Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Info: Ubuntu 7.04 sai na quinta-feira, 19/4

Mantendo o padrão de uma versão nova a cada seis meses, o Ubuntu 7.04 estará disponível para download na próxima quinta-feira, 19 de abril.

Mais uma vez, haverá uma versão para o desktop, a mais conhecida da marca, e uma edição para servidores. Conforme documento da Canonical, fabricante do produto, a versão desktop trará como destaques um assistente para o usuário migrar do Windows para o Ubuntu, além de suporte a redes sem fio e aperfeiçoamento dos recursos de multimídia.

Nesse aspecto, um dos itens que precisam ser melhorados é a capacidade de tocar arquivos MP3 sem exigir que o usuário instale plug-ins.

Na edição para servidores, a Canonical promete melhor suporte a hardware e entrada no campo da virtualização, um dos atuais pontos-chave da computação corporativa.

Saiba mais (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gilzamir F. Gomes
Ubuntu está muito bom: A nova versão do Ubuntu (7.04) traz algumas novidades interessantes, como um módulo para gerenciar drivers restritos. E mais, quando você tenta executar um vídeo e não há suporte para o formato de vídeo, o Ubuntu informa a situação e se oferece para baixar o codecs necessários para o usuário assistir seus vídeos no formato que for. Estou utilizando desde a versão beta e até agora nenhum problema grave detectei. Recomendo muito a qualquer usuário.
Comentário de Felipe
Ubuntu Pesado: Pessoal, queria comentar a minha experiência com o beta do 7.04. Achei as novidades muito boas porém algo que me inquietou é a performance. Testei num Atlhon 64 (939) 3.0 Ghz, !GB de ram, e não o achei nada agil, um exemplo é quando instalava pacotes pelo synaptic (num hd ATA que porém não é tranqueira) o mouse chegava a dar aquelas paradinhas durante a instalação de pacotes, o boot apesar das modificações nos últimos releases também acho lento. Para completar a máquina tem um bom hardware com uma mobo com chipset nforce2 e vga nvidia 6200. Não sei se o meu caso é exceção, mas em outras máquinas que testei também o achei pesado. O pessoal geralmente fala que o problema de performance são das máquinas com hardware de baixa qualidade, mas o que vejo é que mesmo isso estando certo, o ubuntu é pesado comparando com outras distros e TALVEZ tb comparando com o windows xp, pelo menos onde testei. Sei que a comparação não é adequada pois são públicos diferentes e o ubuntu oferece sua conhecida facilidade, etc ... em troca, mas me custa entender, por exemplo, porque a diferença de performance entre ele e o Debian Etch é tão grande.
Comentário de Gilzamir F. Gomes
Não achei pesado. Tenho um: Não achei pesado. Tenho um notebook dell latitude D510, com processador Celeron M 1.6 Ghz, 768 MB de RAM e não notei nenhuma perda de performance. Sinceramente, rodei o XP nessa mesma máquina, para inicializar o sistema demorava para caramba e isso piorava à medida que novos softwares eram instalados. A placa de vídeo que vem no meu notebook é onboard e usa 16MB de ram compartilhada. Sinceramente, funcionou melhor, muito melhor que o Windows XP. E mais, reconheceu quase todo o hardware sem precisar eu colocar um CD de fabricante algum. A única coisa que eu tive que baixar foi o driver para modem.
Comentário de User-ubuntu
Minha experiencia com o: Minha experiencia com o ubuntu beta 7.04 não foi das melhores. Uso o ubuntu desde a sua versão 6.06 e nunca tive problemas com minha placa wirelles Realteck RTL8180L e a mesma não foi reconhecida pelo beta do 7.04. Nas versões anteriores o reconhecimento foi automático. Até tentei ativar a placa com o ndiswrapper, porém sem sucesso. Espero que até a data de lançamento esse empecilho possa ser resolvido.

Um abraço a todos!
Comentário de Gilberto Nunes
Beta é beta: Beta como o próprio nome diz, é para testes.
Tenho certeza que a versão final será ótima.
Comentário de rodrigomessiasbarros
PESADO??: Bom, eu estou usando o Ubuntu 7.04 desde a versão Herd3 e não tive problemas relacioandos à performance. Muito pelo contrário, ele é bem mais leve que qualquer outra distro que já usei e inclusive em relação ao Windows XP. O Boot e o shutdown também são muito rápidos.

O único problema que tive, e não é necessáriamente relacioando ao Ubuntu e sim à um driver específico, foi o acesso à gravação de dados em partições NTFS com o ntfs-3g(acho que é esse o nome). Eu tentei copiar 3 imagens iso's de uma distribuição que estava no Linux para o Windows e minha partição Windows foi para o beleléu... Repito, esse problema está relacionado ao driver ntfs-3g e não ao Ubuntu propriamente dito.

