Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Folha critica PC com Linux da Positivo

Pedro Rosa (pedro dot joinville at gmail dot com) enviou este link e acrescentou: “Em matéria da Folha Online, comenta-se a análise do computador da Positivo que vem com GNU/Linux. O modelo que será lançado dentro do programa do governo PC Conectado é semelhante. A matéria conta que os testes realizados com um computador com a distribuição da Insigne apresentaram alguns problemas: dificuldade ao conectar um chaveiro USB, taxa de atualização padrão do monitor é baixa, configuração para desligamento do monitor após apenas 60 segundos de ociosidade, entre outros. Ainda comenta que para um usuário obter suporte telefônico, ele deve arcar com os custos de uma chamada de longa distância. No fim, conclui: 'A potencial dificuldade na instalação de periféricos torna o PC Positivo pouco indicado para uso doméstico. Em empresas, por outro lado, a segurança proporcionada pelo Linux é um atrativo considerável.'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de emer77
O problema é o título da resenha: "Linux complica operação de máquina do PC Conectado"? Não, o correto seria "Insigne Linux complica uso de PC Conectado da Positivo". Soa fraco como notícia não? Essa é uma hipótese para o "erro".
A segunda, e mais provável, é a pura ignorância. O autor achou que Linux se resumia aquilo que ele experimentou com esse Insigne Linux. Para mim, escolher para o PC Conectado uma distribuição tão obscura é algo muito arriscado. Uma das consequências está aí... Realmente não imaginava que a ignorância seria a responsável pela primeira grande pedrada na campanha contra o PC Conectado (que muitos já esperavam e que só deve aumentar).
Sugiro à todos que comuniquem esse erro à Folha Online:

http://tools.folha.com.br/feedback?url=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Ffolha%2Finformatica%2Fult124u18499.shtml

Já fiz isso e fui informado que providências estão sendo tomadas.
Comentário de Manoel Pinho
Visão de Microsoftiano...: "A coleção de programas é notável, mas também encerra complicações desnecessárias. Embora o pacote de escritório OpenOffice.org seja compatível com os formatos de arquivo da Microsoft (DOC, XLS e PPT), vem configurado de fábrica para usar formatos próprios e incompatíveis."

Ora, o OpenOffice no PC conectado é justamente para isso mesmo: para educar as pessoas a usar formatos de arquivos abertos. Quem usa formatos próprios e incompatíveis é o M$ Office.

Os 60Hz e o problema com o pendrive são realmente itens que devem ser vistos com muito cuidado.

Comentário de Patola
FUD ou não FUD?: Publiquei essa matéria também no LinuxFUD ao meio-dia:

http://linuxfud.org/?q=node/126

Sem nenhuma intenção de concorrer com o br-linux, pode ser interessante a quem acessa aqui ver os desmentidos que já estão lá nos comentários e também poder votar no "grau de FUD" desta notícia.

Eu também me dei ao trabalho de enviar email pra Folha reclamando e dizendo que a matéria foi publicada no LinuxFUD. Eles disseram que estão repassando isso para o Ombudsman.

E por último, parece que o pessoal da Insigne Software está preparando uma resposta ao articulista da matéria: eles não ficaram nada satisfeitos com a repercussão dela!
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Ananias
Não, não é: Ora, o OpenOffice no PC conectado é justamente para isso mesmo: para educar as pessoas a usar formatos de arquivos abertos.

Não, o PC Conectado não passa nem perto disso. Ele é uma tentativa de oferecer computadores de baixo custo para pessoas de baixa renda. Não tem nenhuma ligação com filosofia ou ideologia.
Comentário de emer77
Detestei de verdade essa rese: Detestei de verdade essa resenha. Então vou comentar mais:
Concordo com o que já disseram, o autor devia ter analisado a coisa do ponto de vista do público alvo. Que, com certeza, se maravilharia com a possibilidade de estarem livres de vírus, anti-vírus, spy-ware, travadas e, talvez, não terem que pegar coisas piratas. Algumas das principais vantagens sobre a M$...
Nenhuma linha sobre isso.
Os 60hz e o chaveiro USB são problemas dessa distro. Nas consagradas, jamais ocorreria isso, assim out of the box. Se ele vai fazer um julgamento do Linux como um todo, deveria considerar o funcionamento das distros consagradas, muito mais representativas do GNU/Linux.
Comentário de rednaxel
Isso era previsto: O projeto "PC Conectado" é uma faca de dois gumes. Se for um sucesso, o Linux vai tomar conta aqui no Brasil. A MS sabe disso e vai fazer de tudo para sabotar o projeto. Por outro lado, se o "PC Conectado" for um fracasso total, com usuários não conseguindo fazer coisas básicas, vai ser a maior propaganda anti-Linux do mundo.

Comentário de ano@nimo.com
Outra vez! Uma materia sobre: Outra vez! Uma materia sobre informatica feita por um leigo para leigos faz mais uma vítima !

Foi assim que a MS chegou aonde está. O OS2 foi destruido por leigos, por exemplo !

Solução: mostrar que o leigo está errado !
Comentário de Fox Mulder
FOLHA DE S. PAULO - Inimiga do SL !!!!: Pessoal! Não fiquem revoltados, pois, qualquer coisa à respeito do SL vindo da Folha, UOL, IDG Now, Grupo Abril entre outros, boa coisa não é, pois, são inimigos ferrenhos do SL desde que a "invasão" começou e a "queridinha" [Microsoft] deles tremeu na base. Acho válido esclarecermos as pessoas leigas da falsa "ignorância" desses jornalistas à respeito do SL, já que os prórpios sabem muito bem do potencial do SL e dos perigos que ele põe para os softwares proprietários à médio e longo prazo. O que eles fazem me lembra o filme Titanic em que todos sabem que o navio vai afundar e fazem de TUDO para salvarem-se. PATÉTICO !!!!
Comentário de bogus
Onde entra a IBM nessa estória?: Desculpa, mas o OS/2 tinha os seus próprios problemas. Era mais robusto, estável e em uma série de aspectos técnicos superior ao windows, principal concorrente. Por outro lado nem tudo era perfeito e passo a citar:

  • exigia mais recursos do sistema em uma época em que comprar mais memória não saia barato;

  • o número de aplicativos disponíveis o deixava em desvantagem;

  • quando existia aplicativo disponível os similares para Windows e Macs eram superiores na maioria das vezes;

  • os fabricantes de hardware nem sempre forneciam drivers para o sistema assim como acontece com o linux hoje, a diferença é que não era fácil encontrar voluntários dispostos a contribuir por simples prazer para um sistema proprietário;

  • por vezes a IBM se apressou em lançar versões do OS/2 que mais pareciam betas, lembro de ter que aplicar vários patches que totalizavam alguns megas só para corrigir problemas de localização, acessórios que simplesmente não funcionavam ou para tornar disponíveis opções de configuração de hardware ou do próprio sistema;

  • mas isso tudo era o de menos comparado com o fato da empresa por trás do OS/2 ser a toda poderosa IBM, na minha opinião a maior culpada do insucesso deste SO. Não por acaso, grupos de usuários e desenvolvedores ao redor do mundo, reunidos no Team OS/2, terem sondado a possibilidade de que a empresa deixasse o desenvolvimento a encargo destes grupos.

