Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux.com entrevista Sam Hocevar, novo líder eleito pelo projeto Debian

Sam Hocevar recentemente foi eleito para o cargo de Líder do Projeto Debian (DPL), superando 7 outros candidatos oferecendo uma plataforma que enfatizava formas de melhorar a interação entre os membros do projeto.



A eleição de Hocevar ocorre em um momento em que o Debian pode estar perdendo mindshare entre usuários e desenvolvedores para o Ubuntu, e procurando uma forma de enfatizar suas eficiências e unir rachas internos. O Linux.com discutiu estes assuntos com Hocevar na primeira entrevista desde sua eleição.

Saiba mais (linux.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de llp
[OT] GNU de pelúcia: Infelizmente o tópico já está lá em baixo, aí vou colocar aqui mesmo... Alguém sabe onde se vende um GNU de pelúcia como o da foto ali em baixo? ;)
Comentário de xultz
Eu acho que o Debian está: Eu acho que o Debian está perdendo usuários e desenvolvedopres pro Ubuntu porque o foco do Ubuntu é muito mais o usuário do que o Debian. O Debian quer fazer uma distro que seja perfeita para os próprios envolvidos com a distro. E é decepcionante como a adoção do Debian é muito mais lenta que outras distros, porque o resultado final é a adoção por parte das pessoas, e o Ubuntu promove esse resultado muito mais satisafatoriamente que o Debian.
Comentário de Felipe
Olha, algumas coisas não: Olha, algumas coisas não entendo com relação a fama do Debian ATUAL! Antigamente a fama de ser difícil para um usuário iniciante tinha respaldo em coisas como instalador e desktop não polido.
Mas o que li em reviews sobre o Debian Etch e comentários de quando do lançamento deste como: ser focado no usuário experiente , não indicado para usuários casuais, foco em servidores, o processo de instalação apesar das mudanças com o Sarge ainda não ser tão fácil quanto um Ubuntu.
Bem, apesar do que li instalei o Debian Etch no meu Desktop e foi amor a primeira vista!
A instalação, ainda mais aquela gráfica, é o mais amigável possível, podendo se instalar com o NEXT, NEXT, FINISH. E o fato de não ser livecd apesar de não se poder testar antes da instalação, significa um instalador leve ao contrário de esperar o livecd alguns minutos para bootar e ter exigência mínima de RAM não tão baixa no caso do Ubuntu, podendo ficar uma verdadeira carroça a tal experiência no livecd.
O Etch vem com o Gnome polido e pronto para usuários desktop desde o primeiro boot, tem detectado tudo aqui,e com boa gama de pacotes instalados por padrão, incluindo o BRoffice, não falta nesse aspecto nada para um usuário doméstico, só não possuíndo instalador sob demanda de drivers proprietários e para codecs (diga-se de passagem novidade que o Ubuntu incoporou apenas no último release, apesar do Etch tocar mp3 já por padrão), o que adicionando no sources.list, resolve-se com alguns pacotes instalados.
Fora essas 2 novidades do Feisty que o Etch não possui, temos a diferença importante de pelo menos aonde eu testei, e mesmo nos reviews por aí, um sistema bem mais rápido que o Ubuntu.
Não é para causar flamewar, as contribuições do Ubuntu para a comunidade são e foram essenciais, incluindo essas duas características citadas que o Etch não possui, mas não entendo que o Debian AINDA tenha a fama de ser difícil para o iniciante.
Comentário de eje del mal
Que bom seria ...: ... se todas as distros tivessem a mesma finalidade. Bastaria ao BillG matar uma e todas as outras iriam privada abaixo.

Sou usuário do Slackware, mas o Debian é imporante dado ao grande número de arquiteturas que abrange. você pode ressucitar um Powerbook Quadra com ele. Este é um dos principais motivos de ele levar tanto tempo para receber atualizações.

Se você quer algo moderninho, tudo bem, (KX)Ubuntu estão ai para isso (tem até uma Ratzinger Edition, pra quem é fanático religioso).
Comentário de JPayne
Debian é a melhor distro....: Eu não sou usuário iniciante, nem avançado, sou técnico de informática e entusiasta em Linux. Mas dos anos de uso de Linux que eu tenho e dentre todas as distros que eu usei, sem dúvida a mais estável é o Debian. É incrível como mesmo a versão instável dele (sid) é usável. Eu usei ela por ao menos 2 anos e nunca tive grandes problemas. Só troquei porque o lançamento de pacotes quase parou. Formatei minha máquina fazem umas duas semanas, e naquela época ainda não tinha o amarok 1.4.5 e nem o kde 3.5.6 disponível nos repositórios do instável. Talvez porque os desenvolvedores da versão sid estavam ajudando o pessoal no lançamento do Etch, por isso a paralização do sid. De qualquer forma, como servidor ou Desktop, eu adoro Debian. Gosto do modo de instalação, da velocidade dos respositórios, da velocidade de boot e desligamento... e sem dúvida, é uma distro importantíssima pra outras arquiteturas menos comum que a x86 e também para a x86.

Vida Longa ao Debian !!!
Que esse novo líder consiga mostrar o poder dessa distro !!!

