Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FISL 8.0: Debian rodando no Playstation 3


“Na sexta-feira, a apresentação mais legal foi a do Jono Bacon, que trabalha na Canonical e falou sobre formação de comunidades. Entrei na palestra meio que sem querer, mas foi só começar a ouvir o Jono que me prendeu completamente. Ele falou sobre a importância dos processos dentro das comunidades, deu como exemplo o McDonalds que tem os processos de fabricação bem definidos.

Mostrou ainda algumas pessoas da comunidade do Ubuntu, falou um pouco sobre elas e comentou sobre os diferentes tipos de pessoas. Disse que quando você é lider de uma comunidade tem que saber lidar de maneira diferente com pessoas diferentes.

Acabou falando bastante sobre o Ubuntu, falou sobre as equipes de localização e como isso é importante. Foi legal que tinha várias pessoas do time de localização do Brasil e eles foram bastante aplaudidos.

Falando nisso, o stand do pessoal do Ubuntu-BR sem dúvida era o mais visitado. Não teve uma vez que eu tivesse por ali que não estivesse lotado. Incrível a proporção que o Ubuntu tomou.

No ultimo dia do FISL cheguei cedo para ver uma apresentação sobre Java mas estava já me preparando para a apresentação de Linux no Playstation 3 que iria ocorrer ao meio dia. A apresentação era da IBM e o ponto central na verdade não era nem o Linux nem o Playstation 3, mas sim o processador CELL, que está dentro da maquina.

O apresentador era da IBM Brasil, e tinha uma outra pessoa que eu não peguei quem era, e que não falava português, que era quem comandava o Playstation. Foi apresentado a formatação do disco, a instalação do gerenciador de boot e finalmente foi dado o boot pelo live cd do Debian.

Muito interessante mesmo, foi citado algumas comparações do CELL com os processadores modernos e o CELL dá de lavada (pelo menos nos números). Algo como de alguns minutos para alguns segundos.

O Debian entrou redondinho, abriu o Gnome e foi possível operar o Linux. O apresentador falou que é possível usar a resolução máxima no linux de 1080p com o PlayStation 3. A rede Wifi e a placa gráfica ainda não são compatíveis, mas é provável que logo os drivers sejam disponibilizados. Os gráficos são gerados por drivers genéricos.

Minha única dúvida em relação ao linux no Playstation 3 é a questão da memória. O CELL pode ser um processador muito superior que os que temos nos PCs hoje em dia, mas o Playstation tem somente 256 MB de RAM, o que compromete significamente a performance.

Assisti algumas outras apresentações tanto na sexta como no sábado que não tenho muito o que comentar, ficou aqui meu relato sobre as que eu achei mais interessantes. E assim concluo minha participação no FISL 8.0 com a certeza de que ano que vem estarei lá novamente.”


Enviado por Marcelo Martins (marcelomartinsΘgmail·com) - referência (erainfo.blogspot.com).

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004