Comentário de Manoel Pinho
"Não, o PC Conectado não pa: "Não, o PC Conectado não passa nem perto disso. Ele é uma tentativa de oferecer computadores de baixo custo para pessoas de baixa renda. Não tem nenhuma ligação com filosofia ou ideologia."

Isso é o objetivo principal, mas certamente a má vontade do governo em aceitar a oferta da Microsoft e os próprios discursos do Sérgio Amadeu indicam que o governo quer sim dar prioridade ao uso de softwares livres no Brasil.

Se o governo quisesse puramente oferecer micros de baixo custo teria aceitado a proposta do "Windows for 3rd world countries", como outros países fizeram. Daria menos trabalho, teria um risco menor e agradaria os americanos.
Comentário de Manoel Pinho
"Não, o PC Conectado não pa: "Não, o PC Conectado não passa nem perto disso. Ele é uma tentativa de oferecer computadores de baixo custo para pessoas de baixa renda. Não tem nenhuma ligação com filosofia ou ideologia."

Isso é o objetivo principal, mas certamente a má vontade do governo em aceitar a oferta da Microsoft e os próprios discursos do Sérgio Amadeu indicam que o governo quer sim dar prioridade ao uso de softwares livres no Brasil.

Se o governo quisesse puramente oferecer micros de baixo custo teria aceitado a proposta do "Windows for 3rd world countries", como outros países fizeram. Daria menos trabalho, teria um risco menor e agradaria os americanos.
Comentário de toko
Não precisa nem dizer ;): Patola,

acho que você pode dispensar os pedidos de desculpas por ter colocado alguma notícia discutida no BR-Linux lá no LinuxFUD.
Tenho certeza que o Brain não vai se importar com isto, até por que cada lugar tem a sua finalidade própria e não há muito termo de comparação entre aqui e lá.
Tem também o detalhe que as notícias não pertencem a ninguém, ao contrário dos artigos (mas está ficando muito off-topic).

Pessoal,

Eu não entendi muito bem a questão da frequência do monitor. Isto não é um problema do hardware escolhido? ...acho que eu preciso ler a matéria com atenção :/

Evandro Guglielmeli
Comentário de glaydsonlima
Discordo: Uma análise de um projeto com esse DEVE ser feito por leigos mesmo. Não é para usuário de baixa renda q vai usar?

Problemas com o do Chaveiro e da frequência do monitor são falhas injustificáveis de um micro que sai com os componentes escolhidos e software instalado de fábrica.

A crítica em relação ao formato do arquivo que não é por padrão não tem sentido. Isto não é falha.

Uma sugestão seria ter um Tutorial Básico bem simples sobre a diferença do Windows para Linux para aqueles usuários que usam Windows no trabalho. Algo como tem no Kurumin mas ainda mas resumido e menos técnico (o que é X, o que é KDE, o que é distribuição, o que é Linux).


Comentário de Wconserta1
Em parte a Folha tem razão: Olha amigos eu estava lendo a materia , e infelizmente ele falaram coisa que é verdade, uma a maquina com só 128 de memoria ram para querer rodar KDE 3.4 , OpenOfiice, evolution e Firefox é uma piada ai ja começa o problema pois para o leigão pode dar a impressão de que é lerdo o PC

outro problema , hardware, não foi só do pendrive o problema mais scanner é um problema mesmo pois a pessoa tem que pesquisar um compativel com sane (tem um bom no mercado chamado canon scan LIDE 20 ou 30 eu tenho 20 e funciona uma beleza só de dica pro povo)

outro problema na minha opnião é insigner linux como distro, puxa vida poque não pegar uma distro mais pupolar como o Kurumin ou Conetiva ou Madriva que são distro bem mais conhecidas e com suporte e facilidades reconhecidas no mercado , o kurumin mesmo tem uma deteção de hardware de primeira ou seja só o kurumin ja calaria a boca do pessoal da folha, assim e para quem falar que o kurumin não foi escolindo por não se empresa ai que se engana pois o kurumin pertence a empresa guiadohardware.net (sim é empresa registrada) e o governo quando foi fazer aquele treinamento em brasilia foi feita até uma versão para o governo do kurumin, o Conectiva 10 tambem seria viavel pois ele tem bom suporte a maquinas do Brasil e Madriva idem, agora escolher este insigner e freedow é um tiro no pé do PC Conectado sim.

Espero que alem da turma do sérgio Amadeu esteja lendo estas noticias, pois ainda não saiu do papel este projeto o que a folha analizou foi uma versãode pc econmico da positivo sem nada ligado ao PC Conetado porem a folha acha que é essa ideia de pc que será o pc conectado.

agora a folha foi bem infeliz em genelarizar falar inves de critica diretamente a insigner linux por fazer uma distro de 5º categoria e a positivo por não fazer uma maquina usavel.
ja generaliza colocando linux e pc conectado

enfim é como um colega falou este projeto é uma faca de dois gumes ou vai da uma guinada no linux pra cima ou vai nocaltiar a idea de software livres no Brasil
Comentário de Ivan
Desculpem-me, mas, antes que: Desculpem-me, mas, antes que comecemos a culpar a folha, que realmente foi sensacionalista no título da reportagem, vamos admitir: esta distribuição parece ser tosca. Numa máquina OEM, ter problemas de conf de hardware como os citados é inaceitável.

Devemos analisar as distribuições e recomendar o que é bom. Vejo o pessoal descer a lenha na Conectiva, mas, além desta ser uma das maiores contribuidoras da tradução do Linux no brasil, desenvolve diversos softs livres. E, pelo menos pra mim, nunca apresentou problemas de hardware como os citados, sem ter contrato OEM!

Posso estar sendo injusto, mas o que a Insigne fez? Parece ser um daqueles chopins(querendo ganhar dinheiro fácil com o SL): muda uns ícones e o fundo de tela de um Debian peladão, esconde os nomes "Gnome", "Sun", etc e chama de distribuição. É a impressão que me passou, se alguém já usou, por favor desfaça esta minha má impressão.

Comentário de KUrt
Pc Conectado é criticado antes de ser lançado!: REalmente o responsável pela matéria foi infeliz ao generalizar o Linux (que é o mais puta sistema...no excelente sentido) baseado em uma distro que ninguém conhece profundamente, que é um projeto ainda em acabamento e que assim como a onda dos PC'S populares ainda está começando a crescer!

Os caras da Insigne tinham mesmo que ficar irados com o teor da resenha, mas também tem que reconhecer que trabalhar direito é necessário, pois só assim ninguém vai criticar o resultado de seu trabalho!

Se o serviço fosse bem feito talvez o título da resena fosse: "Linux facilita uso do PC Conectado"...os caras da Folha erraram, mas também não podemos falar que Uol, Folha, Abril e outros veículos publicam coisas somente ruins a respeito do software livre, sendo que em muitas vezes coisas boas são publicadas...

