Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Como usar seu teclado multimídia no Linux


“Xbindkeys é o programa que permite rodar comandos com seu teclado ou mouse no desktop gráfico no Linux, ligando comandos a combinações de teclas ou botões, conforme sua configuração.



Ele não depende do gerenciador de janelas e pode capturar qualquer tecla do seu teclado. Veja como utilizá-lo.”


Enviado por Falko Timme (ftΘfalkotimme·com) - referência (howtoforge.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de chronos
É muito simples o processo :).: Uso teclado multimídia a 1 ano mais ou menos, é sensacional.

Nunca usei o xbindkeys, mas sim mapeei as teclas usando seus keycodes as keysims padrão do Xorg, em seguida escrevia a relação no arquivo .Xmodmap e fazia que sempre que fosse iniciado kde/gnome ou outro wm que não os do gnome/kde fosse lida a relação.

O window manager/desktop environment cuidava do mapeamento como fosse melhor a ele.

Vou colocar abaixo um pedaço de um artigo meu que está em http://www.gentoobr.org/2005/11/16/configurando-seu-openbox-para-reconhecer-teclas-multimdia sobre mapemanto de teclas e sua configuração no OpenBox.

---------------------------8<---------------------------

Mapeando as teclas: Fazendo o Xorg reconhecer os KeyCodes

Primeiro precisamos identificar o KeyCode da tecla multimídia e atribuir ele a um KeySim.

KeyCode = Código da tecla pressionada.
KeySim = Uma string que deve representar a tecla. O Xorg já tem várias definidas no arquivo /usr/lib/X11/XKeysymDB, mas ti pode usar qualquer texto.

Usaremos o aplicativo xev para reconhecer os keycodes, execute o comando em um terminal com o X aberto e pressione a tecla desejada, um exemplo:


KeyRelease event, serial 31, synthetic NO, window 0x2800001,
root 0x7d, subw 0x0, time 2792224, (-22,86), root:(565,101),
state 0x10, keycode 160, same_screen YES,
XLookupString gives 0 bytes:

O xev (X event viewer) já deve vir instalado em sua máquina, caso não esteja, veja os links na última sessão do artigo. O xev provavelmente não deve estar instalado em sua máquina se estiver usando a versão modular do Xorg.

Identificado o KeyCode da tecla desejada precisamos associar ele a um
KeySim, para isso vamos editar o arquivo ~/.Xmodmap, veja como ficou o meu:


keycode 162 = XF86AudioPlay
keycode 164 = XF86AudioStop
keycode 144 = XF86AudioPrev
keycode 153 = XF86AudioNext
keycode 176 = XF86AudioRaiseVolume
keycode 160 = XF86AudioMute
keycode 174 = XF86AudioLowerVolume

Agora devemos fazer o Xorg ligar os KeyCodes associados aos KeySims, para isso adicionamos ao nosso arquivo de inicialização do X (no meu caso o ~/.xinitrc) a seguinte linha:


xmodmap ~/.Xmodmap

Aqui eu reiniciei o Xorg, porém creio que somente rodando o comando xmodmap ~/.Xmodmap deva funcionar.

Até aqui nós conhecemos um pouco sobre o Openbox e aprendemos como reconhecer teclas no Xorg.

Os exemplos apresentados são para teclas multimídia, porém nada impede de usar isso para outras teclas. Aqui por exemplo tenho as teclas windows, elas são os keycodes 115, 116 e 117. Poderia fazer uma associação como por exemplo:


keycode 115 = w_key_left
keycode 116 = w_key_right
keycode 117 = w_menu_key

Essa parte deste artigo é um resumo traduzido do HOWTO Use Multimedia Keys, sua URL é: http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Use_Multimedia_Keys e da expêriencia que tive tentando instalar o xev até descobrir que ele já estava instalado. Isso porque o Xorg esta passando por uma modularização, veja mais no link http://wiki.x.org/wiki/#head-a20a7bca070f960ba042eb417233184fb7b5e1d9.

Neste How-to eu adicionei a parte do Openbox, se quiserem saber como se faz no Fluxbox e outros WM e até no Gnome e KDE deêm uma olhada lá. Vale a pena.

--------------------------->8---------------------------

Para os que usam openbox, sigam o artigo, para quem usa kde, as teclas já estarão reconhecidas e mapeadas aos seus keysims e basta configurar os atalhos do teclado, para o gnome eu não seu, pois só usei gnome com openbox.

O esquema do Xmodmap normalmente é utilizado só para teclas que não são reconhecidas, porém, pode-se usar para qualquer tecla.

--
Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org

Comentário de Fred Banionis
Aprovado!: Há um bom tempo que tenho teclado multimedia e nunca tinha conseguido faze-lo funcionar em linux. Depois que li esse artigo no how-to forge, como diriam os caras das organizações tabajara: "Seus problemas acabaram!"
Só não consegui ainda (e se alguem souber como, por favor me ajude) mapear os botoes de internet do teclado pra funcionar com o firefox.
Comentário de Leandro R. M. de Marco
Teclado no Ubuntu: O meu ubuntu rconhece as teclas multímidia do meu teclado sozinho!

