Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Uma análise sobre as receitas da Mandriva

Wilfredo (perguntad0r@click21.com.br) enviou este link e acrescentou: “A notícia do 'IDG Now!' mostra como uma empresa de software livre (no caso, a Mandriva) consegue se sustentar financeiramente. Como diz o início da matéria, 'ao contrário da crença geral, os principais ganhos de uma empresa pura de software livre são de produtos, não de serviços.'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Usuario do Mandriva
o titulo é ''Usuário Linux: o titulo é ''Usuário Linux Mandriva gasta em média 1 euro anual''
e usuario do windows gasta mais de 100 reais pra pagar um técnico pra formatar pra ficar livre dos virus (que em menos de 6 meses ja fodem tudo outra vez)

e tem mais usuario de qualquer linux gasta mais de 1 euro, mas é pra comprar cds virgens pra gravar a imagem iso ;)
Comentário de Manoel Pinho
Custo do windows: E você esqueceu os "dez reaus" que o usuário windows gastou no camelô para comprar o seu "Uindous Xispê Professional Corporate BR" e, talvez mais R$ 10 (cada CD) para o MS Office, "Córel Drau", "Fotochópe" e "Acrobat"...
Comentário de Usuario do Mandriva
esqueci de uma coisa : esqueci de uma coisa

a versão download do Mandriva Linux é super completa com 4 cds (procure um pouco que você vai achar o 4º cd ;)

E configure a mídia ''contrib'' no urpmi para ter acesso a TODOS os programas Opensource que vem na edição powerpack ;)

E tem o PLF que tem MUITOS pacotes ''proibidos'', tais como pacotes pra fazer o xine/mplayer e seus derivados rodarem wma, wmv, aac,programas de ripar dvd, libcss(pra assistir dvds protegidos) emuladores e muito mais

E o Mandriva Linux é a distro que tem o segundo maior repertório de pacotes, perdendo apenas para o Debian

para configurar o urpmi de uma maneira facil e descomplicada acesse

http://www.linuxfordummies.org/addmedia/

Mas nada é perfeito, os 2 maiores problemas dessa distro é
1-Bastante Bugada (a 10.1 é)
2-uma merda de politica que só libera a versão download pro povão depois de umas 2 ou 3 semanas (mas aparece a versão powerpack uns 3 dias depois do lançamento no bittorrent)
Comentário de andreas
O download da versão 2005 fo: O download da versão 2005 foi liberado "para o povão" poucos dias após o anúncio.
Comentário de stpa
Discordando...: "1-Bastante Bugada (a 10.1 é)"

Não dá para generalizar, baseado em uma única versão. Outras versões do Mandrake tiveram seus problemas, mas outras não. Mas a 2005LE está ótima. Lembre-se que a Mandrake sempre procurou trazer o que tem de mais recente, o que traz o risco de não expor bugs que só se revelariam quando testados em um universo maior de usuários. Aqui, por exemplo, nunca tive problemas com a 10.1. Mas tenho colegas que tiveram, pincipalmente devido a hardware pouco confiável ou que é comum aqui mas raro no mercado europeu ou americano.

"2-uma **** de politica que só libera a versão download pro povão depois de umas 2 ou 3 semanas (mas aparece a versão powerpack uns 3 dias depois do lançamento no bittorrent)"

Mas libera, né. E sem custo nenhum. Pense bem, o que são 2 ou 3 semanas na vida. Muito pouco. Se fosse água, comida ou sexo, realmente seria muito tempo para ficar sem. Mas não é. Além disso, permitir o download pros membros do Mandrake/Mandiva Club antes de permitir para os que não colaboram e só usufluem, é uma forma de compensar quem se associou e dessa forma ajuda a manter sua distribuição preferida. Pô!
Comentário de De Lucca
é somente 7% e não 17%: Eu estava presente à palestra da Mandriva no CONIP, citada pela reportagem.

O percentual de serviços no faturamento da Mandrake é de 7% (sete) e não 17% como diz a matéria.

E aqueles dados são referentes somente à Mandrakesoft.

O perfil da Conectiva, segundo a mesma palestra, é de 60% serviços e 40% venda de produtos...

A Mandrake tinha somente 1% de seu faturamento vindo da América Latina.

Assim, a aquisição da Conectiva pela Mandrake representa um excelente negócio pela complementariedade dos perfis das empresas (uma ganha mas em serviços e a outra em outras coisas, uma tem mais presença na AmLat e a outra na Europa e NorteAmerica).

Também é relevante a informação de que a Mandrake tem como funcionários aprox 60 técnicos/engenheiros gerando um faturamento de 10 milhões de US$.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004