Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FSF e OpenOffice.org agem em conjunto para evitar a dependência de software proprietário

O Linux Daily Log tem uma tradução parcial comentada do artigo do Newsforge sobre os esforços para eliminar a dependência do OpenOffice.org em relação aos aspectos proprietários do Java. Trecho: “O NewsForge publicou um artigo sobre o estabelecimento de uma cooperação entre a Free Software Foundation e a equipe de desenvolvimento do OpenOffice.org no sentido de permitir que o OO.org 2.0 seja compilado sob o GCJ (Gnu Compiler for Java), evitando aquilo que o Richard Stallman chama de Java trap (armadilha do Java). Segundo ele, 'Se seu programa é Software Livre, ele é, basicamente, ético - mas existe uma armadilha para a qual você deve estar atento. Seu programa, apesar de ser Livre, pode estar restrito por um software proprietário do qual ele depende. Uma vez que este problema é mais vísivel, atualmente, com programas em Java, nós o chamamos de armadilha do Java'. Stallman e grande parte da comunidade de Software Livre estão discutindo a dependência do OpenOffice.org 2.0 em relação ao Java há algum tempo, incluindo aí, o esforço de compilar o OO.org 2.0 com o GCJ.”

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Jucaaa
Peraí... o OO.org é escrito: Peraí... o OO.org é escrito em java????????

Eu pensava que ele apenas usava a VM opcionalmente.

Comentário de nemesis
só o 2.0: está usando em várias partes, não opcionais...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de
Parcialmente: O artigo explica... Trecho (em tradução livre): "O debate [entre a FSF e mantenedores do OOo] surgiu devido ao número de recursos que exigem o Java na versão 2 do OpenOffice.org.”
Comentário de Cadu
...: É... Infelizmente o OO.org depende do Java.
Comentário de Roger de Almeida
Deixando de usar o JAVA em pr: Deixando de usar o JAVA em proldo GCJ o OpenOffice deverá reduzir o consumo de memória e obter algum aumento de perfomance. Todavia, não estou bem certo, se essa troca irá influir na portabilidade do OpenOffice para outros sistemas operacionais.

[]
Roger
Comentário de osni_passos
Desempenho: Porque aumento de performance? o GCJ compila bytecode melhor que o jdk(javac)? Ou ele compila de forma nativa (onde o codigo não é interpretado)?
Comentário de None
Você que escolhe o que quer: Você que escolhe o que quer que ele gere... por isso dá performance...

Abraços
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004