Mas, uma coisa eu nunca entendi. Existem teclas de atalho (Por exemplo, Office, Internet, etc...) que NÃO geram eventos no X! Eu uso o xev e aperto as teclas e nada acontece. Alguém sabe o que pode ser?
Comentário de Clésio Luiz
"Só não consegui ainda (e: "Só não consegui ainda (e se alguem souber como, por favor me ajude) mapear os botoes de internet do teclado pra funcionar com o firefox."
E nem vai. Essa é a grande fraqueza do Firefox, não poder editar os atalhos do teclado. Ou você usa o padrão, ou usa o padrão. Por isso eu uso Konqueror.
Mas ainda assim dá para fazer essas teclas funcionarem no FF se você usa o KDE. Basta usar o Khotkeys para fazer combinações de atalhos, como "Alt+seta esquerda", ou qualquer combinação de teclas que o FF use. Vá em Kcontrol>Regional & Acessibilidade>Ações de Entrada.
Comentário de Clésio Luiz
Geralmente essas teclas não: Geralmente essas teclas não reconhecidas não funcionam de jeito nenhum. Você pode tentar esse tutorial feito pelo Morimoto lá no Guia do Hardware:
http://www.guiadohardware.net/dicas/configurando-teclados-multimidia.html
Comentário de Clésio Luiz
Eu ainda não tinha visto: Eu ainda não tinha visto esse xbindkeys, mas ao ler o tutorial ele faz basicamente o que o Hotkeys e o Lineakd fazem. Na prática, o caminho mais fácil para fazer seu teclado funcionar é usar o K/Ubuntu, que desde a versão 6.10 está reconhecendo teclas multimídia.
Para quem não tem todas as teclas reconecidas, basta recorrer as dicas já postadas aqui, de usar o xmodmap e o Khotkeys. É mais rápido e prático. Palavra de quem usa (ou briga para usar) teclas multimídia no Linux desde 2003, e já testou de (quase) tudo nesse mundo :-)
Outra opção é entrar em Kcontrol>Regional & Acessibilidade>Layout do Teclado, e mudar o modelo utilizado por algum que possua as mesmas teclas Multimídida que o seu, se ele já não estiver na lista. São dezenas, e ao testar um por um pode demorar um pouco.

OBS: olha uma foto do meu monstrinho, 45 teclas de atalho:
http://www.market-az.pl/images/komputery/klawiatury/XPwk9000_b.jpg
Comentário de nemesis
que bobagem!: as únicas teclas que importam para um legítimo *nixer são as alfanuméricas, ESC, CTRL e Alt/Meta... :)

teclado multimídia é coisa de micreiro micro$oftiano...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")


Comentário de Jose Pissin (pizza)
Aproveitando a oportunidade:
Aproveitando a deixa, eu não consigo fazer meu notebook jogar a imagem para oprojeto pressionando a tecla específica, única forma de fazer funcionar é reiniciando o notebook já espetado no projetos, neste caso a imagem é automaticamente direcionada, mas fiuco sem referência na tela do notebook.

Alguém tem alguma dica para isso?

Comentário de hamacker
Neste caso não tem a ver: Neste caso não tem a ver com o teclado ser multimedia ou não.
As teclas Fn de notebooks variam de uso, mas nos notebooks mais baratos eles respondem a um software que esta instalado no computador. Em outros notebooks, as teclas Fn funcionam por hardware, por exemplo, eu tinha um notebook toshiba que não importava o sistema operacional que estivesse usando eu poderia apertar Fn+F4 e cambiar entre monitor,monitor+projetor ou somente projetor.

Hoje eu tenho um notebook Asus que já não funciona assim, porém não é dificil fazer funcionar basta executar o nvidia-settings e decidir se quer xinerama, lado-a-lado ou duas saídas independentes. O seu caso provavelmente também é isso, ou uma configuracao especial no xorg.conf.

Comentário de hamacker
Eu tenho um teclado da Clone: Eu tenho um teclado da Clone multimedia, e todas as teclas multimedia e internet foram reconhecidas e autoconfiguradas e as outras como Explorer, Word, Calculadora tive que mapea-los .
Porém esse teclado acompanha uma barra de scroll vertical e horizontal e neste caso não teve programa que eu consegui que fizesse funcionar.

Esse teclado tem uma caracteristica horrivel que é apertar F-Lock para as teclas F1, F2, F3,... responderem como se espera delas, queria poder simular o pressionamento de F-lock na carga do sistema, alguem tem uma dica ?
Comentário de Venom
Uso o Keytouch: Uso o programa Keytouch aqui.
Programa excelente, funciona em qualquer interface.
http://keytouch.sourceforge.net/
Comentário de chronos
Quero um desse :P: Putz, gostei do monstrinho, mas é usavél qto as teclas laterais esquerdas?

digo porque quando se digita mto, tipo um artigo, tende-se a apoiar a mão na lateral esquerda na altura do ctrl e shift, as x na altura do caps look tbm (estou em um teclado abnt2), ia acabar apertando aquelas teclas ali.

Tem destes para vender no brasil?! acho que quero um :).

Qto ao comentário ai do carinha de não usar teclas multimidia ... vc provavélmente não sabe do que ta falando :).

abcs

--
Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org

Comentário de Paulo Pontes
window +: alguém conseguiu gerar um bind para a combinação da tecla windows com uma outra tecla?

eu tentei vários métodos, mas eles só permitiam a associação do evento com a tecla win sozinha.

eu quero manter os mesmos atalhos que tinha no windows (win + e para o gerenciador de arquivos, win + r para o console, etc)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004