Quer saber....fiquei puto com a resenha, fiquei puto com a Folha, mas fiquei puto também com o fato de um projeto tão grande como esse usar uma distro tão inexpressiva como essa....fosse um Kurumin (popular entre a comunidade)...ou uma das grandes customzada, problemas como esses provavelmente não teriam sido detectados.

Falou galera!
Comentário de Tango
Refresh rate do monitor: Eu me questionei no LUFD quanto a isso e vou fazer aqui de novo: para um monitor de 15" a 1024x768 a taxa de atualização máxima é 60Hz, não?


--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Carlos Vendramini
E o Starter Edition????: E o sistema da M$? A mesma empresa citada pela Folha é a que está vendendo solução baseada em Starter Edition pelas Casas Bahia como pode ser visto neste link: Como um carro popular.

"O equipamento lembra a proposta dos primeiros carros populares com motor 1.0: acabamento simples, preço relativamente acessível e desempenho modesto. Ou seja, nada que empolgue o consumidor mais exigente, mas um apelo para aqueles que sempre andaram a pé – neste caso, quem nunca teve um computador. O Positivo Celeron D 315 Starter Edition, de 1.599 reais, vem com monitor de 15 polegadas, chip de 2,26 GHz, 128 MB de memória SDRAM DDR 266, disco rígido de 40 GB, gravador de CD-RW, placa de rede e caixas de som."


Comentário de Alexandre Figueiredo
Péssima resenha!: Olá Pessoal,

Certamente, como dito anteriormente por outros colegas da comunidade, o projeto PC Conectado pode ser um sucesso ou um fracasso que depende APENAS da boa vontade das montadoras.

É uma vergonha para o Linux uma máquina vir de fábrica tão mal configurada como o Sr. BRUNO GARATTONI da Folha pode constatar.

Alias, o alarde da chamada da notícia foi muito infeliz. Se a montadora e a fornecedora da distribuição trabalharam mal, não quer dizer que o Linux (é PODRE generalizar) é ruim.

Se a máquina viesse com Kurumin ou Debian-CDD-BR ou Fedora ou Ubuntu essas falhas não apareceriam.

Quanto a incompatibilidade do OpenOffice.org, não entendi o alarde. Se o OO.org usa formato proprietário como padrão, na verdade ele usa padrões, se não me engano XML + ZIP. O M$Office que não usa. Alias, agora ele está planejando usar XML. Entretanto, um outro detalhe pode ajudar a visualização do documento em plataformas distintas e ainda garantir que o seu documento não será alterado, exporte o documento como PDF. Vale lembrar que o OO.org pode não gerar - como padrão - arquivos .doc ou .xls, mas pode lê-lo.

Notícias como essa, vindo de um jornal tão conceituado é querer fazer muito barrulho por quase nada. Oxala pudera eu fazer uma review de uma máquina como essa. Certamente eu colocara o capuz na cabeça certa e daria nome ao bois.

[ ]s
@ Alexandre Figueiredo
Comentário de eje del mal
Mudemos o nome: Que tal WinXP Homer Edition?
Comentário de Eduardo Machado
título errado!: Linux complica operação de máquina do PC Conectado???

Não seria o certo a Folha ter dito pelo menos:

A distribuição Insigne Linux complica operação de máquina da Positivo "parecida" com a do PC Conectado.

Tb mandei minha reclamação à Folha.

Abraços
Comentário de kleber povoação
Acho que deveriam colocar no: Acho que deveriam colocar no PC-conectado o linux mais fácil pra leigos e que rode nos 128MB de RAM.
Ou Suse, ou Mandriva, ou Red Hat, ou fedora, Kurumin.
Eu optaria por Suse. Não sei se ficaria bem rápido...


Comentário de Wconserta1
problema do dinheiro: a Solução da Novell é boa mesmo porem teria problemas como tradução do Portugues Brasileiro muito ruim que o suse tem, e tambem o fato do suse ter enfoque só para empresa

distro que tem enfoque em usuario final são o Kurumin 4.2 o Conectiva 10 e o Mandriva 10.2
Comentário de Wconserta1
Titulo Sensacionalista é dose: Pior que parece que foi de proposito este titulo infeliz da materia afinal atraiu um bela atenção da midia em geral , só espero que tenha chegado isso na mão certa ou seja na mesa do Sérgio Amareu para ele da um melhorada neste projeto PC Conectado, que desculpe a palavra esta muito ruim mesmo muita coisa errada e tem que ser bem criticado agora que não saiu do papel para arrumar ele
Comentário de Wconserta1
Titulo Sensacionalista é dose: Pior que parece que foi de proposito este titulo infeliz da materia afinal atraiu um bela atenção da midia em geral , só espero que tenha chegado isso na mão certa ou seja na mesa do Sérgio Amareu para ele da um melhorada neste projeto PC Conectado, que desculpe a palavra esta muito ruim mesmo muita coisa errada e tem que ser bem criticado agora que não saiu do papel para arrumar ele
Comentário de Pedro Spoladore
Nego falando de PC Conectado: Nego falando de PC Conectado sendo que a notícia era sobre o PC Positivo. Leiam com mais atenção.
Comentário de Pedro Spoladore
Desconsiderem o comentário a: Desconsiderem o comentário anterior. :P
Comentário de Carlos E._Morimoto
Este comentário está erra: Este comentário está errado, o Kurumin não tem nada a ver com a empresa Guia do Hardware.net. Como está definido na página, ele é um projeto pessoal, "just for fun". Não existe nenhum tipo de suporte (além do forum e documentacao disponiveis) e não existe nenhum tipo de garantia. Usa quem quer.

Comentário de Wconserta1
Valeu o Esclarecimento: Olá Morimoto, valeu o esclarecimento, eu achei que pelo guiadoharware.net ser um empresa teria alguma ligação com seu projeto pessoal , ledo engano meu , valeu o esclarecimento
Comentário de SS_Sputnik
LinuxFUD: Patola, você está de prabens pelo excelente site que criou, além do que é divertido!
Comentário de Carlos E._Morimoto
E também, sem querer jogar l: E também, sem querer jogar lenha na fogueira, com essas configurações de hardware que estão usando, é bom que realmente NÃO usem o Kurumin. PC-chips com 128 MB de RAM e HD Sansung por R$ 1600 ninguém merece viu...
Só falta começarem a usar fontes de 200 watts e começarem a ligar o HD no mesmo cabo flat do CD-ROM (se é que já nao estão fazendo).
Comentário de Passante Curioso
Esses caras deviam fazer uma pesquisa...: Putz, esses caras deviam testar umas 10 distros e escolher a que menos precisasse de alterações pra funcionar.
Foi o que eu fiz, do Slack até Fedora, e por fim fiquei com o Ubuntu.
O critério foi alguma coisa q eu pudesse recomendar pros meus amigos e eles não precisassem ficar me ligando pra configurar isso ou aquilo.
Comentário de anom
a Solução da Novell é boa: a Solução da Novell é boa mesmo porem teria problemas como tradução do Portugues Brasileiro muito ruim que o suse tem



Ei, e as equipes de internacionalização e localização servem pra que??? :-)


se o Suse nao tem um bom suporte eles nao tem nada haver, pois eles nao cuidam de internacionalização e localização das fontes, pq uma distro deixou de setar uma variavel que exporta os LANGs para pt_BR que traduz a distro ou deixou mesmo faltando um pacote i18n, é motivo para responsabilizar a distro? :)
Comentário de webmarlin
Pen Drive para baixa renda: Até parece que a população de baixa renda vai ter dinheiro para, além do micro, comprar pen drive. Outra: se já é um custo terem acesso a PCs, onde usarão as pen drives?
Comentário de Bruno Rocha
Insigne??: Nossa a Tanto tempo q eu já nao ouvia falar desta distro..
Insigne Linux para iniciantes??? isso é bom??

