Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Governo disponibiliza Sistema de Inventário Cacic para a sociedade

A notícia vem do Dicas-L: “O Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, histórico de acessos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

A ferramenta possui um controlador automático com acesso à base de dados de todos os equipamentos do governo e as informações, mantidas por cada administrador de rede, poderão ser acessadas a qualquer momento pela internet.

O Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic), desenvolvido em software livre e com a licença GPL (licença pública geral), já foi instalado em 17 mil computadores da administração federal. Mas até então, seu compartilhamento estava restrito aos órgãos do governo federal. A partir de agora, poderá ser adotado também por órgãos públicos estaduais e municipais. A ferramenta também será disponibilizada para entidades e instituições não ligadas ao governo no 6º Fórum Internacional de Software que ocorre em junho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. ”


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de trekker br
Não entendi, se a licença: Não entendi, se a licença é GPL, porque está restrito para uso em órgãos do governo ?
Comentário de Manoel Pinho
Veja a notícia original: "A ferramenta também será disponibilizada para entidades e instituições ===*não ligadas ao governo*===== no 6º Fórum Internacional de Software que ocorre em junho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul."
Comentário de Clovis Sena
dia 02 de junho: bom dia,

segundo o site do http://www.governoeletronico.gov.br/governoeletronico/index.html, será liberada dia 02/junho, durante o 6º Fórum Internacional de Software que em Porto Alegre.

agora é so aguardar!

t+
Comentário de Helvécio
Também não entendi !: Se o software foi feito com ferramentas Open Source, com licença GPL, então, obedecendo a GPL, tem que ser liberado também como GPL.

Não pode haver restrições na distribuição.

Com a palavras os estudiosos da GNU/GPL.

Comentário de brain
Não é bem assim: É plenamente possível fazer um software fechado usando ferramentas livres (e GPL) como o gcc, por exemplo. O software precisa ser GPL apenas nos casos em que a licença obriga, como quando inclui código de outro projeto GPL. Ter sido feito com ferramentas livres, ou sobre um sistema operacional livre, não necessariamente obriga ao uso da licença livre.

Mas mesmo que este projeto (que, sabemos, será disponibilizado para o público em geral a partir do FISL) tenha sido GPL desde o seu berço, isto não significa que os seus autores precisam liberá-lo hoje para você, para mim ou disponibilizá-lo para qualquer pessoa. Se ele é GPL, ele precisa apenas atender aos requisitos da GPL, incluindo disponibilizar o código-fonte para as pessoas a quem for disponibilizado o executável, e dar a quem recebê-lo sob esta licença a permissão de alterá-lo e redistribui-lo sob esta mesma licença, se esta pessoa o desejar. E mais todos os outros itens da licença, claro.

Mas isto não inclui a obrigação de disponibilizar ao público em geral, ou a quem solicitar. Embora inclua a obrigação de não impedir que os licenciados o façam, se assim quiserem.

Na GPL FAQ tem mais detalhes sobre o que pode e o que não pode.
Comentário de André
A partir de quando o CACIC se: A partir de quando o CACIC será disponibilizado para download de instituições privadas? Qual o endereço?
Comentário de brain
Já está disponível: Veja: http://br-linux.org/linux/?q=node/1000
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004