Com relação ao Ubuntu mesmo, nenhum problema.

Vou reportar o "problema" ao projeto ntfs3-g assim que der... :-(

atenciosamente,

Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Brasília-DF
Comentário de byce
Tenho o 7.04 instalado a: Tenho o 7.04 instalado a mais ou menos 3 semanas. Tenho atualizado quase que diariamente todo o sistema e posso dizer que a velocidade do conjunto está melhorando dia-a-dia.
Isto é normal: os ajustes finos ficam para o pacote final. Beta é... beta!


Comentário de laurocesar
Velocidade...: No quesito velocidade, principalmente de boot, minha experiência atualmente com Ubuntu 7.04 não é muito favorável. Em duas máquinas que instalei o 7.04 houve piora no rendimento, principalmente no tempo de boot. Até que meu computador conclua totalmente sua inicialização houve uma sensível piora em relação ao 6.10 e 6.06. Espero que até a versão final isto se modifique, pois em relação ao restante (recursos, estabilidade, etc, houve uma melhora)

PS: Alguém já teve algum problema parecido com este: O HD fica sendo acessado freneticamente sem que nada de especial esteja sendo feito pra que isso ocorra (apenas, Openoffice c/ documentos pequenos, e GAIM e Firefox em funcionamento) isso ocorre de vez em quando com meu Ubuntu e não sei o que fazer, nessa horas fica impossível usar o computador pois ele praticamente trava. Acredito que seja algo relacionado ao OpenOffice mas não tenha certeza. Na instalação anterior do sistema cheguei a desinstalar o beagle e reinstalar o OpenOffice pra ver se resolvia, mas nesta nova versão aconteceu de novo, embora eu não tenha o beagle instalada (não era ele então).

Um abraço a todos!


=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de emanuelsan
Locate: Veja se têm algo haver com o pacote mlocate/slocate/locate.

No meu FC 6 há um arquivo em:

/etc/cron.daily/mlocate.cron


Comentário de hamacker
A velocidade do boot voce: A velocidade do boot voce pode acompanhar retirando o spash do GRUB. Vai notar que boa parte dele é dedicado ao DHCP, o que é muito estranho porque depois vem o GNOME com o network manager e refaz de novo.

O boot tá muito mais rápido que as versões anteriores.

Na versão anterior eu tinha instalado o bugger, quero dizer, beagle e ele fez do meu disco um fiasco, acho que estava catalogando-o, porém fizeram isso com alta-prioridade e aí ninguém aguenta o bugger, digo, beagle terminar a operação pela primeira vez. Alias quem precisa disso, além do mais baseado em mono.

No Feisty, o bugger, digo, beagle não é instalado por padrão.
Comentário de José @ilton de Freitas
Distribuição Rápida...: Uso Linux desde os primórdios, usava aquelas primeiras versões que a Conectiva disponibilizava (Conectiva 3), usei várias distribuições nesse período, passando por Mandrake, Suse, Slackware, Kurumin, Kalango, Turbo Linux, Sabayon, Fedora, Red Hat, entre outras, e posso afirmar que de todas as que usei até hoje, o Ubuntu 7.04 é a mais rápida e mais bem estruturada com a qual trabalhei...
Acrescento também que a instalação do Ubuntu está bem mais fácio do que a do Vista.
Sou o feliz usuário de uma máquina com Ubuntu Linux 7.04, com Beryl, que deixa os efeitos 3D do Vista e do Mac no chinelo...
Comentário de José @ilton de Freitas
Distribuição Rápida...: Uso Linux desde os primórdios, usava aquelas primeiras versões que a Conectiva disponibilizava (Conectiva 3), usei várias distribuições nesse período, passando por Mandrake, Suse, Slackware, Kurumin, Kalango, Turbo Linux, Sabayon, Fedora, Red Hat, entre outras, e posso afirmar que de todas as que usei até hoje, o Ubuntu 7.04 é a mais rápida e mais bem estruturada com a qual trabalhei...
Acrescento também que a instalação do Ubuntu está bem mais fácio do que a do Vista.
Sou o feliz usuário de uma máquina com Ubuntu Linux 7.04, com Beryl, que deixa os efeitos 3D do Vista e do Mac no chinelo...

Ps.: Apenas a título informativo, minha configuração:

AMD Mobile Athlon 2.8
512MB memória DDR 400
Nvidia GForce Fx 5500 c/ 256MB
HD 80 GB e mais dois de 40 GB
Gravador de DVD LG

Comentário de Spoock
updatedb: Provavelmente é culpa do updatedb, que atualiza a sua base de dados varrendo todo o HD e indexando o conteúdo para que o usuário possa buscar rapidamento o conteúdo com o comando locate.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004