Porque não rodar Conectiva10, Mandrake, Fedora, ou quem sabe..
Kurumin, Big Linux..
seria muito + facil ...

porque o insigne????

eu acho q o kurumim4.x atenderia as necessidades.. eu uso aqui ele com o meu chaveiro USB e nunca tive problemas!!!
Comentário de Oliver Pereira
Não concordo !: E posso provar...

Minha maezinha comprou um equipamento destes e ela é uma usuária leiga, conseguiu ligar e se conectar a internet sem problemas só descobriu que não era windows pq teve problemas com seus disquetes, ela não saida que deveria montar e desmontar(apesar de montar automaticamente, depois que aprendeu não se importouem faze-lo, pois tem um icone no desktop para floppy),como curioso fui fazer uma visita e dar uma olhada no micro novo, bom eu não sei o que o cara da folha tá falando tem um icone na área de trabalho escrito USB drive ou pendrive, ou seja é só colocar o pen-drive e clicar (não testei..) mais está lá.
o pacote de softwares é muito bom.Olha acho que se um usuário leigo mais pensante, consegui conectar na internet , navegar e usar o OO, tudo isso sem saber sobre versão A ou B, ou distro X ou Y, ou melhor ainda que SO roda no micro isso é nosso objetivo para o desktop.

Curiosidade)off-topic : Ela me liga, suporte familiar, me pedindo para instalar o anti-virus no computador novo, eu disse (sem saber qual era o SO) ok mãe, e ela tá, mais ele tem um tal de linux 3 alguma coisa, ai disse a é então não precisa, ela ficou inconformada pq achou que eu tava mentindo, e não queria instalar o antivirus, ai expliquei várias vezes que não precisava..mais como ela insistiu fiu instalar..mais como o clamav já tava lá foi só atualizar...rsrs



Oliver
Comentário de heitor.augusto
Positivo não presta: Importante as críticas e mais importante ainda que o projeto amadureça com elas, essa é uma das filosofias do Linux e deverá ser do Projeto PC Conectado. Apesar de ser voltado para usuários leigos, o projeto vai ser importante para o desenvolvimento da tecnologia nacional.

Infundadas ou não, vamos crescer com essas críticas.

E para justificar o título, moro em Curitiba e estou atento aos projetos da Positivo na área de informática. Posso dizer que eles nunca fizeram um trabalho decente.







Comentário de brain
Pen drives: Ainda que isto fosse verdade, não justificaria o ícone ser exibido e não funcionar - ainda mais quando se considera que o sistema operacional tem suporte a estes acessórios.

Mas na minha opinião, não se trata de um recurso supérfluo. Ainda que a maioria dos usuários deste PC popular possa não ter seu próprio pen drive, o seu técnico de manutenção pode ter, um parente, visitante, fornecedor ou cliente pode ter, e algum percentual dos proprietários certamente terá seu próprio sim.

Só porque é popular significa que pode ser incompleto, ou de menos qualidade do que outra alternativa livre disponível? Se fosse uma redução de funcionalidade com o objetivo de baixar custo, até seria discutível. Mas não funcionar (como descrito) tendo suporte tanto no software básico quanto no hardware é difícil de justificar.
Comentário de sdvidal
fora do assunto => mais uma categoria: Campos,
sugiro a criação de mais uma categoria de moderação : "ininteligível" ou "incompreensível".
abraço.
Comentário de Pedro Rosa
Ah, Oliver, o da sua mãe é: Ah, Oliver, o da sua mãe é igual aquele avaliado pela Folha? Ou seja, tem 128 MB de RAM? Se for, o que você achou? Ficou lento? Deu pra usar o OpenOffice na boa (velocidade)? É uma dúvida que tenho... Muito obrigado!
Comentário de ANP
Concordo ...: Concordo com o que foi dito: a Positivo possui um trabalho não muito convincente na área de informática. Essa empresa costuma produzir equipamentos que acabam por fim lesando o usuário final e proporcionando retorno financeiro a eles..
Comentário de RodoX
ou melhor: ou melhor, sera que poderia disponibilizar o CD desse tal de Insigne LInux para que possamos dar uma olhada?? Pois imagino que a insigne uzara essa mesma distro em seus PCs do PC-Conectado. Posso a fornecer hospedagem. Meu e-mail é rodox.castanheira@umclique.org
Comentário de asd
Não, monitores de qualidade: Não, monitores de qualidade suportam mais, tenho um aqui que vai até 85 Hz.
Comentário de bebeto_maya
__FOi uma matéria triste e e: __FOi uma matéria triste e estúpida. Atacar de maneira arraigada o OpenOffice por não ser compatível com o MS Office demonstra extremo desconhecimento da área, típico de jornalista doutrinado em tecnologias repetitivas e improdutivas. Está claro que o OpenOffice não é compatível 100% com o Office porque a MS não deseja isso! Pior é passar essa péssima impressão do Linux, devido a uma distro tão impopular como o Insigne Linux.Uma distribuição Linux enfiada goela abaixo dos usuários que compraram PC no Magazine Luiza. . .Quandojá existem Linux`s reconhecidos e queridos pela comunidade, e que não têm problemas com USB KEy:Mandrake, Conectiva(Mandrika), SUSE, Kurumin. etc. . .Existe também uma empresa que disponibiliza o Phoenix Linux, que me parece ideal para esse fim.

__Infelizmente essa materia vai dar pano pra manga, certamente será usada como um dos ¨ases¨da MS, o que me leva a crer nos interesses excusos da REdmond por detrás de toda essa celeuma!

__Parece-me que as previsões que havia feito anteriormente irão realizar-se: O PC Conectado vai se queimar, carbonizar o Software Livre e fortalecer o capeta do Tio Bill. . .Simplesmente porque os hipermetropes do projeto não conseguen enxergar o óbvio numa pesquisa de mercado: As preferências e as dicas de usuários do Linux!
Comentário de pksato_
monitores de qualidade custam: monitores de qualidade custam tanto quanto o valor do pc conectado.
Monitores baratos e comuns, em 1024x768 o refresh máximo e de 60Hz.

Comentário de Roberto
sarcasmo : sarcasmo
Podiam mandar um CD do Kurumin perdido dentro da caixa, assim iria diminuir a percentagem de PCs Conectados rodando Windows pirata...
/sarcasmo

Comentário de ano@nimo.com
"Putz, esses caras deviam tes: "Putz, esses caras deviam testar umas 10 distros e escolher a que menos precisasse de alterações pra funcionar."

Perfeito ! É o que deveria ser feito.

