Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Live CD com preview do KDE 4 - veja o que vem por aí


“Esta disponível a imagem ISO de um Live CD/DVD que tem como base o openSUSE com o kernel 2.6.21 e um preview do KDE 4. Quem estiver curioso para acompanhar e testar o que vem por ai em termos de KDE, pode testar esta versão Live CD.”


Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br) - referência (home.kde.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de doutor.zero
Ícones estranhos...: Dando uma olhada nas telas eu passei a ficar preocupado com o visual do KDE 4, principalmente o tema de ícones que é muito inconsistente...

Alguns ícones são muito bem feitos enquanto que outros são visualmente pobres, simples demais. Os piores são os ícones das pastas (que parecem qualquer coisa menos pastas) e os ícones de avançar/voltar, duas setas pretas! Parece que voltei no tempo e estou vendo uma tela do Windows 3.1.

Se continuar assim teremos mais uma versão do Keramic, aquele tema horrendo que afastou muitos usuários do KDE.
Comentário de marcus
Você baixou o live cd ou: Você baixou o live cd ou viu isso em screenhots?
Se em screenshots, poderia mandar a URL?


Eu acredito que a inconsistencia entre os icones que você relata deva-se ao trabalho de arte ainda não concluído. Pelo menos torço para que seja isso.

--
Matanza Fórum
http://www.matanzafc.net
http://www.feragames.com.br

Comentário de doutor.zero
As tela estão: As tela estão aqui:

http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=802&slide=4
Comentário de Ark
Hã??: Eu não sei se tem algo de errado com estas screenshots, mas são absolutamente iguais as do KDE3...
Comentário de Estêvão Soares
Alto lá =): Os screenshots não mostram nem de longe o que vai ser o KDE 4 em sua versão final.

Podem ficar tranquilos que não vai ser mais um thema melhorado não, conceitos básicos foram revistos para o projeto.

O processo é demorado mesmo, basta citar como exemplo o Enlightenment R17 e o Looking Glass da Sun. Vai um tempo bom mas eu aposto no kde 4 apesar de ser fã do gnome =)


[]s
Comentário de ivansb
SVG: Todo o tema novo tem que ser refeito, pois os ícones agora são "SVG". Portanto, é capaz que estes ícones que vc está citando simplesmente "não estejam prontos". Procure mais informações em:

http://kde-artists.org/views/desktop

http://www.oxygen-icons.org/

http://techbase.kde.org/
Comentário de doutor.zero
Ark, o estilo ainda é o: Ark, o estilo ainda é o plastik, mas os ícones já são os Oxygen. É claro que ainda restam 6 meses até o lançamento, portanto muita coisa ainda vai mudar.

O que me preocupa é que, no caso dos ícones, eles parecem estar tentando um pouco de tudo, com critérios pouco claros, o que leva a essa falta de consistência (alguns ícones são ótimos, outros horríveis).
Comentário de cochise
Lembram se da tradição: A equipe KDE tem como costume lançar versões .0 com poucas alterações gráficas.
Na verdade para o 4.0 é que eles se propuseram a algo novo na interface logo de cara.
Acho mais importante é pensarmos no phonom ou no solid e não num tema de ícones.
De qualquer modo a grande revolução prometida não vem o oxygen, mas do Plasma, e não é uma revolução em aparência, mas em usabilidade. (É claro que a cara dele deve melhorar para caramba.)

Quanto aos ícones, percebo que a maior parte deles ainda é Cristal Clear, e não oxygen.
Comentário de LyX
kde menu: O pior de tudo é que continuam a insistir com o kde menu. Aquela montanha de aplicativos(todos começando com 'k'), lembrando bastante o sistema da janelinha. Um exemplo de usabilidade.

O kde prometeu muito e vai entregar muito pouco pelo jeito. Muitas siglas: solid, phonon etc. Ao invés de juntar forças com o pessoal do Gstreamer ou Tango, eles preferem criar mais um framework. OpenSource é isso mesmo. Fazer o quê?

Não vejo com clareza o futuro do kde. Tem bastante vapor na minha frente.
Comentário de ivansb
Amigo, me desculpe, mas: Amigo, me desculpe, mas você está "por fora". Houveram até encontros presenciais com o pessoal do Gnome, do Gstreamer, etc, para discutir os novos padrões, e todos estão no grupo do freedesktop.org. Muito ao contrário do que você pensa, o pessoal do KDE está unindo diversos esforços e não o contrário.

Quanto à interface: não é a do KDE4. A parte mais atrasada é justamente a nova interface. Porquê? Porque primeiro foi necessário fazer o Kross, portar o kdelibs, fazer as interfaces do solid, phonon, etc. Agora é que o pessoal começa a trabalhar nos aplicativos, incluindo o "kshell".

