Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Itaú Cultural: "Livre como o Pingüim"

Nerivaldo José da Costa (neribh@hotmail.com) enviou este link do Itaú Cultural e acrescentou um trecho: “O Linux, então, está na boca do povo. Mas o que isso significa? É um avanço. Não apenas do ponto de vista tecnológico. O grande diferencial está no modo de produção. Foi criado pela colaboração entre pessoas comuns. Envolveu centenas de programadores espalhados pelo mundo. Linus Torvalds, um universitário finlandês, queria construir um sistema operacional para rodar no seu computador. Ele sabia que os melhores 'hacks' começam como soluções pessoais para os problemas diários. Linus Torvalds estava iluminado quando disponibilizou seus rascunhos na rede. 'Release early and release often' passou a ser um indicador do modo de produção colaborativo. Centenas de milhares de pessoas aderiram ao Linux. O resto fica para a História.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de bogus
Bancos e o Linux: Fui verificar se dá para acessar o itaú pelo linux e pra minha satisfação tudo que experimentei funcionou. Alguém tem mais informações a respeito de outros bancos? Estes são os que eu pude apurar por conta própria:


  • Itaú: OK. Não detectei nenhum problema.

  • HSBC: OK. Não detectei nenhum problema.

  • Bradesco: quando testei só a versão pessoa física funcionava, mas precisava ter java instalado.

  • Banco do Brasil: não experimentei, mas também precisa ter java instalado.



Em particular, gostaria de informações sobre a Caixa e o Banco Real.
Comentário de Arkanoid
O Banco do Brasil funciona be: O Banco do Brasil funciona bem no Mozilla (claro, com Java instalado).

--
Distribuidor Regional de Falácia Inglesa Enlatada
Comentário de michel recondo
Pra acessar o site da Caixa p: Pra acessar o site da Caixa precisa do java instalado, mas normalmente funciona ;)

O Branrisul funciona que é uma beleza.
Comentário de bogus
BB: Funciona com Mozilla no linux ou só no Windows?
Comentário de tijucas
no caixa eletronicao do banrr: no caixa eletronicao do banrrisul tem (ou tinha) um pinguim de fundo..

Comentário de Henrique Vicente.
..: provavelmente em ambos, assim como em Mac OS X entre outros, basta a plataforma ser suportada pelo Mozilla e pelo java teoricamente.
Comentário de thomas
Unibanco: O site do Unibanco funciona OK para mim no Firefox.
Comentário de zsquid
Banco Real: O Banco Real (ABN AMRO) também funciona OK
Comentário de eblima
Bancos e Linux: O Banrisul já adota o linux em seus ATMs (caixas eletronicos), servidores e estações de trabalho há algum tempo! Foi o primeiro banco brasileiro a migrar seus aplicativos para o software livre. Agora já se pode ver um movimento de outros bancos grandes (como o Banco do Brasil) neste sentido também. Acho que todos estão procurando maior flexibilidade e independência possível de fornecedores.

O maior problema que os bancos enfrentam é a dependência de um sistema operacional e outras aplicações proprietárias para manter um legado monstruoso que são as aplicações que rodam nos terminais. No caso do Banco do Brasil, o OS/2 utilizado não suportava os novos dispositivos como placas de vídeo e rede mais novos. Assim, a renovação do parque tecnológico fica bastante prejudicada.

Eduardo.
Comentário de bogus
BB: Teoricamente é de supor que sim, mas pelo depoimento do rednaxel parece que ainda é preciso alguns ajustes.
Comentário de RodoX
Aqui o home banking funciona: Aqui o home banking funciona perfeitamente (linux e firefox )
Comentário de Manoel Pinho
Itaú: O Itaú bankline (homebanking) funciona muito bem e, inclusive, ele detecta o sistema operacional e oferece um index.html exclusivo para quem usa linux.

Só resta agora o Itaú migrar os caixas eletrônicos para o linux. As versões antigas usavam o DOS e eram bem mais estáveis e rápidas, mas depois fizeram algum acorso com a M$ e migraram tudo para windows (windows 2000 se não me engano). De vez em quando se vê um ou outro caixa com uma tela azul da morte.
Comentário de Patola
BankBoston não :(: BankBoston não funciona. :(

Já reclamei pra eles e eles dizem que "estão desenvolvendo" uma solução que funcione no GNU/Linux, mas não deram prazo pra isso. Isso já foi há cerca de um ano... Já reclamei de novo mas nada ainda.

A "solução" pra autenticação do BankBoston é tão ruim e dependente de coisas profundas do sistema que se você instalar o Mozilla no Windows a operação pelo Internet Explorer deixa de funcionar (!).

--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de fran
BB: Aqui, uso kurumin+firefox ,com java instalado,no BB ( e Itaú e Banrisul também) funciona perfeitamente.
Comentário de rui
Tela azul e companhia.: Eu já ví algumas vezes...
Comentário de Patola
Pois eu já fui vítima dessa tela azul.: Perdi R$ 150,00 ao sacar no caixa eletrônico do Itaú. Sim, ele debitou 150 da minha conta, deu tela azul e não entregou...!

Na hora eu telefonei pelo aparelhinho vermelho, a pessoa falou pra eu ir na Agência no dia seguinte. Fui na agência, pedi pra verem isso. Não deu. Fui de novo, não deu. Tinha mesmo era que processar o banco pra conseguir esse dinheiro, mas o trampo que eu iria ter e o dinheiro que iria gastar não compensaria.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de rednaxel
Apenas o home banking funciona: O problema são as aplicações do "Gerenciador Financeiro", como a BBCobrança, que as empresas usam pra lançar boletos. Essas aplicações, apesar de feitas em Java, possuem referências a dispositivos Windows, como drive "C:" e caminhos de diretórios com \ (contra-barra).
Comentário de Joao Melo
Sobre o artigo do Hernani Dimantas: Muito bom!
Mesmo publicado em espaço de uma grande, poderosa e lucrativa corporação, o artigo do Henani vai fundo naquilo que mais me toca. Sim, o Software Livre e o Linux têm uma ação política que não é puro panfletarismo. A comunidade, o Linus e todas as empresas de distribuição estão fazendo história defendendo um valor inestimável para a humanidade: A LIBERDADE.
Mais importante ainda é ver o Brasil participando ativamente dessa revolução.
Sinto muito modelo privado e exclusivo de negócio em software: seus dias estão contados.

Comentário de Douglas Augusto
> funciona muito bem e, inclu: > funciona muito bem e, inclusive, ele detecta o sistema operacional e oferece um index.html exclusivo para quem usa linux.

Eu não diria que funciona "tão bem assim". Páginas personalizadas para S.O. diferentes me lembra imediatamente de "programação fora dos padrões". Será que funciona em outros *NIX?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004