Eu já sugiro o Xandros. É o Linux mais facil de instalar e configurar. Mais facil até que o Windows. Não é o Suse, que é mais completo, mas é uma otima solução para uso domestico. Autodetecta tudo; de camara digital a pendirve. Alias, sem nenhuma configuração, abre um pendrive numa janela comum do File manager. Também grava CD com drag and drop numa janela comum do File manager.

Sera que a Xandros não negociaria com alguma distro brasileira para produzir uma versão BR que poderia ser vendida por um bom preço ?

Digamos uns R$30,00 (estamos falando de milhares de copias) a unidade instalada mais o CDROM para reinstalação ?

A Xandros tem uma especie de "repositorio" de software que pode ser alcançado direto do Sistema Operacional. Por que não uma versão brasileira ?

Não precisa ser Xandros, mas por que não abrir a escolha do SO a concorrencia ?
Comentário de ano@nimo.com
"Uma análise de um projeto c: "Uma análise de um projeto com esse DEVE ser feito por leigos mesmo. Não é para usuário de baixa renda q vai usar?"

Bem bolado, na proxima vez que eu for extrair um dente eu vou pedir a um Leigo para avaliar pra mim :).

Desculpe. Eu brincar.

Mas você está confundindo avaliador com "beta tester" (piloto de provas)".

O avaliador tem que ter competencia conhecimento tecnico profundo e não pode ser leigo !!!!

Já o "beta tester" pode ser leigo, e algumas vezes é até melhor assim.


Comentário de Patola
Por que não Xandros: Evasão de divisas. Reclamamos tanto disso no caso do Windows...
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de sdf
Que isso, com R$ 519,00 dá p: Que isso, com R$ 519,00 dá pra comprar um Philips 17 polegadas tela plana no submarino, que faz 85Hz em 1024x768. Um semelhante de 15 polegadas vai custar uns 400~450.
Comentário de Douglas Augusto
É como dizer que o usuário: É como dizer que o usuário poderia ter uma Ferrari mas vai levar um carro popular porque a construtora resolveu (e gastou ainda mais para isso) bloquear todos os acessórios, conforto, vidros elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado, etc. --mesmo que eles ainda permaneçam lá.

Ademais será difícil convencer de que o Windows Starter Edition é mais barato do que um Windows XP Profissional do camelô.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Phantom X
Fedora?: O Fedora é bom, mas é bem lerdo em 128Mb de RAM. E concordo plenamente com o Morimoto: placa Pc-Chips com 128MB de RAM? Sai fora!
Comentário de Phantom X
Fedora?: O Fedora é bom, mas é bem lerdo em 128Mb de RAM. E concordo plenamente com o Morimoto: placa Pc-Chips com 128MB de RAM? Sai fora!
Comentário de Wconserta1
Mais infelizmente Linux Nacio: Mais infelizmente Linux Nacional esta caindo , Conectiva que era a melhor opção Brasileira (isso com investimento do Banco Real que é estrangeiro) agora pertence a Mandriva (frança) , enfim no Brasil só sobrou o Insigner, Freedows, Kurumin (e derivados como kalango big-linux), enfim nenhuma se compara a uma empresa grande de distro linux como era Conectiva (médio porte vai rs..) , mais sei-la eu acho que como Linux é livre deveria fazer alguma parceria com uma distro esntrangeira , ou então um ideia meia loca seria falar para o pessoal da Insigner dar suporte ao Kurumin ou seja ja que o Kurumin usa quem quer como o Morimoto falou numa mensagem lá em cima , a Insigner poderia usar o Kurumin de base para fazer uma distro melhor para o mercado , e nada de fica mudando os padroes de pacotes (a insigner é feita basead em deb porem os cara da mesma fizeram um esquema onde não da para instalar programas com estenção deb , mais sim uma estenção nada haver que eles inventaram , o que eu acho uma atitude ridicula pois isso tira a liberdade do usuario de poder usar a enorme lista de pacotes deb diponiveis
Comentário de Wconserta1
Tudo bem que da para vc pegar: Tudo bem que da para vc pegar os pacotes i18pt_BR e ir instalando no Suse , mais sei-la meu se vc pega o Suse 9.3 e comparar com Conectiva 10 e Mandriva 2005 vc vera que mesmo o Suse com os pacotes i18pt_BR fica numa tradução inferior ao do Mandriva e conectiva
Comentário de Wconserta1
hehehe, pior que se for ver d: hehehe, pior que se for ver direito é de da medo mesmo uma maquina com config tão ruim, o que salva nesta maquina no fundo é só o processador e olhe lá (se tiver menos do que 512 de memoria cache no processador ai nem isso salva rs...)
Comentário de nemesis
o meu: o meu tem 128MB e roda OO 1.1 numa boa, mesmo quando eventualmente uso Gnome ou KDE ao invés de meu favorito e leve WindowMaker.

sem comentários, no entanto, a respeito de um OO 2.0 com java ainda por cima...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Oliver Pereira
Sim é o mesmo: Sim é o mesmo com 128 mb de ram, roda sem problemas o OO.Outro aspecto que achei legal apesar de muitas distro já usarem, e que ele já vem com o Firefox, ou seja não tem muito o que mexer é bem completo, no ponto de vista de software.

obs: é claro que não é nenhum avião, mais é um micro para casa é não uma workstation de trabalho, ou micro para adolescente :-)


Oliver Pereira
Comentário de nemesis
chopin: "Parece ser um daqueles chopins(querendo ganhar dinheiro fácil com o SL)"

Não sabia que existia software em 1830... Embora ele certamente fosse habilidoso com um teclado... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de glaydsonlima
Não confunda: Discordo de vc. Esta comparação foi infeliz. Não podemos ter uma visão de analisador em algo que já está em produção, que está nas lojas. O primeiro estágio seria interessante ter alguém especialista de fora, na segunda fase ter usuários leigos, e depois lançar. O problema que este PC da Positivo já está disponível. E neste caso a melhor análise é de usuário leigo.

Se eu fizer um sistema (de ponto de venda, por exemplo) e quero analisar a facilidade do usuário utilizar, eu chamo um analista de sistema ou o caixa da empresa? Vou precisar saber como ele usa o mouse (q ele provavelmente não deve saber usar o TAB) ou tem utilidades dos ALTs, por exemplo.

O usuário q vai utilizar o PC Conectado é de baixa renda. Alguns utilizam computadores no trabalho (provavelmente Windows) e outros nunca utilizaram. Não dá pra achar que seja simples, por exemplo, ajustar o X pelo vi :P




Comentário de nemesis
olha...: eu tive a infelicidade de comprar esse monitor "barato" de 17'' da Philips e posso garantir que a relação custo-benefício não é boa: a resolução simplesmente não é tão boa quanto os da Sumsung ( os "pixels" físicos da tela são largos demais ), ele não vem com um tal de selo de aprovação ambiental contra emissão eletromagnética ( ou coisa parecida, que na prática, indica que é mais fácil de contrair um glaucoma ou câncer ) e, com apenas 3 anos de uso, já está apresentando desfocamento severo nas laterais...

pague um pouco mais caro pelo que é melhor e você será mais feliz.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Clovis Sena
Enquanto isto...: bom dia,

na revista PC&CIA (http://www.revistapcecia.com.br/ ) deste mes, tem uma avaliação muito boa sobre um computador Preview, que tambem vem com linux pre-instalado.

