrir uma janela para cada página é o procedimento normal.

Isso até penaliza um pouco mais os usuários de Firefox por causa de seu único defeito: cada nova janela demora muito para abrir, ao contrário das "tabs". Com esse tipo de link, cria-se o efeito/impressão de que o Firefox é lento, enquanto o IE é super rápido.

Tem mais: falando em Flash, também estão na moda links em Flash ou Javascript que são impossíveis de serem clicados com o segundo ou teceiro botão e abertos em outra tab. Tornam *obrigatório* abrir o link na mesma janela. É mais uma forma de sabotagem contra a navegação em tabs, que é uma das principais características de qualquer navegador menos o IE.
Comentário de tijucas
no opera tem a opcao de abrir: no opera tem a opcao de abrir as novas janelas em novas abas.. assim esses problemas sao resolvidos. podia ser feito isso no firefox.
Comentário de Fábio Rodrigues Ribeiro
O que foi a decisão da AOL?: Estão lembrados de uma decisão que AOL tomou alguns anos atrás, de matar definitivamente o netscape, e como da noite para o dia esta recussita o morto e suga o sangue do jovem FIREFOX?
Comentário de glaydsonlima
Mas tem...: Vê aí!

No Firefox: Editar > Preferências > Avançado > Abas > Em uma nova aba...

:D
Comentário de Rafael
Firefox - ABAS: tem aqui alguem aqui q sabe como faz um link para abrir uma nova aba ?
o cara clikar e abrir numa aba nova do firefox ?
sem mexer nas configuracoesdo firefox...
Comentário de sri_canesh
CTRL+click no link : CTRL+click no link

Cássio R. Eskelsen

Comentário de Juliano C
Mozilla - ou Mosaic Killer -: Mozilla - ou Mosaic Killer - nasceu (oficialmente) quando o netscape navigator abriu seu código fonte.
Parem de falar besteira. Não sabe? Fica quieto!
Vocês deviam é ser proibidos de usar computador.
Comentário de Tércio Martins
Para forçar os links que abrem novas janelas a abrirem em abas:: 1: Digite "about:config" na barra de endereços

2: Procure pela opção "browser.tabs.showSingleWindowModePrefs"

3: A configuração-padrão para esta opção é "False". Clique com o botão direito nela e, no menu a seguir, clique em "Inverter valor".

4: Vá para o menu Ferramentas - Opções

5: Na guia "Avançado", ative a opção "Forçar links que abrem janelas a abrir:" e marque logo abaixo "Em uma nova aba"

Isto diminuirá bastante o consumo de memória durante a navegação.
Comentário de Rafael
Bah.. instalei o Netscape e n: Bah.. instalei o Netscape e nao consigo mais abrir os historicos do msn, mesmo após ter desinstalado o programa e ter reinstalado o msn. Provavelmente ele substituiu alguma coisa do IEca q não devia.

Por acaso alguem teve esse problema tb?

T+
Comentário de jcarlos
Pra abrir link em nova tab: t: Pra abrir link em nova tab: terceiro botão (botão do meio) no link.
Comentário de flaviothunder
Parece o CD da AOL: Tá parecendo o CD da AOL que eles distribuiam aqui quando começaram a operar no Brasil, fazia tanta caca no Win que sepultou todo o projeto deles no Brasil, o CD era distribuido tão insanamente que eu via fardos deles jogados pelas ruas, contribuindo para a poluição e sujeira na cidade.
Isso me lembrou de outra história, certa vez fui na Fenasoft (2001/2002 ?) e ao entrar no estande de uma empresa tinha uma menina distribuindo o CD da AOL, aí eu disse : "OBA !!!! CD da AOL !!!!" e tasquei o soco no meio do CD, esmigalhando-o na hora, a menina me olhou tão desconsolada que deu até pena...

***
Atenção : agora não me levem a sério, as próximas linhas são fruto apenas da minha imaginação doentia e não se baseia em nenhuma informação obtida em nenhuma fonte externa.
***

Agora o browser do Google vai ser interessante: conexão direta com o GMail e Orkut, quem sabe não teremos um outro sistema operacional concordante com Posix de código aberto : o GOSUX (Google Operating System UX) ?

