Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novidades do Debian Sarge - 2o. Capítulo

Marco Carvalho (marcoacarvalho gmail.com) enviou este link e acrescentou: “Steve Langasek divulgou ontem (17/05/2005) em mensagem para a lista debian-devel-announce o progresso dos esforços para o lançamento do Debian Sarge no final deste mês. Como tem muita gente na expectativa do Debian Sarge, segue um trecho da mensagem em tradução livre e o novo timeline para o lançamento: 'Hi-ho, Estamos agora há duas semanas no 'freeze', e a contagem de bugs críticos ao lançamento afetando o sarge está gradualmente diminuindo. Infelizmente, devido ao número de bugs RC que foram encontrados após o anúncio do 'freeze', apesar de fecharmos por volta de 50 bugs RC com sua ajuda nestas duas semanas, a contagem líquida baixou apenas para por volta de 30.' (...) 'De acordo com esta página, a contagem oficial de bugs críticos ao lançamento afetando a testing é de 61. Como bugs de segurança são, ahm, 'recurso renovável' e podem ser consertados em separado, nós podemos excluir da conta e pegar o número no final da página aqui, que é 41. É um bom progresso, mas ainda longe da estimativa de 15 bugs RC que nosso timeline tinha para esta quarta-feira' RC = Release Critical (crítico ao lançamento)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Pikachu
Nossa, estou super ancioso pr: Nossa, estou super ancioso pra usar os softwares de 3 anos atrás!
Comentário de Atlas
Continua vindo gente aqui: Continua vindo gente aqui com o único propósito de depredar a distribuição Debian. Para os infelizes de plantão que continuam reclamando dos pacotes não serem os mais atuais, o DEBIAN estável é um sistema para produção, se quizer pacotes atuais use o ustable ou o testing (que muito provavelmente serão mais estáveis que o da sua distribuiçãozinha). Voltando à notícia, gostaria que o ciclo da distribuição fosse em torno de um ano e que a equipe colocasse o instalador gráfico Anaconda. No mais, a melhor distribuição linux que já usei.
Comentário de Mr
Típico de pessoas de pouco e: Típico de pessoas de pouco exclarecimento....
Comentário de Manoel Pinho
Ao "ancioso": Considerando que o Windows XP é de 2001 e o Windows 2003 Server é de 2003 e são os programas mais novos da M$, que muita gente ainda paga por eles, não vejo porque você não ficaria ansioso por usar o Debian stable...


Comentário de Patola
Eu uso \o/: Mas faz meses que espero o x.org e o gnome 2.10 e nada! E não venha me falar de usar o branch experimental ou pacotes do ubuntu...
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Leandro
Mas nada impede: Fala Patola.

Mas nada impede de vc criar seus próprios pacotes e disponibilizar para galera, já que te fazem tanta falta.

E não venha me falar que não tem tempo ou interesse.

Leandro
Comentário de Patola
Sim, mas...: ...seria o mesmo que usar pacotes do experimental ou ubuntu, respectivamente propensos demais a problemas ou quebra de dependências.

Um dos jeitos de deixar sua máquina mais estável é usar somente pacotes do repositório gigante do debian. Isso faz falta.

Ah, eu também não tenho tempo nem interesse em fazer esses pacotes mesmo, sem contar que a pseudo-argumentação "não gostou, faz melhor", como já explicaram aqui tantas vezes, não procede.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Leandro
Tem razão, já critiquei ess: Tem razão, já critiquei essa argumentação aqui mesmo. Só que não sou desenvolvedor debian, então não fica tão antipático. :-) Não sei mesmo porque não há esses pacotes no unstable. No sarge é porque já está congelado, e há tempos acho que não mexiam em nada importante.

Muita gente critica o ciclo de desenvolvimento debian, e talvez pudesse mesmo ser mais rápido. Mas a quantidade de pacotes e a facilidade de uso compensam não ter um ou outro pacote, pelo menos para mim.


Comentário de Patola
É por causa do sarge: Eles estão deixando de atualizar o unstable por causa do sarge. Senão já tinham atualizado há tempos... lembra quando saiu o gnome 2.8? Pouquíssimo tempo depois de sair os pacotes debian já estavam no repositório.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Marco Carvalho
Vamos lá....: Debian's Developer Guide


5.13 A distribuição testing
5.13.1 Bases
Pacotes são comumente instalados na distribuição 'testing' após ter passado alguns níveis de teste na unstable.

Ele deve estar sincronizado em todas as arquiteturas e não deve ter dependências que impeçam a desinstalaçãoe; ele também não deve ter bugs críticos ao lançamento conhecidos quando for instalado na testing. Desta forma, a 'testing'poderá ser fechada como candidata ao lançamento. Veja abaixo para detalhes.

5.13.2 Atualizações provenientes da unstable

Os scripts que atualizam a distribuição testing são executados todo dia após a instalação de pacotes atualizados (na unstable); estes scripts são chamados britney. Eles geram os arquivos Packages para a distribuição testing, mas fazem isso de maneira inteligente; eles tentam evitar qualquer inconsistência e usar somente pacotes não bugados.

A inclusão de um pacote proveniente da unstable está condicionado ao seguinte:

* O pacote deve estar disponível na unstable por 2, 5 ou 10 dias, dependendo da urgência (alta, média ou baixa). Por favor note que a urgência é persistente, considerando que a maior urgência desde a transição anterior para a testing é levada em conta. Este tempo pode ser dobrado durante um freeze, ou transições para a testing podem ser todas desligadas;

* Ele deve ter menos bugs críticos ao lançamento que a versão corrente na testing;

* Ele deve estar disponível em todas as arquiteturas em que foi construído anteriormente na unstable. O utilitário madison, Seção 4.9.2 pode ser interessante para checar esta informação;

* Ele não pode quebrar nenhuma dependência nos pacotes que estão disponíveis na testing;

* Os pacotes de que ele depende devem estar disponíveis na testing ou devem ser aceitos na testing ao mesmo tempo (e deve cumprir todos os critérios necessários);



Como podem ver, a unstable e a testing estão fortemente amarradas, então não é simplesmente ir jogando pacotes na unstable que está tudo certo. Existem critérios e um grande senso de responsabilidade dos desenvolvedores de evitar ao máximo que seus pacotes venham a tornar uma instalação inutilizável por conta de dependências quebradas (como já chegou à acontecer com o Gnome).

--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://marcocarvalho.homelinux.net:15080
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
"Talk is cheap, show me the code" LT
Comentário de semente
GNOME 2.10: Eu uso o GNOME 2.10 da experimental e não tive NENHUM problema.

--
Guilherme M. Gondim (semente)
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
"A propriedade é um roubo!" (Proudhon, Pierre–Joseph)
Comentário de semente
Isso..: Sim, é por causa da Sarge, mas acredito que agora que a Sarge congelou, a Sid se movimentará mais rápido.

--
Guilherme M. Gondim (semente)
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
"A propriedade é um roubo!" (Proudhon, Pierre–Joseph)
Comentário de Pikachu
Os Windows não são distribu: Os Windows não são distribuições completas. São apenas o S.O.

Comentário de Marco Carvalho
O gnome que quebrou, se não: O gnome que quebrou, se não me engano, foi o 2.6
--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://marcocarvalho.homelinux.net:15080
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
"Talk is cheap, show me the code" LT
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004