Ou seja, nao é o software que é ruim. O avalidor da Folha é que deve ser incompetente, ou então foi pago pra produzir uma materia depreciativa.

meus 2 cents.

t+
Clovis
Comentário de nemesis
problema com pendrives?!: Pode alguém ter problemas com dispositivos USB? Não importa qual a distro, desde que ela use um abiente desktop moderno como Gnome ou KDE, assim que o usuário conecta um dispositivo USB, ele é automaticamente reconhecido e montado. Até aparece o ícone dele no system tray ou equivalente do Windows.

isso é que é matéria tendenciosa. nada como ter dinheiro e influenciar as pessoas, né M$?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
Pode sim!: Pode sim, eu já vi diversas vezes. Tem até várias causas que podem fazer a operação dar errado. Não sei dizer absolutamente nada sobre a qualidade do Insigne Linux, mas não é impossível uma configuração impedir o acesso automático a dispositivos de armazenamento USB.
Comentário de Hélvio Mota
De fato.: O próprio Conectiva 10 só reconheceu meu pendrive Creative MuVo depois que eu atualizei o firmware. Já com o Kurumin, nunca tive problemas.

"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows and an Apache inside..."
Comentário de nemesis
bem...: parece que, no fim das contas, drives open-source ainda são conseguem lidar corretamente com tudo quanto é tipo de dispositivo USB... ou será o contrário: nem todo dispositivo USB faz as coisas segundo os conformes e só funciona corretamente com seus próprios drives?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
USB: Muita gente acha que o suporte a USB do linux é ruim porque nem todos os dispositivos USB funcionam nele. Isso é pura mentira.

O padrão USB define apenas um protocolo de comunicação, de forma serial, entre os dispositivos e o linux implementa isso muito bem. O padrão também está disponível a qualquer um e não há nada de secreto nele que impeça uma implementação livre 100% compatível.

O padrão USB não fala nada do que significam os dados líquidos (sem os cabeçalhos e acréscimos para o handshaking) que são trocados entre os dispositivos. Quem vai definir o significados desses dados é o driver do dispositivo. E isso não é padronizado, até porque existem vários tipos de dispositivos USB, de impressoras e mouses a pendrives e hds externos. O máximo que existem são implementações padrão para alguns tipos de dispositivos e muitas vezes os fabricantes não seguem esses padrões plenamente.

A diferença entre o windows e o linux neste sentido é que no windows quem faz o driver é o próprio fabricante do hardware, enquanto no linux isso geralmente não acontece. Nada mais natural, portanto, que tenhamos menos periféricos USB funcionando no linux, especialmente em algumas categorias como webcams. Como vai se resolver isso ? Boicotem os produtos que não funcionem no linux. É a melhor forma de pressão.
Comentário de nemesis
exatamente: "Boicotem os produtos que não funcionem no linux."

Lamentavelmente, é uma expectativa meio irreal. Naturalmente, quanto maior o número de usuários Linux, maior a chance de algo do gênero ocorrer e fabricantes terem que rezar a cartilha para agradar aos novos consumidores...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Clovis Sena
E se a questão for performance...your computer can fly!: sempre tem um geito de melhorar a performance. :=)

Linux in Government: Optimizing Desktop Performance, Part I
http://www.linuxjournal.com/article/8308

"In this article, we look at the Linux desktop in a slightly different light. We think of it as a computer system that maximizes its strength as a consumer product. When we optimize Linux for the consumer, it becomes a fast interface.

If you have complained about the speed of OpenOffice.org or Firefox or about the amount of time Linux takes to boot up, this set of optimizations should change your perception. Linux can boot up quickly, the word processor can spring open and the browser can fly. So, let's make these adjustments so your computer can fly."

my 2 cents

t+
Clovis
Comentário de Manoel Pinho
Boicote: Não acredito nisso não. Podemos ser poucos em relação ao universo de usuários, mas somos uma expressiva percentagem dos usuários avançados de informática e/ou profissionais de informática, responsáveis pela decisão de compra de hardware em empresas e de computadores domésticos de amigos e parentes.

Eu entendo que muitas vezes o usuário só vai ter consciência disso quando já comprou um hardware porcaria, mas errar a segunda vez é tolice. Eu mesmo já comprei no passado hardwares que não funcionavam no linux por falta de consciência mas hoje não faço mais isso. Só de micros que especifico nas empresas e instituições e de amigos e parentes eu acho que já contribui um pouco para esse boicote.

Vejam o caso das placas 3D. Todo mundo sabe que a melhor suportada no linux são as Nvidia. Só eu já tive umas 5 da marca e nunca comprei uma ATI justamente por causa disso. Se isso não fosse significante não veríamos a ATI hoje correndo atrás do prejuízo e começando a melhorar seus drivers para linux. Os usuários domésticos podem até não ser o motivo, mas o uso crescente do linux em workstations gráficas para computação gráfica e em equipamentos eletrônicos faz com que ela comece a encarar seriamente o linux. O próprio Playstation 3 (que talvez rode possa servir para rodar linux no futuro) optou pela Nvidia, enquanto o Xbox 2 optou pela ATI.
Comentário de Carlos E._Morimoto
Prelink: Eu notei um ganho consideravel no tempo de abertura do OO ao ativar o prelink. Ficou em torno de 6 segundos num P4 3.0. A partir da segunda abertura cai pra uns 3 seg, por já estar no cache de disco.
Comentário de nemesis
maravilha!: isso significa que no meu Duron 850 128MB, o tempo deve ter cair de 1 minuto para uns 30 segundos! ^_^

a performance é bem razoável, mas o carregamento inicial é péssimo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de anom
Especificque pra gente o que: Especificque pra gente o que é inferior? me desculpe, mas sua colocação ficou muito vaga, e se me permite no perfil do jornalista, vc fala do LOCALE? tipo as mensagens em ingles do modo texto, gnome etc...?
Comentário de anom
Esqueci de citar um exemplo:: é que é inferior? São as wizards (tipo ferramentas graficas etc...) que nao são traduzidas? se for isso, entao deve apenas dizer que as wizards do suse é que nao são traduzidas. e nao generalizar ela como todo.
Comentário de Rafael Kafka
Pelo amor de DEUS, esse infleiz não passa de um usuário fuçad: Que qualificação esse infeliz analfabeto tem para screver sobre Linux?O desgraçado não sabe dar um passwd, não sabe configurar o X usando o xorg.conf, não passa de um fuçador medíocre de ruindows se achando no direito de escrever asobre Linux, pensando que usar Linux é como fuçar menus de pc e preferências de programas, eu tenho dó desses infelizes!
Comentário de brain
PC Popular é para experts?: Imagino que o público-alvo dos PCs populares com Linux inclui pessoas que nunca viram este sistema operacional antes e têm a razoável expectativa que o computador funcione exatamente da maneira como eles já aprenderam antes. Rejeitá-los, ou dar a eles menos crédito como usuários, não vai ser bom nem para nós e nem para eles.
Comentário de Fábio Emilio Costa
Concordo: O Insigne não funciona muito bem...