Procure se informar melhor antes de opinar:

www.kde.org
dot.kde.org
techbase.kde.org


Comentário de marcosalex
-- Já faz tempo que não: -- Já faz tempo que não considero a usabilidade um ponto fraco do Linux. Tanto KDE quanto Gnome já são fáceis de um usuário leigo operar.
Gostaria sim que eles tivessem uma API multiplataforma fácil de trabalhar e que atraísse os desenvolvedores de grandes produtos comerciais, como Adobe e Macromedia. O GTK e o QT são pesados no Windows.

Haskell developer
Comentário de marcosalex
-- Realmente os ícones: -- Realmente os ícones desse preview ainda estão fracos, mas tenho certeza deles melhorarem. A interface do KDE também ainda está muito parecida com o atual, nada de surpreendente.

Os ícones vetoriais vão ser show de bola! Abre possibilidades incríveis pra temas.
Vamos ver no que vai dar.

Haskell developer
Comentário de CWagner
Os screenshots são de: Os screenshots são de um release de fevereiro desse ano e as isos foram gravadas há dois dias.

Vamos baixar, queimar um CD, testar e depois tirar conclusões, galera.

P.S.: Também aposto no KDE4.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Vinicius Depizzol
Não é isso que eu estou vendo: Não é isso que eu estou vendo. Parece que o KDE4 não vai utilizar os ícones e especificações do tango desktop project. Ao invés disso, ele está criando o seu próprio "padrão" (o oxygen) e o seu próprio jeito de classificar os ícones.

O mesmo acontece com o Gstreamer (que no kde4 vai ser o phonon) e vários outros projetos do freedesktop.org.

As únicas bibliotecas que parece que o kde4 vai usar juntamente do gnome é o d-bus e o telepathy.

Espero seriamente que isso mude até o lançamento final do KDE4. O software livre não precisa de mais divergências.
Comentário de Spook2
Cuidado com o que diz: "eles parecem estar tentando um pouco de tudo, com critérios pouco claros,"

Há sim critérios estabelecidos para a criação de cada ícone do Oxygen. Desde a escolha das cores em cada ocasião, até onde os detalhes do ícone precisa ficar posicionado.
Comentário de Spook2
Deve ser cego: "Parece", "parece"... pelo jeito não tem certeza de nada. Se informe antes de "trollar" o assunto

O que quer dizer com novo "padrão"? De onde tirou isto de "próprio jeito para classificar ícones"? Há sim padrões que diria "globais" para criação de ícones. Quem foi no FISL ano passado e assistiu a palestra do autor do Oxygen viu muito bem o que é levado em conta.

O phonon não é o "gstreamer do KDE". É um framework para facilitar o acesso a outros sistemas de som, como o próprio gstreamer.


Comentário de Spock2
Outro cego: "Não vejo com clareza o futuro do kde. Tem bastante vapor na minha frente."

para não escrever de novo: http://br-linux.org/linux/live-cd-com-preview-do-kde-4-veja-o-que-vem-por-ai#comment-64208
Comentário de JPayne
Pra mim, a grande mudança do KDE 4 vai ser a infra estrutura...: Eu desde o começo acho que a grande mudança vai ser interna, e não na aparência como a gente ve muita gente apostando. Tanto que em diversos posts que eu acompanho via rss, os desenvolvedores tem falado muito sobre as mudanças estruturais, como o compilador usado, a QT4 que possibilita muito mais opções de desenvolvimento, etc. Então o que eu vejo pro KDE4 é uma grande mudança interna, e as mudanças de aparencia como ícones, janelas e Superkarambas da vida, deve acontecer com o tempo, assim como foi com o KDE3 (até o KDE 3.5 ainda tínhamos aplicativos e características sendo adicionado a cada versão). E eu aposto muito nessa mudança interna que eles adotaram. É justamente o que vai possibilitar portar aplicações para outros sistemas, vai facilitar ao pessoal que tem aplicativos em versões anteriores da QT a portarem para a nova, vai facilitar o gerenciamento de hardware como som e video através do próprio KDE, etc. E isso pra mim vai ter muito peso, porque de temas de ícones e cores o kde-look.org está cheio. Claro que o Oxygen está sendo desenvolvido com objetivo e levado a sério, mas eu ainda acho que em Outubro, muita coisa relacionada ao Look and Feel ainda não vai estar 100%.


--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergon
Comentário de doutor.zero
Spock, você poderia nos: Spock, você poderia nos fazer o favor de explicar, já que deve ser muito bem informado, duas coisas?

