Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sun leva Solaris para consumidores finais


“Conforme notícia publicada no Wnews a Sun anuncia que o Solaris estará em mais notebooks: "[...] Depois de reinar nas máquinas corporativas, o sistema operacional Solaris da Sun chegará aos usuários finais. A Sun anuncia nesta quinta-feira, 19/04, um acordo para colocar o seu ambiente de código aberto nos notebooks. Para especialistas do mercado, o movimento da companhia faz parte de uma estratégia para difundir o software livre no segmento de consumo."”


Enviado por Gustavo Melo (gustavomeloΘsoftwarelivre·org) - referência (wnews.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de wagnerluis1982
Sun...: Não consigo entender a Sun, ela promove o OpenOffice, promove o Java, que em breve será 100% GPL, mas quer promover o Solaris até como alternativa ao Linux no Desktop, essa briga pra mim está errada.

A Sun deveria usar a lógica e disponibilizar o código do Solaris para uso no Linux. Sei que é difícil acontecer, mas... ainda acho um erro essa briga de ego.
Comentário de popolony2k
Que viagem.....: ....o Solaris está caminhando para GPL, inclusive na versao 3.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de sUxSyS
Briga?!: Não consigo ver essa noticia como briga, acredito que a popularização do Solaris/OpenSolaris em pcs e otimo e varios fatores, o principal deles e a alternativa de uso, peça base nos fundamentos do Linux.

Essa sua ideia q a sun deve abrir logo o codigo para ser incorporado ao linux e meio estranha, os dois devem pegar o melhor d cada um e se benificiarem.

Solaris, Linux e os BSD's sao alternativas ao Windows, e todos tem caracteristicas q se sobresaem entre si.

Ele se popularizar não vai tomar o espaco do linux e sim da uma alavancada a popularização do unix, que vai ser otimo :P


// Esse ae em cima e minha opinião, e vc podem retrucar :P //
Comentário de pm
Concorrencia: Concordo com vc.....
Alias, concorrencia sempre é algo positivo, e no mundo open source não será diferente....
Comentário de wagnerluis1982
Pensando bem...: ...vocês bem que tem razão, me equivoquei e atirei para o lado errado. Minhas sinceras desculpas!!!

Wagner
Comentário de Morvan
Perspectiva!: ... é uma questão de. Vejo a notícia como boa, a longo prazo. A popularização dos S. O.´s alternativos não ameaça, em nada, o Linux. Apenas nos oferece um leque maior de comparações e de implementações correlatas. Diminuir o poderio do Linux soa como luta inglória. Tudo o que o Linux ostenta hoje é fruto de sua robustez, e não de mercado (sic). Não é fácil derrotar quem não está concorrendo. O Linux reina e regula porque é bom. Ponto.

Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Renato Tambellini
Atualizações: Só falta a Sun disponibilizar atualizações gratuitas do Solaris.
Comentário de popolony2k
Atualizações gratuitas == ......: ....OpenSolaris. :.)

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Manoel Pinho
Eu acho ótima essa atitude: Eu acho ótima essa atitude da Sun e mostra que a Sun não stá morta.

Ela poderia fazer como a IBM fez, colocando partes de seu Unix e ajudando a melhorar o linux. Isso é bom por um lado mas torna o linux sujeito a coisas como o caso SCO e ainda por cima mantém o AIX proprietário, além de não estimular o desenvolvimento do linux de modo indireto por competição.

Se o linux continuar GPL2 e o Solaris virar GPL3, talvez tenhamos um maior número de distribuições com kernel OpenSolaris. Com o estímulo, o OpenSolaris melhorará o suporte a hardware, especialmente para uso em desktops.

O Solaris ainda tem alguns recursos interessantes que não existem no linux e tem uma boa tradição de segurança, estabilidade e ddesempenho de rede.

Pelo menos para servidores será uma boa opção, ainda mais que ficará mais amigável para quem já conhece linux.

Eu recebi uma caixinha do Solaris 10 11/06 da Sun nesta semana. Havia pedido há um mês atrás mais ou menos e foi oferecido de graça. Antes a gente tinha que pagar o envio e material.
Comentário de popolony2k
Só que no quesito....: ...melhorar o suporte a hardware para uso nos desktops, o Linux está anos luz a frente do Solaris (OpenSolaris), uma vez que esses últimos são baseados em plataforma de hardware específica, especificada e construída pela própria Sun.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Copernico Vespucio
A Grécia está se unindo...: Abriu a porteira do mercado de SOs livres para desktops!

O Império Proprietário E Monopolista Do Mal está ficando cercado, vai ter cada vez mais que lidar com concorrência pressões e vindas de tudo quanto é lado.
Comentário de Vinícius V. Marques
Wagner, parabéns.: Boa Wagner! o homem que revê seus conceitos e é capaz de mudar sua opinião é um sábio. Está totalmente desculpado!

Abraço colega!
Comentário de Wilfredo
Sun Microsystems aposta em Java para TV digital no Brasil: Sun Microsystems aposta em Java para TV digital no Brasil

A empresa de tecnologia de redes Sun Microsystems vê na implementação da televisão digital no Brasil uma de suas futuras fontes de crescimento na América Latina, em um momento em que busca fazer sua linguagem de programação Java e seu sistema operacional Solaris se disseminarem para além de celulares e servidores.
[continua...]

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1559766-EI4801,00.html
Comentário de Copernico Vespucio
Interessante, mas para a JavaTV não importa: Independente do padrão de TV digital aplicado no Brasil, a tecnologia JavaTV vai continuar podendo ser aplicada em dispositivos clientes.

A exemplo do que acontece com celulares, cito as palavras de Bill Joy: "Não nos interessa controlar o dispositivo. Quem faz isso é a Nokia, a Siemens, a Motorola... A tecnologia JavaMe oferece uma forma de integrar esses diferentes dispositivos".

O mesmo com JavaTV. Mesmo se a TV digital se transformar em uma Torre de Babel, sem nenhum player dominante, a tecnologia Java pode facilmente estar presente em todos eles.
Comentário de CWagner
Notícia muito interessante,: Notícia muito interessante, mas a minha maior vontade era poder comprar uma estação Sun com processador UltraSparc.

Ah, se ela me desse bola! ;D

Com especificações como essas (http://en.wikipedia.org/wiki/Ultrasparc), e com preços realmente competitivos poderíamos presenciar uma verdadeira revolução na computação pessoal.

Mas como sonhar não custa nada, posso continuar viajando.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004