Quanto ao caso do chaveiro USB, acho que quem compra um PC Conectado não vai ter grana para um chaveiro USB, ao menos não tão cedo.

A crítica quanto a senha do ROOT é OK, mas a do OOo foi a que doeu mais: ao menos o OOo abre e grava o formato DOC, e tem como configurá-lo (bem simples, diga-se de passagem) para salvar automaticamente em formato DOC... Tente o mesmo no MS Word!
Comentário de Douglas Augusto
Eles não criticaram o *PC Co: Eles não criticaram o *PC Conectado*, mas sim o computador da Positivo, que tem configuração semelhante (hardware).

Quanto a "não vai ter grana para um chaveiro USB", por que não? Dá para se encontrar um "pen drive" por R$60.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de stpa
Realmente...: Não sei quem colabora mais para tentar impedir que o GNU/Linux se popularize. A concorrência defensora do código fechado, ou alguns usuários de Linux que usam esse tipo de discurso/linguagem e desprezam os que estão tendo um primeiro contato com o GNU/Linux. Ao contrário de promover, baixa o nível, puxando a comunidade para baixo junto com eles.
Comentário de ano@nimo.com
"Discordo de vc. Esta compara: "Discordo de vc. Esta comparação foi infeliz. Não podemos ter uma visão de analisador em algo que já está em produção, que está nas lojas."

Concordo, mas o que aconteceu aqui foi que alguem pulou um estagio. O analizador é crucial na hora de criar um produto.

Mas aqui o que estamos criticando é que o critico do produto é leigo em Linux ! Não dá para fazer uma critica generica ao Linux sem conhecer outras distros. Coma já disse o Xandros está quase lá no quesito desktop. O Suse já um produto maduro e confiavel para uma estação de trabalho (e para uso pessoal, mas necessita de um PC mais novo). E há varios outros.




Comentário de ano@nimo.com
Finalmente eu li os ditos art: Finalmente eu li os ditos artigos na FDSP. Uma coisa a se notar, primeiramente, é que na mesma edição aparece uma pequena reportagem, do tipo "Howto" ensinando a usar o Open Oficce para calcular o valor dos juros embutidos numa compra a prazo. Não testei ainda. É uma raridade na imprensa não especializada em Linux e Open source/Free Software que alguem publique este tipo de artigo... util !!!! Ponto positivo para o jornal.

Sobre as materias referentes ao PC Conectado e sobre o PC com Linux a venda por uma firma vale a pena notar que realmente quem escreveu as materias era leigo em Linux. Algumas vezes onde se lê preconceito pode se pode ler (tendo boa fé) desinformação. Mas desinformação pode ser remediada.

Quem escreveu a materia fez a confusão de sempre sobre o que é Linux e o que é uma "Distro Linux". Provavelmente não conhece distros Linux como o Suse, que, na minha opinião não deixa nada a dever ao Windows XP em termos de segurança, beleza, funcinalidade e assistencia tecnica. Duvido que (não testei, mas acredito) o atendimento da Suse no Brasil não esteja no nivel da MS. Mas há outros "linuxes" para comparar: Mandriva, Xandros, Mepis, Yoper. Não testei o tal de Insigne, não posso julgar, mas quem tem que julgar deveria testar outras distros antes de falar. Uma coisa sempre notada na avaliação de Distros Linux é a falta de drivers para perifericos, mas é bom lembrar que a obrigação de escrever os drivers para esse ou aquele Sistema Operacional é do fabricante do hardware e não o contrario. Se falta driver para muitos é por negligencia dos fabricantes. Mas se houver o comercio de computadores usando Distros Linux os vendedores vão ter que correr atras para equipar os seus produtos com perifericos compativeis o que vai aumentar a demanda (as vendas) de quem fabrica perifericos com drivers para Linux. Dou minha colaboração: os winmodems mais recentes da LG (tem filial no Brasil) funcionam maravilhosamente bem (têm drivers para Linux).As melhores impressoras do mercado - as Epson - funcionam perfeitamente no Linux.
Comentário de sm
Não seria o certo a Folha te: Não seria o certo a Folha ter dito pelo menos:

A distribuição Insigne Linux complica operação de máquina da Positivo "parecida" com a do PC Conectado.

Muito bem colocado.

Já que se trata de um jornal, parece que o que aconteceu foi que as reportagens foram escritas pelo Peter Parker; mas quem titulou foi o J. J. Jameson - ou algo parecido.
Comentário de Ednei Pacheco
Boicote?: Olá Manoel,

Sua atitude é louvável, mas não à chamaria de BOICOTE, e sim, OPÇÃO EM PROL DA LIBERDADE. Porquê nós indicaráimos um periférico que só funciona em um sistema operacional (e ainda por cima proprietário)? &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Marcelo Mendes
Coitada da Suse: "Provavelmente não conhece distros Linux como o Suse, que, na minha opinião não deixa nada a dever ao Windows XP em termos de segurança, beleza, funcinalidade e assistencia tecnica"

Caramba! a Suse ta mal das pernas...

"Duvido que (não testei, mas acredito) o atendimento da Suse no Brasil não esteja no nivel da MS."

Espero que realmente não esteja, senão ta pior do que pensei.
Comentário de Rafael Kafka
Confusão grave!: Uma coisa é um usuário leigo que vai usar sem nenhuma disposição de ler, pesquisar e aprender...Por esses, só posso lamentar, vão dar com os burros n'agua.

Outra coisa, é um jornalista de um caderno de informática, que tem, SIM, o DEVER de dominar o assunto sobre o qual discorre!

Quem for jornalista aqui que confirme o fato mais do que óbvio que expus acima, deve-se DOMINAR o tema sobre o qual se escreve!

Esse jornalista infeliz não passa de um usuário fuçador de ruindows, um incapaz, analfabeto, sem o menor substrato intelectual para avaliar uma distribuição, pior, confundi-la com todo o universo Linux, com aquela generalização podre!

Se vocês querem se iludir que é possível se valer de todas as potencialidades de um GNU-Linux sem leitura, ótimo, continuem acreditando nisso, mas a realidade mostra que não é possível.

O usuário que edita textos, navega na internet, usa compartilhadores e faz isso no ruindows apenas fuçando no GNU-Linux terá que LER, PESQUISAR, ou vai se dar mal.Isso é um fato!
Comentário de nemesis
em outras palavras...: "não deixa nada a dever ao Windows XP em termos de segurança, beleza, funcinalidade e assistencia tecnica"

significa que é mais furado que queijo suíço em termos de segurança, com um visual pirulito, esbanjando em funcionalidade com Paciência, Minas, WordPad e Notepad além de ocasionais travadas e uma assistência técnica com um robô lendo um script vbscript?

não, não parece a Suse...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Tércio Martins
Esta é boa!: Comentário de ano@nimo.com:

"(...) É uma raridade na imprensa não especializada em Linux e Open source/Free Software que alguem publique este tipo de artigo... util !!!! Ponto *positivo* para o jornal."