Sucesso
Comentário de Patola
Soco em CD: *Este post é uma brincadeira, não ofensa. Flames -> /dev/null.*

ao entrar no estande de uma empresa tinha uma menina distribuindo o CD da AOL, aí eu disse : "OBA !!!! CD da AOL !!!!" e tasquei o soco no meio do CD, esmigalhando-o na hora, a menina me olhou tão desconsolada que deu até pena...

Caramba! E você estava usando ferradura na hora para os cacos não machucarem a pata? Que delicadeza com a moça...
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de semente
?: Não entendi...

--
Guilherme M. Gondim (semente)
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
"A propriedade é um roubo!" (Proudhon, Pierre–Joseph)
Comentário de Felipe Raposo
Vcs não entenderam: Nem foi isso que o cara perguntou. Ele não quer saber como abrir um link em uma nova aba, mas como criar um link que, ao clicar, o Firefox o abra em uma nova aba.

Felipe Raposo

Comentário de Luc
Nadianta nada: Eu já conhecia esse método. Mas de que adianta? Não é uma opção "padrão". Muito pior que isso. Olha só como o negócio fica escondido! A grande maioria dos usuários é leiga. Não sabe e não quer saber. A sabotagem ainda funciona, e muito bem.
Comentário de tijucas
nao foi o mozilla que surgiu: nao foi o mozilla que surgiu quando aberto o codigo do netscape?
Comentário de bebeto_maya
__Após testar o Mozilla 1.7: __Após testar o Mozilla 1.7 e o Netscape 7.2 eu percebi, inquestionavelmente, que ambos são mais rápidos que o Firefox, ao contrário doque pregavam as línguas sábias. . .O Mozillão é excelente, tem uma integração com o COmposer e o Mozilla Mail que o Firefox sequer sonha em ter com o Thunderbird, além de ser bem rápido...Quanto ao Netscape 8.0, está na cara que será usado pela AOL em substituição ao AOL 8.0. aquela maravilha que por pouco não enterrou a América On-line!
Comentário de marcus
Assino embaixo: Concordo Bebeto... o Mozilão é mais rápido e consome menos memória do que o Firefox. É lenda que o FF tem vantagens técnicas sobre o mozillão.
Principalmente para quem usa Mozilla Browser + Mozilla Mail. A economia de recursos é absurda.

Comentário de Muni Samba Pandita
o netscape 8 é prejudicial ao linux: pode creer.. concordo contigo...

isso é uma verdadeira palhaçada!

empresas que pegam o software livre e começam a usá-lo para software pago...
Comentário de Douglas Augusto
A partir da versão 1.7 o Moz: A partir da versão 1.7 o Mozilla (seamonkey) ficou realmente bem rápido. O problema é que a imagem de "pesadão" não perece.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de nemesis
sim...: ... o Mozilla surgiu do Netscape -- o termo aliás, era o codename do Navigator e era uma contração para "Mosaic killa". Mosaic foi o primeiro browser gráfico e killa é gíria para killer.

A Netscape foi convencida por gente como Eric Raymond a abrir o código do navegador, quando já não tinha mais nada a perder, já que o IE também era de graça, já vinha com o Windows, e era melhor e mais rápido que o velho dinossauro...

Foi a primeira grande empresa a abrir o código de um produto comercial, seguindo uma licensa open-source ( criada com a consultoria do Eric Raymond ).

No entanto, muito pouco do código original foi aproveitado, porque, francamente, era espaguetti pra todo lado. Como Ken Thompson ( um dois pais do Unix ) disse uma vez: "O dia mais produtivo que já tive no trabalho foi quando joguei 500 linhas de código no lixo e recomecei do zero.", ou coisa parecida...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de tijucas
concordo e continuo usando mo: concordo e continuo usando mozilla, tanto no windows qto no linux..
ainda nao testei no mac os x, pois lah uso opera, mas eh uma coisa pra se fazer qdo tiver tempo..
Comentário de André Pinto
Firefox numa janela apenas: Para aparecer mais configurações sobre abas:
- Digite na url: about:config
- Digite em Localizar nome: single
- Dois cliques em browser.tabs.showSingleWindowModePrefs para mudar para true.

Agora em Preferências -> Avançado -> Abas aparecerá um item a mais. Colocando tudo em "abrir em nova aba", faz com que vc só use uma janela do firefox.
Comentário de Gilbeto Nunes
Cadê a versão pra Linux: PÔ!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004