1- Qual foi o processo (ou regra) que fez com que o ícone das pastas fosse simplificado ao extremo, ao ponto de ficar irreconhecível como tal (e isso não é apenas uma opinião minha não, é só ver alguns comentários em blogs e no kde.org)?

2- E qual foi o critério usado para deixar as setas de voltar/avançar como uma simples seta preta sem detalhe nenhum? Veja nas telas como as setas quase somem quando têm ao lado delas aquele triângulo indicativo de mais opções (não sei o nome daquilo).

E por favor, tenha um pouco mais de respeito com as opiniões das pessoas. Todos temos o direito de criticar, ninguém aqui agiu como troll ou coisa parecida. Eu mesmo disse que gostei de partes (da maioria) dos ícones, mas achei outros estranhamente simples e sem graça, só isso.
Comentário de Hugo_
Para os desinformados: Para os eternos desinformados que assim como os jornalistas falam muito sobre coisas que pouco sabem:


  • Phonon não é um novo GStreamer, é apenas um frontend para qualquer coisa relativa a som, logo eu preciso da existência dessa alguma coisa para usar o Phonon, já existe um backend para o xine e provavelmente existe ou existirá também um para o gstreamer.


  • Oxygen não é um novo padrão feito do zero, quem acompanha o desenvolvimento do KDE4 sabe o trabalho que deu ultimamente para renomear vários ícones do KDE para que ele se adequa-se a nova norma de padronização de nomes da freedesktop.org, logo muito provavelmente você vai poder usar os ícones do Oxygen em qualquer ambiente que também usa este padrão, que foi desenvolvido pela freedesktop.org provavelmente em conjunto com desenvolvedores do KDE, Gnome e qualquer outra coisa.


  • Oxygen não é só tema de ícones, estilo e decoração de janelas, ele é todo o pretendido visual novo do KDE assim como a implementação de algumas ideias de usabilidade.


  • KDE4 != KDE4.0, tudo o que o KDE promoteu ele não prometeu para a versão 4.0, muitas coisas prometidas ainda não estarão completas na versão 4.0, assim como aconteceu na transição 2-3 as coisas vão sendo implementadas nas versões menores seguintes 4.1, 4.2, etc...




Quem acha que os ícones ainda precisam melhorar pode ajudar mesmo sem saber sequer como desenhar um círculo no kolourpaint ou escrever um Hello World em C++, basta acessar o endereço abaixo e responder a pesquisa que estão fazendo:

http://test.openusability.org/UCCASS/survey.php?sid=43

P.S.: To impressionado... 20 posts e ainda não apareceu ninguém dizendo que a Qt é proprietária e não livre...
Comentário de AntiGerme
Qt é GPL: Esta impressionado pois esta sua afirmação é falsa. :)

Qt não é proprietário desde sua versão 2 (QPL), onde ela satisfaz os requerimentos da definição de software livre da FSF.

Antes da versão 2 era FreeQT (não livre), onde não permitia que as modificação na biblioteca fossem redistribuidas.

A versão 4 é GPL.
Comentário de timm
Ué?: Não falaram que ia ser totalmente diferente? Putz, o negócio tá enrolando já tem um bom tempo e só mostram umas mudancinhas que, não diferem em nada do KDE 3.x?

Ah não, isso lembra a maneira daquela outra empresa lá, produzir :P

(ainda bem que eu uso Gnome).


----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Zeeto
Para desenvolvedores: Pessoal, antes de falarem mais besteira, é importante ter em mente que o "preview" do KDE4 é para desenvolvedores, portanto o foco é a tecnologia, a migração para a Qt4, a integração dos novos frameworks, etc, e não a interface!
Chega de comentários de TROLLS discutindo o ícone das setas, ou a cor do tema, etc...
Comentário de tenchi
Briguinhas por causa de ícones?: Não entendo. O pessoal criticando o KDE4 por causa de coisas como ícones?
Não sei, eu nunca gostei dos ícones padrões do KDE, mas como disse nosso amigo acima, no KDE-Looks há de monte... (Mas os mais bonitos são os monocromáticos).
Gosto muito do KDE (Junto com o jwm, é o meu ambiente de uso oficial), já testei uma versão do 3.80.2, já fui criticado por achar q estava muito parecido com a versão 3.x. Já li a notícia de q os padrões estéticos serão refeitos conforme o lançamento de novas versões, pois primeiro estão cuidando do funcionamento do sistema, portabilidade para outras plataformas, etc. Fiquei impressionado com os novos recursos da Qt4 (execute o comando qt-demo, ou qtdemo, sei lá...) tais como melhor integração com openGL, recursos que permitem coisas como o encaixe de partes da janela de forma automatica (veja os videos do Dolphin, sei lá aonde). Não gostei da idéia q está circulando por aí de substituir o konqueror pelo dolphin como gerenciador de arquivos (q seria , na minha OPINIÃO, uma irracionalidade, já q o konqueror é, atualmente, o mais completo e com mais recursos FM disponível).
Não sei q diferença vai fazer substituir o dcop pelo dbus, mas os desenvolvedores provavelmente sabem. Se eles acham q vai ser melhor... assim será.
Não gostei muito da aparência do KDE4 (q, se vc usar, vai perceber q está muito parecido com a aparencia do GTK+).
Não sei se esse phonon vai ser baum ou naum (mais uma vez, amém ;-)). Por acaso ele seria o substituto do aRts??