Ótimo trocadilho! Desta vez você se superou! :D
Comentário de Tércio Martins
Comentário de Rafael Kafka:: Comentário de Rafael Kafka: "Esse jornalista infeliz não passa de um usuário fuçador de ruindows, um incapaz, analfabeto, sem o menor substrato intelectual para avaliar uma distribuição, pior, confundi-la com todo o universo Linux, com aquela generalização podre!"

Calma! Ele não é burro! Só não sabe mexer no Linux...
Comentário de Alexandre_Martins
Tens razão: Quem pode esperar ação diferente da FSP? Ou de sua parceira Editora Abril?

É claro que estão a serviço de seu um de seus grandes anunciantes (M$), não da sociedade ou de seus interesses.

Como noticiamos aqui, temos usado esta dstribuição num projeto de inclusão digital, com um público que em sua maioria nunca usou computador. Não há nenhum em utilizar o Insigne Linux, que recém lançou sua versão 3.0, para esta iniciativa. Então não adianta entrarmos em discussões sobre qual distro é melhor ou pior (quantas vezes caímos nesta armadilha). Temos que compreender que a política de grandes empresas de mídia é emitir opiniões a favor de grandes empresas que investem nelas "Just it, nothing more".

Visitem o sítio deles www.insignesoftware.com.br e vejam, baixem os CDs, experimentem o produto. Só porque não é tão conhecido como a Conectiva é obscura (ops, conect o que? cadê?)?
Comentário de Alexandre_Martins
Jornalista: E não nos esqueçamos que um jornalista que escreve para a FSP não pode ser propriamente um leigo, pode ser tendencioso, pode não ser especialista, mas não pode alegar que tenha tido "inocência" no seu fazer profissional, até porque se escreveu para ser publicado, tem responsabilidade por isso e mais, GANHOU para fazê-lo (o que certamente não é o nosso caso ;)

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de Alexandre_Martins
Este sistema operacional?: Augosto,

Concordo plenamente contigo como resposta ao comentário do Kafka, entretanto, creio que o publico alvo tem a expectativa é de saber como um computador funciona, porque em nossa experiência aqui com pessoas da chamadas "classes D e E", não havia experiência prévia como parâmetro. Temos uma jovem que teve seus primeiros contatos com um computador através do Linux (na Época CL 10), quando a pedi que abrisse alguns arquivos que me mandaram em *.cdr no outro SO ela comentou comigo algo que me surpreendeu: "como é complicado esse Windows"... Que bom que não seja um fenômeno isolado!

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de Alex
Monitor: Bom 1024x786 60hz ´coisa de monitor velho de 14 polegadas,
só por cita exemplo minha mãe ainda usa um monitor 14" velho da daewoo e ele faz 1024x768 75hz olha que é de 14".... achei muito estranho um monitor de 15 não fazer ao menos 70hz, Seria o mínimo aceitável.

Achei estranho o caso do pendrive não operar, foi citado se era problema de incompacitbilidade de hardware ou configuração de SO.

Claro que isso é um caso isolado de "UM modelo de PC nos moldes do PC CONECTADO da POSITIVO"

No caso do suporte, bom fica pela escolha do usuário quando for comprar o PC CONECTADO procurar um fabricante que tenha suporte local ou nr virtual.

Tá rolando muita alopração, mas nunca vai ser 100% aceito, nem o Windows com um empresa grande por traz e anos de "evolução" nas versões não agradou gregos e troianos.. quem dira a primera tentativa! se já ajudar 60% tá no lucro, vamos ter mais pessoas tendo acesso "informática". eu vejo um grande e turbulento começo, mas toda mudança é assim... quem não lembra da Pulo do DOS para windows 3.1 e do início com o Win95... foi um rebu que sovendo... deu muito problema que teve até win 96 osr2... ou seja se estendeu até a família Me.. foi ai que a Microsoft se tocou que deveria usar o projeto do NT e não a família 9x... vejam quanto isso custou na imagem da empresa...

O meu maio medo é... usarem o projeto do PC Conectado para outros fins que não o da inserção digital e só o lucro e perda de qualidade... ai será o que foi dito aqui por algums... O maior fracasso.. Não pelo SO e sim pela gestão do projeto sem controle.
essa escolha do SO por parte do fabricante ta me lembrado a época que não tinhamos um "DOS" único e veio o MS-DOS, a história se repete....
claro que não no mesmo extremo.

O Fato do governo recusar o Starter Edition da Microsoft, embora contra a idéia do Governo é muito radical, se o custo baixa e têm qualidade soa estranho, parece que tá tendo lobby, "alguem botando grana ou levando grana!"... eleições logo estarão ai...
afinal o projeto é acesso a informação e computador para camada mais pobre ou pregação do software livre?

Vi em outro fórum um cara comentado, pagamos muito por tecnologias não nossa.. devemos têr nossa base tecnologica... até ai concordei 100%, o problema não foi o soneto, foi a emenda...
Certa pessoa seguio falando
1 Temos a Petrobras com sua tecnologia e única no mundo em certos aspectos
2 Sistema de lancamento de foguetes próprio
3 Agora o Software livre..

Concordo com a liberdade.. mas pensei
1 não concordo com o preço da gasolina, o que adiata ser lider e ter a preço mais alto do mercosul...
2 lancamento de foguetes.. coitados dostrabalhadores que perderama vida na estrutura que virous cinzas....
3 A questão do software é muito legal mas o umo que esta tomando é que me preocupa... Acreditar no governo e foda, penso eu.. pois tenho parenters em Rondonia! e acredito o que vismo na TV por lá não ser um fato isolado!

Gostei da iniciativa de uso do software livre, assim temos concorências.. mas não aceitar o preço mais baixo da concorrência e no mínimo duvidoso...creio que a escolha deveria partir do usuário final, pois é ele que vai pagar.
Comentário de Alex
errata: Meu deus depois que postei vi meus erros, é o sono e a bebida vim de um aniversário agora :)

falei win96 osr2 credo Widnows 96 ahueha sorry era para dizer windows 95 OSR2 foi mal entre outros erros pelo sono e a maldita da smirnof...
paz.


Comentário de Giovano
Eu tenho um Duron 950MHz com: Eu tenho um Duron 950MHz com 128Mb de RAM e HD de 20GB e uso o Mandriva 2005... show de bola...



Comentário de Igor Jose
Linux para ajudar...: Acredito que o Linux tem que ajudar os usuários leigos ou não, alias, o computador foi feito para ajudar e não atrapalhar, assim sendo não acredito que o Linux esteja pronto para um usuário doméstico, primeiro, qual é mais fácil? insalar um programa no Windows ou no Linux?, configurar o sistema? e em relação ao software? existem muitos mais softwares para Windows do que para Linux, uma coisa que ninguém vê é que o Usuário não está preucupado em ideologia ou se é free ou não, pelo menos aqui no Brasil onde a pirataria é alta, o Usuário quer usar o computador sem muitos problemas e sem querer entendê-lo, Linux não é bom, pratico, e o Open Office não é melhor que o Microsoft Office, isso é um fato e não uma opnião, a maioria dos usuários, seja de Empresas, Universidades preferem usar o Word ao Open Office.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004