Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Palestra: LinuxBIOS, liberte sua placa mãe


“O palestrante foi o Alan Carvalho de Assis, conhecido da comunidade pelo seus trabalhos com LinuxBIOS. Houve um pequeno imprevisto no início da palestra: o Alan estava um pouco nervoso e acabou ligando o computador que ele trouxe para fazer a demonstração do que foi feito no vídeo divulgado no YouTube, ao vivo, porém, ligou sua fonte 110V em uma alimentação 220V.

Ele começou com a história do LinuxBIOS, explicando que sua motivação foi o melhor gerenciamento de um ambiente de clusters, e apresentou alguns motivos para aderir ao projeto. Falou também sobre alguns aspectos técnicos, ilustrando vantagens e limitações. Foi mostrado também como ocorre o boot em PCs com razoáveis detalhes técnicos. Resumidamente, ele menciou o endereço de boot, o jump para o local onde está o código da BIOS, inicialização de barramentos, periféricos e Super I/O, execução do POST, configuração das interrupções e carga do boot loader da MBR.

De acordo com o exposto, ele falou de algumas desvantagens das BIOS proprietárias, tais como lentidão (devido ao boot em modo real em 16 bits, redundância em configuração de hardware (pois o SO já faz isso) e muita complexidade (já que são escritas em Assembly, e não em C, como o LinuxBIOS). Fora que você mesmo não pode corrigir bugs.

O palestrante mostrou algumas também como é dado o boot usando o LinuxBIOS: carrega instruções no endereço de boot e realiza o JUMP, muda para 32 bits e em modo protegido, inicializa os chipsets (northbrigde, southbridge e Super I/O, configura a serial e carrega o binário ELF com o sistema.

Para concluir, o Alan falou ainda sobre DRM e como ela influencia e limita os usuários finais. Ele citou ainda algumas formas de dizer não ao DRM.

Já escrevi sobre o LinuxBIOS e DRM no Hypercast.info. Para saber mais, basta seguir os links relacionados neste mesmo post.”


Enviado por Líus Fontenelle Carneiro (liusfcΘgmail·com) - referência (hypercast.info).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Fantástico !: --
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de tenchi
Eu quero um!: Será que alguém já colocou à venda os chipzinhos? Será que o preço vai variar muito de MB pra MB?

Eh, depois do soft livre, vem aí o hard livre.
--
--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de popolony2k
Já existe .....: é o OpenSparc.

A Sun liberou a tecnologia de sua arquitetura Sparc.

http://www.techweb.com/wire/story/TWB19990914S0015

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de hardware
Já veio...: Já há propostas mundiais de hardware livre. É só acompanhar no site OpenCores: http://www.opencores.org/
Comentário de acassis
Uma pequena correção: Olá Líus,
infelizmente quem ligou a minha máquina em 220V foi o cara da organização, mas eu não o culpei, isso acontece.

Mais uma dica pro Augusto colocar no Efetividade: quando for transportar sua máquina mude a chave para 220V, assim ela não queimará quando ligada na rede errada.

Mas o melhor é conseguir uma fonte bivolt automática.

No final a organização do FISL mostrou sua eficiência e conseguiu uma fonte nova, e quem ficou depois da apresentação conseguiu ver o LinuxBIOS em ação.

Um abraço,

Alan

Comentário de popolony2k
Por isso .....: ...os equipamentos eletrônicos já saem de fábrica com 220V selecionado.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Raphael Carvalho
Essa palestra deve ter sido: Essa palestra deve ter sido muito interessante. Li o seu outro artigo sobre o LinuxBIOS no http://hypercast.info, e realmente é impressionante a melhora dessa nova BIOS.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004