Uma pergunta: Será que tudo essas "frescuras" não vão tornar o KDE mais pesado? Uso o KDE 3.5.4 numa maquininha lerdinha, e ele roda muito bem! Temo que tenha q trocar de PC para usar o Vista, digo, o KDE4 rsrs.

Os ícones em svg não serão exatamente uma revolução, pois atualmente o KDE suporta esse tipo de imagem para qualquer coisa (desde ícones até wallpapers). Acho que será mais para os ícones redimensionáveis (o windows vista foi o primeiro sistema a fazer isso, segundo a M$. Ainda segundo a M$, o ambiente Gnome é o único q nunca possuirá tal recurso).

Tiração de sarro e contradições à parte, o KDE é um ótimo ambiente. Se a versão 4 não vingar, ainda temos o 3.x, que já está de bom tamanho, não?

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tenchi
Ao que parece...: A trolltech ainda distribui o Qt sob duas licenças distintas. Uma proprietária, e outra GPL.
A proprietária serve para escrever aplicações comerciais, e a GPL serve pra escrever programas... GPL.

Veja: http://www.trolltech.com/products/qt/evaluate

Qualquer besteira q eu tenha falado é causada pelo meu péssimo inglês... ;-)

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de cochise
O Plasma quer mudar a usabilidade: Goste de você falar no superkaramba.
O Plasma que é a nova interface com o usuário para o kde4 pretende juntar Kicker Kdesktop e SuperKaramba em uma unica aplicação.
Isso quer dizer um desktop e um docker dinamicos como o superkaramba.
Ou um SuperKaramba integrado como o kdesktop e o kicker.
Ou modularidade e applets, ou temas únicos e harmônicos.
Ou a eliminação da separação estrutural entre docker, desktop e gedets.

O plasma não é uma revolução visual, mas uma revolução na usabilidae do sistema.
Comentário de cochise
ARts Dolphin e Okular: Uma coisa que eu sinto falta é uma aplicação KDE para ler cbr (comic book rar) e cbz (comic book zip)
No kde 4 será o okular que lerá psf djvu ps e cbr e cbz além de outras coisas que eu nem ouvi falar.
No entanto ele virá com um outro leitor só para ps.
O Dolphin não vai fazer com que o konqueror deixe de existir ou seja abandonado, mas não vira configurado como oficial para o protocolo file://
Ou seja, kfmexec ~/ vai abrir o Dolphin.
O Phonom seria o substituto do arts, se não se propusesse a ser um framework ao invés de um artifício para burlar o fluxo único de audio do OSS como foi o ARts.

O bom do KDE é que ele te dá opções para que você escolha o que quer.
Simplicidade ou polivalência? Escolha, isso é KDE, opções o bastante para você não precisar dizer que a simplicidade é melhor. (Desculpem. Isso foi totalmente troll, mas não quero começar briga, só dizer que o 4 pretende continuar com duplicidae de ferramentas e que eu gosto disso.)
Comentário de Spock2
Troll...: Você disse coisas sem fundamento nenhum. Não respeito este tipo de opinião na base do achismo e em tom crítico. O melhor, querendo comparar a versão super beta com uma possivel versão final.

Veja a palestra do autor do Nuvola, que é responsável pelo Oxygen, do FISL do ano passado e vai saber certinho. A não ser que você queira apenas encher o saco aqui.

"e isso não é apenas uma opinião minha não, é só ver alguns comentários em blogs e no kde.org"

Para você ver que você não está sozinho no mundo. Há sempre gente desinformada vagando por aí ;)
Comentário de Spock2
Pingos nos is: Alguma coisa de informação nos comentários =)
Comentário de doutor.zero
Spock, você tem razão,: Spock, você tem razão, gente desinformada que lê o "commit digest", que discute de maneira educada em blogs de desenvolvedores do KDE, que colabora ativamente de todas as maneiras possíveis.

Tenho certeza que você não é uma dessas pessoas, lamber botas faz mais o seu estilo...
Comentário de Hugo_
Acho que você não entendeu: Acho que você não entendeu o tom de irônia do meu P.S., mas tudo bem.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004