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de Samuel
Uso Debian e Ubuntu...: ...e posso dizer que os dois tem vantagens cada um. Mas a velocidade do Debian é imbatível (em distros com esta facilidade de uso - apt-get e pacotes debian, neste caso). Vou instalar novamente para transformar em um Linux para jogos, e o Ubuntu vou deixar para coisas mais sérias (por incrível que pareça) já que com ele gasto menos tempo com configurações.
Comentário de Leonardo Suárez
Uso o Debian desde o Slink: Uso o Debian desde o Slink (1999), e já experimentei muitas outras distros, sempre voltando ao Debian. Ainda não encontrei nenhuma tão estável e com a disponibilidade de pacotes que o Debian tem. Não vejo o Ubuntu como mais amigável, vejo-o como uma alternativa mais atual em pacotes críticos e só.
Comentário de Caliman
espaço para as duas: O ideal é que as duas distribuições permaneçam fortes pois existe mercado para ambas. Para quem usa desktop é muito prático poder usar um Ubuntu, pois tem melhor suporte a hardware e conta com softwares em versões mais recentes, sem falar da facilidade de instalação e manutenção. Já para quem precisa de uma distribuição para rodar em servidores, não há melhor, na minha opinião, que o Debian, que exatamente por essa característica da qual muitos reclamam, de demorar muito para lançar novas versões, conta sempre com um pacote muito seguro e estável, pois é testado à exaustão.
Comentário de Fugiro_Nakombi
Bem vou falar o que: Bem vou falar o que aconteceu comigo, ja sou usuário de linux a anos, estava cansado dos Betas da RH ( Fedora), me cansei das distro em rpm devido a problemas ou coisa que me irritavam em cada uma delas, a pouco tempo atrás usava ubuntu, passei pela versão 5, depois 6 mas sempre sentia que faltava alguma coisa ou algumas vezes passava por problemas de estabilidade, semana passasa baixei o DVD do Feisty todo contente para instalar e usar, tudo ocorreu bem , ja trabalhando no mesmo aleatoriamente ele travava, uso de cpu ia para 100%, la vou eu atrás de pesquisa sobre o problema, despois de alguma pesquisa, encontrei diversos relatos com problemas em pacotes como o Hald, driver NVidia etc etc, . Putz pensei " meu deus tanto bug assim" serio o feisty tava pior que windows, não tava nem deixando subir o X com os drives do site da Nvidia, tentei resolver de todas a maneiras, e depois de perder muito tempo cansei. Baxei o DVD do etch, configurei sem problemas e estou usando e estou feliz , mais vale um burro que me carregue do que um cavalo que me derrube -_- .
Antes que alguém apareça jogando uma pedra não tenho nada contra o ubuntu mas acho muito chato travamentos.
Comentário de alan
Má fama: > não entendo que o Debian AINDA tenha a fama de ser difícil
> para o iniciante

É má fama, algo muito difícil de ser revertido. Fazendo um paralelo sobre má fama: mesmo que o Rio de Janeiro acabasse com a guerra civil hoje, demoraria muito tempo para que todos acreditarem novamente que a cidade voltou a ser segura.

Abraços,
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - www.kelon.org

Comentário de hamacker
Ao contrario do que muitos: Ao contrario do que muitos acreditam, o time do Debian e Ubuntu estão muito conectados, daí a semelhança no quesito desktop.

Lembrando ao nobre colega, que além do instalador LiveCD, existe a opção de instalador a-la-debian também. Eu previro a 2a. opção porque posso usar meu CD como repositórios de programas, o que não é possivel fazer com o livecd.
Comentário de hamacker
Acho que vou contestar suas: Acho que vou contestar suas afirmações porque segundo o que voce disse o seu problema está relacionado a drivers e neste quesito, provavelmente estaria melhor com o kernel 2.6.20 (ubuntu) do que 2.6.18 (debian), além obviamente de não contar com os drivers do proprio fabricante "kernel-restricted-modules" que o time do ubuntu disponibiliza.

chipset nvidia é ruim mesmo, tanto que a versão 2 da nforce (NF) foi lançada e em seguida no mesmo ano lançaram a 3. Mesmo o NF4 tá ruim, veja estes links :
http://www.revistapcecia.com.br/edicoes/edicoes.asp?comando=057_15&dettaglio=57
(se alguem tiver o numero 57 dessa revista e puder relatar o resultados dos testes com NF4 seria otimo)
http://www.guiadohardware.net/comunidade/bugs-nforce/285479/

E olhe que são usuários avançados de windows que estão reclamando, muitas e muitas reclamações no Google.
Comentário de Fugiro Nakombi
Vou falar o que acontece: Olha de maneira bem simples assim no Ubuntu eu tava tendo problemas com os próprios drives empacotados pela distribuição deles, nvidi-glx e nvidia-glxnew estavam travando aleatoriamente, tentei instalar o dirver da nvidia direto do site inclusive configurando o restricted driver do Ubuntu, não consequi instalar nada e o sistema ainda apresentava instabilidade. Baixei o DVD do debian etch, consegui instalar os driver da nvidia sem problema nenhum e tudo funciona muito bem, como eu falei antes não to dizendo que Ubuntu é ruim mas eles deveriam tomar mais cuidado com os pacotes e a estabilidade do sistema.

Acredito que o Ubuntu tb é uma das melhores distribuições de sistemas derivados do sistema linux,
para o usua?io iniciante e isso é uma tendência crescente.
Acredito também que a versão servidor dele deve ser muito boa, porque afinal um servidor não precisa de aceleração 3D ou ambiente gráfico porque fica rodando uma meia dúzia de daemons. Mas fiquei chateado com esse problemas que tive na 7.04 quem sabe no 7.10.

Antes que alguém pergunte em todos os DVDs e CDs antes de instalar eu verifico o MD5.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004